Autor Tópico: Comparativo Sigma 35 1.4 Art vs Canon EF 35 2.0 IS USM  (Lida 21772 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 15 de Setembro de 2013, 21:11:49
Tive a oportunidade de ter essas duas lentes convivendo por uma semana. Aproveitei para fazer alguns comparativos testando os fatores principais de uma lente:
a. Nitidez
b. Vinheta
c. Aberração cromática
d. Cores e Constrastes

Todas as fotos foram tiradas sem tripé mas tentei usar o método o mais igual possível. Foram fotografadas em RAW e convertidas sem qualquer correção pelo LR com 300 dpi.

TESTE 1 (Controle remoto) - ISO 3.200
Sigma - f/1.4

Sigma - controle remoto por thales_em01, no Flickr


Sigma - controle remoto-2 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/2.0

Sigma - controle remoto-3 por thales_em01, no Flickr


Sigma - controle remoto-4 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.0

Canon - controle remoto por thales_em01, no Flickr


Canon - controle remoto-2 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/2.8

Sigma - controle remoto-5 por thales_em01, no Flickr


Sigma - controle remoto-6 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.8

Canon - controle remoto-3 por thales_em01, no Flickr


Canon - controle remoto-4 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/4.0

Sigma - controle remoto-7 por thales_em01, no Flickr


Sigma - controle remoto-8 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/4.0

Canon - controle remoto-5 por thales_em01, no Flickr


Canon - controle remoto-6 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/8.0

Sigma - controle remoto-9 por thales_em01, no Flickr


Sigma - controle remoto-10 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/8.0

Canon - controle remoto-7 por thales_em01, no Flickr


Canon - controle remoto-8 por thales_em01, no Flickr

Neste teste 1 fica nítido uma diferença razoável favorável à Sigma no fator nitidez.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:21:30
Também percebi a Sigma mais nítida nestas fotos. Já a aberração cromática na Canon é muito mais controlada. Na imagem 1 da Sigma, em f/1.4, achei elevada demais a aberração.  :ponder:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:26:49
TESTE 2 (Muro de alvenaria)

Sigma - f/1.4

Sigma - muro por thales_em01, no Flickr


Sigma - muro-2 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/2.0

Sigma - muro-3 por thales_em01, no Flickr


Sigma - muro-4 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.0

Canon - muro por thales_em01, no Flickr


Canon - muro-2 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/2.8

Sigma - muro-5 por thales_em01, no Flickr

Tratada com o meu preset

Sigma - muro-6 por thales_em01, no Flickr

sem tratamento

Sigma - muro-7 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.8

Canon - muro-3 por thales_em01, no Flickr

Tratada com o meu preset - parâmetros de tratamento similares à Sigma

Canon - muro-4 por thales_em01, no Flickr

sem o tratamento

Canon - muro-5 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/4.0

Sigma - muro-8 por thales_em01, no Flickr


Sigma - muro-9 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/4.0

Canon - muro-6 por thales_em01, no Flickr


Canon - muro-7 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/8.0

Sigma - muro-10 por thales_em01, no Flickr


Sigma - muro-11 por thales_em01, no Flickr
Queda na nitidez devido à baixa velocidade para manter o ISO igual (1/30 ISO 100)

Canon - f/8.0

Canon - muro-8 por thales_em01, no Flickr


Canon - muro-9 por thales_em01, no Flickr
A velocidade um pouquinho + alta (1/40) e IS fizeram a diferença positivamente

Até 2.8 a Sigma se mostrou melhor. A partir disso empate técnico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:28:13
Tsouto, chegou a fazer o micro ajuste do auto-foco para estas lentes? pelos teus testes dá pra ver claramente que a sigma é melhor, mas me parece que este teste seria mais válido se as duas lentes estivessem com o AFMA calibrado para ambas na tua câmera. isso pode influenciar bastante no resultado.

 :ok:
fkuhne.tumblr.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:31:40
Tsouto, chegou a fazer o micro ajuste do auto-foco para estas lentes? pelos teus testes dá pra ver claramente que a sigma é melhor, mas me parece que este teste seria mais válido se as duas lentes estivessem com o AFMA calibrado para ambas na tua câmera. isso pode influenciar bastante no resultado.

 :ok:
Nenhuma delas teve ajuste fino. Mesmo porque todas as minhas lentes não encontrei diferença entre -5 a +5. Portanto, deixo no 0. Nesse quesito o ponto central da 6D é muuuuito bom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:40:53
TESTE 3 (árvore) - Aqui o objetivo principal é tentar avaliar o bokeh e aberração cromática

Sigma - f/2.0

Sigma - árvore por thales_em01, no Flickr


Sigma - árvore-2 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.0

Canon - árvore por thales_em01, no Flickr


Canon - árvore-2 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/2.8

Sigma - árvore-3 por thales_em01, no Flickr


Sigma - árvore-4 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/2.8

Canon - árvore-3 por thales_em01, no Flickr


Canon - árvore-4 por thales_em01, no Flickr

Sigma - f/4.0

Sigma - árvore-5 por thales_em01, no Flickr


Sigma - árvore-6 por thales_em01, no Flickr

Canon - f/4.0

Canon - árvore-5 por thales_em01, no Flickr


Canon - árvore-6 por thales_em01, no Flickr

Sempre em ISO 100. Para mim o bokeh é idêntico (em outras fotos que vocês podem ver no review da Canon e Sigma pude perceber uma ligeira vantagem para a Canon) e aberração cromática pareceu ser um pouquinho melhor para a Sigma mas, em outros testes, percebi o inverso por pouco, portanto, empate técnico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:49:59
Agora olhando o aspecto tamanho, peso e construção. Se avaliar construção, achei a Sigma um pouco melhor e com um design moderno. Ambas ficam lindas com seus parasóis em pétala.
O tamanho e peso da Canon é uma vantagem pois tem metade do peso e um tamanho menor. Para uso longo faz diferença.


size overview por thales_em01, no Flickr


size overview-2 por thales_em01, no Flickr

Em termos de AF, ligeira vantagem para a Canon na velocidade mas em ambas tive o mesmo acerto de fotos de objetos/pessoas estáticas. Lembrando que para foco contínuo (AI SERVO) ainda não me encontrei na Canon. Tive muito mais facilidade na minha era Nikon.

RESUMO: Se a Canon tem um tamanho menor e melhor e custa uns 15% a menos e tem um IS muito eficaz as vantagens da Canon (que é uma senhora lente) terminam aí. No resto a Sigma vence. Se levarmos em consideração nitidez, a Sigma ganha com uma boa margem até 2.8. A vinheta é muito pouca na Sigma e isso faz diferença para quem não quer ficar perdendo tempo com correção na pós.
Em termos de cores e contraste as duas lentes são excepcionais. O contraste da Sigma é bem maior a ponto de ter que tomar mais cuidado na minha pós.
Quando falamos em deformação as duas são muito bem controladas. Semana retrasada acabei dando uma de fotógrafo e cobri um evento na empresa usando a 28-135 e a deformação nessa lente é bem intensa.

Minha escolha continua sendo a Sigma, impressionante o que a Sigma virou o jogo com essa lente.
 :worship: :worship: :worship:
Se a Sigma lançar outras primes com esse pedigree "Art", com certeza terei-as.

Meu agradecimento especial vai para o Humberto Yoji aqui do MF que possibilitou eu ficar a sua Canon 35 por algumas semanas e fazer um comparativo entre elas.

Espero que tenham gostado do teste, tentei usar um padrão mais acadêmico possível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:50:14
O ideal seria compara com a 35 1.4 L, mas neste teste deu para perceber que a Sigma tem mais AC do que a Canon, isso para mim é mais grave do que a vantagem marginal em nitidez que a Sigma tem! Eu só compraria uma 35mm para Video, e como eu filmo com sistema M4/3, nao tenho este problema de decidir entre a Nikon 35mm f/1.4G e a Sigma Art; para esta DF eu uso a 24-70; porém para o Video em M4/3 já estou decidido pela Voightlander 17.5 f/0.95. Excelente Iniciativa Thales. :ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2013, 21:53:13
Sigma
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:52:26
Grande comparativo, Thales! Como sempre!

Vou deixar aqui as minhas impressões também. Eu passei uns 20 dias com a Sigma 35/1.4 do Thales, e até usei em alguns trabalhos com muito sucesso! Se fosse resumi-la em uma única palavra: NÍTIDA! Assim mesmo, em maiúsculas e com ponto de exclamação no final. Se fosse resumi-la em 2 palavras: ESTUPIDAMENTE NÍTIDA! Provavelmente a objetiva mais nítida que já testei, e provavelmente uma das mais nítidas já fabricadas. E isso falando em abertura máxima, f/1.4.

Certamente a maior virtude da objetiva, mas longe de ser a única. A construção dela é impecável, além de esteticamente muito bonita. O controle de vinhetas e de flares é muito bom. No que a Canon leva vantagem claramente é nas aberrações cromáticas em abertura máxima. Mas fechando a Sigma pra f/2.0, a diferença fica bem pequena. E em f/2.0, a vantagem da Sigma tanto em nitidez como em vinhetas é muito maior. Gosto um pouco mais do desfoque de fundo da Canon, mas é pouca diferença, quase empate técnico.

Tive alguns problemas com o AF da Sigma... Em algumas situações ela focou errado, confirmou o foco mas claramente não estava focado. Situações de foco fácil, locais com bom contraste, boa luz, sujeito estático... Aconteceu em alguns testes em casa e em algumas fotos nos trabalhos, nas 2 câmeras. Não é uma quantidade significativa, mas aconteceu mais vezes do que o esperado se fosse apenas ao acaso. Mas pode ser apenas com as minhas câmeras, o Thales me disse que nunca teve esse problema na 6D. Detalhe que não precisei de micro-ajuste nela, foco cravadinho nas minhas 2 câmeras.

O que realmente me incomodou na Sigma foi o tamanho e peso. Ela é apenas um pouco menor que a 24-105, e tem praticamente o mesmo peso, muito grande pra uma fixa. Pra maioria das pessoas isso não é empecilho, mas pra mim foi um ponto crucial. Eu estava a ponto de trocar a minha Canon por uma Sigma, já tinha pesquisado preços e cheguei até a oferecer a Canon para alguns interessados, mas depois de experimentar eu mudei de ideia.

Mas enfim, concordo com o Thales, a Sigma virou o jogo mesmo com essa objetiva! E na torcida pra que isso seja apenas o começo. No último mês, a Canon baixou oficialmente o preço da 35/2 IS USM, que era de US$850 e agora está US$600. Eu tenho certeza absoluta de que essa redução de preços foi por conta do grande sucesso que a Sigma está fazendo. E é isso que o mercado precisa, de uma outra fabricante pra fazer a CaNikon tremer na base e começar a oferecer mais por um preço menor.

Abraços


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:59:33
Obrigado Thales e Humberto.

Minha 7D e eu agradeçemos!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


edsrzo

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2013, 09:36:45
muito bom teste comparativo , esta sigma é o capeta rsrs...vendi minha canon 35mm f1.4L ,a principio ia  pegar uma mais wide ,mas estou pensando seriamente em adquirir a sigma de novo..


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2013, 16:05:57
O USB Dock da Sigma faz o AF dela ser REVOLUCIONÁRIO! Pelo que entendi vc pode além de fazer atualizações do firmware pode escolher se quer algo mais rápido ou mais preciso, são opções nunca disponibilizadas antes.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2013, 18:45:39
O USB Dock da Sigma faz o AF dela ser REVOLUCIONÁRIO! Pelo que entendi vc pode além de fazer atualizações do firmware pode escolher se quer algo mais rápido ou mais preciso, são opções nunca disponibilizadas antes.
Essa minha Sigma faz isso? Confesso que nem reparei ou li manual sobre tal assunto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2013, 18:46:44
Essa minha Sigma faz isso? Confesso que nem reparei ou li manual sobre tal assunto.


Precisa comprar o USB dock: http://www.bhphotovideo.com/c/product/909813-REG/Sigma_USB_Dock.html