Autor Tópico: Cuidados com a câmera na praia  (Lida 12782 vezes)

diego_or

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2013, 09:29:58
Olá pessoal, estou planejando uma viagem para a praia e claro surgiu a dúvida cruel dos cuidados com a DSLR.
Como sabemos as condições adversas da praia (sal, maresia, calor, areia, água) para nossas câmeras andei pesquisando algumas dicas, porém não cheguei a uma conclusão definitiva.
Ouvi falar em colocar um saco plástico na câmera, em simplesmente limpar depois do uso, usar filtros UV para proteção das objetivas, ouvi até que NÃO se deve levar a câmera. Então venho pedir ajuda de vcs. O que é realmente válido?
Valeu galera,
No aguardo!
Canon T3i 600D
Lente Canon 18-55 mm IS II f/3.5-5.6 (Kit) Canon EF 50mm 1.8 II


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2013, 09:53:06
fala diegão, então eu talvez va passar o fim de ano na praia a convite de uma amiga da minha namorada e talvez leve meu equipamento, mais perto da areia só vou levar a gopro, eu sou meio neurótico com meus equipamentos e só de pensar numa ventada jogando areia no meu lcd e na lente já me bate uma angustia, mas pelo que vejo o pessoal falando quem usa a câmera na praia depois passa um pano levemente umidecido pra tirar a sujeira, areia e o que mais puder ter grudado na câmera, não sei se há necessidade de por ela dentro de um saco plástico, mas com certeza alguém mais experiente pode te ajudar mais.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


diego_or

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2013, 13:17:00
Pois é btortelli, eu tb sou chato com meu equipamento. Valeu pelo comentário. A dúvida maior é se poderia causar algum dano na parte interna da câmera/objetivas. Alguém comentou em nem pensar em levar uma lente q não seja selada para a praia. De repente alguém que já tenha tido uma experiência nesse sentido, seja ela agradável ou não, poderia compartilhar conosco suas conclusões.
Sigo aguardando
Abraços
Canon T3i 600D
Lente Canon 18-55 mm IS II f/3.5-5.6 (Kit) Canon EF 50mm 1.8 II


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2013, 13:29:50
Nunca levei dslr pra praia, acho que pra ficar seguro mesmo só com uma capa estanque no estilo Outex (http://www.outex.com/) ou algo desse tipo: http://www.multifocusimportados.com.br/ecommerce_site/produto_12571_8187_Bolsa-Estanque-Cameras-Digitais-SLR-DSLR

Uma vez eu estava fotografando na praia com a minha compacta e veio uma rajada de vento nem sei de onde e entrou areia... Pra consertar ficou o preço da câmera  :aua:


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2013, 14:42:47
Já levei minha antiga 7D pra praia e não tive problema algum, mas lembrando que ela é selada e a lente estava com um filtro UV. Quando não estiver usando, sempre deixe-a dentro da sua mochila, isso já evita muito a maresia. Vale a pena levar, as fotos ficam maravilhosas.


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2013, 15:29:52
Sempre levei para praia minha antiga 30D e minhas lentes. Quando chegava em casa sempre passava um pano levemente umedecido no corpo das lentes e maquina para tirar a maresia e pronto. nada enferrujado.  :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2013, 16:09:18
Praia entende-se cidade praiana ou na praia mesmo? Na cidade acho que não tem muito o que ser diferente, é só estar ciente principalmente da umidade muito alta, agora na praia ou próximo dela eu evitaria trocar lentes, apenas isso.


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2013, 16:16:02
Nattis, esqueci essa importante observação, trocar lente somente em um ambiente reservado. Tipo, banheiro de quiosque.rsrsrs Assim evita o vento com maresia e a areia.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


FabioDuarte

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2013, 21:21:03
Diego,

quando vou à beira da praia fotografar, uso as capas do link abaixo:

http://www.ebay.com/bhp/optech-rainsleeve

Abraços,
Fabio.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:10:38
Comprar câmera e deixar em casa quando viaja com medo de estragar é a mesma coisa que comprar carro 0km, não tirar o plástico do banco e guardar na garagem pra não gastar o cabelinho dos pneus.....

Tem problema nenhum fotografar na praia não! isso é excesso de cuidado sem necessidade!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 08:11:52 por Luciano.Queiroz »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:58:30
Comprar câmera e deixar em casa quando viaja com medo de estragar é a mesma coisa que comprar carro 0km, não tirar o plástico do banco e guardar na garagem pra não gastar o cabelinho dos pneus.....

Tem problema nenhum fotografar na praia não! isso é excesso de cuidado sem necessidade!

 :clap: :clap: :clap: :clap:

Concordo!

A gente não pode ser desleixado, trocar de lente na faixa de areia, ou colocar a camera em cima da toalha de banho estendida, kkkk

Mas isso que o Luciano citou é verdade. É só tomar alguns cuidados básico e já era, hehehe

Em tempo, no fim do ano pretendo viajar pra São Bernardo do Campo, no Riacho Grande, onde mora a minha sogrita, lá a umidade é 110%, heheheheh
De lá vou dar uma esticadinha até Tapes - RS, dar um mergulhinho na lagoa dos patos. E vou levar a camera, hehehehe

Abrçao.


diego_or

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:53:08
Valeu pela colaboração pessoal. A intenção do post era justamente a de saber das experiências de quem tem mais tempo na fotografia.
Luciano, concordo com a sua opinião, se tem o equipamento deve usá-lo. As respostas só vieram a confirmar o que eu havia imaginado da situação, devemos ter os cuidados que temos sempre observando as peculiaridades de cada ambiente.
PS.: Confesso que por um momento fiquei tenso com alguns conselhos de não levar a câmera.
Agradeço a todos pela colaboração
Canon T3i 600D
Lente Canon 18-55 mm IS II f/3.5-5.6 (Kit) Canon EF 50mm 1.8 II


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:48:47
Se queres se despreocupar com areia, maresia e água, a capa outex é uma boa opção. O problema é que se a pessoa desejar mudar de objetiva a situação nunca é simples.
JVc.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2013, 12:09:01
Não sei se minha opinião ficou parecida com "excesso de zelo", porque também sou do time que se comprou pra usar é pra usar. Apenas precisa ficar ciente que está exposto ao risco e ele é grande. Se quer usar na praia sua câmera sem preocupação de estragar acho que só pondo uma capa no estilo da outex ou similar. Ou então assumir o risco e ir pro abraço.

Como aconteceu com a minha compacta de vir uma "rajada" de vento com areia e ferrou a câmera, poderia ter sido o mesmo com a dslr e essa foi minha experiência nessa situação.  :ok:

Em nenhum momento eu disse não leve a câmera, mas quis deixá-lo consciente do risco  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2013, 12:26:46
Eu gosto de caminhar na beira-mar e sempre levo a câmera, não vejo grandes problemas.  Acho apenas que tem que ter alguns cuidados básicos:

-Quando a câmera não estiver sendo utilizada, deixar guardada na mochila, a menos claro que vc esteja caminhando;
-Não trocar a lente em ambiente aberto, principalmente se estiver ventando;
-Evitar usar a câmera se realmente estiver ventando muito e levantando areia, principalmente se a câmera não for selada e a lente for do tipo que os tambores são externos, o que pode fazer com que alguma areia seja aspirada para dentro da lente ao fazer o zoom. Aliás, lentes fixas são melhores para isso.
-Eu costumo usar filtro UV nas lentes nestas condições - e é praticamente só nestas condições que uso filtro. Se ao retornar a meleca de maresia for muito grande, torneira nele :)
-Ao retornar, limpar a câmera com um pincel macio e depois finalizar com pano levemente umedecido.

Claro que o risco sempre existe, mas não é tão grande assim.

Abçs




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460