Autor Tópico: Miroslav Tichy - um marginal, fotógrafo, voyeur e, acima de tudo, artista.  (Lida 5580 vezes)

joaofachini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Hoje eu acordei com vontade de escrever um post aqui no MF. E nada melhor do que apresentar a vocês esse fodão, o Miroslav Tichy.


Tá vendo esse cara aí de cima? Ele é foda...

Miroslav Tichy nasceu em 1926 e quando adulto se tornou um cara meio marginal, considerado até mesmo, pelo governo comunista da República Tcheca, como um dissidente: ele não tava nem aí pra porra toda.

Depois de passar um tempo na prisão por motivos políticos, em 1960, Tichy começou a fotografar. Agora, livre, Tichy assumiu a sua marginalidade e largou mão de seu aspecto físico. Mas a marginalidade assumida não era só no estilo de vida, mas também em sua atividade fotográfica: Tichy construía câmeras fotográficas com pedaços de sucata!



E Tichy, que era fodola, fotografava mulheres. E enchia o saco delas, perseguindo-as obsessivamente. E ele fez milhares de fotografias - todas de forma rudimentar - em conta de uma norma imposta a si mesmo: ele deveria fazer, no mínimo, 100 registros por dia.
As modelos de Tichy eram, em sua maioria, mulheres que passeavam na rua ou que tomavam sol. Algumas gostavam, outras não viam, e outras odiavam. E aí, por conta das últimas, Tichy foi proibido de frequentar a piscina pública local.




Um puta velho safado...

Agora banido da piscina pública, Tichy deu seus pulos: construiu lentes tele! E assim assumiu seu voyeurismo:





Um enquadramento ruim, sem foco, às vezes sub, às vezes superexposta. Tichy gostava do erro. Segundo o próprio, "Um erro: é isso que faz a poesia". Os trabalhos eram guardados sem o mínimo cuidado em um quarto numa pensão barata, onde ele próprio revelava suas fotografias que posteriormente eram coladas num papel "decorado" com desenhos feitos a lápis:



Todo o conjunto de fotografias de Tichy expressava qualidades poéticas extraordinárias. Tichy, antes de ser preso, se formou em Artes pela Academia de Artes de Praga, e em sua juventude aderiu ao Expressionismo. O mais curioso sobre suas fotografias é que elas nunca seriam mostradas ao mundo se não fosse por um cidadão: o psiquiatra Roman Buxbaum, vizinho de Tichy, que descobriu o seu acervo nos anos 80 e o apresentou ao mundo.

Tichy ficou famoso e, em 2004, Buxbaum realizou o documentário Miroslav Tichy: Tarzan Retired.

Esse "rei safado" morreu em 2011 e deixou para nós, meros mortais, um legado inestimável! :(

Aqui algumas imagens, todas "furtadas" do Google:

















há uma linha tênue entre a genialidade e a loucura




Se procurarem na internet, acharão milhares de fotografias. Tichy foi genial.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 16:57:12 por joaofachini »


joaofachini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2013, 17:00:21
O texto é meu e as imagens foram todas achadas na internet e são de sites diferentes. Se quiserem reproduzir, fiquem à vontade... a arte merece ser exposta!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2013, 17:06:11
Legal hein Fachini, valeu por postar  :ok:


joaofachini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2013, 18:02:14


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2013, 20:03:39
Bem interessante.  :ok:

O mecanismo de avanço do filme feito com pregos e tampinha de garrafa mostra a inventividade dele.


Fonte: http://www.techgraffiti.com

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


joaofachini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2013, 20:38:40
Bem interessante.  :ok:

O mecanismo de avanço do filme feito com pregos e tampinha de garrafa mostra a inventividade dele.


Valeu por dar uma contribuida, Alexandre.  :ok:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2013, 04:18:56
Que bacana hein?!

Vlw por compartilhar! :clap:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2013, 07:42:23
Há um tempo atrás li uma matéria com a vida deste cisdadão. Não me lembro onde, mas foi no começo do ano. Bem interessante o caminho por onde ela seguiu.  :ok:


antnios

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:23:03
Me lembrou o Gentileza. Obrigado por compartilhar  :ok: :ok:


joaofachini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:33:51
Me lembrou o Gentileza. Obrigado por compartilhar  :ok: :ok:

Valeu!!

Há um tempo atrás li uma matéria com a vida deste cisdadão. Não me lembro onde, mas foi no começo do ano. Bem interessante o caminho por onde ela seguiu.  :ok:

Valeu!!

Que bacana hein?!

Vlw por compartilhar! :clap:

Valeu!!  :ok: :ok: