Autor Tópico: Preciso de mais uma ajuda.  (Lida 2442 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Agosto de 2006, 18:32:17
Pessoal,

Estou me sentindo meio chato, mas acho que o fórum é para isso também. Estou recorrendo à ajuda de vocês e espero poder ajudar outros mais inexperientes quando adquirir mais experiência.

Ocorreu o seguinte: Surgiu um segundo trabalho contratado pela mesma empresa, não estou disposto a fazê-lo pelo mesmo valor de R$ 200,00, mas quanto cobrar agora? Pensei num mínimo de 600,00. O que acham.

Se eu estiver sendo chato, por favor me avisem.

Segue abaixo o email com a nova pauta e minha resposta.

Grande abraço


At 17:50 03.08.2006, you wrote:

 
 "Boa tarde Achilles.
 
Temos uma nova pauta pra vc, gostaria de saber se será possível contar com o seu trabalho novamente.
Precisamos fotografar a Vila dos Jogos Panamericanos, que está sendo construída no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, com patrocínio da Caixa.
Parece que no local existem algumas sinalizações da Caixa, como banners e um painel luminoso. Mas, mesmo que exista esse painel, prefiro que as fotos sejam feitas de dia, com vistas legais da obra. É legal fotografar as sinalizações, só esse lumiso, não precisamos necessariamente clicar aceso, à noite.  Vi algumas fotos da obra, que parecem ter sido feitas de algum outro prédio, em frente, seria legal se vc conseguisse.

O endereço é: Avenida Ayrton Senna, 3.400, Barra da Tijuca.
 
Espero seu retorno.

Minha resposta

Foi um prazer fazer as fotos da para a Caixa e fico feliz que tenha surgido uma nova oportunidade, no entanto o valor acordado foi extremamente baixo nesse primeiro trabalho. Abaixo do valor de mercado. Acho que o trabalho deve ser valorizado. Fiz porque havia empenhado minha palavra e nada vale mais do que isso. Sendo na Barra a coisa se complica, pois é longe, precisarei usar o carro ou pagar um transporte seguro que me leve até lá etc.  A questão da segurança aqui no Rio também me preocupa, e me sinto na obrigação de avisar que aqui no Rio só farei trabalhos em lugares em que me sinta 100% seguro para tal.

Se chegarmos num consenso relacionado ao valor, farei com prazer o trabalho.
Me desculpe a extrema sinceridade, mas acho importante sermos sempre sinceros em todas as relações. Espero que cheguemos num acôrdo que seja bom para ambas as partes.

Aguardo uma resposta sua.

Atenciosamente,

Achilles"


 
 
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2006, 18:48:28
acho que pode botar o valor desejado logo na resposta... Já deixando claro o que pretende.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2006, 19:06:03
Obrigado pela resposta Gabriel.  :thmbup:  
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2006, 19:33:48
Pra mim este seu novo valor está bom, mas como o Gabriel disse, botar logo na resposta.  Boa sorte.  ( e disse que ñ queria se profissionalizar, hein ??..rsrs..rsrs)
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2006, 19:57:03
Citar
acho que pode botar o valor desejado logo na resposta... Já deixando claro o que pretende.
Exato, tente ser o mais objetivo possível, pois isso passa a idéia de maior profissionalismo, mesmo numa situação desagradável como essa. Se começar a se explicar e a enrolar muito, o pessoal pode acabar "te tirando pra guri", como se diz no RS.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2006, 23:58:51
Olá a todos,
Antes mesmo de eu colocar um valor, recebi um email dizendo que esse valor não poderia ser alterado, mas acho que agi corretamente e 500,00 a 600,00 seriam um valor justo para esse trabalho. Estou mais seguro em relação ao que cobrar com meus conhecimentos e com o equipamento que possuo e espero ter novas oportunidades.

Obrigado a todos que me deram força, foi muito importante.
Segue a resposta deles a título de curiosidade.

Olá Achilles..


Concordo plenamente com a sua posição,quanto aos valores, mas como estamos nos referindo a pacotes (vários trabalhos realizados em um curto espaço de tempo),infelizmente não temos como oferecer um valor maior por isso.
Mas não descorodo de vc quando se referes a aos seus gastos, ao seu trabalho e a sua segurança;
Quero então agradecer a vc em nome da agencia Ferro Fotos, pelo trabalho realizado, e dizer que foi  muito elogiada suas fotos, e que vc é considerado para nós um ótimo profissional.
Infelizmente não tenho hoje como entrar num acordo com vc referente a valores, mas espero sim que possamos trabalhar juntos ainda em outras oportunidades.
Obrigada desde já pelo empenho do ultimo trabalho.


Atenciosamente
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2006, 00:09:18
Olá!@
Tudo jóia?
Como você está entregando as fotos?
Reveladas?
Em CD?
Em alta resolução?
Ah, quanto tempo você demorou para fazer as fotos?

Sobre o preço, é realmente uma situação complicada... pois se você cobrou R$200,00 na primeira, talvez seja difícil eles te pegaram por R$ 600,00. (não que não valeria, ou então valeria até mais, não sei... porém, para o cliente é difícil entender que o preço aumentou 3x vezes...)

Mas antes talvez (aí vai de você é claro) perder este cliente e "manter" seu profissionalismo ou tentar cativá-lo de alguma forma (e fazer outro trabalho por R$200,00) do que ganhar dinheiro hehehe

Sua situação é complicada e não me arrisco a intrometer muito hehehe
Existem 2 contra-pesos.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2006, 00:16:48
Oi Achilles,
Eu acho que vc agiu certo. Já tinha avisado no primeiro trabalho que seria meio experimental.
Como vc apresentou um resultado excelente, o cliente quer mais.
Bom, né ?  :photo:
Eu não voltaria atrás não, o seu preço de profissional aprovado por eles mesmos já foi estipulado. Melhor perder este agora do que ficar cobrando 200,00 em muitos trabalhos futuros, já pensou?
Parabéns !
Além do mais.... vamos ver se não estão querendo te " afrouxar" com esta negativa.
Tenho um palpite que ainda vão te ligar aceitando os seus termos.
 :embarassed:
()s
GuiGui


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2006, 00:50:14
Citar
Oi Achilles,
Eu acho que vc agiu certo. Já tinha avisado no primeiro trabalho que seria meio experimental.
Como vc apresentou um resultado excelente, o cliente quer mais.
Bom, né ?  :photo:
Eu não voltaria atrás não, o seu preço de profissional aprovado por eles mesmos já foi estipulado. Melhor perder este agora do que ficar cobrando 200,00 em muitos trabalhos futuros, já pensou?
Parabéns !
Além do mais.... vamos ver se não estão querendo te " afrouxar" com esta negativa.
Tenho um palpite que ainda vão te ligar aceitando os seus termos.
 :embarassed:
()s
GuiGui
Achilles,

Concordo com a Guigui... Acho melhor valorizar o seu trabalho... E outros trabalhos com certeza virão!!!

abraços!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 02:05:18
Obrigado a todos mais uma vez. Estou seguro quanto a esse valor, não pretendo voltar atrás. Não faria por menos de 500,00, e manteria esse valor para trabalhos futuros até ter mais conhecimentos, uma câmera reserva para eventuais problemas de equipamento, etc. Como não aceitaria trabalhos que considero mais complicados, como um casamento, até mesmo por um valor bem maior que esse. Posso estar errado, mas é o que minha auto critica me diz.
Respondendo as perguntas do neocosmo:
Mandei as fotos por email em alta resolução. O que deu um trabalhão para fazer. Mesmo eles dizendo que não precisava, processei todas elas no photoshop o que levei umas três horas para fazer. Foram enviadas 65 fotos ao cliente. No local eu levei umas duas horas tirando as fotos.
Na verdade eu acho que eles devem procurar outra pessoa do Rio para fazer o próximo trabalho. Ou eles não acham alguém que faça por esse valor, ou acham e o trabalho não fica bom, ou acham e é apresentado um trabalho tão bom quanto ou melhor...vamos ver o que acontece.
Abraços
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 02:07:17 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2006, 02:07:26
Bem eu acho bem complicado aumentar de R$200,00 pra R$600,00 da noite pro dia.

 O que mudou no seu trabalho que justifique esse aumento?
 Agora já se sente com experiência? Se arrependeu de ter cobrado apenas R$200,00?
 De qualquer modo isso não vai soar bem para o cliente. Entende o que quero  dizer??

 Se fosse comigo eu aumentava o valor, mas não tão buscramente como pretende. Sobre o valor do trabalho que está entregando, isso eu não entro em questão, quem deve saber quanto vale é você. Mas imagina uma padaria nova que vende um pão a R$0,05 no dia da inauguração e no outro está a R$0,50. O que você faria? Provavelmente irá na outra esquina comprar de outra padaria.
São Paulo - SP


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2006, 02:26:13
Leandro,

Valeu por postar sua opinião...Quanto à pergunta da padaria. Se o pão fosse realmente bom, eu poderia entender que o preço baixo era um preço para que as pessoas conhecessem o produto e se o novo preço ainda estivesse abaixo do preço normal do pãozinho (que é o meu caso) eu, com certeza compraria na nova padaria. Mas isso é só a minha opinião.

Abraços,  
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2006, 02:50:56
Citar
Leandro,

Valeu por postar sua opinião...Quanto à pergunta da padaria. Se o pão fosse realmente bom, eu poderia entender que o preço baixo era um preço para que as pessoas conhecessem o produto e se o novo preço ainda estivesse abaixo do preço normal do pãozinho (que é o meu caso) eu, com certeza compraria na nova padaria. Mas isso é só a minha opinião.

Abraços,
 Fidelizar um cliente que busca qualidade é fácil. Fidelizar um que busca por peço é dificil, mas não impossível e cobrando um valor justo sem ter que abaixar demais os preços.
 
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2006, 02:57:56
Só agora fui ler a resposta do cliente. :doh:
 
Código: [Selecionar]
Concordo plenamente com a sua posição,quanto aos valores, mas como estamos nos referindo a pacotes (vários trabalhos realizados em um curto espaço de tempo),infelizmente não temos como oferecer um valor maior por isso.
 Quer uma dica? Mesmo se não quiser lá vai:
 Entre em contato novamente e tente fechar este "pacote", quem sabe você pode subir um pouco o valor ou entragar as imagens sem tratamento que aliviará seu trabalho. Mas se consiguir fechar uma boa quantidade de trabalhos pode não ser tão ruim receber um pouco menos do que gostaria. Lembrando que tem o lance da experiência e tal.
 Se já fechar uns 10 trabalhos por uns R$300,00 cada e entregar as fotos do jeito que sai da câmera não me parece um negócio tão ruim.

 
São Paulo - SP


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2006, 03:14:12
Eu concordo com você Leandro, um amigo pessoal meu havia me dado esta mesma idéia hoje, mas pela resposta no email deles, o preço é esse e pronto. Nem perguntaram qual seria o meu preço...mas a idéia é ótima e concordo com sua maneira de pensar.

Abraços.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime