Autor Tópico: escritório de referencia.  (Lida 2481 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Online: 18 de Setembro de 2013, 15:55:35
estou com planos de alugar um salão como ponto de referencia.

o que terá nesse salão:
alguns álbuns  de casamento,festa infantil e talvez alguns books, todos mostruários.
um pc para controle e edição das fotos ali mesmo.
uma mesa de escritório e cadeiras.
um espaço semelhante de uma Bomboniere.

a minha dúvida é...
ainda hoje, vale a pena ter um ponto fixo?
como será um ambiente pequeno só será um lugar aonde os clientes viram até mim para ver preços e mostruários,sendo assim não precisarei de imediato me formalizar.

pra quem trabalha dessa forma,me dê umas dicas de como proceder.
quanto +/- terei que investir e se o retorno é compensatório.

sei que existe planos de marketing, como ponto estratégico,divulgação e talz...

quem puder me ajudar,meu objetivo será festas e social ok
grato
 :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2013, 16:04:19
Se é só vc, pq não procura um espaço de co-working?

Vc compartilha a infra e todas as paradas com o resto das pessoas que trabalham lá, faz o networking e não precisa aparecer todo dia.

Vc continua tendo um lugar pra receber seus clientes (alguns tem sala de reunião), vc pode levar seus albuns pra lá e gasta menos que um escritório só seu.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:03:23
Se é só vc, pq não procura um espaço de co-working?

Vc compartilha a infra e todas as paradas com o resto das pessoas que trabalham lá, faz o networking e não precisa aparecer todo dia.

Vc continua tendo um lugar pra receber seus clientes (alguns tem sala de reunião), vc pode levar seus albuns pra lá e gasta menos que um escritório só seu.

Abcs

Interessante isso.
 :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:04:23
Interessante isso.
 :ok:

Em sampa tem vááááários espaços de co-working.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2013, 11:23:29
Cara, vou te dizer. Pra mim valeu cada centavo gasto a mais.  :hysterical: :hysterical:

De verdade. Eu tenho, no mínimo, 1000 reais a mais de despesa mensal desde que abri o estúdio, isso que não tenho funcionários:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90464.msg908231#msg908231

Mas, olha, é impressionante. O pessoal te olha com mais respeito, mais credibilidade.
Antes, eu era o "fotógrafo bacana que atende em casa mesmo". Hoje, sou visto com "propriOtário de um estúdio", kkkkk

Inclusive no meio fotográfico o pessoal passa a tratar melhor. Laboratórios, encadernadores, outros fotógrafos...

Pro cliente, passa mais credibilidade, segurança. Estou com o estúdio a pouco mais de dois meses, a diferença foi gritante.
As pessoas entram aqui pra conhecer, ver, etc...



Claro, essas é a minha realidade, pode ser que eu outras praças, ou pra outros profissionais, não seja assim.


Abraço.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2013, 12:47:41
Cara, vou te dizer. Pra mim valeu cada centavo gasto a mais.  :hysterical: :hysterical:

De verdade. Eu tenho, no mínimo, 1000 reais a mais de despesa mensal desde que abri o estúdio, isso que não tenho funcionários:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90464.msg908231#msg908231

Mas, olha, é impressionante. O pessoal te olha com mais respeito, mais credibilidade.
Antes, eu era o "fotógrafo bacana que atende em casa mesmo". Hoje, sou visto com "propriOtário de um estúdio", kkkkk

Inclusive no meio fotográfico o pessoal passa a tratar melhor. Laboratórios, encadernadores, outros fotógrafos...

Pro cliente, passa mais credibilidade, segurança. Estou com o estúdio a pouco mais de dois meses, a diferença foi gritante.
As pessoas entram aqui pra conhecer, ver, etc...



Claro, essas é a minha realidade, pode ser que eu outras praças, ou pra outros profissionais, não seja assim.


Abraço.

Acabei de ler seu tópico!  :clap: :clap: :clap:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2013, 13:25:42
Coloco algumas questões:
Vc ja atua profissionalmente como fotografo? Integralmente?
E os albuns, já os tem ou fazer fazer todos agora (mais um custo)
O local será escolhido com que critério? Seus clientes potenciais estão ai?
Aluguel, Aguá, Luz, Internet, Seguro...e outros que nem sei...liste todos os custos!

Fazer a migração de profissional de outra area (com renda fixa) para fotografo (renda variável) e ainda ter o custo de manter o local, "pode" ser arriscado. Eu migrei a 6 meses e trabalho 90% por indicação de outros clientes e com uma produtora de eventos. Não vejo esse necessidade de local por hora. Trato por telefone e email e sempre que o cliente abre a oportunidade (ou pede) gosto de ir até ele, o que muitos elogiam, pois nao precisam gastar tempo com deslocamento. Levo meus albuns à ele.

Cada caso é um caso, mas pense bem nos custos iniciais, pois isso pode ser o problema.

Abraço e boa sorte!
Tamos na area!
M Rezende
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 13:28:33 por Rezende_SP »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2013, 14:57:13
Coloco algumas questões:
Vc ja atua profissionalmente como fotografo? Integralmente?
E os albuns, já os tem ou fazer fazer todos agora (mais um custo)
O local será escolhido com que critério? Seus clientes potenciais estão ai?
Aluguel, Aguá, Luz, Internet, Seguro...e outros que nem sei...liste todos os custos!

Fazer a migração de profissional de outra area (com renda fixa) para fotografo (renda variável) e ainda ter o custo de manter o local, "pode" ser arriscado. Eu migrei a 6 meses e trabalho 90% por indicação de outros clientes e com uma produtora de eventos. Não vejo esse necessidade de local por hora. Trato por telefone e email e sempre que o cliente abre a oportunidade (ou pede) gosto de ir até ele, o que muitos elogiam, pois nao precisam gastar tempo com deslocamento. Levo meus albuns à ele.

Cada caso é um caso, mas pense bem nos custos iniciais, pois isso pode ser o problema.

Abraço e boa sorte!
Tamos na area!
M Rezende

Isso é bem importante. Gastos e necessidade.

Eu tava precisando de um espaço, porque o povo aqui de mga é metido a besta, aí, entre um cara meia-boca que tem estúdio e um bacana que não tem, eles preferem o primeiro por "segurança" e status. Serio...

Eu atendo tbm na casa das pessoas, não deixei de oferecer essa comodidade, mas agora com o estúdio, sei lá, as pessoas me olham com outros olhos, inclusive as assessoras de noivas, promoters e etc...
Pra mim ajudou, mas como o Rezende citou, não é obrigatório ter um espaço.

Antes de ter estúdio trabalhei quase um ano e meio em casa, do jeito que a maioria da galera trabalhava. Não via problema, até que comecei a perder clientes por causa desse maldito status...

Não tive escolha, hehehe...

Abraço.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2013, 15:19:00
marcando pra acompanhar.
esse é um dos tópicos que acrescenta para profissionais e interessados.  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2013, 15:52:37
Cara, vou te dizer. Pra mim valeu cada centavo gasto a mais.  :hysterical: :hysterical:

De verdade. Eu tenho, no mínimo, 1000 reais a mais de despesa mensal desde que abri o estúdio, isso que não tenho funcionários:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90464.msg908231#msg908231

Mas, olha, é impressionante. O pessoal te olha com mais respeito, mais credibilidade.
Antes, eu era o "fotógrafo bacana que atende em casa mesmo". Hoje, sou visto com "propriOtário de um estúdio", kkkkk

Inclusive no meio fotográfico o pessoal passa a tratar melhor. Laboratórios, encadernadores, outros fotógrafos...

Pro cliente, passa mais credibilidade, segurança. Estou com o estúdio a pouco mais de dois meses, a diferença foi gritante.
As pessoas entram aqui pra conhecer, ver, etc...

Claro, essas é a minha realidade, pode ser que eu outras praças, ou pra outros profissionais, não seja assim.

Abraço.

mike sua opinião me encoraja muito,valeu  :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2013, 16:01:13
Coloco algumas questões:
Vc ja atua profissionalmente como fotografo? Integralmente?
E os albuns, já os tem ou fazer fazer todos agora (mais um custo)
O local será escolhido com que critério? Seus clientes potenciais estão ai?
Aluguel, Aguá, Luz, Internet, Seguro...e outros que nem sei...liste todos os custos!

Fazer a migração de profissional de outra area (com renda fixa) para fotografo (renda variável) e ainda ter o custo de manter o local, "pode" ser arriscado. Eu migrei a 6 meses e trabalho 90% por indicação de outros clientes e com uma produtora de eventos. Não vejo esse necessidade de local por hora. Trato por telefone e email e sempre que o cliente abre a oportunidade (ou pede) gosto de ir até ele, o que muitos elogiam, pois nao precisam gastar tempo com deslocamento. Levo meus albuns à ele.

Cada caso é um caso, mas pense bem nos custos iniciais, pois isso pode ser o problema.

Abraço e boa sorte!
Tamos na area!
M Rezende

marcelão vamos lá...

ainda não atuo 100% na fotografia,abrir esse escritório mudaria essa realidade,explico...

atualmente trabalho em uma empresa que não paga mau,o horário é das 7h. as 13:30/14:00 horas,depois disso estou livre o dia todo para trabalhos extras.

2ºponto,a minha esposa está saindo do emprego em que está,ou seja,ela será a minha secretária,atendente sei lá...

no periodo em que eu estiver ou no meu emprego ou atendendo alguém pessoalmente,ela cuida do escritório,ela está a par de todos os preços e vende muito bem...

já tenho sim mostruários suficiente para começar,com o tempo vem mais,sempre tem um casamento bem elegante que vc. acaba fazendo um pra ti....

então a ordem fica assim:

eu seguro a bronca de casa com meu fixo.
minha esposa trabalha pra mim. ;)
com o aumento do fluxo eu abandono meu fixo e me dedico 100%

tenho uma meta de 10 mil mensal no bruto,creio que com esse rendimento inicial não passarei fome :assobi:
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 16:02:56 por sasaitsuricumiashi »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2013, 16:05:40
O ponto negativo de abrir um escritório e formalizar seu trabalho é que pode aparecer trabalho demais e você não dar conta. Outra coisa chata é se você começa a ganhar muita grana, com o que gastar? Investir? Carro? Casa?

Cuidado.



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:36:47
O ponto negativo de abrir um escritório e formalizar seu trabalho é que pode aparecer trabalho demais e você não dar conta. Outra coisa chata é se você começa a ganhar muita grana, com o que gastar? Investir? Carro? Casa?

Cuidado.

não claudio isso não é ruim  :no:

grana demais nunca é ruim   :hysterical:

bom aumentando o fluxo,a solução é simples,cria uma agencia de foto uai...
contrata fotógrafos de confiança conforme for aumentando o negócio....

o único dilema é começar,depois disso o resto é pura administração  :ok:

ps:a ideia do Dimi me parece muito boa,já estou pesquisando e vendo as possibilidades  :snack:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2013, 18:10:39
marcando pra acompanhar.
esse é um dos tópicos que acrescenta para profissionais e interessados.  :ok:

 :snack:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2013, 19:46:20
Tudo tem o lado bom e ruim, aumentar despesas fixas porém a exposição é muuuuuito maior

Já perdi inúmeros trabalhos por não ter um local fixo, pode traduzir a palavra "trabalho" por "clientes".

Se consegue fechar a conta do estúdio, abraça