Autor Tópico: Bolo estourando (e pessoas OK)  (Lida 4436 vezes)

paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 15 de Setembro de 2013, 20:02:01
Amigos,

Coloco esta dúvida, por que, desde já, conto com a experiencia dos demais colegas...

Embora eu faça poucas fotos de pessoas atrás de mesas de bolo, quase sempre que o faço, tenho problemas com o bolo, especialmente os brancos ou com cores muito claras...
Uso flash rebatido (no teto ou com difusor stofen). Mas, como o bolo está há meio metro a frente das pessoas a serem fotografadas, a luz chega mais forte nele. As pessoas ficam na exposição correta. O bolo, perde detalhes, vira uma massa branca.

Fotografo em RAW e consigo salvar um pouco da desgraça toda, mas é um saco. Perder horas, por causa do bolo (que é para comer e não o personagem principal).

Tenho usado o bloqueio de flash, mas de pouco adianta, por que travo a medição no rosto das pessoas e o bolo é que é o problema.  Se o bolo fica OK, as pessoas ficam escuras...

Peço dicas, de como contornar esta situação. Desde já, agradeço.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2013, 07:59:53
 :snack:
acompanhando..
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2013, 08:30:28
 :snack:


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2013, 10:36:17
Posicione as pessoas à frente da mesa do bolo.  :hysterical: :hysterical:

Acompanhando....  :snack:


(Eu entrei aqui achando que tinha uma foto de um bolo explodindo)   :doh:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 10:37:02 por hbrandao »
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


skooby_aka

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Viviphotoart.com
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2013, 10:56:18
Piaimvideo,

Uma tática que sempre uso é não só rebater para cima, e sim para traz de mim mesmo! Assim difundindo mais ainda a luz e forçando um pouco mais a claridade geral!

Mas o ideal mesmo é sempre controlar a medição pontual de luz ou até mesmo utilizar o fotomêtro de mão para medição!!!

Espero ter ajudado!

Abraço

Skooby (Tom Viturino)
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 10:56:37 por skooby_aka »
Sempre aprendendo


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2013, 11:29:05
Se você está rebatendo pra cima, a luz tem que vir de cima, então chegaria igual nas pessoas e no bolo...

Tá vazando luz pra frente diretamente do seu flash. Você está usando aqueles cartões brancos rebatedores no flash? pode ser isso que está fazendo ir luz direta pra ele...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:33:07
Verdade, eu estava usando um cartão desses.


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 12:56:41
(Eu entrei aqui achando que tinha uma foto de um bolo explodindo)   :doh:
[/quote]

 :D :D :D


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2013, 13:18:14
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
(Eu entrei aqui achando que tinha uma foto de um bolo explodindo)   :doh:


 :D :D :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2013, 14:08:05
(Eu entrei aqui achando que tinha uma foto de um bolo explodindo)   :doh:


 :D :D :D

 :hysterical: :hysterical: :assobi:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2013, 14:39:41
Tem como fazer isso que disseram de rebater para trás no caso se a parede for branca....

Porém com o avanço das técnicas de iluminação, já pensou em utilizar luz contínua, ou seja iluminadores de led?

Exitem modelos que vão na sapata, veja:

Fábio Pedro.


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:12:57
O iluminador de led daria o mesmo resultado:  a luz chegando primeiro no bolo e, 50cm (ou um pouco mais ) depois, nas pessoas. Ou seja, ela estaria mais forte, no bolo e perderia um pouco de força ao chegar nas pessoas.
Neste caso, da mesma forma, eu teria que escolher ente a fotometria correta para o bolo ou para as pessoas atrás dele.

Ah.. Quanto a colocar as pessoas na frente do bolo, era uma situação que pensei. Mas, como convencer o cliente, que pagou uma baba pelo bolo e pela mesa com belos arranjos, a vir para a frente da mesa ?
Quando é possível, eu falo isto e evito fotos atrás da mesa do bolo, e faço de meio corpo, o que deixa a foto mais bonita, por que as pessoas aparecem mais. Mas tem clientes que querem foto atrás do bolo e não tem conversa.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:21:13
O segredo é rebater o seu flash na parede mais distante que houver. Quanto mais distante a parede onde ele for rebatido, menor vai ser a distância relativa entre o bolo e os convidados, e aí a luz que vai chegar neles vai ser praticamente a mesma. Não dá pra rebater na parede de trás? Rebate na parede do lado então. Pra esse tipo de foto eu sempre miro em alguma parede do lado, aponto o flash um pouco pra trás, na junção entre a parede e o teto. A luz vem de forma oblíqua (evitando as sombras nos olhos) e chega de forma suave tanto ao bolo quanto aos noivos.

Existem muito mais formas de rebater o flash do que pra cima, ou pra trás. Experimente, arrisque, dá pra tirar belíssimos resultados usando luz lateral, luz oblíqua.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2013, 15:44:03
Decaimento de luz... Faça como o Teté opinou e seja feliz.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:57:08
O iluminador de led daria o mesmo resultado:  a luz chegando primeiro no bolo e, 50cm (ou um pouco mais ) depois, nas pessoas. Ou seja, ela estaria mais forte, no bolo e perderia um pouco de força ao chegar nas pessoas.
Neste caso, da mesma forma, eu teria que escolher ente a fotometria correta para o bolo ou para as pessoas atrás dele.

Ah.. Quanto a colocar as pessoas na frente do bolo, era uma situação que pensei. Mas, como convencer o cliente, que pagou uma baba pelo bolo e pela mesa com belos arranjos, a vir para a frente da mesa ?
Quando é possível, eu falo isto e evito fotos atrás da mesa do bolo, e faço de meio corpo, o que deixa a foto mais bonita, por que as pessoas aparecem mais. Mas tem clientes que querem foto atrás do bolo e não tem conversa.

Mas o iluminador de led tem regulagem de intensidade, você pode colocar uma luz bem fraca para que ilumine a cena suficiente sem estourar nada, além do fato de vir com difusor e géis coloridos que você pode modificar a cor da luz. :ok:

Eu em casa uso um octobox com lampada econômica dimerável e regulo no dimmer a potência da minha luz até hoje não estourei nada.

Nunca usei um iluminador desses, mas pelo princípio que eu usei acima eu acredito que dê certo.

Mas isso que o Humberto disse paraçe ser o mais correto. :ponder:
Fábio Pedro.