Autor Tópico: tinta corante é confiavel?  (Lida 11530 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2018, 15:06:22
Tenho um monte de impressão jogada por ai e estão na ativa a mais de um ano.

Só pra ter uma ideia do estrago do UV, uma impressão em pigmentada que dura 200 anos no emolduramento fine art, o papel exposto em vitrine tomando UV dura 1 ano, ah sim, este "durar" cientifico não é ficar desbotado e sim começar a perder cor medido via spectrofotômetro

Vendendo moldura a algum tempo, aprendi que:
- Gosto não se discute, se a moldura da destoando da foto, tudo bem é na parede do cliente que escolheu que vai ficar e não na minha
- Em matéria de emolduramento e impressão não existe milagre

Deixe isto muito claro pro seu cliente. Vai de panamá fixado na parede, custa baratinho mas tem pouca durabilidade. Vai colocar verniz? Dura mais um pouquinho. Vai laminar? Dura mais um pouquinho e fica com mais resistência mecânica e assim por diante até colocar emolduramento com PP e foam

Esse verniz utilizado em desenho funciona, mas só usei em pigmentada que não reage a água por isso seria bom testar


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2018, 16:07:41
Valeu mais uma vez spositom.

Realmente a vida é assim sempre tem um degrau a mais na escalada, nunca acaba a escala do aprendizado.

Até final do ano passado tinha o conceito de que existia papel Fosco e Brilhante impressora Laser e Jato de Tinta. (ponto). kkkkkk  :( ahhh como eu era feliz  8-)

Essa coisa não tem fim... mas é um dos aprendizados mais interessantes que estou tendo nos últimos meses. Acredito que a curva de aprendizado de todo fotógrafo é terminar no momento em que ele próprio imprime seu próprio trabalho, este momento é muito gratificante, recomendo a experiência para todos, mesmo que seja apenas para impressões amadoras, é totalmente diferente do que encomendar uma impressão em um mini lab ou numa gráfica.

Na hora do almoço fui na papelaria aqui da cidade e comprei duas latas do acrilex um fosco e um brilhante (24 reais a lata spray). fiz uns pequenos testes na hora do almoço.
Realmente a o verniz dá um destaque nas cores, satura um pouco mas não tanto, gostei do resultado, aparentemente não mudou a coloração da foto, mas o custo vai ficar mais alto, preciso calcular quanto vai durar uma lata. Talvez oferecer como um opcional na hora da venda. se o cliente não quiser pagar ele saberá que a impressão vai durar menos, e talvez nem perceba.

Como você disse, e matou minha dúvida, a impressão vai começar a deteriorar em alguns meses, e se durar bem seus dois anos um quadro de parede 13 x 18 que custa 10 reais, acho que o cliente não vai reclamar, e talvez até já tenha enjoado da foto e tirado ela da parede, e se um ou outro mais "chato" reclamar dou outra pra ele, sai mais barato que envernizar todas elas. Mas acredito que pra maioria neste sentido não vão perceber que a cor está sumindo.

Vamos aprendendo... só sei de uma coisa, com a UV não tem choro, ela destrói tudo mesmo... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2018, 15:48:57
Boa tarde de novo pessoal.

Spositom tenho mais uma dúvida, se puder me ajudar.

Na sua mensagem anterior comentou sobre laminação, li ontem e hoje sobre BOPP, pela sua experiência, como fica a impressão nessa aplicação do BOPP? ela fica tão boa quanto a aplicação do Verniz? pelo que estou analisando, aplicando o BOPP sai mais barato que aplicar verniz e é mais fácil também tirando o fato do investimento inicial da máquina de laminação.

Minha percepção é que o Verniz deixa a imagem mais brilhante com cores vibrantes, como fica no BOPP? pelo que li vi que existe o BOPP brilhante e o fosco, no caso do Brilhante, ele alterará alguma coisa na coloração da foto ou se não olhar direito nem dá pra perceber que tem o revestimento?

Agradeço desde já a ajuda.  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:57:36
Opa fabianob, no que puder eu ajudo  :ok:

O verniz em questão seria o spray? Só este seria mais caro. O verniz UV utilizado em gráfica tem um custo de aplicação barata porém precisa ter demanda e um bom investimento em equipamento. A alguns anos atras uns R$20k, mas como não estou no mercado não tenho noção de valores atuais

A laminação BOPP tem aplicação gráfica, em foto o melhor é PET

Encaderno álbuns com 3 qualidades e duas são laminadas, um em BOPP e outro em PET, a diferença é bem fácil de verificar e claro que os valores também, 99% das vezes a qualidade é proporcional a valores

Pra expor eu prefiro a laminação fosca em PET, mas como sempre é uma questão de bolso do cliente

Quando vc imprime num papel brilho vai ter mais contraste e no fosco menos, o mesmo vai acontecer com a laminação. A diferença no filme aplicado é a qualidade, o brilho do PET parece molhado e o fosco não mata muito contraste

Eu tenho sempre umas amostras de laminação aqui , mas pra verificar teria que ser um impressão única em vários acabamentos e isto não tenho

Se precisar, manda uma MP que despacho pelos correios, não vai conseguir verificar a influência nas cores mas vai ter o tato de cada tipo


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2018, 23:25:53
boa noite spositom, valeu pela força. agradeço muito as aulas dos últimos dias.

hoje a tarde quando sai do trabalho não me contive e fui numa gráfica aqui da cidade e dei sorte de pegar o dono de bom humor lá, ele me mostrou uma amostra de foto/propaganda impressa em jato de tinta com BOPP e outra com PET. ambos deixam a foto bem interessante, todavia o BOPP parece que a foto fica mais natural talvez pela grossura do papel que ele me mostrou. o PET pelo que notei a laminação fica mais evidente.

agora fica a dúvida, comprar ou não comprar um equipamento, e qual comprar, vi no youtube e ML as plastificadoras de até 500 reais que com um pouco de gambiarra e paciência aparentaram dar bons resultados, e num salto indo pra 2500 as verdadeiras laminadoras da Gazela com suporte para as bobinas.

acredito que para meu uso se realmente funcionar as de 500 reais me atenderão bem, pois não preciso de automação e serão poucas fotos com a laminação. vi uma plastificadora da gazela que em tese foi feita para laminar apenas polaseal (Plastificadora (Laminadora) Compacta Gazela AC 00.31.30) mas que em alguns vídeos do youtube o pessoal usa um protetor de cartolina que se não me engano vem com ela e consegue fazer laminação de BOPP e PET.

contando mais uma vez com a opinião do amigo, será que compensa essa de 500 reais da Gazela ou o barato vai sair caro e não terei um bom resultado?

agradeço novamente a ajuda e atenção. vlw.  :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2018, 21:06:45
O PET brilho deixa a foto quase molhada e sim deixa isto evidente, pra quem gosta é um prato cheio . A laminação PET fosco fica muito bom, uma vez um colega ligou para perguntar se o álbum não estava laminado, ele acreditava que não por tão sutil

De laminadora, já tive a Gazela, mais ou menos igual a esta modelo, AC 20.35.80 ai fiquei meio estressado com o esquema de manutenção e comprei uma Royal, que mesmo sendo importada tenho maior facilidade de manutenção e como ela é de rolos com aquecimento interno, fica muuuuito bom a diferença pode ser vista a olho nu.

O modelo que está vendo, lamina  BOPP? Ele só vem em bobina

Antes de comprar, verifique isto


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2018, 23:06:36

O modelo que está vendo, lamina  BOPP? Ele só vem em bobina

Antes de comprar, verifique isto

então o modelo que vi é a plastificadora Yt-320 em tese lamina (plastifica) só em polaseal mas vi alguns vídeos no youtube que o pessoal corta o BOPP e lamina ele na plastificadora. como meu objetivo primeiramente é laminar pouca coisa apenas para oferecer um plus pra quem quiser acredito que seria um caminho, pois esta custa 300 reais contra algo em torno de 2600 da gazela.

essa Royal que vc diz já fica mais cara ainda, quando você diz que e visível a diferença da laminação, realmente tem diferença grande de qualidade entre uma e outra? digamos o cliente perceberia ou apenas os olhos mais aguçados?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2018, 14:31:06
Difícil dizer se vai notar a diferença ou não no BOPP laminado neste tipo de processo

A tensão do filme neste caso é minima, por isso existe uma grande possibilidade de dar certo sim, mas eu, euzinho tenho um pouco de bode de gambiarra, sou desajeitado em excesso pra confiar em minhas habilidades por isso apelo pro sistêmico.

No caso da Gazela que troquei foi mais pela largura do rolo, uma era de 35 cm e esta é de 64 cm e a manutenção. Fiquei mais de um mês aguardando conserto da maquina, pela politica de envio através de revenda. Eles mudaram depois

Na hora de trocar por uma maior, o revendedor deles fez aquela pressão "só pra hoje" e eu comprei de outro pra revenda enfiar esta postura no rabo deles

Resumindo: tenta na gambi mesmo, afinal o investimento não é tão alto e se a perda e resultado forem insatisfatório vc passa pro plano "B".

Tenha um plano "B" :D



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2018, 13:46:11
acabei comprando a plastificadora "china" mesmo, com um medidor analógico de temperatura e laminação a frio e a quente. acho que vai dar pra brincar.

Total da brincadeira:
Plastificadora: 279,00 / 12x sem juros.
Bobinas BOPP (200mts brilho e 200 mts fosco): 120,00 em 12x sem juros.

Uma dúvida agora é quanto ao uso daqueles protetores térmicos, vi que muita gente usa eles para evitar derreter o plástico quando não sabe usar direito e para BOPP que é mais frágil do que o polaseal, é isso mesmo?

Será que precisa realmente ou uma folha de cartolina ou sulfite resolve e dá uma segurança de boa?

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2018, 19:33:23
Medidor analógico ou digital da na mesma, ambos são 0 e 1, nenhum deles funciona como um controlador inteligente, tipo ar condicionado inverter

Referente ao sulfite ou cartolina, eu testaria os dois pra ver qual dá mais certo

Esses protetores de rolo não podem dobrar ou ter vicos  pra não espelhar na foto

Já que tá gastando, compra álcool isopropílico pra limpar os rolos siliconados


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2018, 20:51:04
Opa álcool eu já tenho pra limpar as lentes. Indica o álcool pra limpeza geral tipo uma vez por semana ou mais vezes?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2018, 21:57:06
Se proteger direitinho os rolos siliconado, 1x mes  :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 13:40:51
Boa tarde srs.

Hoje chegou o Rolo de BOPP que comprei juntamente com a Plastificadora. Como havia dito comprei a plastificadora mais barata do ML e o BOPP comprei um rolo Brilho e um Fosco.

Agora vem as dúvidas.

Spositom se puder dar uma ajuda novamente =).

O BOPP brilho deixou as fotos muito bonitas, não saturou tanto quanto o verniz spray e deu um acabamento mais liquido, imagino que o PET PE Brilhante deixaria ainda mais bonita, mas para meu uso está ótimo.

Já o BOPP fosco, aparentemente matou a cor da foto, parece que deixou ela mais acinzentada, as cores vivas tipo o vermelho de roupas e o azul do céu ficaram muito ofuscadas. Com o Verniz spray fosco não ocorreu isso, não alterou as cores.

Minha pergunta é realmente isso?  ou o BOPP que comprei não é dos melhores?

Aí me veio a curiosidade será que existe uma laminação Luster? kkkkk e achei o tópico no qual o Spositom comentou também... https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101972.0

Agora fico na dúvida, existe algum material de laminação que deixe um acabamento parecido com Luster, ou algum material de laminação que seja semi brilho por exemplo?

O BOPP brilhante é lindo mas para colocar um quadro empastado em panamá na parede acho que pela parede ser fosca o brilho não fica um acabamento bonito.

Enfim, só para complementar o tópico, Para poucos trabalhos uma simples plastificadora funciona perfeitamente laminei A4 sem qualquer enrugamento ou falha.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 19:10:12
Que bom que deu tudo certo  :ok:


Vamos lá: honestamente não sei da qualidade do bopp, mas ela interfere sim um pouco nas cores dá uma roubadinha de magenta. Referente a fornecedor eu sempre compro da book express, com o Daniel. Ele distribui Prolan e por uma coincidência incrível já prestei assistência técnica nesta empresa e conheço a seriedade e idoneidade dela


Aí me veio a curiosidade será que existe uma laminação Luster? kkkkk e achei o tópico no qual o Spositom comentou também... https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101972.0


To na mesma ainda, nunca vi acabamento luster mas o PET fosco é muito bom. Fiz um álbum pra um colega e ele me questionou sobre a laminação, se tinha aplicado no álbum dele. Expliquei que sim e ele ficou bem impressionado com a qualidade

Tem um outro acabamento, velvet que dá uma textura diferente pro laminado. Este material é um pouco mais caro, mas se precisar de alguma coisa pra testar e verificar o resultado, me manda uma msg privada

Abs



 


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 22:40:36
Legal spositom. Tô te mandando MP.

Só comentando antes. Cheguei em casa agora e fiz mais alguns testes com o bopp fosco. Acredito que tive dois problemas na foto de hoje cedo. Ela era meia opaca já de início. E estava com um tratamento ruim.
Fiz alguns outros testes agora com algumas fotos que já havia feito o empastamento e sim muda um pouco mas não fica nada feio. Achei até que ficou com um charme diferente.
Então com o bopp estou satisfeito tanto com o brilhante para lembranças e imãs por exemplo e para os quadros de parede com BOPP fosco de um lado ficou ótimo tb. Satisfeito com minha gambiarra aqui kkkk.

Sposintom tô te mandando uma MP sobre o velvet.

Vlw.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.