Autor Tópico: As minhas decepções com a 6D!!  (Lida 33112 vezes)

RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 13 de Setembro de 2013, 22:56:27
Bem, o modo M tem uma medição também (a régua). Se ela estiver incorreta para o ambiente, tem que usar a compensação da mesma forma que no modo automatico.
Eu sei, por isso eu disse " bom olhometro" tem muitos fotógrafos que nem olham para a régua, apenas pela iluminação do ambiente já tem noção da fotometria correta. Não sou um desses, mas conheço alguns.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 14 de Setembro de 2013, 00:10:40
Pessoal essa é minha opinião, não estou julgando ninguém, mas acho que subexposição não é problema da câmera, sim erro de fotometria!
Quem usa o modo M e têm bom olhometor dificilmente tem esse problema.

Não quero me alongar no assunto para não fugir do tópico proposto, mas se a régua indica zero, teoricamente a exposição ficaria correta, pelo menos em situações comuns. Além disso, notei a subexposição na Sony, mas não noto na Canon.

Me corrijam se falei alguma besteira  ;)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #47 Online: 14 de Setembro de 2013, 00:24:43
Não quero me alongar no assunto para não fugir do tópico proposto, mas se a régua indica zero, teoricamente a exposição ficaria correta, pelo menos em situações comuns. Além disso, notei a subexposição na Sony, mas não noto na Canon.

Me corrijam se falei alguma besteira  ;)
Você falou certo.
E o autor do tópico deu a entender que a regua está bem calibrada e precisa ser ajustada com a compensação de exposição da camera
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 00:25:18 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Setembro de 2013, 02:03:26
eu nunca experimentei problemas de medição com 5d , 5d2 nem 5d3.
o que eu noto é que em 99% dos casos eu fotografo cenas que são mais claras ou mais escuras que o cinza 18
é muito raro eu conseguir uma cena exatamente média, então é também raro eu usar a exposição sugerida.

outra coisa que faltou foi especificar o modo de medição usado.

usa spot pra testar o fotometro e compara com a sugestão do sekonic. Minha mk3 bate 100%.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 14 de Setembro de 2013, 10:57:11
é muito raro eu conseguir uma cena exatamente média, então é também raro eu usar a exposição sugerida.


É bem isso que eu estou tentando dizer.  :ok:


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #50 Online: 16 de Setembro de 2013, 04:00:03
Galera alguem aqui já filmou muito tempo com ela? exemplo uma palestra? tenho uma 7D e filmo coisas na igreja que fica mais ou menos em torno de uns 45min de gravação, porém a 7D esquenta muito rápido e acende logo um indicador que o sensor está quente, minha sorte é que fico de baixo da central de ar, aí o sensor aguenta mais um tempo, queria saber se alguem ja TESTOU na 6D se ela tem essa facilidade para aquecer o sensor também. Antes eu filmava na T3i tranquilamente e não acendia essa luz indicando  :aua:
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #51 Online: 16 de Setembro de 2013, 05:17:24

o que eu noto é que em 99% dos casos eu fotografo cenas que são mais claras ou mais escuras que o cinza 18
é muito raro eu conseguir uma cena exatamente média, então é também raro eu usar a exposição sugerida.


É bem isso que eu estou tentando dizer.  :ok:

 :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #52 Online: 16 de Setembro de 2013, 11:00:41
Pra mim, todo mundo que tá reclamando da exposição tá fazendo errado.

Como uma câmera vai SUBEXPOR todas as fotos, minha gente?

Façamos o seguinte: medição por SPOT, cartão cinza 18% e veja como fica.

No cartão cinza 18% é pro fotometro zerar. Se não zerar, continua fazendo errado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 16 de Setembro de 2013, 11:55:24
Pra mim, todo mundo que tá reclamando da exposição tá fazendo errado.

Como uma câmera vai SUBEXPOR todas as fotos, minha gente?

Façamos o seguinte: medição por SPOT, cartão cinza 18% e veja como fica.

No cartão cinza 18% é pro fotometro zerar. Se não zerar, continua fazendo errado.

Abcs

Exato.

Pode fotografar uma parede branca ou preta, em todas as situações ela deve entregar cinza médio.

Eu só uso spot ou ponderado central, evito o evaluativo pois não gosto da câmera tentando adivinhar o meu pensamento.

Preciso saber exatamente o que a câmera considerou.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 11:57:21 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #54 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:27:52
Na próxima oportunidade que for usar a minha 6D, vou tentar usar uma medição menos genérica e mais pontual.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #55 Online: 17 de Setembro de 2013, 09:33:39
Pra mim, todo mundo que tá reclamando da exposição tá fazendo errado.

2 X ---  :assobi: :assobi:


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #56 Online: 18 de Setembro de 2013, 02:43:45
Eae galera nada sobre video? se ela super aquece o sensor? esquenta mto? para entrar pra lista das "decepções" ?  Alguém ja fez 2 takes de 30min direto? ou podem fazer ? pra testar em um ambiente normal sem ar condicionado? alguma criatura please ?  :ponder:
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #57 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:05:37
nunca tive problema de exposição a não ser quando eu errei... pra mim essa reclamação não procede e o Dimi já explicou o porquê..

90% do tempo uso AV (prioridade de abertura) e fotômetro pontual.. escolho o cinza médio na cena, aponto pra lá, bloqueio a exposição e depois faço o foco e enquadro..
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 08:07:37 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #58 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:09:04
É o tal negócio: a camera digital ajudou muito a evolução da fotografia, mas as coisas aprendidas com filme nunca devem ser esquecidas.

kkkk...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #59 Online: 18 de Setembro de 2013, 12:05:39
Que Deus abençoe muito Ansel Adams.... e também a medição central, assim como o foco pontual....

Engraçado, como minha Yashica Electro 35 nunca erra uma fotometria, isso que ela é AV somente e usa uma célula da década da espingarda de polvora socada com bucha... só erra se eu desobedecer as setinhas amarela e vermelha..

E depois que eu aprendi a fazer medição por zonas, não digo que zerei meus erros de fotometria, mas diminui muito a quantidade e largura dos erros... e percebi que usar modos prioridade além de me deixar engessado, diminui muito minha percepção da cena, no modo manual eu faço a medição muito mais rápido... eu sempre procuro as zonas mais escuras e meço, procuro as mais claras e meço, vejo a diferença entre elas, e se possivel, mantenho todas, se não, deixo um pouco superexposto, pois as canons são melhores em recuperar as altas luzes do que as baixas, ou seja, uso a técnica de fotometria à direita, isso fotografando em RAW, em jpg tem que ser exato...
E quando preciso usar ISO máximo da minha 350D que é 1600, uso junto o UNIWB que deixa as imagens limpas...

Acho que os senhores estão realmente errando fotometria... regra básica da básica em fotografia...

E quanto aos pontos laterais, acredito que os da 6D não sejam pior que os da minha 350D, e quem trabalha em eventos sempre deveria contar com um flash na sapata, mesmo que não esteja utilizando a luz deste, pra pelo menos, auxiliar no foco, isso se a luz do flash cobrir todo o quadro, claro. A Nikon só faz foco por conta da luz auxiliar, isso quando não dá os pitis de errar o foco como acontecia em algumas D7000... o camerinha chata... tira o tesão da máquina toda...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7