Autor Tópico: CANON XT ou NIKON 50D  (Lida 7448 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2006, 10:43:45
Olha se for pra diversão sua apenas, sem querer ficar trocando de conjuntos depois, vai na mais barata pq qualkquer uma vai te atender e bem

E coloca na lista tb Minolta e Pentax, cara não vai perceber grandes diferenças entre as 4 -  a Minolta establiza imagem em qualquer lente...


Se quer depois trocar de câmera, ai é melhor escolher uma marca primeiro e ficar nela
 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2006, 11:20:18
Citar
vai na mais barata pq qualkquer uma vai te atender e bem

Uma rara opinião lúcida sobre este assunto, infindável e sem qualquer objetividade no sentido disso fazer notável diferença.


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2006, 13:34:42
Eu não sei, mas tenho a impressão que qualidade fotográfica mesmo ainda reside nas SLRs de filme.
Credilson
Nikon e coisas


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2006, 16:31:53
Citar
Eu não sei, mas tenho a impressão que qualidade fotográfica mesmo ainda reside nas SLRs de filme.
É uma questão de tempo até o "LP" sair do mercado por causa da mídia laser (CD/DVD).
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 07 de Agosto de 2006, 17:29:34
Citar
Citar
Eu não sei, mas tenho a impressão que qualidade fotográfica mesmo ainda reside nas SLRs de filme.
É uma questão de tempo até o "LP" sair do mercado por causa da mídia laser (CD/DVD).
Luiz:

Não que eu ache que a qualidade esteja somente com o filme. Uma boa cãmera digital tem qualidades próprias, que são diferentes das do filme, assim como o filme tem características próprias, diferentes do mio digital.

Mas... Só sabe disso que realmente já usou os dois. Quem usou os dois sabe a graça de cada um, sabe que não é certo pensar nos dois como mutuamente excludentes. Isso nada tem a ver com modernidade ou não, mas com algo referente desde sempre à fotografia, que é o entrelaçamento entre meio/forma/tecnologia de captura e resultados.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2006, 23:33:02
Citar
Eu não sei, mas tenho a impressão que qualidade fotográfica mesmo ainda reside nas SLRs de filme.
Já usei filme, até uso de vez em quando, mas não consigo ver dessa forma, pra mim são formas de se chegar ao mesmo ponto, mas acho que com o digital o pessoal ficou mais chato com algumas coisas.

Ruído é criminoso, grão é lindo
as cores do filme são melhores
vc precisa de mais técnica pra fotografar com filme
Se tivesse feito com filme não teria esse ruído todo na foto

Essas são algumas das frases que já li em fóruns.

e vejo algumas coisas diferentes, raramente se imprimia foto grande com filme, agora pra quelauqer um que tenha o mínimo gostode ampliar algumas fotos, vai direto pro 15x21 ou 20x30, quando não maior.
Quanto as cores, antes a gente escolhia o tipo de cor da imagem já no filme, agora vc tem que deixar doseu jeito após uma batalha no ps ou outroprograma de edição de imagens
Acho MUITO mais fácil fotografar com filme, tirando cromo e alguns pb de latitude muito baixa, vc podia fotometrar o mais errado possível e ainda assim a foto saia, pq a latitude é absurdamente alta e ocara do minilab corrigia pra gente.

Gosto muito do filme (acho velvia uma maravilha), mas não acho que ofilme seja melhor que o digital, não hoje.

São apenas diferentes (nesse caso, comodiz o Ivan)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2006, 23:43:53
modo comentário off-topic ON
 :denken: interessante como este tópico evoluiu de rebelXT vs. D50 p/ filme vs. digital.

Acho que vou comprar um velvia e ressuscitar minha zenit122.
modo comentário off-topic OFF

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:07:58
[Off Topic ON]

Ivan,

Na faculdade de Belas-Artes, eu tive aulas de fotografia usando máquina Pentax (com fotometro estragado) e usando filme P&B. Passei vários dias no laboratório revelando filme e tratando meus erros de exposição nas ampliações.
É muito prazeiroso todo o processo. Me fez aprender muito sobre fotografia.
Mas a verdade é que a fotografia digital facilita enormemente o processo e ainda tende a evoluir mais em qualidade ao longo dos próximos anos. Certamente vai superar a película.
A única depreciação estará na qualidade dos fotógrafos, que devido às facilidades do equipamento digital não terão toda a perícia e rigor que os fotógrafos analógicos tinham.

[Off Topic Off]

Sobre o assunto Xt Vs. D50, eu que estava inclinado por uma R1 já estou mudando de inclinação para o lado da D50 por causa de uns comparativos de Ruído que vi. A D50 é bem interessante nesse quesito, o preço é mais barato entre as DSLR mas nem por isso menos salgado para um entusiasta como eu.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:47:47
Citar
É uma questão de tempo até o "LP" sair do mercado por causa da mídia laser (CD/DVD).

Ainda hoje existem audiófilos que pagam fortunas por um toca discos high end, pre amplificadores Phono e mantém suas coleções de lps, que a qualidade de som ainda supera os populares cds/dvds.

Concordo plenamente com outra mensagem sua (não fiz quote). A fotografia digital facilitou muito as coisas, com isso caiu um pouco a qualidade dos fotógrafos.
Claro que temos que reconhecer que existem ótimos profissionais já mergulhados no mundo digital.
Credilson
Nikon e coisas


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:14:17
Citar
Certamente vai superar a película.

Infelizmente minha bola de cristal não funciona. Já a joguei fora depois de tentar adivinhar o futuro certo número de vezes sem sucesso. SUPERAR... palavra difícil, pois implica em uma escolha de referenciais que não contemplará todas as diferenças entre os meios. Supera quanto a alguns quesitos, quanto a outros não.

Mas uma coisa eu sei: bolo batido a mão é melhor que o de batedeira, pois a massa fica com desigualdades e rugosidades que melhoram o tato/paladar.

Enfim, para quem não vê diferença, não há diferença. Para quem vê diferença há o acréscimo de mais um meio para fotografar e conseguir resultados específicos (cada meio, um resultado). Para mim, quanto mais meios, melhor, não preciso excluir um para gostar do outro.

Bem, já que você tem experiência com PB...

Exercício: Conseguir, usando a digital, a mesma curva de contraste de um filme PB sem criar no tratamento alterações grosseiras, isto é, conseguir o mesmo nível de contraste para duas fotos feitas da mesma coisa na mesma luz uma com um TriX e outra com qualquer digital que você queira, de modo que quando copiadas em tamanho 20X30 (nem precisa ser mais) a digital produza o mesmo tipo de contraste.

Teste de resultado:

Mostrar ambas para 10 fotógrafos acostumados com filme e enganar mais que três deles.





 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:21:37
Quanto ao dito pelo Alex:

Concordo que é mais fácil fotografar com filme, principalmente com filme negativo.

Mas de fato as cores do filme são mais bonitas, e o contraste também. Tenho fotos ampliadas dos dois meios, e uma do lado da outra a diferença é claríssima.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #26 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:33:42
Eu ficaria com a D50, mas não consigo ver essa diferença toda que o pessoal pinta por aí. Paixão por marca é isso: ver coisa onde não existe :)

 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:38:33
Citar
Paixão por marca é isso: ver coisa onde não existe

Exatamente.

melhor custo-benefício de um conjunto completo = D50

melhor plataforma para adpatações e melhor para quem precisa de 2mp a mais = xt.

 


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:43:12
Para quem quer ficar com os 2 meios (digital e analógico):

Digital: D50
Analógico: F6
Credilson
Nikon e coisas


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:23:23
Citar
Quanto ao dito pelo Alex:

Concordo que é mais fácil fotografar com filme, principalmente com filme negativo.

Mas de fato as cores do filme são mais bonitas, e o contraste também. Tenho fotos ampliadas dos dois meios, e uma do lado da outra a diferença é claríssima.
Bom dia Ivan,
Você teria alguma destas ampliações em comparativo, para publicar na web ?
Gostaria de ver os resultados lado a lado :)
Se não puder publicar, tudo bem ;)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ