Autor Tópico: As minhas decepções com a 6D!!  (Lida 33173 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:12:47
Rafael, creio que essa questão de sujeira no sensor da D600 esteja superada; manuseio, a gente se adapta. Então se forem só esses os pontos contra a Nikon, pega logo ela. Quanto a história da sub, concordo com o Dimi: fotômetro zerado é só um indicativo.

E o thetering? Vale muito a pena, não acha? Isso tb me influencia mto na Canon, mas agora com essa de undersposed, vou esperar o desenrolar disso.


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #16 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:13:13
Penso bem parecido contigo, Fernando. O que me tem feito ir pra 6D foi justamente o thetering e o que me assusta de ir pra D600 é justamente o óleo no sensor e a não facilidade de manuseio. Pontos de foco pra mim não irá fazer diferença, pois só uso o central mesmo. O que faria diferença, seria mesmo o pop-up flash para situações emergenciais, mas nem tanto assim, uma vez que quase nem uso o pop-up.

Agora com essa questão que o tsouto levantou, eu andei pesquisando e encontrei em vários fóruns pessoas relatando desse problema. Perguntei isso pra ele, pois minha 6D ainda está em fase de "quase compra" e posso mudar de ideia. Mas, esse problema de sub exposição, não deve ser nada crítico.

Cara eu não sei voces, mas eu consigo facilmente alterar o ponto de foco a ser utilizado na minha 6d. É só usar as setas daquele controle que tem ao lado do LCD (cima, baixo, esquerda e direita), mas pra ele funcionar tem que focar uma vez antes. Aí voce aperta as setinhas e ele muda, não precisa nem apertar o + nem nada. Eu faço isso sem tirar a camera do olho, muito simples
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 11:14:13 por PEMAMETAL »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:44:18
Rafael, eu trabalho com uma 6D. Mas se fosse sair do zero, não tivesse lentes nem familiaridade com Canon e tivesse que escolher em 6D e 600D, iria de Nikon se fizesse social pelos dois slots e o sistema de foco; e de Canon em estúdio pela possibilidade de usar thetering via Wi-fi. Como QI creio que se equivalem.

Se eu fosse sair do zero iria também de D600, mas unicamente pelo fato dos dois slots, EDITADO vacilada da Canon nisso.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 22:38:25 por Pope »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #18 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:48:26
Rafael, creio que essa questão de sujeira no sensor da D600 esteja superada; manuseio, a gente se adapta. Então se forem só esses os pontos contra a Nikon, pega logo ela. Quanto a história da sub, concordo com o Dimi: fotômetro zerado é só um indicativo.

Superada em que sentido? De que hj em dia é algo tranquilo de se limpar? Rapidamente nos reviews da Amazon, encontrei vários reclamando disso e devolveram a câmera.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #19 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:49:37
Superada em que sentido? De que hj em dia é algo tranquilo de se limpar? Rapidamente nos reviews da Amazon, encontrei vários reclamando disso e devolveram a câmera.
No sentido de que aconteceu nas unidades inicialmente vendidas e corrigido nas novas.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #20 Online: 12 de Setembro de 2013, 11:51:00
No sentido de que aconteceu nas unidades inicialmente vendidas e corrigido nas novas.

Hum!!! Maravilha.....! Olha o que dá acessar esse fórum! Mais minhoca na minha cabeça agora..... :aua: :aua: :aua:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:07:02
Vamos nos policiar. Não há sentido em tornar esse tópico 6D x D600......

Cara eu não sei voces, mas eu consigo facilmente alterar o ponto de foco a ser utilizado na minha 6d. É só usar as setas daquele controle que tem ao lado do LCD (cima, baixo, esquerda e direita), mas pra ele funcionar tem que focar uma vez antes. Aí voce aperta as setinhas e ele muda, não precisa nem apertar o + nem nada. Eu faço isso sem tirar a camera do olho, muito simples
Quando preciso ou quero usar os pontos de focos periféricos também faço assim mas os pontos periféricos são ruins.

Minha opinião é que toda Canon que eu peguei até hoje tem essa baitolagem no fotometro. então não fique triste Thales, você não está sozinho
Isso eu já percebi....

Cara... compensar SEMPRE, em todas as situações.

Não será que vc estaria fotometrando errado com o fotometro "zerado" (no meio).

Quando li isso a primeira vez, achei estranho pacas.

Abcs
Eu uso na maior parte prioridade de abertura, portanto, já não busco deixar o fotômetro zerado. Em lugares de fotometria simples, sempre deixo +1/3 EV. Em situações de grande latitude (sol e sombra, por exemplo) costuma colocar até + 1 EV.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:17:18
Também achei estranho isso. Ainda mais uma D90 ter mais DR que a 6D.

Nessa foto a abaixo o flash resolveu dar tilt bem na hora que o pai entrega a filha ao noivo. Quando eu puxei a latas luzes na pós fiquei surpreso.


Eu sou bastante chato e criterioso no meu trabalho e nas minhas coisas pessoais talvez, por isso, esteja querendo algo a mais do que normal que uma câmera entrega. De qualquer maneira já consegui ótimos resultados de recuperação de luzes mas em vários casos houve uma perda de detalhes, em especial, na região de estouro.
Abaixo tem um exemplo bom (a) e outro exemplo ruim (b).

a.

street-12 por thales_em01, no Flickr

a.

IMG_0965 por thales_em01, no Flickr

b. exposição original (errei feio.... acontece!! hehehe)

IMG_1204 por thales_em01, no Flickr

b. tentativa de recuperação (prestem atenção ao céu)

IMG_1204-2 por thales_em01, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:46:07
Thales... Vc tá querendo recuperar coisa que não tem informação nenhuma. Aí nenhuma máquina no mundo ou software de pós vai conseguir.

Aqui pra mim achei que era tudo a barraca e não tinha céu. Mas já que vc tá falando.
Esse é o típico caso de estouro literalmente e não uma mancha de luz que incomoda ir estar mais forte que o resto da imagem.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2013, 12:51:01
Thales... Vc tá querendo recuperar coisa que não tem informação nenhuma. Aí nenhuma máquina no mundo ou software de pós vai conseguir.

Aqui pra mim achei que era tudo a barraca e não tinha céu. Mas já que vc tá falando.
Esse é o típico caso de estouro literalmente e não uma mancha de luz que incomoda ir estar mais forte que o resto da imagem.

Abcs

Nada como um bom conhecedor.  :clap:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:35:44
tsouto, já experimentou o dual-iso do magic lantern? o troço é impressionante!


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:37:42
Minha opinião é que toda Canon que eu peguei até hoje tem essa baitolagem no fotometro. então não fique triste Thales, você não está sozinho

fato... já tive 3 e todas eram a mesma coisa... uso de +1 pra cima tanto no COMP quanto no FEC.


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:45:55
Hum!!! Maravilha.....! Olha o que dá acessar esse fórum! Mais minhoca na minha cabeça agora..... :aua: :aua: :aua:

Ja postei isso no grupo do facebook. Minha intenção também não é tornar esse tópico uma batalha entre d600 x 6d, mas pra quem ta na duvida entre qual escolher, esse video é o melhor que eu ja vi comparando as duas. A maioria dos videos de comparação os caras ficam lendo as especificações numericas das cameras e nisso a d600 ganha, mas nem sempre configuração no papel representa uma câmera melhor. Esse cara compara as duas em situações reais de uso mostrando vantagens e desvantagens, não é só numero, vejam...

https://www.youtube.com/watch?v=Q9HlxWqcG5Y


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:52:37
Moçada, esse lance da exposição, do fotômetro, é algo que nunca reparei. Acho que tem que ver direito como e onde vocês estão fazendo a fotometria. Uma coisa eu garanto, se você fotografar um cartão cinza 18% com o fotômetro zerado, a foto vai sair corretinha (sim, já fiz esses teste, rsrs). Então é mais de saber onde fotometrar, qual modo de fotometria usar, onde e quando fazer a trava da exposição, etc. Confiar 100% no fotômetro não é indicado, tampouco é indicado deixar um valor fixo da compensação da exposição para todas as situações...


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2013, 13:55:49
humberto, junior que sou uso sempre 'evaluative' +1 1/3 para ambientes comportados, reduzindo as vezes p/ 2/3 quando a luz é mais encardida.

os outros modos de medição nunca usei.

abs