Autor Tópico: [Duvida] Quais seriam essas técnicas?  (Lida 4691 vezes)

webpcv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 21 de Setembro de 2013, 02:48:19
Olá pessoal, tudo bem?
Bom, sou novato na fotografia e apaixonado pelos trabalhos do site I Hate Flash, depois de muito tempo com vergonha de postar, resolvi criar coragem.

Seguinte, como fã, 3 estilos de fotos do I Hate Flash me deixam de queixo caído, que são eles:

Citar
A foto duplicada:




Citar
As luzinhas lindas:






Citar
E o flash:





Bom, sou uma pessoa muito autodidata, sempre que quero aprender algo procuro o básico sobre o que essa coisa é, como pode ser feita e com isso adapto-a para meu gosto, por isso preciso apenas de um fio para seguir.

A foto duplicada: Bom sobre essas fotos não consegui pensar em nenhum jeito de como elas podem ser feitas, alguém saberia dizer se essa técnica tem algum nome ou citar algum exemplo?

As luzinhas lindas: Essa técnica tem algum nome? O efeito é obtido apenas deixando a câmera com uma exposição longa (quantos segundos seriam suficientes?) e chacoalhando-a ou girando-a? Ou não tem nada haver com isso?

O flash: Pra essas fotos serem tiradas assim sem ficar com aquele flash forçado na cara é só botar o flash pra cima? Ou tem mais algum segredinho?



Bom, não quero receitas de bolo, apenas querem um fio para eu poder seguir minhas buscas e o básico do "know how" para que eu possa adaptar para minhas fotos e consiga a experiência.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2013, 02:53:35
Exposição lenta com flash na segunda cortina, algumas parecem dupla ou tripla exposição. Dê uma pesquisada no google pelas técnicas que indiquei. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2013, 13:54:09
 :snack:
Interessante, tenho muuuuuuito a aprender.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2013, 14:21:56
A do DJ la é facil de fazer,com o flash e  a exposição lenta mira nele,atira e gira a camera,vai dar esse efeito,as outras ja não sei porq não fiz..rsrsr mas deve ser por aí tbm.
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2013, 17:30:45
As luzes são longa exposição, abusam de usar fisheye também. Dupla exposição pode ser feita na pós produção. Flash é com difusor, não é aquela luz dura e seca. Acho que eles usam aquele difusor improvisado de caixa de leite.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2013, 00:28:56
Algumas parecem ser exposições multiplas, e outras são facilmente feitas com ligth paint.  :ok:
Outras não tenho opinião.  :ponder:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2013, 12:09:55
Das últimas, que ninguém falou, parece ser flash rebatido sim, mas não diretamente no teto, sim numa parede talvez pegando um canto do teto junto. Aliás, nunca rebata apenas no teto se estiver trabalhando apenas com uma luz.

Casas noturnas raramente têm teto branco e baixo, o que seria útil pra rebater, então tem de se usar o que a casa oferece, literalmente, que são alguns pedaços de paredes brancas, às vezes coloridos e o mais útil em qualquer casa noturna: um ar condicionado. Aqueles grandões que ficam pendurados são excelentes pra se rebater um flash (por serem brancos não geram color shift) e gerar uma fonte de luz suave como a vista na foto da menina fazendo bolhas. Inclusive, pelo que a bolha apresenta como reflexo da fonte de luz, eu apostaria alguns dinheiros aí sobre como foi exatamente esta a fonte de luz utilizada pra foto: flash rebatido no ar condicionado.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2013, 12:10:26 por lestevaos »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2013, 19:46:50
Usei o bom e velho Google e um deles mesmo explica a técnica do flash:
Mover p flash pra cima ou pra trás, Rebater no teto ou na parede.

A técnica de múltiplas exposições é batendo fotos com flash no objeto, movendo a câmera e retornando à posição inicial.

Não tem nada de misterioso no trabalho deles, que é cópia do trabalho de fotógrafos gringos como o Cobrasnake. Tiveram a sacação de fazer o mesmo aqui e deu certo.


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2013, 19:51:23
Usei o bom e velho Google e um deles mesmo explica a técnica do flash:
Mover p flash pra cima ou pra trás, Rebater no teto ou na parede.

A técnica de múltiplas exposições é batendo fotos com flash no objeto, movendo a câmera e retornando à posição inicial.

Não tem nada de misterioso no trabalho deles, que é cópia do trabalho de fotógrafos gringos como o Cobrasnake. Tiveram a sacação de fazer o mesmo aqui e deu certo.

é isso aí
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2013, 20:43:56
Usei o bom e velho Google e um deles mesmo explica a técnica do flash:
Mover p flash pra cima ou pra trás, Rebater no teto ou na parede.

A técnica de múltiplas exposições é batendo fotos com flash no objeto, movendo a câmera e retornando à posição inicial.

Não tem nada de misterioso no trabalho deles, que é cópia do trabalho de fotógrafos gringos como o Cobrasnake. Tiveram a sacação de fazer o mesmo aqui e deu certo.

O melhor lugar pra se rebater um flash é realmente a parede e um canto do teto, pois a luz vem lateralmente e também por cima, igual se tivesse uma sombrinha ou um softbox naquele lado. Apenas no teto é um problema, pois acima dos olhos podem ficar áreas sem luz, gerando o "efeito guaxinim" na pessoa fotografada.

Outra coisa com a qual se consegue efeitos bem legais é que em casas noturnas que não tenham uma parede branca, se tu rebater o flash numa parede vermelha, consegue uma luz vermelha bem interessante também, já que nesse tipo de ambiente vale. Não dá é pra jogar um vermelhão na cara das pessoas quando num evento social de alta classe, o que é bem diferente.

Nada se cria, tudo se copia. :)


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2013, 09:13:17
Esse blog é a melhor escola.
Conforme explicado acima, tentei no churrasco de ontem fazer as fotos "tremidas" com o flash de sincronismo lento. Achei que ficou bem interessante. Agora é treinar pra melhorar (treinar e melhorar bastante)

« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 09:24:36 por ralgarve »
OMD EM1


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:50:39
não entendi.. o site chama "I Hate Flash" e todas as fotos são com flash??


wringles

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:45:33
Só porque odeia não quer dizer que não continue usando.

Veja por aí o número de casais infelizes...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:38:20
não entendi.. o site chama "I Hate Flash" e todas as fotos são com flash??

hahaha boa, Luciano! Eu pensei o mesmo quando conheci também. "Deve ser um site daqueles puristas que não sabem usar um flash e dizem que não gostam ou que não é fotografia".


ezequiel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2015, 10:28:13
Ressuscitando o tópico alguém tem ideia do tipo de lente que usaram?