Autor Tópico: As minhas decepções com a 6D!!  (Lida 33550 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #135 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:33:54
Tales, eu entendo a questão um pouco diferente e vamos ver o que posso acrescentar.

Primeiro, não entendo por que o horário, ou o pouco sol, ou o que seja em relação à quantidade de luz deixaria a foto sub. A cam tenta chegar a uma "média" de luminosidade equivalente a um cinza 18% em qualquer ocasião.

Se olhares para o fundo, a superfície mais ampla da foto, temos uma parede verde clarinha, lajota branca, cimento BEM claro. O único contraponto é a camisa escura do teu filho. É natural que a cam subexponha nesse cenário, tente trazer tudo para o cinza 18% (ainda que pareça UM POUCO mais escuro que isso). Tens que começar a entender a cena e compensar a leitura do fotômetro.

Abs!
A 6D e a sua pseudodeficiência, tem me feito reparar mais e buscar mais o aprendizado em fotometria. Obrigado pelo comentário.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #136 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:36:31
Thales, que modo de medição estava usando ???
Matricial.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #137 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:40:15
Conselho "forte" de amigo: fotografe em pontos inteiros, esqueça o fotômetro da câmera, estude os EV's e decore as cenas. Parece difícil, mas não é, você entra no controle total da foto. abração meu amigo!
Você quer dizer com ISO cheio (100, 200, 400, 800, etc...)? Preciso começar a praticar mais fotografar tentando acertar a exposição em manual sem olhar para o fotômetro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #138 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:49:10
Você quer dizer com ISO cheio (100, 200, 400, 800, etc...)? Preciso começar a praticar mais fotografar tentando acertar a exposição em manual sem olhar para o fotômetro.


Isso, abertura e velocidade também... totalmente possível e viável. Para mim uma foto ou é 1/60 ou 1/125, f.5.6 ou f/8... tudo por EV's, aprendendo a decorar e visualizar a cena partindo do sunny 16. É muito legal e funcional também, questão de costume mesmo, mas depois é libertador. Nem ligo o LCD da câmera.

Começa por aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposi%C3%A7%C3%A3o

Este obrigatório... bíblia!!! para ler e ruminar bem devagar, emoldurar e colocar na parede... kkk
http://www.fredparker.com/ultexp1.htm




Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #139 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:49:38
Matricial.
Use pontual...
Sunny 16 é o seu melhor amigo; sempre!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 21:50:34 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #140 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:51:39
Este obrigatório... bíblia!!! para ler e ruminar bem devagar, emoldurar e colocar na parede... kkk
http://www.fredparker.com/ultexp1.htm
Caraca, também estudei muito esse link...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #141 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:20:15
Use pontual...
Sunny 16 é o seu melhor amigo; sempre!

Admiro quem usa a sunny 16. Mas, não seria melhor usufruir das benesses do digital (fotometrar pontual + compensar a exposição)? O uso do fotômetro da máquina é um gargalo p uma boa fotometria? talvez. Mas acredito q a facilidade do digital nos dá a possibilidade de se envolver com outras questões. Considero isso mais libertador a apagar a telinha do LCD. (Com todo respeito aos mestres  acima q aprenderam a fotometrar c/ filme).
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:24:15
Thales, tira só uma dúvida:

o jpg saído da câmera também tem saído sub exposto?
Pergunto pois tenho percebido uma tendência do LR a gerar um efeito, provavelmente devido ao LR não possuir as curvas padrão da máquina, a sub-expor a imagem. Dá pra perceber claramente isso logo quando a foto é aberta, antes do LR aplicar suas curvas.

Abraços
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #143 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:32:46
Admiro quem usa a sunny 16. Mas, não seria melhor usufruir das benesses do digital (fotometrar pontual + compensar a exposição)? O uso do fotômetro da máquina é um gargalo p uma boa fotometria? talvez. Mas acredito q a facilidade do digital nos dá a possibilidade de se envolver com outras questões. Considero isso mais libertador a apagar a telinha do LCD. (Com todo respeito aos mestres  acima q aprenderam a fotometrar c/ filme).


Não é ser "old school" ou pensar em filmes, os EV's estão diante dos nossos olhos, depois que se decora é fácil e intuitivo. O fotometro da camera quase sempre vai pisar na bola, ainda mais pois considera a luz refletida ao invés da incidente, o que seria correto.

para mim é natural olhar uma cena e automaticamente setar a cãmera para o que estou vendo, fotografo somente em RAW e raramente preciso arrumar nem 1/3 de ponto na pós.

Mas não é regra, apenas um jeito de fotografar e estar no controle. Zerar fotômetro no manual está bem longe de fotografar no manual, o fotômetro nunca é criativo. Abraços meu amigo e obrigado pela sua opinião.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #144 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:45:27

Não é ser "old school" ou pensar em filmes, os EV's estão diante dos nossos olhos, depois que se decora é fácil e intuitivo. O fotometro da camera quase sempre vai pisar na bola, ainda mais pois considera a luz refletida ao invés da incidente, o que seria correto.

para mim é natural olhar uma cena e automaticamente setar a cãmera para o que estou vendo, fotografo somente em RAW e raramente preciso arrumar nem 1/3 de ponto na pós.

Mas não é regra, apenas um jeito de fotografar e estar no controle. Zerar fotômetro no manual está bem longe de fotografar no manual, o fotômetro nunca é criativo. Abraços meu amigo e obrigado pela sua opinião.

Olá Armando,

Obrigado pela aula. Vc soube explicar mto bem o seu ponto de vista. :clap:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #145 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:59:35
Thales, tira só uma dúvida:

o jpg saído da câmera também tem saído sub exposto?
Pergunto pois tenho percebido uma tendência do LR a gerar um efeito, provavelmente devido ao LR não possuir as curvas padrão da máquina, a sub-expor a imagem. Dá pra perceber claramente isso logo quando a foto é aberta, antes do LR aplicar suas curvas.

Abraços
Pra falar a verdade, eu não tenho certeza pois apesar de fotografar em RAW + jpeg small fine, raramente uso e abro o arquivo jpeg. Eu percebi que o jpeg fica um pouco menos sub mas a diferença é mínima.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:42:33
Pra falar a verdade, eu não tenho certeza pois apesar de fotografar em RAW + jpeg small fine, raramente uso e abro o arquivo jpeg. Eu percebi que o jpeg fica um pouco menos sub mas a diferença é mínima.

Entendi
Mas somente pra tirar uma última dúvida, pra ver se a questão não é o software de conversão, abrindo no DPP o raw também fica sub?
Abraços
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #147 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:08:15
tsouto... já falamos isso aqui.

Use fotometria pontual.

Depois, quando se sentir seguro, dê uma lida em fotometria de zonas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #148 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:15:29
tsouto... já falamos isso aqui.

Use fotometria pontual.

Depois, quando se sentir seguro, dê uma lida em fotometria de zonas.

Abcs


É uma opção, você pode ponderar sobre o que é mais branco ou mais preto dentro da sua cena. Vai medir uma camiseta branca por exemplo, para preservar as texturas do tecido medição pontual, neste caso utilize a maior DF que tiver na lente para isolar a medição spot, deixe 1 ponto acima o fotômetro ou até 1 ponto e 1/3, vai depender da luz incidente.

Preservar os highlights é preferível do que "subir" as sombras na exposição, eu deixo levemente superexposta fotografando em RAW, dependendo do alcance dinâmico da cena.

O sistema de zonas do Ansel Adams, mesmo atualizando para nosso sistema digital atual, é uma referência muito boa para se utilizar com a tabela de EV's.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #149 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:21:11
Ou então... mesmo usando os modos TV ou AV, jogar o fotômetro em -2 por exemplo, e na hora de fazer a foto travar a exposição em algo preto usando a fotometria pontual, ou então joga em +2 e trava em algo branco... acho que os erros irão diminuir substancialmente...

Porque travar em tons médios é tenso mesmo... eu sempre procuro me basear pelas estremidades... depois que conheci a fotometria por zona, e passei a me basear pelas estremidades melhorei muito meus erros de fotometria, minha 350D não tem fotometria pontual, uso a com peso central, e tenho me dado bem com ela...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7