Autor Tópico: Quanto (ou como) cobrar pelo álbum  (Lida 7605 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Setembro de 2013, 00:41:01
Pessoal,

Se eu cobro R$ 300,00 por um evento com fotos em DVD e um álbum custa R$ 400,00, devo cobrar  R$ 700,00 pelo DVD com o álbum ? Cobro pelo serviço de montar o álbum e nesse caso o conjunto sairia por R$ 850,00 , por exemplo ?

Ou seja, cobro um adicional pelo trabalho de montar o álbum ou o álbum seria apenas um PLUS para as fotos em DVD , uma forma de atrair mais clientes e dessa forma eu faria o álbum pelo preço de custo ?

Vale lembrar que meu foco são trabalhos relacionados a festas infantis, coisas mais simples e não eventos mais sofisticados como casamentos.

Obrigado  :ok:



Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:03:01
Montar um album pode demorar tanto quanto fazer as fotos e trata-las. É um serviço extra, portanto, deve ser remunerado. A não ser que goste de trabalhar de graça. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:04:38
Normalmente montar um album de festa infantil ;e tão complexo quanto montar um album de casamento. O que pode mudar são os custos com um album mais simples. Mas isso já não tem nada a ver com a remuneração do seu trabalho.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2013, 09:11:04
Cara, em teoria é... custo da impressão + horas trabalhadas para fotografar (planejamento e execussão) + horas de trabalho para tratamento e diagramação do album + custos fixos (escritório e depreciação do equipamento) + impostos + lucro da EMPRESA.

Feito o custeio, deve ser feito comparação com trabalhos similares e no mercado e público que atende. Se for maior, você tem de rever seus custos, ver se tem algum que pode ser reduzido. Não? Então, ou seu concorrente achou alguém que faz o serviço/produto mais barato que seus fornecedores/prestadores de serviço, ou tá no prejú. Aí vai depender de seu posicionamento no mercado. Se já está dentro, mantém teus custos e ganhos, permaneça com sua qualidade e manda ver. Se está tentando entrar no mercado, reveja lucros e sua remuneração. Pode ser que tenhas que ganhar menos até fazer teu nome. Mas lembre-se de alguns princípio:

1 - custos de horas fotografia é diferente de horas de diagramação que é diferente de horas de tratamento. Se você acha que SUA hora de trabalho é mais valiosa que o valor do tratamento ou diagramação, contrate alguém para fazê-lo, mas não deves aumentar o valor destas no seu custeio para que você mesmo o faça.

2- A sua remuneração mensal são as horas fotografia, e, se você tem uma empresa mais estruturada, seu pró-labora (pela administração). LUCRO é o que sobra para ser dividido em parte para investimento e melhoria da empresa, e parte para remunerar o dinheiro que você investiu. Isso é distribuido, normalmente semestralmente ou anualmente.

3 - O SEU dinheiro é seu. A empresa tem de pagar seu salário.  Se a maré tá baixa, a reserva que você mantém investindo parte dos lucros é que bancam isso. Porém, se sobre mais, a grana não é sua, é da EMPRESA. deve ser investido como fundo de reserva.

Isso é o básico.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2013, 09:11:10
Tem que cobrar a Diagramação com certeza.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2013, 10:00:53
Dá uma lida no tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92262.0 do Leo_Castro, creio que vai te esclarecer bastante a respeito desse assunto


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2013, 11:08:34
A parte q mais dá trabalho é diagramar o album. Tanto em tempo quanto mentalmente. Isso, claro,  vc tenha interesse em fazer algo diferenciado/caprichado.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo_Castro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Aumente as suas vendas de Fotografia
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2013, 23:22:52
Amigo,
Imagine que você tenha que terceirizar a montagem/diagramação do álbum. Esse custo não sai por menos de R$150.
Então você já tem um parâmetro.

Todo o trabalho deve ser remunerado sim e estou de acordo com os colegas.

Se tiver interesse pelo assunto falamos dele no nosso blog: Marketing para Fotógrafos
Abs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2013, 23:27:19
Entendido pessoal. Seguirei as dicas.

Obrigado  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


alexandre paulino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:25:48
se for contar o preço real, o valor sai tao caro, que voce precisa ter só clientes classe A ou A+
Esse é um problema
Instagram:
@alexandre.alexandrefotografia


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2013, 20:40:26
se for contar o preço real, o valor sai tao caro, que voce precisa ter só clientes classe A ou A+
Esse é um problema

É por aí. Como meu público atual é baixa renda, fica difícil vender o pacote DVD + álbum se colocar um lucro de mercado para fazer o álbum. Mas também não gosto de trabalhar de graça. É complicado.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2013, 21:05:13
Por falta de parametros, eu cobro o dobro do custo final do album. Por exemplo, um album que tenha custo de 300, meu cliente me paga 600, com taxa minima de 150, ou seja um album muito simples que custe 100, cobro 250.

Por enquanto não tive reclamações, mas na boa, dá um trampo danado, pelo menos para mim que sou detalhista...gostaria de cobrar mais.

M Rezende