Autor Tópico: Exposição Fotografica  (Lida 4046 vezes)

Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Online: 17 de Setembro de 2013, 21:15:17
Ola pessoal!!
Bom, o assunto é um pouco novo pra mim, estou estudando aos poucos a respeito.
Enfim vou tirar um projeto do papel, fazer uma exposição fotografica na minha cidade (inicialmente).
Pensei em pedir apoio para a prefeitura e fazer em conjunto com o departamento cultural, mas..... sei que nao saira como eu quero, eles sao um pouco largados por aqui.
Depois que expor, vou disponibilizar as obras por um tempo para uso do departamento cultural da cidade.
Enfim, decidi fazer em um local bem frequentado aqui, com fins lucrativos, quero vender as obras.
Mas estou cheia de duvidas, como:
1- Posso conseguir patrocinio? o que devo dar em troca a eles?
2- Como montar um documento incorporando desde a ideia do projeto ate seus pequenos detalhes? Existe um modelo?
3- Devo estipular uma tiragem limitada e assinada?
4- Quais os cuidados q devo ter?
5- Vou fazer retratos. Com certeza vou pedir para que a pessoa assine autorização do uso de imagem. Em caso de venda dessas imagens o "modelo" deve receber algo ou alguma porcentagem em cima das vendas?

Em relação a fotografia em si e o assunto abordado ja esta definido, mas essas questoes mais "burocraticas" estou perdida.

Desde ja agradeço

 :D



Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2013, 11:01:32
Ninguem??? rss

 :shock:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2013, 11:11:02
Ola pessoal!!
Bom, o assunto é um pouco novo pra mim, estou estudando aos poucos a respeito.
Enfim vou tirar um projeto do papel, fazer uma exposição fotografica na minha cidade (inicialmente).
Pensei em pedir apoio para a prefeitura e fazer em conjunto com o departamento cultural, mas..... sei que nao saira como eu quero, eles sao um pouco largados por aqui.
Depois que expor, vou disponibilizar as obras por um tempo para uso do departamento cultural da cidade.
Enfim, decidi fazer em um local bem frequentado aqui, com fins lucrativos, quero vender as obras.
Mas estou cheia de duvidas, como:
1- Posso conseguir patrocinio? o que devo dar em troca a eles?
2- Como montar um documento incorporando desde a ideia do projeto ate seus pequenos detalhes? Existe um modelo?
3- Devo estipular uma tiragem limitada e assinada?
4- Quais os cuidados q devo ter?
5- Vou fazer retratos. Com certeza vou pedir para que a pessoa assine autorização do uso de imagem. Em caso de venda dessas imagens o "modelo" deve receber algo ou alguma porcentagem em cima das vendas?

Em relação a fotografia em si e o assunto abordado ja esta definido, mas essas questoes mais "burocraticas" estou perdida.

Desde ja agradeço

 :D

Thais,
Que tal você fazer a exposição por sua conta num local público (fundação cultural ou espaço cultural da sua cidade), A PRINCÍPIO sem fins lucrativos, e caso alguém se interesse por alguma obra (na própria já pode ter um ponto de contato que você negocia futuramente. Normalmente as fundações culturais da cidade dão apoio desde que não precisem se envolver muito. E como você é a parte interessada, não seria muito trabalhoso montar uma exposição. Fizemos no encerramento do nosso curso uma exposição e achei bem tranquilo. 1 dia de serviço e fica tudo nos trinks.




Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2013, 17:22:33
Thais,
Que tal você fazer a exposição por sua conta num local público (fundação cultural ou espaço cultural da sua cidade), A PRINCÍPIO sem fins lucrativos, e caso alguém se interesse por alguma obra (na própria já pode ter um ponto de contato que você negocia futuramente. Normalmente as fundações culturais da cidade dão apoio desde que não precisem se envolver muito. E como você é a parte interessada, não seria muito trabalhoso montar uma exposição. Fizemos no encerramento do nosso curso uma exposição e achei bem tranquilo. 1 dia de serviço e fica tudo nos trinks.

Obrigada por comentar Aldo!!
Bom, de inicio pensei em fazer em local publico, mas sou muito sistematica e perfeccionista, nao daria certo.
Ja tenho dois lugares a disposição, lugares bons.
O Fabio Ansolin me chamou ontem pelo face e esclareceu digamos que tudo a respeito.
No momento só preciso da verba para as impressoes, que nao serao muito baratas...rsss
Se eu conseguir o apoio da prefeitura, vou disponibilizar as obras para serem expostas em escolas, museu, biblioteca, etc.

Abraços


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2013, 00:53:35
Tha,

Já viu algo com a lei Rouanet? Não sei como esta a verba destinada a isso e com o meu conhecimento pizza sobre o assunto, resumidamente você monta um projeto cultural, com as impressões, caches fotográficos, de modelos e todos os gastos inerentes ao projeto e disponibiliza esse valor junto ao governo federal como abatimento em 100% de IR.

Empresas e pessoas físicas podem ter esse beneficio, no caso o mecenas vai desembolsar essa verba e passar você e no final do ano fiscal ele deduz do imposto de renda.

Tudo isso grosseiramente falando, deve ter um milhão de mecanismos burocráticos

Puxei essas informações pela memória... é bom confirmar.

Se precisar de uma ideia de impressão e emolduramento, me passe uma MP que te ajudo, trabalho com isso

Boa sorte



kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2013, 01:53:37
olá
procure editais da secretária da cultura da tua prefeitura, do teu estado e do brasil.
agora esta aberto o RUmos do itaú cultural. e existem muitos de empresas, como correios .
Também pode entrar com pedido na lic ou rouanet, isso autoriza vc a pedir $$ de empresas qeu vão descontar do imposto, vai precisar de um contador para levar a papelada, um captador profi se quer valores altos, se for um projeto pequeno pode ir vc mesma.
vc tem que ter a tua proposta organizada por escrito, com orçamento o mais detalhado possivel.
apoiadores vc pode buscar por conta própria, o local para fazer a expo, o próprio lab pode dar desconto nas ampliações,
loja de moldura pode alugar ou emprestar para a expo, vc só paga as que vender devolve as outras, etc,
tem que ir atrás se consegue muita coisa com boa vontade.
sorte
 :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2013, 10:58:57
Obrigada por comentar Aldo!!
Bom, de inicio pensei em fazer em local publico, mas sou muito sistematica e perfeccionista, nao daria certo.
Ja tenho dois lugares a disposição, lugares bons.
O Fabio Ansolin me chamou ontem pelo face e esclareceu digamos que tudo a respeito.
No momento só preciso da verba para as impressoes, que nao serao muito baratas...rsss
Se eu conseguir o apoio da prefeitura, vou disponibilizar as obras para serem expostas em escolas, museu, biblioteca, etc.

Abraços

Vai fazer em papel fotográfico?

Uma saída seria uma divulgação do laboratório que vai imprimir. Não nas fotos, mas um banner discreto, bacana, tipo: "Essas fotos foram impressas no lab do zé (xx) xxxx-xxxx"

Como vai ter bastante fotógrafo vendo sua exposição, pode ser uma boa visibilidade.

Abraço.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2013, 11:22:02
Oi Tha, Ja fizeste?
Olha to pesquisando aqui no forum e na net em geral e estou com muitas duvidas a respeito de  laboratorios e qual formato p usar aqui no Brasil, eu estou p fazer algo tb e estou pensando em fazer em painel fotografico, nao sei direito se eh a mesma qualidade que eu conheco, mas...

Tu podias passar no final qual foi tua experiencia? E o que que foi que te contou o amigo esse do facebook?

Pior que ta mais ou menos tudo em SP, ne? Vou ligar agora aqui p o lab de Porto Alegre que eu conheco, que o site deles nao tem nada.

Bjs



althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2013, 11:39:49
Ola pessoal!!
Bom, o assunto é um pouco novo pra mim, estou estudando aos poucos a respeito.
Enfim vou tirar um projeto do papel, fazer uma exposição fotografica na minha cidade (inicialmente).
Pensei em pedir apoio para a prefeitura e fazer em conjunto com o departamento cultural, mas..... sei que nao saira como eu quero, eles sao um pouco largados por aqui.
Depois que expor, vou disponibilizar as obras por um tempo para uso do departamento cultural da cidade.
Enfim, decidi fazer em um local bem frequentado aqui, com fins lucrativos, quero vender as obras.
Mas estou cheia de duvidas, como:
1- Posso conseguir patrocinio? o que devo dar em troca a eles?
2- Como montar um documento incorporando desde a ideia do projeto ate seus pequenos detalhes? Existe um modelo?
3- Devo estipular uma tiragem limitada e assinada?
4- Quais os cuidados q devo ter?
5- Vou fazer retratos. Com certeza vou pedir para que a pessoa assine autorização do uso de imagem. Em caso de venda dessas imagens o "modelo" deve receber algo ou alguma porcentagem em cima das vendas?

Em relação a fotografia em si e o assunto abordado ja esta definido, mas essas questoes mais "burocraticas" estou perdida.

Desde ja agradeço

 :D

a dúvida destacada acima também tenho... alguém sabe a resposta?
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2013, 13:41:46
Oi Tha, Ja fizeste?
Olha to pesquisando aqui no forum e na net em geral e estou com muitas duvidas a respeito de  laboratorios e qual formato p usar aqui no Brasil, eu estou p fazer algo tb e estou pensando em fazer em painel fotografico, nao sei direito se eh a mesma qualidade que eu conheco, mas...

Tu podias passar no final qual foi tua experiencia? E o que que foi que te contou o amigo esse do facebook?

Pior que ta mais ou menos tudo em SP, ne? Vou ligar agora aqui p o lab de Porto Alegre que eu conheco, que o site deles nao tem nada.

Bjs



Se for besteira use de mau exemplo... :doh:

A exposição em si acredito que possa ser feita em qualquer suporte mas se for comercializado eu faria diferente:

1 - utilizaria impressões em fine art, com emolduramento visando a longevidade e dependendo da verba com vidros especiais. Lembre-se que a arte só vai ter valor se sua reprodução for limitada e certificada e se tiver longevidade, uma foto que desbota em 30 anos não é longevidade.... provavelmente nem declarada no imposto de renda será. Pode-se até utilizar papel fotográfico comum mas o emolduramento tem que ser free acid certificado

Aqui tem algumas informações sobre durabilidade de impressões: http://www.wilhelm-research.com/Canson/canson_infinity.html

2 - preferindo o uso de painel uma mídia muito utilizada é o canvas que pode ser montado em chassis tipo painel e utilizando um 100% algodão tem mais valor ainda mas emoldurado com passe partout dura mais. Tem também este suporte, conheci numa feira, trabalha com sublimação em grande formato e é termotransferido para uma chapa de aluminio polida http://www.chromaluxe.com/fespabrasil/portg/home_port.html?_cldee=bWFyY2lvQG1vZG9hcnRlcy5jb20uYnI%3d&utm_source=ClickDimensions&utm_medium=email&utm_campaign=US%20CD%20-%20Trade%20Show%202013%20-%20FESPA%20BR , é bonito pra caramba mas não tenho conhecimento e experiencia para avaliar.

Abs

Marcio


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2013, 19:25:35
Oi Marcio, Obrigada pela resposta, na verdade nao eh bem fine art nao. Eh mais documental ambientalista, acho que a visualizacao em painel com papel fotografico me agrada mais, dentro do que fiz ate agora. Ja fiz canvas e moldura com vidro  e passe partout tb, mas o tipo de foto que vai ser eu gosto de painel e fica facil p transportar, pretendo viajar com eles por algumas cidades, o que tb ta complicado.
Na verdade o que eu chamo de painel eh o photographic wrap em ingles, o que eu encontrei no google acho que chama painel aqui no Brasil. Eu nunca imprimi nada aqui no Brasil, e em Poa ainda nao achei, imagino que tenha alguem que faca, o laboratorio que eu conhecia foi vendido e nao fazem mais, so impressao.
Vc tem experiencia com algum lugar que faca (nao precisa ser POA) Ou que faca o que seja, alguem tem experiencia aqui no Brasil?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2013, 19:40:48
Bem, o painel  realmente ele é bem mais fácil de movimentar

Quais os tamanhos que precisa? Dependendo do tamanho posso sugerir a foto laminada fosca (para um minimo de proteção) sobre o foamboard de 5 ou 10mm ou chassis em madeira mesmo (se fizer exposição ao ar livre é melhor)

Abs

Marcio

 



Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2013, 02:17:49
Oi genteee!!! Desculpa pelo sumiço!!!
Bom, infelizmente nao consegui verba junto a prefeitura para financiar a exposição, ja estou entrando com outras alternativas!!
Existe varias formas de expor e de varios preços!!!
Havia decidido q faria em fine art, Passe-Partouts, vidro anti reflexo, moldura caixa...
Enfim, as 10 fotos iriam sair no valor de 2.200,00 com impressoes no tamanho 70x50 aproximadamente ..
Nao é um valor muito alto se for ver bem, mas hj nao tenho esse dinheiro pra investir!!
Estou analisando outras alternativas no momento para baixar esse orçamento!!
Continuo com a duvida se posso comercializar imagens de pessoas e se preciso repassar valores a elas!!

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2013, 08:29:26

Continuo com a duvida se posso comercializar imagens de pessoas e se preciso repassar valores a elas!!

Abraços

Se tiver autorização de uso de imagem não precisa repassar nenhum valor de venda.. é assim também com bancos de imagem.
E mais ou menos a mesma coisa com músicos.. Se eu contrato um músico qualquer pra participar na gravação do meu disco não quer dizer que ele irá ganhar sobre venda dos discos depois.. tudo é questão de acordo.

Agora, sem autorização eu não faria com pessoas.. pode te sobrar um processo por uso indevido facilmente.

« Última modificação: 09 de Novembro de 2013, 08:30:08 por Luciano.Queiroz »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2013, 18:46:42
Vc já pensou no crowdfunding? Da uma olhada nesse site, http://catarse.me/pt, tem vários projetos lá que saem do papel, ou no caso, vão para o papel...  :assobi:
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto