Olá pessoal... Tenho aprendido bastante com vocês, em muitos tópicos(alguns exaustivamente repetitivos). Porém não tenho encontrado muita informação sobre sobre lentes tele de longo alcançe(tipo > 400mm, 500 mm, 600 mm, etc). Não sou fotógrafo profissional(gosto de fotografias de natureza e sou apaixonado por fotografia de pássaros, mas estudo bastante o assunto. Tenho uma Canon EOS 7D + lente Canon EF 100-400 L, mas percebo que essa lente não tem um alcançe adequado para esse propósito(na grande maioria das vezes). Será que os raros tópicos sobre isso se devem ao pouco interesse por esse tipo de lente ou pelo preço assustador delas? Essas lentes são realmente tão caras ou existem opções(com qualidade) no mercado? Ou vou ter que me conformar em ficar cropando minhas fotos e torcer que tenham um resultado satisfatório?
Abraço a todos!!!
Claudio, vou te passar um resumo exatamente do que é necessário e explicar o porque.
Canon e Nikon são as únicas marcas do mercado que te dão todos os itens abaixo e/ou chance de fazer um upgrade para estes itens no futuro.
(Caso vc deseje melhorar o equipamento até o máximo possível).
Porque:
1. Tem lentes 800mm 5.6, 600mm F4, 500mm F4 e 400mm 2.8 (lá embaixo explico porque citei a 400mm F2.8)
2.
E tem opção fullframe
3.
E tem cameras com vários quados por segundo (10-11fps na D4, 12-14fps na 1DX e 8fps na 7D). As cameras são uma dessas 3 mesmo: 7D, 1DX ou D4.
4.
E tem ISO alto caso vc monte uma lente escura (explico)
5.
E tem um mercado de usados aquecido no Brasil (lembrando que importar lentes grandes é complicado sem pagar impostos altos). Lentes por 400m 2.8 até por 8mil.
6.
E Canon e Nikon tem diafragma eletronico nas 800mm (o que evita ainda mais a vibração da 800mm, mesmo quanto ela esta em tripé). A Canon também tem nas outras lentes citadas. Uma Canon 400mm 2.8 + teleconverter 2x terá.
7.
E Fluorite. Lentes acima de 300mm apresentam aberração cromatica. As 800mm da Nikon e Canon tem lentes de fluorite. As outras lentes citadas usam combinações de fluorite ou UD/ED. (linhas coloridas ao redor de objetos)
8.
E Spectra/Nano coating. É importante ter lentes que absorvem a entrada de luz em angulo desfavoravel, que poderiam criar "fantasmas" na foto (borrões).
Todos os pontos acima devem ser observados. Não tem porque pegar marca que não atenda algum destes pontos, uma vez que Nikon e Canon atendem.
Pentax/Sigma/Ricoh não tem 35mm FullFrame.
Sony tem um visor SLT que perde de 1/3 a 2/3 da luz (tem sua aplicação, isto não é crítico, mas a aplicação das Sony não é esta que estamos tratando aqui)
Outras marcas de cameras nem tem lentes acima dos 300mm (na medida equivalente dos 35mm)
Cameras médio formato (já que foram citadas a Hasselblad H3D e a Pentax 645):
batem 1-2 fotos por segundo
dificilmente passam de ISO 400 com quadliade profissional (porque não é o objetivo delas)
nao tem lentes acima de 300mm (e os 300mm delas não equivalem aos 300mm nos 35mm das Nikon/Canon pois as Médio formato tem angulo aberto. logo, na sequencia, explico a aplicação disso)
Como o uso delas é estudio e o tamanho da lente neste formato é muito grande e pesado, não se encontram lentes com abertura abaixo de F2.8 e muitas vezes se usam lentes com F4.
São indicadas para fotos de caminhões, navios, mansões e coisas grandes (e pessoa também) pela facilidade que elas dão ao fotografo pois, tem angulos abertos e grandes em suas lentes de 28mm até 300mm (que são carissimas) e baixa distorção nestas lentes (lentes 28mm, abertas, tem grande distorção se não forem bem feitas ($$$)).
Na sua aplicação é tudo o contrário:
Você precisa de lentes longas e fechadas (que já tem pouca ou nenhuma distorção).
Teleconvertes: multiplicam o alcance da lente (1.4x, 1.7x, 2x e 3x) sob perda de um pouco de definição e escurecem a lente (precisa subir o ISO ou baixar a velocidade para entrar mais luz)
Vamos as lentes:
Observe que estas marcas fornecem lentes de diametro em torno de 12cm e de 15cm (olhe a lente maior da objetiva)
Linha 1: a lente maior tem em torno de 12cm
- 200mm F2,
- 300mm F2.8
- 500mm F4
Linha 2: a lente maior tem em torno de 15cm
- 400mm F2.8,
- 600mm F4,
- 800mm F5.6
Linha 3: Diffractive Optics
400mm F5.6 DO
Linha 4:
- Zooms diversas com até 300mm ou até 400mm
A linha 3 foi feita para jornalista/paparazzi/militar que carrega a lente o dia todo nas mãos, prefere não usar tripé. Busca lente pequena e leve. Fácil de carregar e guardar. O objetivo dela não é ter o mesmo desfoque de uma lente das outras linhas. O desfoque dela provoca alguns circulos (bullseye) tipo alvo de mira, que não agradam fotografos profissionais de natureza/pássaros. Ela tambem provoca um efeito de "glow" ao redor do objeto que está no tema, ou seja, ela borra não apenas o fundo, mas também borra muito forte o objeto do tema quando parte dele esta fora de foco e cria um fantasma de tv de tubo "mal-sintonizada", onde se tem a impressão de ter várias linhas de tudo. O fotografo que a usa, evida o máximo desfocar o objeto que está no tema. Desfocar parte do objeto, jamais. (o que é facil e não afeta a profissão do fotografo jornalista, mas é bom saber aqui quando falamos de natureza)
A linha 1 vem de lentes de quadras (200mm) para volley, basquete, (300mm) para futebol de campo (1/4 do campo) e tem seu limite nas 500mm. É a opção profissional para quadra e a opção de baixo custo para pássaros e futebol de campo. Observe que a 500mm tem um cumnprimento bem menor que 50cm (ela amplia a imagem dentro).
A linha 2 é a linha profissional de futebol de campo (400mm) e de natureza (600mm e 800mm). Porém, como as 600mm e 800mm são projetos com o mesmo tamanho da 400mm (lente de 15cm e comprimento longe dos 60cm e 80cm) a opção pela 600mm e 800mm é questionável. Porque estas lentes 600mm e 800mm tem conjuntos ampliadores dentro, que perdem parte da definição. A opção por elas é altamente relativa uma vez que a 400mm pode ter um teleconverter 2x e custaria uns 2mil dolares menos (na Canon). Mas o preço não é o ponto. É que a 400mm F2.8 com teleconverter também perde definicão, e até um pouco mais que a 600mm e 800mm. Mas se o objetivo é não passar dos 800mm 5.6 é uma opção de entrada boa. Geralmente quem usa a 600mm ou a 800mm é quem quer por tele converters nela para ampliar ainda mais. E ficaria complicado por 2 teleconverters na 400mm. Não daria certo. Mas também não espere mais qualidade nas 600mm e nas 800mm do que nas 400mm. 600mm e 800mm são opções para quem vai usar teleconvertes com certeza e precisa deles (natureza.....). Com teleconverters nas 600mm e 800mm é interessante ter ISO alto na camera como a 1DX, D4.
A linha 4 é a de baixissimo custo. Não é recomendada porque vc não poderá usar teleconverters com eficiencia no futuro. Estas zooms também ampliam a imagem internamente e o uso de um teleconverter prejudica a qualidade final delas e escurece demais estas lentes forçando o foco manual muitas vezes. Estas lentes são para jornalismo e esportes como lente auxliar. Se vc pegar terá que trocar no futuro. Estas lentes são as escuras que pediriam ISO alto.