Autor Tópico: Fotografia de móveis. Alguém já fotografou ou sabe como fazer?  (Lida 1953 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Pessoal, quero trabalhar no futuro com fotografia de móveis (sofás, racks, camas, guarda-roupas, etc...), mas estou com muitas dúvidas e gostaria de saber se alguém aqui do fórum já trabalhou nesta área.

Algumas dúvidas:
Quanto ao espaço, é feito na fábrica ou aluga um salão grande? (acredito que o local não deve ter muitas coisas, pois alguns móveis possuem reflexão pelo tipo de material utilizado, é isso mesmo?)
Fundo, é um branco infinito mesmo?
Qual tipo de iluminação é feito?
Quais outros equipamentos são utilizados?

Se tiverem mais dicas agradeço!

Obrigado.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 10:41:30
Olá.
Em meu entender vc está partindo de um errinho básico: - A conversa com o cliente.
O que o seu cliente quer, o que ele precisa e o que ele espera do seu trabalho?
Estas questões que você colocou devem ser feitas primeiramente a ele:
- Fundo branco ou móvel ambientado (cenário)?
- Ele dispõe do espaço ou vc terá que locar? Como fica o transporte, montagem, limpeza, desmontagem e devolução?
- Quais os itens a serem fotografados? Só dá pra saber o tipo de iluminação sabendo o que e como vai fotografar.
- Se ficar toda a produção por sua conta, o cliente está esperando que terá um orçamento "salgado"?... ou ele é daquela turma que acha que "pô sua máquina é profissional, então as fotos ficarão boas.... nem precisa cobrar muito porque a máquina faz quase tudo sozinha... não é só apertar um botão?"
Tire todas as dúvidas INICIALMENTE com o cliente... aí é que entra sua experiência se ele te propuser algo que complique ou inviabilize a produção das fotos.
Minha sugestão pessoal: imponha-se para ter condições de trabalho que possibilitem imagens perfeitas. Qualquer coisa "mais ou menos" não deve ser aceitável... ele pode te pagar por um fusca na hora de contratar... mas vai exigir uma Ferrari na hora da entrega... tenha certeza disso.

Abs.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 11:49:01
Paulo, obrigado pela colaboração!

Entendi o que você citou sobre conversar com o cliente, mas no meu caso eu gostaria de estudar um pouco mais até chegar em possível cliente, queria entender mais sobre as técnicas usadas e tipos de negociações para me aprofundar no assunto, por isso perguntei se alguém já fez algum trabalho nesta área.

Agradeço novamente pela colaboração!