Autor Tópico: tinta corante é confiavel?  (Lida 11555 vezes)

HERIBELTHON

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, Design e Laboratorista
    • http://https://heribelthonstudio.webnode.com/
Resposta #30 Online: 07 de Março de 2021, 11:10:24
valeu spositom.

e sobre a durabilidade em impressões que vão ficar totalmente de cara para o ambiente interno de casas, que em sua maioria usa lâmpadas LED ou Econômica e que a incidência solar seria no máximo uma janela com cortinas, sua experiência em durabilidade com tintas originais passa de um ano?

o que tá saindo muito aqui é a impressão empastada em papel panamá acabamento bom e o custo fica acessível pra todo mundo e a pessoa já pode fixar ela na parede sem quadro. muitos clientes meu gostam e compram. neste caso será que terá problemas precoces?

minha preocupação é como já disse, começar a desbotar muito precocemente e o pessoal reclamar, digo desbotar aos olhos normais não os nossos pq aí a coisa já não tem jeito kkkkk

outra dúvida minha é sobre o revestimento com verniz tipo os acrilex da vida, vale a pena? ou só deixa mais caro?
Qual tem mais qualidade, a corante ou pigmentada?
HERIBELTHON STÚDIO O Nº1 da Família Novarussense https://www.facebook.com/HeribelthonStudio/photos_albums


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 07 de Março de 2021, 12:49:13
Qual tem mais qualidade, a corante ou pigmentada?

Pigmento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 07 de Março de 2021, 13:11:54
Depende.

Tenho impressões com tinta corante Epson Durabrite originais que tem mais de dez anos e estão perfeitas.

A maioria das tintas de corante de terceiros são um lixo total. Nessa categoria as pigmentadas são melhores.

Resumindo, depende de quanto estiver disposto a pagar tanto na tinta quanto no papel.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #33 Online: 09 de Março de 2021, 11:23:58

Pela minha experiência a qualidade do papel importa. Mas a forma de armazenar as impressões são fundamentais. Se for emoldurar coloque vidro. Se for pra portfolio deixe em uma pasta.
Uma foto que dei para o meu pai, que ele deixou exposta  na bancada, está hoje passado dois anos muito desbotada. Tintas corantes canon originais e papel chines. Talvez com papel original canon melhorasse? É possível. Porque influencia muito a acidez do papel. (Por isso que o melhor é o algodão que é o branco natural, sem quimica.)

Mas tenho fotografias que estão com as mesmas cores desde que imprimi usando esse mesmo papel chines. Isso porque eu armazenei em uma pasta. Tenho também emoldurado fotos com vidro que fiz. Tanto com papeis canon quanto esse similares. E estão perfeitas. Todas usando tinta corante. Então são varios fatores que podem influenciar.

Numa extremidade de maxima preservação: tinta pigmentada, papel algodão emoldurada com vidro. Os entendidos falam que é preciso até mesmo afastar a foto do vidro, dando um pequeno espaçamento para não colarem um no outro. Porque com o tempo pode haver desgaste. Eu já vi portas retratos de 50 60 anos atrás que as fotos estavam totalmente coladas ao vidro. Não havia como tirar-la sem rasgar a imagem.

Na outra extremidade, tinta corantes e  papel vagabundos. Deixar ao léu.

Mas há todo um meio termo que dá pra ser feliz (e o seu cliente também). Pode durar 10, 20, 30 anos. E tá muito bom.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 09 de Março de 2021, 13:03:39
Pela minha experiência a qualidade do papel importa. Mas a forma de armazenar as impressões são fundamentais. Se for emoldurar coloque vidro. Se for pra portfolio deixe em uma pasta.
Uma foto que dei para o meu pai, que ele deixou exposta  na bancada, está hoje passado dois anos muito desbotada. Tintas corantes canon originais e papel chines. Talvez com papel original canon melhorasse? É possível. Porque influencia muito a acidez do papel. (Por isso que o melhor é o algodão que é o branco natural, sem quimica.)

Mas tenho fotografias que estão com as mesmas cores desde que imprimi usando esse mesmo papel chines. Isso porque eu armazenei em uma pasta. Tenho também emoldurado fotos com vidro que fiz. Tanto com papeis canon quanto esse similares. E estão perfeitas. Todas usando tinta corante. Então são varios fatores que podem influenciar.

Numa extremidade de maxima preservação: tinta pigmentada, papel algodão emoldurada com vidro. Os entendidos falam que é preciso até mesmo afastar a foto do vidro, dando um pequeno espaçamento para não colarem um no outro. Porque com o tempo pode haver desgaste. Eu já vi portas retratos de 50 60 anos atrás que as fotos estavam totalmente coladas ao vidro. Não havia como tirar-la sem rasgar a imagem.

Na outra extremidade, tinta corantes e  papel vagabundos. Deixar ao léu.

Mas há todo um meio termo que dá pra ser feliz (e o seu cliente também). Pode durar 10, 20, 30 anos. E tá muito bom.

Totalmente correto !



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #35 Online: 09 de Março de 2021, 13:26:07
Pela minha experiência a qualidade do papel importa. Mas a forma de armazenar as impressões são fundamentais. Se for emoldurar coloque vidro. Se for pra portfolio deixe em uma pasta.
Uma foto que dei para o meu pai, que ele deixou exposta  na bancada, está hoje passado dois anos muito desbotada. Tintas corantes canon originais e papel chines. Talvez com papel original canon melhorasse? É possível. Porque influencia muito a acidez do papel. (Por isso que o melhor é o algodão que é o branco natural, sem quimica.)

Mas tenho fotografias que estão com as mesmas cores desde que imprimi usando esse mesmo papel chines. Isso porque eu armazenei em uma pasta. Tenho também emoldurado fotos com vidro que fiz. Tanto com papeis canon quanto esse similares. E estão perfeitas. Todas usando tinta corante. Então são varios fatores que podem influenciar.

Numa extremidade de maxima preservação: tinta pigmentada, papel algodão emoldurada com vidro. Os entendidos falam que é preciso até mesmo afastar a foto do vidro, dando um pequeno espaçamento para não colarem um no outro. Porque com o tempo pode haver desgaste. Eu já vi portas retratos de 50 60 anos atrás que as fotos estavam totalmente coladas ao vidro. Não havia como tirar-la sem rasgar a imagem.

Na outra extremidade, tinta corantes e  papel vagabundos. Deixar ao léu.

Mas há todo um meio termo que dá pra ser feliz (e o seu cliente também). Pode durar 10, 20, 30 anos. E tá muito bom.

Trabalho com moldura e impressão a algum tempo, todo o material que usa no quadro importa, utilizar um fundo em eucatex vai gerar uma acides muuuuito maior e ataca o papel.

Depois de muito tempo conclui que vai depender do que o cliente quer, por exemplo: tem moldura no mercado livre, tamanho A4 que custa menos de 10 conto comprando um pacotinho de algumas peças, o cara imprime numa laser a 2 conto e tem um monte de quadrinhos a pouco mais de R$10 a peça e tem cliente que exige a melhor montagem, a melhor impressão, etc afinal ele que vai olhar pro quadro o dia inteiro


Leandro Lopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #36 Online: 21 de Setembro de 2021, 23:20:57
Olá, desculpem reviver uma questão já exaurida por todos, mas eu estou procurando um meio termo bem especifico. rsrs
Eu tenho uma canon pixma ix6810, não sou fotógrafo, sou arquiteto e uso para imprimir pranchas para as obras. Mas ando querendo imprimir pranchas com artes mais bonitas, com os renders dos clientes e usando algumas fotos compradas em bancos de imagens. Mas não queria usar pigmentada apenas para não entupir a maquina. Existe alguma opção para esses quadros durarem pelo menos uns 2 anos na parede do cliente? Não que o céu seja o limite, mas não me preocupa muito que o custo do produto final suba, só não queria investir em maquinarios diferentes ou trocar da corante. Vi que existe laminação a frio, emoldurar e usar vidro seria padrão, não queria mandar imprimir em gráfica por...motivos. rsrsrs. Queria apenas usar um equipamento que já tenho para poder dar um agrado a mais ao cliente e aproveitar fazer um jaba do projeto. rsrs.
Estou usando os cartuchos originais da canon, mas queria colocar bulk ou cartuchos recarregáveis, para usar tinta original ainda, mas o cartucho está um belo chute no meu bolso perto do refil. rsrs. Ainda estou pesquisando se a cg-190 usada nas megatanks da canon é a mesma coisa que a tinta do cartucho ou se eu deveria ir com alguma outra tinta mais adequeda

Enfim, minha questão é, uso corante, qual papel e qual proteção usar para conseguir uma duração maior dessas pranchas quando expostas? E qual a durabilidade que eu posso esperar em paredes internas?

Se alguém souber dar uma luz, agradeço muito, pq geralmente as respostas são sempre "vai de pigmentada" ou "assim fica muito caro". rsrss


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 22 de Setembro de 2021, 10:47:37
Olá,

Para ter durabilidade é uma combinação de coisas, o papel, a tinta e quanto de luz a impressão irá receber.

Pelos testes que fiz ao longo de 15-20 anos, as tintas originais sempre se saem bem, seja corante ou pigmentada, mas tem que usar o papel correto. Tintas e papeis baratos invariavelmente dão problemas.

Existem tintas de terceiros de uso profissional que são estupendas, mas são mais caras que as originais.

Infelizmente impressão boa e durável exige insumos mais caros.

Para proteção, existem varias opções, desde vernizes até vidros.

Atualmente só uso tinta corante original da Epson, com papéis Epson, Canon Platinum ou Kodak Ultra (ainda tenho um pequeno estoque). Os da Hahnnemühle são todos bons pra caramba mas são bem caros.

Outra coisa super importante é fazer o perfil do monitor e da impressora corretamente senão sai tudo errado.

Aqui o monitor é calibrado com um XRite I1 e a impressora com o PrintFab com os os papeis/impressora/tinta que uso devidamente calibrados, é caro o investimento mas economiza uma barbaridade ao longo do tempo.

Vamos ver se o Spositom aparece ai pra te dar umas dicas melhores.
 
« Última modificação: 22 de Setembro de 2021, 10:48:45 por AFShalders »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Abril de 2022, 19:04:21
cai nesse tópico hoje.

 tava vendo que estava imprimindo fotos em 2013, tirando as fotos impressas com a tinta original da epson t50 o resto foi tudo com tinta corante de terceiro, com aqueles bulks instalados e as folhas não eram originais tbm, mas não eram da pior qualidade.
 
tenho todas as fotos ainda, com as cores certinhas. mas as impressas com tinta de terceiro estão em albuns sem exposição a luz.

pra ajudar não lembro marca da tinta e muito menos da folha, lembro que pesquisei bastante na época, mas não era a mais cara disponível

dependendo a aplicação da pra ser feliz com tinta corante de terceiro :)

edit:
numa pesquisa rapida no email, achei a nf, as tinta eram essas abaixo, compradas na fvink


« Última modificação: 06 de Abril de 2022, 19:19:02 por Rafael.l »