Autor Tópico: tinta corante é confiavel?  (Lida 11531 vezes)

rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Online: 18 de Setembro de 2013, 11:48:17
olá meus amigos

como vocês sabem estou usando o sistema
de bulk in com tinta corante, na epson t50
e tenho vendido muitas fotos para os meus
clientes e de uns dias pra cá me veio uma duvida,
as fotos impressas com bulk in e tinta corante
perdem as cores? a qualidade? dura muito tempo?
enfim estou com muito medo pois se chegar a
acontecer isso eu estou perdido.
gostaria da ajuda de vocês que já conhecem bem
este sistema que é novo pra mim.

agradeço a todos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2013, 11:58:19
Rafael, eu tenho a mesma impressora e tenho usado tinta corante também. Rapaz, acho que depende um pouco da qualidade da tinta e do papel usados, mas ela perder qualidade com o tempo sim. Depois de uns dias, ela perde muito da cor, e depois de umas semanas a imagem parece que "derrete", as cores meio que se misturam...

Uma solução que tenho usado é aplicar uma camada de verniz fixador, daqueles em spray, daí as fotos duram bem mais. Outra coisa é que tenho evitado imprimir fotos coloridas, percebi que as PB permanecem mais tempo inalteradas. Eu tenho uma aqui que fiz para teste, em PB e com o verniz, está intacta desde abril desse ano, não mudou nadinha. Nos testes que eu fiz com impressões coloridas, mesmo com o verniz elas se alteram com o tempo.

Pode ser também só a qualidade da tinta que eu uso, mas eu recomendo fazer uns testes, sempre é bom antes de vender algo. Eu estou só esperando a minha tinta corante acabar pra comprar pigmentada. A única ressalva é que a pigmentada tem mais problema de entupimento, daí precisa usar com uma certa frequência pra evitar.

Abraços


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2013, 12:26:49
Caraca Teté

Que tinta que vc ta usando? Tenho coisa impressa a mais de um ano e ta tranquilo

Deixei umas laminadas como teste e ta imperseptivel a diferença. Tenta as tintas da OCP, não são tão mais caras o único problema é  a compra,  tem que ser de no minimo 1/2 litro cada cor

http://www.refimat.com.br/4111PTOTinta.html


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2013, 12:45:30
Estou usando umas tintas que o antigo dono mandou com a impressora, não sei a marca. Mas sei que já ouvi isso de outras pessoas que usam tinta corante também...


Estava pensando em investir nas originais da Epson, será que valem a pena? 1/2 litro pra mim é muita coisa, meu volume de impressões é muito baixo...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 12:50:44 por Humberto Teté »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2013, 13:02:01
Compra a tinta bulk da epson mesmo... é um pouco mais cara mas é viável

http://www.atcink.com.br/ecommerce_site/produto_15333_3679_Tinta-original-epson-pro-bulk-T6641-T6642-T6643-T6644

Só não via a tinta preta lá...da uma ligada


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2013, 13:15:36
eu to usando uma tinta corante aqui q ta durando legal, fica meio estranho quando tem aréa de contraste muito grande, principalmente quando esta desfocado mas acho q se estiver reguladinha deve ficar bom pq dependendo da regulagem fica melhorzinho.

a minha tenho q criar um perfil ainda  :doh: to me enrolando pra mandar fazer

tenho um album aqui q imprimi faz algum tempinho ja e ta a mesma coisa sem descolorir e borrar.

uma coisa q gostei nessa tinta tbm foi q ta durando mesmo as fotos q estão exposta a luz, tem umas q estão expostas e q estão normais ainda.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 13:16:49 por Rafael.l »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2013, 13:16:05
Compra a tinta bulk da epson mesmo... é um pouco mais cara mas é viável

http://www.atcink.com.br/ecommerce_site/produto_15333_3679_Tinta-original-epson-pro-bulk-T6641-T6642-T6643-T6644

Só não via a tinta preta lá...da uma ligada


 :ok:


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2013, 14:28:28
muito obrigado pessoal, então vou
ficar usando mesmo a tinta corante
ja estou vendo as da epson no
site que o spositom indicou aqui.

valeuuu


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2013, 14:42:45
Eu estava usando uma tinta corante que comprei no ML, meu grande problema é que não conseguia acertar as cores corretamente. Mas tenho fotos na estante de casa que foram feitas quando a patroa estava para ganhar minha filha mais nova, ou seja, devem estar completando 4 anos agora e continuam perfeitas, sem desbotamento nem perda de definição. Em compensação já tive tintas corante que em dois meses o papel estava quase branco de novo...

Agora estou usando os refis de tinta da Epson L200 para colocar no meu bulk. Ficou mais fácil gerenciar as cores, mas como uso a relativamente pouco tempo, não posso falar da durabilidade. Mas uma coisa é certa, a qualidade da tinta e do papel tem grande influência.

Apenas uma ressalva, nenhuma das minhas fotos fica exposta diretamente ao sol, não sei o que aconteceria neste caso.

E quanto à pigmentada, até hoje não tive boas experiências.Talvez seja o papel que não fosse apropriado, mas sei lá, achei estranho.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2018, 14:09:13
Salve pessoal.

Estou revivendo o tópico pra não criar outro.

Recentemente comprei uma impressora Epson L805 para fazer principalmente impressões de fotos para clientes. Como já falei em outro tópico fiquei surpreso pela qualidade de impressão que superou muitas fotos que já fiz em mini labs. Minha experiência com impressoras jato de tinta eram apenas com HPs que não são nada baratas de se imprimir e a qualidade na época deixava a desejar.

Minha pergunta é para os colegas que trabalham com tinta corante, o tópico já tem vários anos então poderiam dar seu depoimento,

Como estão as fotos que fizeram com as tintas corantes?
Duram quanto tempo?
É realmente uma preocupação real ou não sua durabilidade?
Usam tintas originais?
Se sim as originais duram realmente mais que as compatíveis?

Como meu uso é pequeno, algo em torno de no máximo 200 fotos/mês, só vou usar tintas originais, mas pelo menos preciso garantir que as imagens duraram um bom tempo.

E aí como está a experiência de vocês?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2018, 20:32:48
Salve pessoal.

Estou revivendo o tópico pra não criar outro.

Recentemente comprei uma impressora Epson L805 para fazer principalmente impressões de fotos para clientes. Como já falei em outro tópico fiquei surpreso pela qualidade de impressão que superou muitas fotos que já fiz em mini labs. Minha experiência com impressoras jato de tinta eram apenas com HPs que não são nada baratas de se imprimir e a qualidade na época deixava a desejar.

Minha pergunta é para os colegas que trabalham com tinta corante, o tópico já tem vários anos então poderiam dar seu depoimento,

Como estão as fotos que fizeram com as tintas corantes?
Duram quanto tempo?
É realmente uma preocupação real ou não sua durabilidade?
Usam tintas originais?
Se sim as originais duram realmente mais que as compatíveis?

Como meu uso é pequeno, algo em torno de no máximo 200 fotos/mês, só vou usar tintas originais, mas pelo menos preciso garantir que as imagens duraram um bom tempo.

E aí como está a experiência de vocês?

A 805 não sei, mas na 800 eu só uso as originais da Epson. São baratas e boas pra caramba. Tenho fotos impressas a 2-3 anos em perfeito estado. Mas tem que usar papel BOM. Tanto a Epson quanto a Canon vendem papeis excelentes. Já os nacionais e chineses genéricos achei todos um lixo.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 20:35:32 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2018, 21:44:04
Valeu pela resposta Shalders. Com certeza papel faz a diferença também. Comprei por enquanto da Maxprint pra fazer uns testes.
Sobre a tinta, não penso em usar compatíveis pois realmente a tinta original tem um preço bem acessível. Você tem alguma foto que deixou exposta dentro de casa sem proteção? Essa duração de 2 a 3 anos é em qual situação álbum ou porta retrato?
Fiquei mais tranquilo agora. Sabe como é né. Fotos de final de ano presenteei a família toda com fotos kkkk imagina começar a desbotar tudo kkkk.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2018, 22:26:06
Tenho fotos em albuns e em porta retratos. Claro que se deixar no sol direta coisa muda de figura.
Logicamente quanto menos luz incidir, melhor. Mas a durabilidade tem muito a ver com o papel, principalmente com o PH e com a absorção de umidade pelo papel.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 22:28:01 por AFShalders »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2018, 11:49:00
A tinta original Epson é muito boa, comparada com as corantes

Nada resiste a UV, por isso dando a cara pro sol vai desbotar, não importa se é corante, revelada ou pigmentada

Outro material que deve ser levado em conta para conservação das fotos é o emolduramento

Não precisa ser um material fine art certificado, mas usar um PP importado, Berkshire por exemplo,  free acid e foamboard de fundo já ajuda muito

Como isto encarece o quadro 99% preferem uma montagem mais barata, com PP nacional e fundo em eucatex

Isto acaba criando uma atmosfera acida que vai detonar a tinta e o papel.

Por mais que eu explique isto, tenho uma venda de molduras com fundo em eucatex muuuuuito maior que em foam, o PP nacional só uso em produto sem responsabilidade, como quadro de assinatura





fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2018, 13:17:47
A tinta original Epson é muito boa, comparada com as corantes

Nada resiste a UV, por isso dando a cara pro sol vai desbotar, não importa se é corante, revelada ou pigmentada

Outro material que deve ser levado em conta para conservação das fotos é o emolduramento

Não precisa ser um material fine art certificado, mas usar um PP importado, Berkshire por exemplo,  free acid e foamboard de fundo já ajuda muito

Como isto encarece o quadro 99% preferem uma montagem mais barata, com PP nacional e fundo em eucatex

Isto acaba criando uma atmosfera acida que vai detonar a tinta e o papel.

Por mais que eu explique isto, tenho uma venda de molduras com fundo em eucatex muuuuuito maior que em foam, o PP nacional só uso em produto sem responsabilidade, como quadro de assinatura

valeu spositom.

e sobre a durabilidade em impressões que vão ficar totalmente de cara para o ambiente interno de casas, que em sua maioria usa lâmpadas LED ou Econômica e que a incidência solar seria no máximo uma janela com cortinas, sua experiência em durabilidade com tintas originais passa de um ano?

o que tá saindo muito aqui é a impressão empastada em papel panamá acabamento bom e o custo fica acessível pra todo mundo e a pessoa já pode fixar ela na parede sem quadro. muitos clientes meu gostam e compram. neste caso será que terá problemas precoces?

minha preocupação é como já disse, começar a desbotar muito precocemente e o pessoal reclamar, digo desbotar aos olhos normais não os nossos pq aí a coisa já não tem jeito kkkkk

outra dúvida minha é sobre o revestimento com verniz tipo os acrilex da vida, vale a pena? ou só deixa mais caro?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.