Autor Tópico: fotometro das analogicas?  (Lida 4015 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 20 de Setembro de 2013, 20:06:32
boa noite.

Tenho uma Nikkormat FT2 com 50mm 1.4.

O fotometro sempre marca diferente da minha camera digital, e isso me preocupa...

Por exemplo:

agora estou com filme ISO200 na nikkormat, aponto pra luz, e ele pede: 1/125 e f16.
Se eu colocar ISO200 na digital, em 1/135, o fotometro vai pedir f.1.4!!!

Agora em uma parede branca:
a nikkormat pede 1/60 e f8.
a digital: 1/60 e 1.4!

Está de noite, apontei para o horizonte, e a nikkormat pediu:
1/250, f2.8.
já a digital me pede 1/3 seg em f2.8!!!!!


a nikkormat sempre pede uma abertura mais fechada, eu não intendo... e a diferença é sempre grande...
O cara da loja falou que a medição das analógicas é diferente das digitais, mas não faz sentido isso ser diferente! F2 é F2, tanto em digital quanto analogico...
e ai, o que acham??


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2013, 00:10:12
Coloque a sua digital em modo manual e em fotometria "center weighted" As duas tem que bater igual. Mesmo iso é claro. Se der diferente uma delas está com defeito.

Quando um modo diferente de fotometria é usado a leitura pode ser diferente sim, especialmente em spot e em matrix (multi-pattern) porque é aplicada uma correção na curva padrão do fotometro, calculada por software.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2013, 00:11:25 por AFShalders »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 12:50:11
Coloque a sua digital em modo manual e em fotometria "center weighted" As duas tem que bater igual. Mesmo iso é claro. Se der diferente uma delas está com defeito.

Quando um modo diferente de fotometria é usado a leitura pode ser diferente sim, especialmente em spot e em matrix (multi-pattern) porque é aplicada uma correção na curva padrão do fotometro, calculada por software.

Mas como você tem certeza que a medição da Nikkormat é Ponderada?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2013, 06:35:16
Mas como você tem certeza que a medição da Nikkormat é Ponderada?

Conheço o fotometro dela, tive 3.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2013, 12:40:00
Mas como você tem certeza que a medição da Nikkormat é Ponderada?

Conheço o fotometro dela, tive 3.

Gabriel,

Esse cara, o Shalders, é um biblioteca ambulante. Preste atenção e com o tempo com vai acabar conhecendo mais "o currículo" dele. Na verdade, ele é bastante discreto e até vai me dar uma bronca, via MP, tenho certeza disso, por estar fazendo isso aqui.

Acredite, se ele falou é porque tem conhecimento do assunto. E... longe de estar puxando o saco, apenas digo o que sei e o que penso.
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2013, 13:55:46
Pow Braga...
« Última modificação: 28 de Setembro de 2013, 13:57:11 por AFShalders »


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2013, 14:56:08
Uma pergunta: você tá usando bateria de óxido de prata ou alcalina?


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2013, 18:49:53
Não sei se são as más experiências com os anos, mas atualmente tudo que diga o tal vendedor entra por uma orelha e sai pela outra. Do tal vendedor só me interessa saber o preço e a garantia.

Independente de ser filme ou digital, modelos similares de mesmo fabricante devem dar leituras mais ou menos compatíveis. Há que diferenciar câmeras PRO e mercado amador, por isso digo "similares" e sobretudo, do mesmo fabricante. Os fabricantes têm formas diferentes de pensar. As PENTAX tendem a ser mais "average", as NIKON's mais "spot" (mesmo quando a medição estão em matricial).

Para exemplificar: Os fotômetros da minha D3 e da minha F5 (filme) batem MUITO parecidos!


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2013, 18:54:09
Agora, as NIKKORMAT's são antigas e possivelmente o fotômetro da pobrezinha já deu o que tinha pra dar!!! Ideal é testar com um cartão de cinza 18% com luz estável e uniforme, fechar o enquadramento no cartão e medir. Não pode dar tantos f/stop's de diferença. Um dos dois fotômetros está morto!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2013, 21:56:04
Agora, as NIKKORMAT's são antigas e possivelmente o fotômetro da pobrezinha já deu o que tinha pra dar!!! Ideal é testar com um cartão de cinza 18% com luz estável e uniforme, fechar o enquadramento no cartão e medir. Não pode dar tantos f/stop's de diferença. Um dos dois fotômetros está morto!


Não existe isso do fotômetro já deu o que tinha que dar, salvo no caso em que usa célula de selênio, que não é o caso da Nikkormat. Ela usa o fotômetro clássico com célula de CdS e um galvanometro. Os defeitos mais comuns são em primeiro lugar a oxidação nos contatos e por dentro dos fios e danos causados por quedas, que danificam a suspensão do galvanometro. Se não levou tombo e não está com oxidação, tem que funcionar, mesmo depois de 50 anos. Um terceiro defeito que as vezes acontece é que existe um mecanismo de torção, que gira o eixo do galvanometro alguns graus, quando mudamos a velocidade. Isso é feito por um cabo (cordinha) de tecido que pode ter arrebentado, afrouxado ou ter sido presa na posição errada. Nada sério e facilmente reparável.

Mas se o problema estiver no galvanometro é lixo. Não tem como consertar a não ser que consiga outro igual e substitua.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2013, 21:40:46
muito obrigado a todos pelas respostas.

Realmente minha nikkormat está com problema na medição...
Vou ver se levo na loja novamente. A primeira vez que levei o cara falou que estava tudo certo, mas não...