Autor Tópico: Um bate papo sobre fotos em eventos!  (Lida 2970 vezes)

FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Online: 15 de Setembro de 2013, 00:42:33
Bom galera,

Não sou um fotografo profissional, mas adoro essa linda arte. Estou em um curso profissionalizante, mais para pegar o jeito em manusear a máquina e temos uma parte de fotos em estúdio, eventos e afins...

O bate papo não é sobre preço... mas sim em técnica... como os profissionais costumam fotografar? Foco automático? Usa prioridade de abertura ou velocidade, white balance automático ou custom? Mais isso ai... porque, como leigo ainda sou meio lento em ver abertura, velocidade, tipo de luz, cor, iso, e afins... mas acredito que muitos profissionais estão mais habituados com tudo isso, mas usam alguma coisa para ajudar? Porque penso em fotos para festas infantis... as crianças não param, correm de um lado para o outro, temos mudança na luz na hora do parabéns, crianças que não querem fotografar... casamento temos momentos importantissimos para os noivos, como troca de aliança, assinatura dos papéis, abraços nos padrinhos, entradas de floristas e afins... como ser ágil e não perder esses momentos únicos?


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2013, 08:56:10
Cara tudo é estudo e treino, claro não vá treinar em um casamento que te pagaram, treina e de graça  na festa de aniversário de seus colegas, a técnica de rapidez serve tanto na festa de criança quanto na de casamento o que muda são as cenas a serem fotografadas e os métodos nessas horas você apura o seu olhar para antecipar o que vai fotografar e se colocar na posição no momento certo.

Toda essa preocupação que você tem em querer saber sobre ISO, abertura, Velocidade, etc... cada pessoa tem seu tempo de aprendizado, uns mais rápidos e outros menos, o importante não é o tempo que se leva e sim se aprende verdadeiramente e sabe usar de forma consciente. :ok:

Cada um dos temas que você citou Aniversário infantil e Casamento, são dois temas diferentes e são temas muito abrangentes dentro da fotografia e em ambos requer dedicação ao estudo de como fazer.

Por isso veja o que te traz mais afinidade e se dedique a aprender e treinar mais sobre o tema escolhido. :ok:
Fábio Pedro.


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2013, 20:17:34
Não tem receita pronta....

Cada caso é um caso. Você vai ter o seu estilo, mas sempre tem que estar pronto para se adaptar ao momento, ao local, as possibilidades, etc...
Recentemente, investi em lentes claras (35 e 50mm), me surpreendi com os resultados !

Quando a não perder momentos importantes que você citou, é simples: a experiência vai te ajudar. Sabe aquele ditado do ".. ensinar padre a rezar missa" ?   Não é um ditado válido ! Os padres fazem casamento, lendo o "roteiro". Eu fotografo casamentos, sem ler nada antes... Já sei tudo que vai acontecer e em que ordem (sei melhor que o celebrante). Basta estar pronto, basta saber o que vai acontecer e se antecipar.


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2013, 00:26:04
Ai que está outra grande questão! Apurar o olho para escolher o melhor angulo, o que ambos colocaram é bem válido, não pode ter pressa... não podemos querer nos apressar, acho que com o tempo e muita prática é como dirigir um carro... sabemos exatamente em que marcha colocar, sem olhar pros pedais, cambio etc... sabemos exatamente o que estamos fazendo!

Agora o "olhar fotográfico" eu acho que é um aprendizado maior, estou começando a olhar muitas fotos, apreciar, tenho ido em algumas exposições e admirando o trabalho dos grandes profissionais. As vezes eu vejo fotos e falo, putz, que angulo bacana, que enquadramento, será que um dia chego perto disso! Será que isso também se aprende? ou será que isso é um dom?


alexandre paulino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2013, 11:57:42
muito bom o topico
Instagram:
@alexandre.alexandrefotografia


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:17:53
muito bom o topico

X2

Estou entrando nessa etapa de aprendizado, fui a dois casamentos esse final de semana (e aproveitei para fotografar), no primeiro foi um desastre total, a maquina não travava o foco em nada, fiquei bastante decepcionado achando que o problema era a máquina (T3i) que não conseguia cravar o foco por causa da pouca luz disponível no ambiente, mas no dia seguinte fazendo uns testes em um ambiente escuro constatei que por pura inexperiência, havia deixado o foco da maquina em AI SERVO (havia feito umas fotos em movimento dias atrás). Ou seja nunca que a maquina ia cravar o foco.

No segundo casamento foi outra história. Já me senti muito mais confortável e consegui boas fotos, bons ângulos. fiz fotos com a minha 17-55 2.8 (maior parte do tempo) depois troquei para 70-200 (fotos mais fechadas) e também usei a 50 1.4 para fotos da mesa, lembrancinhas, alianças.

Acho que mais uns dois casamentos eu já me aventuro a fazer sozinho.

A vida é assim, a experiência só vem com o tempo. Olhar o trabalho dos mais experientes é fundamental para apurar o olhar, fazendo isso você acaba desenvolvendo suas fotos, seus ângulos, seu estilo.
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:00:31

O bate papo não é sobre preço... mas sim em técnica... como os profissionais costumam fotografar? Foco automático? Usa prioridade de abertura ou velocidade, white balance automático ou custom? Mais isso ai... porque, como leigo ainda sou meio lento em ver abertura, velocidade, tipo de luz, cor, iso, e afins... mas acredito que muitos profissionais estão mais habituados com tudo isso, mas usam alguma coisa para ajudar? Porque penso em fotos para festas infantis... as crianças não param, correm de um lado para o outro, temos mudança na luz na hora do parabéns, crianças que não querem fotografar... casamento temos momentos importantissimos para os noivos, como troca de aliança, assinatura dos papéis, abraços nos padrinhos, entradas de floristas e afins... como ser ágil e não perder esses momentos únicos?

Olá, beleza?
Sobre a técnica, vou responder por mim: Eu uso foco automático, sempre. Desde o tempo das Nikon F 801, o auto foco tem me ajudado bastante. não tenho mais paciencia pra focar manualmente, a não ser que seja em estudio, produtos, etc... Eu uso em 90% do tempo o modo manual. Sempre. Depois de algum tempo fotografando, você já vai meio que aprendendo o que usar em cada situação. E geralmente a correção é muito pequena sobre o que você imaginou... Nos outros 10%, eu uso o prioridade de abertura, pra fazer foto sem flash, e confesso, uso às vezes o quadradinho verde. Sim uso, hehehe. E vou dizer porque.
considere uma igreja, antiga, de madeira, toda marrom, etc... Tipo essa aqui, de Maringá. (É a Capela Santa Cruz)

Lá dentro, você vai usar ISO alto (800 ~ 1600), temperatura de cor bem baixa, (4000 ~ 4600K), baixas velocidades e lente abertas...
(Eu particularmente, por ter aprendido a usar digital só em JPG, nao deixo o WB em auto. Quase nunca.)
Você faz o casamento todo. Só que na hora da saída, pra fazer aquela fotinho linda dos noivos na porta da igreja, não dá tempo de mudar tudo. Você vai estar preocupado em andar de costas no corredor sem se esborrachar, kkkkkk...

Aí, pra salvar a foto, poe no quadradinho verde e seja feliz. O flash já vai pro TTL sozinho, a cor vai pro AWB, tudo filé. Pronto.

Sobre as regulagens, geralmente elas mudam drasticamente quando mudamos o ambiente. Dentro de uma mesma cena, vai variar pouco. Quanto a isso não é tão bicho de sete cabeças assim!  :D

Sobre os momentos importantes, pra não perder, etc... O importante mesmo é atenção.
Ficar esperto e conhecer o ritual do casamento, e já era, não perde nada.
O ideal mesmo é trabalhar em dois ou três, mas dá pra fazer casamento sozinho, eu mesmo já fiz.
Eventos que fiz sozinho:
http://www.mike-castro.blogspot.com.br/2012/02/casamento-debora-e-ewerton.html
http://www.mike-castro.blogspot.com.br/2012/10/aniversario-vitor-1-ano.html
http://www.mike-castro.blogspot.com.br/2013/02/sabrina-aniversario-de-15-anos.html
Claro que não vai ficar aquela maravilha, cheia de flagras emocionantes, mas graças a Deus nunca perdi foto de nada em eventos.
Fique esperto com a criançada, quando for a algum aniversário, converse com a crinança, elas geralmente ficam nos brinquedos, etc...

Abraço, espero ter ajudado...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 13:04:07 por Mike Castro »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:02:53
Dupliquei sem querer...  :D
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 13:03:24 por Mike Castro »


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2013, 19:02:13
Ultimamente tenho feito bastante infantil, realmente a criança não pára. A não ser que seja o primeiro aninho, que tem bastante procura pelo "primeiro aniversário".Porém, a coisa se inverter, em alguns casos a criança não irá largar o colo da mãe ou do pai, vai chorar e etc.

Agora falando em técnica, vai depender muito do ambiente, como os amigos citaram acima, isto é prática.Sempre gosto de usar flash rebatido no teto,  f4,5, velocidade 125s e ISO já depende, mesmo com flash as vezes uso 800, para "ajudar" um pouco.(na verdade tudo depende do ambiente)

A minha 17-50 2.8 Tamron não sai da D7000, e foco sempre no automático para eventos.Por que seja cansativo, festa infantil gosto de fotografar porque você vai aprimorando muita coisa, principalmente o tempo, aquela foto que vc aguarda 1 segundo já sabendo o que irá acontecer, isto também considero pura técnica, que vai melhorando com o passar do tempo.

O ultimo que fiz, os pais estavam assistindo o vídeo vida, já com lágrimas a mãe olhou para o pai, pensei, vai rolar uma "bitoca".rs...E "click" , no ato, perfeita. Esta foto, além das outras do aniversariante é a que irá ganhar o cliente :D

Acho que é isso, além da técnica da câmera, luz, e etc, tem o olhar tb.

Abs


FBanin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2013, 00:25:44
Legal o bate papo... e como começar? Estou pensando em levar a máquina nas festas da familia e dar uma de fotografo, só para ir registrando alguns momentos, ver se pego a técnica e tal.

Nos eventos, vocês costumam a fotografar em RAW ou já vai direto no JPEG? O RAW seria uma boa, pois daria para recuperar alguma coisa perdida, onde o balanço de branco tenha ficado errado ou mesmo as exposições... mas ai temos um grande problema... qtde de memória e velocidade das mesmas...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2013, 09:52:00
Legal o bate papo... e como começar? Estou pensando em levar a máquina nas festas da familia e dar uma de fotografo, só para ir registrando alguns momentos, ver se pego a técnica e tal.


Certíssimo! Não vai se meter a cobrar e depois não entregar. Tá certo. Tem que começar sem compromisso, com a família, etc...
Só lembre, se houver fotógrafo contratado, de não ficar atrapalhando, entrando na frente, etc...

Nos eventos, vocês costumam a fotografar em RAW ou já vai direto no JPEG? O RAW seria uma boa, pois daria para recuperar alguma coisa perdida, onde o balanço de branco tenha ficado errado ou mesmo as exposições... mas ai temos um grande problema... qtde de memória e velocidade das mesmas...
Cara, eu aprendi a usar digital, fotografando em JPG, mas hoje é só RAW. A diferença é enorme.  E outra, hoje os cartões estão baratinhos, o Rafael comprou numa loja, parece ser muito boa:
http://loja.memorytec.com.br/
O preço é bacana, e os produtos são originais.


Abraço.


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2013, 10:26:00
Certíssimo! Não vai se meter a cobrar e depois não entregar. Tá certo. Tem que começar sem compromisso, com a família, etc...
Só lembre, se houver fotógrafo contratado, de não ficar atrapalhando, entrando na frente, etc...
Cara, eu aprendi a usar digital, fotografando em JPG, mas hoje é só RAW. A diferença é enorme.  E outra, hoje os cartões estão baratinhos, o Rafael comprou numa loja, parece ser muito boa:
http://loja.memorytec.com.br/
O preço é bacana, e os produtos são originais.


Abraço.

Comprei nesta loja, altamente recomendada. Pronta entrega,  bem embalado.  :) E ótimos preços.

Tenho fotografado só em raw, vai mais espaço,  mais os hds externos hoje em dia estão mais baratos.

Abraços


givago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2013, 00:40:25
Minha pergunta deve ser ruim , mas qual a diferença de JPEG para RAW?  :ponder:


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:11:21
RAW significa "CRU"... É o negativo digital.
É a foto direta do sensor da camera, sem compactação ou tratamento.

Em JPEG, vem compactada, "pronta", vem com os tratamentos que vc selecionou na camera (D-Lighting, contraste, sharpness, etc...).

Dá para tratar fotos em JPEG, mas aí vc tem menos informação. Tem limites que te impedem algumas coisas, como acertar o WB, recuperar áreas subexpostas ou superexpostas.

Em RAW, a liberdade é imensa. Até aquela foto, que vc considerava perdida, dá para busca. Abrir um arquivo RAW, no lightroom e descobrir tudo que dá para fazer com ele, é incrível !! Os arquivos RAW são bem maiores, por que contem mais informações mas, e daí: cartões de memória são baratos, atualmente, HDD de 2TB não são tão caros !!


givago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:45:52
entendi, mas posso usar todas configurações da câmera no RAW mas depois ainda estarei livre para modificar.
ou não posso usar nada? abertura, iso. (a pergunta é ridícula , mas é que sou novo)