Autor Tópico: Meu primeiro casamento  (Lida 2027 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2013, 22:04:17
Gostei bastante do resultado, mesmo as que não foram usado o flash. Em tamanhos pequenos não é possível distinguir se é M4/3 ou APS-C.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2013, 22:28:21
Dimi, eu estava rebatendo, principalmente, para as laterais. Como estava usando f1.8 a f2.8 e iso 1600, nem precisava de muita potência. O erro foi do operador mesmo. =]

Fica a dica pra próxima: rebater ajuda, mas nem sempre é valido. Mesmo com aberturas grandes e ISO elevado, o flash não dá conta de iluminar a cena toda e alguns lugares ficam com sombra.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2013, 09:37:56
Sou bem leigo no assunto, mas se estiver em uma igreja (lugar aberto), longe das paredes, não tem onde o flash rebater.

Ex.: se seu flash, na abertura que esta a lente, alcançar 6 metros, para rebater na parede e voltar a luz tem que andar 6 metros no total, senão é a mesma coisa de estar sem o flash (os mais experientes me corrijam se eu estiver errado).

Gostei das fotos, principalmente a da avozinha com o casal.


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2013, 10:24:54
Cristiano, a potência do flash estava até sobrando.

Nessa foto da avozinha mesmo, rebati o flash no teto da igreja (uns 15m de altura), com distância bem maior que nas outras fotos, e deu pra iluminar. O problema é que, nesse caso, a potência estava no máximo, aí esqunta e demora demais para recarregar.

O que eu acho que deveria ter feito era colocar o flash num tripé na hora do altar, acho que seria a solução ideal. Alguém faz isso? Facilitaria a vida,  pois a distância do sujeito ficaria constante, aí colocaria esse para os noivos, que poderia ser usado por ambas as câmeras, e um segundo na OM-D, para pegar os flagras nos convidados.

O que vocês acham?

Abraço


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2013, 10:38:28
O ideal é usar o TTL.

Como EU faria: flash pra frente, em TTL, ISO 640 ou 800, f/4, 1/80.

Assim vc diminui a pontencia do flash, diminui o tempo de carregamento, aumenta a vida util do flash e das pilhas e ainda tem uma luz suave pra complementar a iluminação do local, tirando as sombras indesejadas.

ABcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:17:49
Muito bom!! Gostei bastante da profundidade de campo.
E não vi problemas nas fotos sem flash... a mim, não incomodaram.
Enfim, bom trabalho!!


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:24:50
Valeu, Helena. Para um primeiro "trabalho", estou bem feliz com as fotos, mas elas ainda tem muito a melhorar, espero! hehehe :D