Autor Tópico: As minhas decepções com a 6D!!  (Lida 32901 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #30 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:02:28
Ja postei isso no grupo do facebook. Minha intenção também não é tornar esse tópico uma batalha entre d600 x 6d, mas pra quem ta na duvida entre qual escolher, esse video é o melhor que eu ja vi comparando as duas. A maioria dos videos de comparação os caras ficam lendo as especificações numericas das cameras e nisso a d600 ganha, mas nem sempre configuração no papel representa uma câmera melhor. Esse cara compara as duas em situações reais de uso mostrando vantagens e desvantagens, não é só numero, vejam...

https://www.youtube.com/watch?v=Q9HlxWqcG5Y

Sim, é o melhor. Mas vamos manter o foco no assunto do tópico. Daqui a pouco vem bronca ai! :fight: :fight:
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 14:05:13 por rafael1904 »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #31 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:05:40
humberto, junior que sou uso sempre 'evaluative' +1 1/3 para ambientes comportados, reduzindo as vezes p/ 2/3 quando a luz é mais encardida.

os outros modos de medição nunca usei.

abs
Usando o fotômetro, no estúdio, é mais comum que ela sobreexponha 1/3 que fique sub. Mas aí não sei se é caso de calibração do fotômetro. Como até prefiro que a imagem fique um pouco superexposta, não me incomoda.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #32 Online: 12 de Setembro de 2013, 14:06:13
Moçada, esse lance da exposição, do fotômetro, é algo que nunca reparei. Acho que tem que ver direito como e onde vocês estão fazendo a fotometria. Uma coisa eu garanto, se você fotografar um cartão cinza 18% com o fotômetro zerado, a foto vai sair corretinha (sim, já fiz esses teste, rsrs). Então é mais de saber onde fotometrar, qual modo de fotometria usar, onde e quando fazer a trava da exposição, etc. Confiar 100% no fotômetro não é indicado, tampouco é indicado deixar um valor fixo da compensação da exposição para todas as situações...

É isso aí.

Não me extendi muito pra falar, pq estava do celular. Mas se vc fotometrar errado, no lugar errado, vai ter que compensar.

Se vc fotometrar a pele de uma pessoa branca, vai ter que colocar +1/3, +2/3, +1 ponto pra ficar certo. Se não o fotometro entende que aquilo ali é o cinza 18%.

Regra básica de fotometria, moçada!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 12 de Setembro de 2013, 19:17:24
Estou com a minha desde Abril e até agora só achei ruim os pontos de foco periféricos (o central é muito bom), e a falta de entrada para flash de estúdio.
A exposição não cheguei a notar por que uso ela sempre no modo manual e a medição com prioridade no centro (tenho mania de fotometrar desde do tempo do slide que tinha que ter um certo cuidado).
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #34 Online: 12 de Setembro de 2013, 21:37:04
Sobre as suas decepções citadas no inicio do tópico:

Decepção 1: Fotometria com tendência absurda de sempre deixar subexposto. Acho que é saudades do 3D matrix metering RGB...  :D

Decepção 2: Recuperação dos Highlights e Shadows. Aqui não tem dúvida: é saudades do D-lighting...  :D

Decepção 3: AF em condições além da tradicional...não é como o AF-C... Só digo o ditado popular: "O bom filho, de volta para casa, retornará"  :D

Gostei demais da sua avaliação. Seve para mostrar um ponto que sempre defendo: Os dois sistemas são tão parecidos quanto publicidade e jornalismo. E tão diferentes quanto publicidade e jornalismo.
Um sistema tem pontos que optmizam publicidade e o outro tem pontos que optimizam jornalismo. Mas tudo se conseuge fazer nos dois (nem sempre da maneira mais facil).

Tudo o que vc explicou vai ser perfeitamente entendido/aceito por quem já usou efetivamente (e por um bom tempo) os dois sistemas.

Eu tb, como vc,  mantenho a 6D na minha lista de desejos, apesar destas caracteristicas. Mas nunca poderei sair da Nikon por contas destas (e outras) caracteristicas.

Ótima análise  :ok:
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 21:57:46 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #35 Online: 12 de Setembro de 2013, 21:57:20
Sobre as suas decepções citadas no inicio do tópico:

Decepção 1: Fotometria com tendência absurda de sempre deixar subexposto. Acho que é saudades do 3D matrix metering RGB...  :D

Decepção 2: Recuperação dos Highlights e Shadows. Aqui não tem dúvida: é saudades do D-lighting...  :D

Decepção 3: AF em condições além da tradicional. Só digo o ditado popular: "O bom filho, de volta para casa, retornará"  :D

Gostei demais da sua avaliação. Seve para mostrar um ponto que sempre defendo: Os dois sistemas são tão parecidos quanto publicidade e jornalismo. E tão diferentes quanto publicidade e jornalismo.
Um sistema tem pontos que optmizam publicidade e o outro tem pontos que optimizam jornalismo. Mas tudo se conseuge fazer nos dois (nem sempre da maneira mais facil).

Tudo o que vc explicou só vai ser entendido/aceito por quem já usou efetivamente (e por um bom tempo) os dois sistemas.

Eu tb, como vc,  mantenho a 6D na minha lista de desejos apesar de tudo que vc disse.

Ótima análise  :ok:
Obrigado pelos comentários. Acho que você entendeu bem o espírito da coisa. Apesar que até aonde eu sei o D-lighting na Nikon não atua no RAW.

Quero deixar claro que é um tópico falando sobre decepções do que gostaria que fosse melhor mas nem por isso vou vender/trocar/odiar a câmera.
Se fosse abrir um tópico sobre as virtudes e felicidades seria muito mais itens.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #36 Online: 12 de Setembro de 2013, 21:59:07
Obrigado pelos comentários. Acho que você entendeu bem o espírito da coisa....

Quero deixar claro que é um tópico falando sobre decepções do que gostaria que fosse melhor mas nem por isso vou vender/trocar/odiar a câmera.
Se fosse abrir um tópico sobre as virtudes e felicidades seria muito mais itens.
Sem dúvida ! a 6D ainda é uma excelente camera e tem muitas qualidades !
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #37 Online: 12 de Setembro de 2013, 22:46:45
Eu acho que isso tudo faz parte de pegar a mão do equipamento! Tá certo que neste aspecto acho a Nikon muito mais amigável!
Eu não gosto da ergonomia das Canon, mas esta característica da subexposição pode ser facilmente corrigida com compensação de exposição.
O que mais está me intrigando na 6D é a falta de DR.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #38 Online: 12 de Setembro de 2013, 23:45:07
Apesar que até aonde eu sei o D-lighting na Nikon não atua no RAW.
É que tem 2 tipos: O D-lighting não atua no RAW. Já o Active D-Lighting atua no RAW (eu tenho o mal hábito de chamar o active d-lighting de d-lighting apenas)
No active d-lighting é como se a foto usasse vários tipos de ISO em conjunto.
Voce escolhe o ISO padrao e tem tem limite de claro e de escuro (até 4 níveis: ou seja, até 4 frações de stop de ISO para cima e 4 frações de stops de ISO para baixo, na D800). Fazendo uma foto que usa virtualmente 16 frações de stops de ISO. O tamanho da fração muda de modelo para modelo). Quando o sensor identifica pontos escuros demais ou claros demais, é como se ele subisse (ou abaixasse) o ISO apenas nestas areas da foto. Isto tudo antes de gravar a foto em RAW. É a Nikon e sua manipulação de RAW que tantos amam/odeiam. :wub: >:D .
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, 23:53:09 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Dloc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Setembro de 2013, 23:52:12
Ótimas análises Tsouto.

Você esboçou crítica negativa mas de uma forma que ficou claro que são pontos isolados, e no geral você aprova o equipamento. Isso é muito bom para a reflexão dos pretendentes.

Muitos de vocês viram meu recente martírio entre pegar 6D ou D600. Fiquei confuso e terminei pegando a D600 por uma série de motivos particulares que não cabe aqui comentar.

Quando eu tinha uma 7D, realmente eu me incomodava muito com o fotômetro. Recuperar sombras não era fácil, ainda mais em cropada.
Nikon D600 || Nikkor 24-70mm f/2.8G ED || Nikkor 50mm f/1.8G ||  Speedlight SB-400


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #40 Online: 12 de Setembro de 2013, 23:55:21
Ótimas análises Tsouto.

Você esboçou crítica negativa mas de uma forma que ficou claro que são pontos isolados, e no geral você aprova o equipamento. Isso é muito bom para a reflexão dos pretendentes.

Muitos de vocês viram meu recente martírio entre pegar 6D ou D600. Fiquei confuso e terminei pegando a D600 por uma série de motivos particulares que não cabe aqui comentar.

Quando eu tinha uma 7D, realmente eu me incomodava muito com o fotômetro. Recuperar sombras não era fácil, ainda mais em cropada.
Se vc ainda não fez, bate a foto que vc fez do sol com você (sua foto do forum) com active d-lighting no máximo (extra high em RAW) e outra com HDR no máximo (exposure diferencial 3EV em JPG)...e uma sem fazer nada disso...vc vai achar bem interessate os resultados (tudo no mesmo horario, claro) :ok: lembre-se de nao confundir o active d-lighting com o d-lighting (como eu faço sempre que escrevo..  :hysterical:..mas na camera eu pego sempre o certo  :assobi:). sempre com o 3d matrix metering
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 00:12:17 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 12 de Setembro de 2013, 23:58:17
Ótimas análises Tsouto.

Você esboçou crítica negativa mas de uma forma que ficou claro que são pontos isolados, e no geral você aprova o equipamento. Isso é muito bom para a reflexão dos pretendentes.

Muitos de vocês viram meu recente martírio entre pegar 6D ou D600. Fiquei confuso e terminei pegando a D600 por uma série de motivos particulares que não cabe aqui comentar.

Quando eu tinha uma 7D, realmente eu me incomodava muito com o fotômetro. Recuperar sombras não era fácil, ainda mais em cropada.


Eu com minha 7d aqui já percebi que ou eu aumento a exposição pra me livrar dessas paradas ou sento e choro.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Setembro de 2013, 21:05:15
Decepção 1: Fotometria com tendência absurda de sempre deixar subexposto.
        Até achei que meu gosto e olho técnico foram se alterando e sendo os principais responsáveis por achar que as minhas fotos ficam sub mas, realmente, a necessidade de se trabalhar com compensação de exposição +1/3 ou +2/3 já virou uma regra. Estou considerando situações de fotometrias simples e fácil.

Eu tinha esse problema na NEX-F3, mas deixava a exposição em +0,7 ev e aí tudo funcionava bem.  Era um problema sim, mas fácil de resolver e que não denegria em nada a câmera, que pretendo comprar novamente assim que possível.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:38:27
Eu tinha esse problema na NEX-F3, mas deixava a exposição em +0,7 ev e aí tudo funcionava bem.  Era um problema sim, mas fácil de resolver e que não denegria em nada a câmera, que pretendo comprar novamente assim que possível.
Pessoal essa é minha opinião, não estou julgando ninguém, mas acho que subexposição não é problema da câmera, sim erro de fotometria!
Quem usa o modo M e têm bom olhometor dificilmente tem esse problema.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #44 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:44:16
Pessoal essa é minha opinião, não estou julgando ninguém, mas acho que subexposição não é problema da câmera, sim erro de fotometria!
Quem usa o modo M e têm bom olhometor dificilmente tem esse problema.
Bem, o modo M tem uma medição também (a régua). Se ela estiver incorreta para o ambiente, tem que usar a compensação da mesma forma que no modo automatico.
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/