Autor Tópico: Uma câmera compacta pode cobrir o trabalho da semi-profissional?  (Lida 6180 vezes)

Titanio00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Pessoal, estou em dúvida em que câmera comprar. Gostaria de escolher a melhor em custoxbenefício. Não tenho muita grana, acho que eu gastaria de 350-400 reais estourando. Encontrei uma câmera compacta de 250 reais, a Nixon Coolpix S3300 que dizem ser muito boa, mas estou em dúvida se é melhor comprar uma semi profissional, uma GE X 550 ou até mesmo a SAMSUNG WB 150F 14.2 MP

Vou viajar bastante e quero tirar belas fotos, o mais realista possível, sem distorções, principalmente da minha face. Porém, não tenho muita grana...

O que vocês me recomendam? Tem alguma compacta que se equivala ao trabalho das semi-profissionais? Qual a melhor câmera custoxbenefício de 250 a 400 reais?

Obrigado!


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:48:08
Pelo título do tópico pensei que fosse um outro assunto completamente diferente, mas vamos lá...
Sou apenas uma palpiteira... e me desculpe se falar besteira...
Sobre o título do tópico acho o seguinte: o que faz a foto não é a câmera, e sim o olhar do ser que está antes dela... Aliás, já vi gente (e até se dizem profissionais! e descem o cacete em muitos!) que tem equipamentos top de linha e que fazem fotos  muito piores do que muita gente com o Nexus ou compactas Sony cibershot...
Já sobre a escolha da máquina, primeiro, não sei o que você entende por semi-profissional... mas acho que a sua ideia de semi profissional vem daquelas câmeras maiores que os fabricantes tem mas não trocam lente, pois com uma grana dessas vc não vai conseguir comprar uma câmera de entrada... nem com lente do kit...
Depois, o numero de MP não quer dizer nada, praticamente na fotografia!!! Ou melhor, deixa eu corrigir... quer dizer apenas que vc tem capacidade de ampliar com qualidade e fazer uma revelação do tamanho de um outdoor por exemplo (dependendo do numero de MP)... Então, entre uma câmera com mais zoom ótico e menos MP e uma com menos zoom otico e mais MP EU escolheria pela primeira... Pois o zoom ótico vai estar diretamente relacionado com a qualidade da foto quando você "der o zoom"...
Se vc quer usar uma câmera em viagens acho que vc tb deve pensar o seguinte: você quer ostentar o fato de "aparecer" com um trombolho e as pessoas "pensarem": nossa, aquele cára sabe tirar fotos!!! ou se vc quer a facilidade de uma câmera (de qualidade!) pra ficar no bolso e não ser um "peso" na sua vida...
Aliás, esse negocio de trombolho pra mim honestamente é furada (apesar de q todo mundo ainda pensa assim!) pq hj em dia todo mundo tem uma DSLR...
Depois você tem q saber pra que você quer as fotos... pra deixar numa pasta no seu computador e olhar de vez em quando? "Pra botar no facebook"? Pra revelar 10x15? Pra fazer quadros pra colocar na sua casa? Blá blá blá...
Em minha "palpiteira" opinião, se vc quer ter funções, qualidade e quer aprender um pouco sobre fotografia, quer revelar fotos, diagramar albuns de suas viagens, e se vc é mto exigente com suas coisas (e a grana desse, óbvio!) eu ficaria com a samsung... acho q se vc gosta e quer investir nao vale a pena comprar outra e depois ter q trocar... (mas lembre-se que isso vai virar um vicio e vc sempre vai querer mais e mais e mais e mais...)  :hysterical:  :assobi:
Ah, e apesar de maiorzinha, acho (EU ACHO!!! no achômetro mesmo!!!) que essa nikon ai não é melhor que a samsung não... acho que a samsung é bem melhor... (mas nunca mexi com nenhuma!)
Enfim, o meu achômetro tb diz que você deveria procurar tutoriais aqui e no google e tals pra poder se inteirar melhor sobre a qualidade delas.... saber o que você quer... o que as câmeras tem e refletir o que vai te dar melhor resultado... Do modo como você se expôs fica bem difícil te dizer o que fazer... Eu te diria pra comprar a mais em conta e gastar o resto da grana viajando.... pq pelo jeito você não quer se "profissionalizar amadoramente" ou não quer ser um "amador-profissional"  :hysterical:
Honestamente, se vc só quer tirar fotos boas de viagens, apenas para recordações, acho q não vale muito a pena investir pesado não, mas aqui todo mundo vai te dizer para escolher a melhor (que te dará melhor qualidade e blá blá blá) e que provavelmente (eu disse provavelmente e não com certeza) também vai custar mais...
Bom, desculpe me estender, e desculpe o meu jeito de escrever mas acho que é isto... e espero ter ajudado...


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:48:53
boa noite titanio00 , ja te adianto GE nem pensar ! acredito que a canon sx150is seja a ideal ! nesta faixa de preço



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:05:15
"NOSSASINHORA" !!!! :aua: :aua:

Amigo, vai viajar, grana ta curta, compra uma compacta que caiba no bolso e seja feliz.

E não , uma compacta não pode cobrir o trabalho de uma "Semi Profissional" (semi profissional  :ponder:).
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 23:06:50 por Roberto Dellano »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:05:44
Poxa,

Junta mais uns meses e compra um Sony Nex por menos de $ 900,00. E ainda parcela em 12x sem juros.  Máquina nível profissional. Muito melhor que qualquer uma dessas aí que vc citou.

abraços.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:56:15
MOvendo o tópico.


Titanio00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 01:25:34
Pelo título do tópico pensei que fosse um outro assunto completamente diferente, mas vamos lá...
Sou apenas uma palpiteira... e me desculpe se falar besteira...
Sobre o título do tópico acho o seguinte: o que faz a foto não é a câmera, e sim o olhar do ser que está antes dela... Aliás, já vi gente (e até se dizem profissionais! e descem o cacete em muitos!) que tem equipamentos top de linha e que fazem fotos  muito piores do que muita gente com o Nexus ou compactas Sony cibershot...
Já sobre a escolha da máquina, primeiro, não sei o que você entende por semi-profissional... mas acho que a sua ideia de semi profissional vem daquelas câmeras maiores que os fabricantes tem mas não trocam lente, pois com uma grana dessas vc não vai conseguir comprar uma câmera de entrada... nem com lente do kit...
Depois, o numero de MP não quer dizer nada, praticamente na fotografia!!! Ou melhor, deixa eu corrigir... quer dizer apenas que vc tem capacidade de ampliar com qualidade e fazer uma revelação do tamanho de um outdoor por exemplo (dependendo do numero de MP)... Então, entre uma câmera com mais zoom ótico e menos MP e uma com menos zoom otico e mais MP EU escolheria pela primeira... Pois o zoom ótico vai estar diretamente relacionado com a qualidade da foto quando você "der o zoom"...
Se vc quer usar uma câmera em viagens acho que vc tb deve pensar o seguinte: você quer ostentar o fato de "aparecer" com um trombolho e as pessoas "pensarem": nossa, aquele cára sabe tirar fotos!!! ou se vc quer a facilidade de uma câmera (de qualidade!) pra ficar no bolso e não ser um "peso" na sua vida...
Aliás, esse negocio de trombolho pra mim honestamente é furada (apesar de q todo mundo ainda pensa assim!) pq hj em dia todo mundo tem uma DSLR...
Depois você tem q saber pra que você quer as fotos... pra deixar numa pasta no seu computador e olhar de vez em quando? "Pra botar no facebook"? Pra revelar 10x15? Pra fazer quadros pra colocar na sua casa? Blá blá blá...
Em minha "palpiteira" opinião, se vc quer ter funções, qualidade e quer aprender um pouco sobre fotografia, quer revelar fotos, diagramar albuns de suas viagens, e se vc é mto exigente com suas coisas (e a grana desse, óbvio!) eu ficaria com a samsung... acho q se vc gosta e quer investir nao vale a pena comprar outra e depois ter q trocar... (mas lembre-se que isso vai virar um vicio e vc sempre vai querer mais e mais e mais e mais...)  :hysterical:  :assobi:
Ah, e apesar de maiorzinha, acho (EU ACHO!!! no achômetro mesmo!!!) que essa nikon ai não é melhor que a samsung não... acho que a samsung é bem melhor... (mas nunca mexi com nenhuma!)
Enfim, o meu achômetro tb diz que você deveria procurar tutoriais aqui e no google e tals pra poder se inteirar melhor sobre a qualidade delas.... saber o que você quer... o que as câmeras tem e refletir o que vai te dar melhor resultado... Do modo como você se expôs fica bem difícil te dizer o que fazer... Eu te diria pra comprar a mais em conta e gastar o resto da grana viajando.... pq pelo jeito você não quer se "profissionalizar amadoramente" ou não quer ser um "amador-profissional"  :hysterical:
Honestamente, se vc só quer tirar fotos boas de viagens, apenas para recordações, acho q não vale muito a pena investir pesado não, mas aqui todo mundo vai te dizer para escolher a melhor (que te dará melhor qualidade e blá blá blá) e que provavelmente (eu disse provavelmente e não com certeza) também vai custar mais...
Bom, desculpe me estender, e desculpe o meu jeito de escrever mas acho que é isto... e espero ter ajudado...

Eu pretendo fotografar sempre, em viagens, em casa, etc.

Acontece que não tenho muito dinheiro e não entendo nada de câmeras, por isso fiz a pergunta.

A Samsung deve ser a melhor mesmo, é a mais cara!

Mas como tô sem muita grana, perguntei se uma compacta já quebraria o galho... o restante seria por minha conta, já que o fotógrafo também pesa muito. Eu tô procurando alguns cursos pela net, se alguém tiver algum curso pra me recomendar eu agradeço.

Obg


Titanio00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 01:27:22
boa noite titanio00 , ja te adianto GE nem pensar ! acredito que a canon sx150is seja a ideal ! nesta faixa de preço

Boa noite, não encontrei nada sobre essa câmera na net, você acha ela melhor que as que eu citei?


Titanio00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2013, 01:28:56
"NOSSASINHORA" !!!! :aua: :aua:

Amigo, vai viajar, grana ta curta, compra uma compacta que caiba no bolso e seja feliz.

E não , uma compacta não pode cobrir o trabalho de uma "Semi Profissional" (semi profissional  :ponder:).

Se não tiver outra opção, vou ter que comprar uma compacta mesmo. Essa que eu citei é boa? Numa compacta eu não gastaria mais do que 260 reais


Titanio00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2013, 01:30:17
Poxa,

Junta mais uns meses e compra um Sony Nex por menos de $ 900,00. E ainda parcela em 12x sem juros.  Máquina nível profissional. Muito melhor que qualquer uma dessas aí que vc citou.

abraços.

Um dia...eu ainda não trabalho...nem tenho como parcelar algo de 900 reais no cartão. Mas um dia eu pretendo comprar uma máquina a nível profissional.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2013, 07:25:52
Boa noite, não encontrei nada sobre essa câmera na net, você acha ela melhor que as que eu citei?

Sugestão ===> http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91702.0


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2013, 08:11:28
neste site vc pode compararas cameras , e neste link esta a canon sx150    , se conseguir a 160 melhor , mas acho que a grana nao vai dar
http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/cx150/ck_cx150.htm
http://www.youtube.com/watch?v=A2Li1N7EHqQ
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 08:12:16 por carofra »


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2013, 10:36:37
olha eu tenho uma nikon e realmente não gostei da imagem dela , 1° A imagem super embaçada , mesmo num dia claro! onde ela regula pra ISO 100 2° Nãao tem regulagem de iso, 3° ela é super automatica. utilizei ela , numa viajem pra salvador , e praticamente passei muita raiva, Graças ao bom deus apareçeu uma alma , que me emprestou uma compacta HP , q eu realmente tirei o chapeu pra ela, deu o banho na nikon . a alguns dias atras eu passei numa loja e estava vendo umas cameras novas, uma da sansung , ela custa entorno de 250reais , tem abertura f2.5, pra uma compacta é muito, pedi pra eu ve-la , tirei umas fotos e gostei muito dos resultados. hj eu compraria uma camera dessa
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2013, 10:54:31
Na boa, vamos na real ok...

Fora fotos "artisticas" não há condições de usar uma compacta para o que você quer. Para fotos artísticas e outras coisas, até dá para usar uma compacta com bastante sucesso, mas para coisas tipo festas, eventos e similares, esqueça, a não ser que você vá para uma compacta muito acima da classe que você cita.

Compactas tem sensor pequeno. Fato.
Sensores pequenos tem qualidade de imagem inferior. Fato
Salvo raríssimas exceções, as compactas tem ótica no máximo mais ou menos. Fato
Fazer qualquer coisa séria em jpeg é bem mais complicado. Sem raw,para mim não dá. Fato.
Compactas não trabalham bem com iso alto. Fato (pelo menos nenhuma baixo de R$1000)


As compactas aptas para este tipo de coisa seriam as micro 4/3 (MFT), as NEX, talvez a série X da Fuji e se estiver mesmo desesperado, a série LX da Panasonic.

Cabe notar que qualidade é subjetiva e o que pode estar ótimo para um pode estar uma porcaria para outro.

Você quer tirar leite de pedra, mas sejamos realistas, isso nem sempre é possível. Mas como o grau de exigência de cada um é muito particular, quem tem que decidir isso é você. Provavelmente vai comprar uma dessas câmeras mencionadas aqui, vai achar ótima no início, e depois quando ver uma imagem decente vai se morder de raiva.... É o que mais acontece.

 
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 10:56:41 por AFShalders »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2013, 11:43:24
Eu tenho 2 cameras nessa faixa de preço: Canon SX150 e Fuji S2980. A Canon tem imagem melhor, mais faixas de abertura e controles manuais. A Fuji tambem tem controles manuais, mas limitações na abertura, mais zoom (canon 12X e fuji 18X), filma HD em AVI. Tambem acho o macro e supermacro dela melhor do que a Canon. Para fotos em ambiente externo trabalhando em ISO 100 ou 200 as duas dão conta do recado pra uso pessoal. Fotos no flick: http://www.flickr.com/photos/96109558@N03/
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount