Autor Tópico: Dúvidas sobre cachê  (Lida 2225 vezes)

Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Online: 10 de Março de 2005, 07:55:32
Olá!

É o seguinte: ontem eu fotografei o workshop do ex-guitarrista do The Police no Conservatório Souza Lima, aqui em São Paulo. Como eu era o único fotógrafo, o dono do SL me propôs uma parceria em eventos futuros desse gênero. No entanto, gostaria de saber quanto eu deveria pedir por um serviço desses, já que workshops não acontecem todos os dias, são eventos esporádicos.
Devo cobrar por evento ou por mês? Eu ainda fotografo com filme...gostaria de saber o quanto cobrar, além dos custos da minha ida até lá e revelação/ampliação dos filmes.

2ª dúvida: como eu era o único fotógrafo ali presente e haviam duas revistas especializadas em guitarra fazendo a cobertura do evento, creio que haja a possibilidade de eu vender as minhas fotos para a revista. Caso isso aconteça, por quanto devo vender essas fotos?

3ª dúvida
Pelo que soube, para tirar o MTB, preciso ter 10 fotos vendidas e publicadas, certo? Essas publicações são obrigatoriamente em mídia impressa ou por exemplo, se eu tivesse minhas fotos expostas no site do Souza Lima, isso contaria como publicação?
Como proceder na hora de ter um recibo de pagamento?

Obrigado pela ajuda!
 


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2005, 14:41:15
Olá,
acho que vc deveria cobrar por foto e não por workshop feito! Se a foto for exclusiva, se vc vender só para um cliente, ela pode ser mais cara!
No caso do dono da casa! Vc pode entregar umas 20 fotos, por exemplo, e cobrar de 300 a 700 reais.

No caso das revistas, cobre mais caro, se for exclusiva, no caso de vc vender só para eles. Eu cobraria de 70 a 300 reais por foto. Pode parecer alto, mas ainda está até baixo de acordo com o mercado.

Sua 3a. dúvida não sei responder!

Até,
 


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2005, 15:35:27
Valeu Beto...

por acaso, você tem algum modelo de recibo que possa me passar?Porque eu nao sei como formatar um para fotos...

e contrato de direito autoral de imagem, voce sabe algo sobre?

abraço


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2005, 16:10:12
O recibo pode ser aqueles normais mesmo, que a gente compra os bloquinhos na papelaria!
é só vc na descrição especificar o que vendeu!

Por exemplo:
relativo a:.... 05 fotos da banda X feitas no dia tal, no workshop tal.....etc....

e sobre o contrato vc se refere às pessoas que saíram nas fotos , né?
Eu não sei porque nunca fiz foto de pessoas para clientes.

Pergunte ao Leo Terra que ele te fala!

Abraço,
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2005, 11:14:13
putardo,

Algumas coisas precisam ser pesadas:

1) Voce já tem experiencia como profissional?? Isso te ajuda a valorizar seu trabalho, já que tem experiencia e trabalha no ramo.
2) Seu equipamento atende a necessidade? Há diferenças entre analogico e digital (principalmente pela qualidade e pelo investimento em revelações, etc.)
3) (o mais importante) O cliente pode pagar? Eu achei o valor que o Beto colocou razoável, mas não sei se a maioria pagaria. Eu acredito que depende do que o seu cliente está disposto a pagar. Se 70 reais por foto não é um preço alto para ele, vá em frente. Se for, negocie.
4) Não faça nada de graça! As pessoas nunca dão valor para esse tipo de trabalho. Esse papo de ajuda de custo só desvaloriza o trabalho do fotografo. Ontem fiz um contato com um cliente em potencial para fotos de casamento, e ele me disse que um amigo em comum fará as fotos, cobrando apenas o material. Fiquei mto bravo!

É isso! Espero poder ter ajudado!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!