Autor Tópico: Projeto Pessoal e o uso de imagem  (Lida 1178 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 17 de Setembro de 2013, 20:32:36
Olá amigos! Tudo certo com voces?

A situacao é a seguinte, estou com um projeto pessoal sem fins lucrativos, falei com alguns membros do hospital da minha cidade e vou falar pessoalmente com o médico responsavel pelo local para fazer um projeto fotografico mostrando a realidade de dentro de um hospital, expressoes, ambiente, medicos... pretendo ficar de 2 semanas a 1 mes dentro do hospital seguindo os plantoes, as emergencias, as situacoes complicadas(logicamente com a orientacao do medico para nao atrapalhar de forma alguma)... porem me surgiu a duvida, num futuro desejo expor as fotos, se tudo der certo em uma exposicao a nivel regional ou municipal... e o direito de imagem? Como devo proceder? Fica complicado pedir para alguem assinar um contrato de uso de imagem dentro de um hospital, seria meio complexo... será que pelo fato de ser uma atividade fotojornalistica sem qualquer fim lucrativo eu posso me abster de contrato de uso de imagem ou o jeito é simplesmente nao pegar o rosto das pessoas mesmo?


abracos !
@jacobfotografiacriativa


Daniel Xavier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
  • Tentando fazer uma grana
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2013, 21:15:39
 :snack:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2013, 21:31:29
andré,
além de complicado é um assunto muito delicado...

vou contar a minha experiência.
há algum tempo atrás,eu tive um padrasto que esteve internado durante 3 anos no hospital santa casa,ali na santa cecilia.
passei longos dias com ele,na maior parte do tempo acontece coisas muito tristes,familiares sofrem muito sem falar do paciente...

acho que nos momentos em que passei com ele,se tivesse alguém tirando foto eu,ou tiraria alguma satisfação,ou não gostaria nada nada..

é uma coisa particular minha ok.
meu padrasto morreu nesse mesmo hospital,após 3 anos internado resistindo há várias seções de rádio terapia.

mesmo que vc. tenha a autorização de todos,inclusive a autorização de uso de imagem a questão é...

vc vai ter estômago para ver as pessoas em seu estágio final ?
como disse antes é tão complicado para os outros quanto para vc....

nós sabemos que a fotografia tem seu impacto expressivo,mas até que ponto podemos ir é uma questão que deva ser analisada...

seu projeto é algo muito bacana,mas existem coisas mais importante que direitos,existem vidas a serem expostas e o uso de suas imagens pode ser algo que tornará as pessoas meras exposições de arte,jornalismo,critica ou o que for...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2013, 23:07:44
Não sou expert no assunto, mas de antemão te digo que:
- Tem que ter autorização TODAS as pessoas que aparecem nas imagens... e definida explicitamente em quais meios de divulgação
- Tem que ter autorização também do hospital... pq se aparecer um lençol sequer com a logomarca deles e vc não tiver esta autorização vc terá problemas.
Se o projeto for bacana, que sensibilize a população e não exponha a instituição nem a classe (médicos, enfermeiras, etc) negativamente você pode até tentar apoio da própria secretaria da saúde do município, dos conselhos regionais, etc.
Vai dar um baita trabalhão... mas se vc estiver empenhado e acreditar no projeto, vá em frente.
Abs.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2013, 00:12:28
Ola amigos! Entao, nao deixei bem claro a situacao!

É o hospital publico de minha cidade, hospital este que esta praticamente abandonado, ali nao temos internacoes de risco nem nada do tipo, é feito somente o atendimento emergencial e nada mais!

Pela revolta da populacao por nao possuir um hospital em condicoes utilizaveis achei interessante o projeto, pois gerara bastante  isibilidade, e a ideia era voltada mais a mostrar o que o medico passa num ambiente com fraca estrtura
@jacobfotografiacriativa


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2013, 00:26:48
Não tem alguma associação, sindicato ou algo do gênero pra apoiar? Põe no papel o projeto e possíveis fins das fotos e vai atrás

Arruma um assistente para te ajudar nas autorizações de uso de imagem e prepara o psicológico (vai precisar), serão fotos com emoções extremas

Vai na fé


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:16:47
E o diretor do hospital vai autorizar mostrar o que vc quer? Ele deve explicações ao governo que é patrão dele, que por sua vez não gosta de imagens que mostrem a realidade da coisa.. cabeças podem rolar com um trabalho desse tipo....
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 08:17:17 por Luciano.Queiroz »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:43:37
E o diretor do hospital vai autorizar mostrar o que vc quer? Ele deve explicações ao governo que é patrão dele, que por sua vez não gosta de imagens que mostrem a realidade da coisa.. cabeças podem rolar com um trabalho desse tipo....

E pior é Governo Federal... sabe como a Dilma bota tudo embaixo do tapete né...

Você deveria buscar primeiro uma assistência jurídica que possa lhe orientar para você saber até onde pode ir com esse projeto, sem risco de ter suas imagens confiscadas e problemas com a PF e ainda levar um processo. :ok:
Fábio Pedro.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2013, 11:17:38
André,

no decorrer da sua abordagem me veio à mente um lance fotojornalístico de denúncia do abandono e tals.
Agora com relação a "explorar" a desgraça humana dos pacientes e das condições de trabalho dos profissionais com uma duração maior... sei lá, não consegui imaginar algo positivo e principalmente, que não vai te dar dor de cabeça.
PRA MIM, eu direcionaria essa energia em outra situação, sem querer desestimular, mas apenas me colocando na sua situação, ok?
 :ok:


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:05:49
Antes de decidir se toca o projeto para frente, converse com o representante do CRM e do sindicato dos médicos da sua cidade. Eles tem mais condições de te orientar ou se eles se interessarem até tocar o projeto junto com você (se eles entenderem que será bom para os médicos ou para o hospital).

Quanto a Dilma, no momento ela é alvo de antipatia por parte da maioria da classe medica.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 15:08:34 por CristianoSoares »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:28:21
E o diretor do hospital vai autorizar mostrar o que vc quer? Ele deve explicações ao governo que é patrão dele, que por sua vez não gosta de imagens que mostrem a realidade da coisa.. cabeças podem rolar com um trabalho desse tipo....

eu pensei exatamente isso.
cuidado andré vc. pode estar jogando merda no ventilador  :o

o lance de denuncia é bem bacana mesmo,mas acho que teria que ser algo nas espreitas,talvez até com a cam. do celular...

os caras que não conhecem iram achar que vc. é do fantástico,ou da A liga  :D