Autor Tópico: Chegou meu flash!! E com ele... muitas dúvidas...  (Lida 2293 vezes)

elaine.sc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Setembro de 2013, 09:37:44
Beleza Galera!!
Sou novata na fotografia DSLR e há alguns meses comprei minha T3i. Amooo...
Ontem, recebi meu flash, comprado na DX, um Yongnuo 468II, TTL.
Me senti mais perdida que cego em tiroteio.
Estava bem feliz e faceira, conseguindo usar o modo M com tranquilidade, fotometrando sempre e dando uma olhada no histograma pra tentar decifra-lo.
Isso, até ontem, quando chegou meu flash e corri pra testar o brinquedinho novo...
Parece que nada aprendi até agora, e me bateu uma pontinha de frustração...
Tô perdida e preciso da ajuda de vcs.
Uso minha máquina somente para coisas caseiras, nada profissional e até agora não a usei em nenhum "evento" (de família) de verdade. Mas agora, fico até com medo de usar, e fazer cagada, com o flash.
Imagino que será bem útil em coisas familiares pois geralmente são em ambientes com pouca iluminação... por isso, comprei.
Mas ao "testar" o bichinho, me deparei com muitas coisas diferentes...
Primeiro, que a fotometria parece não existir, ou não faço ideia de como fazê-la.
É principalmente essa a minha dúvida: como fotometrar com o flash...
Outra coisinha que queria saber, é se preciso ajustar mais alguma coisa na máquina, pois botei o balanço de branco em flash, mas não sei se é isso mesmo e se tem mais alguma coisa a "dizer" pra câmera pra ela saber que tem o flash ali.
Já me estendi demais, mas... preciso da ajuda de vcs...
Já li algumas coisas sobre isso, mas tudo um pouco técnico demais para mim, que achei que sabia alguma pouca coisa, mas agora parece que não sei nadinha...
Se puderem me ajudar de forma mais simples como de que forma devo fazer, fotometrar com o flash desligado primeiro, ou usar algum tipo de prioridade, A TV, sei lá... algo que eu possa me sentir segura pra começar a "brincar" em público, pois comprei o flash TTL pensando que não teria que mudar nada no que faço mas parece que estava bem errada nos meus pensamentos...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2013, 10:05:50 por elaine.sc »
Canon T3i 18-55mm + Flash YN 468II
Em breve + 50mm 1.8 e 55-250mm...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2013, 09:51:51
Elaine,
o meu é o modelo 568EX

deve ser parecido o funcionamento.
como eu fiz:
selecione o modo ETTL  [M]. com relação ao zoom, vai experimentando.
sem stress. a câmera vai medir a quantidade de luz que o flash deve mandar.
mas daqui a pouco os mais experientes vem dar um help.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2013, 10:06:39
Se você for craque em inglês, devora esse blog aqui: http://neilvn.com/tangents/flash-photography-techniques/

Principalmente essa seção de flash, são 17 capítulos, todos muito bons. Se conseguir ler e entender tudo o que ele diz, o flash não vai ter mais segredo. Mas a verdade é que a fotografia com flash é bem diferente, é um mundo totalmente novo mesmo. O segredo é saber balancear bem a luz do flash com a luz ambiente, pra que a presença do flash fique o mais imperceptível possível.

Abraços


elaine.sc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2013, 10:31:13
Gente, que loucura...
Acho que nunca vou conseguir uma boa foto...
Sabe mãe que acha que não vai conseguir educar um filho? Sou eu com minha filha, digo, minha máquina hehe...
E olha que ainda não sou mãe kkk...
Mas, espero que seja só o primeiro impacto...
Continuo contando com a ajuda de vcs e obrigada aos que já ajudaram...
Canon T3i 18-55mm + Flash YN 468II
Em breve + 50mm 1.8 e 55-250mm...


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2013, 11:44:16
Sou novato em fotografia também, mas além de ler tudo o que conseguir, teste...

Pegue um objeto, observe a luz que você tem no ambiente, fotografe sem o flash, depois use o flash direto no objeto, use compensação do flash para mais e para menos, veja os resultados, depois faça as mesmas fotos virando o flash para um dos lados...
O importante é entender como a luz vai funcionar. Ao virar para um dos lados, você deve "mirar" em alguma parede para a luz rebater e voltar onde você quer.
Tente rebater em paredes de cores diferentes: também trarão resultados diferentes.
Teste também o flash no manual (aí você ajusta a potência que quer do disparo).

Se ainda ficar na dúvida, poste alguns exemplos na galeria de fotos. Aí da para o pessoal que realmente entende do negócio opinar o que você pode fazer diferente para melhorar.

Sobre o balanço de branco, sugiro que você fotografe em RAW, assim você pode deixar o balanço de branco em auto e ajustar os detalhes na pós.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2013, 11:45:38 por CristianoSoares »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2013, 15:30:28
Gente, que loucura...
Acho que nunca vou conseguir uma boa foto...
Sabe mãe que acha que não vai conseguir educar um filho? Sou eu com minha filha, digo, minha máquina hehe...
E olha que ainda não sou mãe kkk...
Mas, espero que seja só o primeiro impacto...
Continuo contando com a ajuda de vcs e obrigada aos que já ajudaram...

Fica tranquilo. Usando o flash rebatido com um bom enquadramento a foto já fica bem legal. Acredito que seu susto é pela quantidade de siglas de funções e leque de opções que o flash abre, mas depois de algumas semanas de treino vc já começa a ficar intuitivo.


diego_or

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:28:36
elaine.sc, estou acompanhando seu tópico pois também sou novato na fotografia DSLR e também tenho uma T3i, a diferença é que estou ainda namorando o flash, o qual será minha próxima aquisição. Espero que as respostas do seu tópico já sirvam de ajuda para mim. Gostaria de saber de você como foi a compra no DX, taxas (se incidiram), entrega e acondicionamento do produto. Ainda não me senti seguro para compras no exterior. Desde já agradeço sua atenção! :snack:
Canon T3i 600D
Lente Canon 18-55 mm IS II f/3.5-5.6 (Kit) Canon EF 50mm 1.8 II


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:46:13
não achei o 468II na DX, também to querendo um flash, vou acompanhar o topico, ta pintando uns convites pra cobrir pequenos eventos to pensando em pegar uma 18-55 e um flash pra começar, até ter grana pra tamron.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:55:42
não achei o 468II na DX, também to querendo um flash, vou acompanhar o topico, ta pintando uns convites pra cobrir pequenos eventos to pensando em pegar uma 18-55 e um flash pra começar, até ter grana pra tamron.

É assim que muitos começaram e com excelentes resultados, kit original e um flash externo, só ir treinando.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:01:44
É assim que muitos começaram e com excelentes resultados, kit original e um flash externo, só ir treinando.

então uma amiga pediu pra eu fotografar o casamento da mãe dela, será uma cerimonia bem simples e eles não irão contratar um fotografo, apenas haverá as fotos de compactas tiradas por parentes, e ela me pediu se tinha como eu fotografar a um preço abaixo do mercado, pois o preço usual ela não pode pagar, e como eu so possuo a 50mm pensei em pegar uma 18-55 IS II(tem2 pessoas da minha cidade vendendo a 18-55 praticamente nova) por R$200,00 e tbm tem outra conhecida que quer q eu fotografe ela gestante daqui uns meses quando a barriga estiver grande, to pensando em meter a cara e fazer. mais ai preciso comprar um flash e estudar como usa-lo.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


elaine.sc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:49:23
Olá Diego,
A compra na DX foi tranquila. É a segunda vez que compro com eles e não me arrependo.
O pacote veio com plástico bolha, sem problemas, bem acomodado.
O único problema foi que fui taxada...
Mesmo a nota estando com valor de $11,45, me taxaram sobre um valor de $55,00 e tive que pagar mais R$ 117,00 pra retirar.
Tirando isso, chegou em 27 dias e amei o produto.
Agora, estou "conhecendo" o bichinho ainda, mas acho que valeu muito...
Boa sorte pra vcs!!


elaine.sc, estou acompanhando seu tópico pois também sou novato na fotografia DSLR e também tenho uma T3i, a diferença é que estou ainda namorando o flash, o qual será minha próxima aquisição. Espero que as respostas do seu tópico já sirvam de ajuda para mim. Gostaria de saber de você como foi a compra no DX, taxas (se incidiram), entrega e acondicionamento do produto. Ainda não me senti seguro para compras no exterior. Desde já agradeço sua atenção! :snack:
Canon T3i 18-55mm + Flash YN 468II
Em breve + 50mm 1.8 e 55-250mm...


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:00:14
elaine se tem o link do 468II ai, pois não achei ele na DX.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2013, 07:35:35
o 468 II não eh akele q dava problema numa plaquinha logica dele?
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


elaine.sc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2013, 09:54:02
Procurei bastante coisa sobre ele antes de comprar...
Não são muitas as informações disponíveis, mas o pessoal do fórum deu boas indicação dele.
Quanto ao problema da placa lógica, vou acompanhar pois não vi nada na net sobre isso, mas vale acompanhar pra ver se surge alguma coisa..
Canon T3i 18-55mm + Flash YN 468II
Em breve + 50mm 1.8 e 55-250mm...