Autor Tópico: Bolo estourando (e pessoas OK)  (Lida 4458 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2013, 19:32:20
O segredo é rebater o seu flash na parede mais distante que houver. Quanto mais distante a parede onde ele for rebatido, menor vai ser a distância relativa entre o bolo e os convidados, e aí a luz que vai chegar neles vai ser praticamente a mesma. Não dá pra rebater na parede de trás? Rebate na parede do lado então. Pra esse tipo de foto eu sempre miro em alguma parede do lado, aponto o flash um pouco pra trás, na junção entre a parede e o teto. A luz vem de forma oblíqua (evitando as sombras nos olhos) e chega de forma suave tanto ao bolo quanto aos noivos.

Existem muito mais formas de rebater o flash do que pra cima, ou pra trás. Experimente, arrisque, dá pra tirar belíssimos resultados usando luz lateral, luz oblíqua.

só completando a foto de exibição do Humberto esta com o flash exatamente como ele falou  :ok:

sempre achei esses rebatedores de papel meio inútil,sempre luz dura e mau direcionada,prefiro mil vezes o difusor de plástico (eu ok). 


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2013, 07:49:57
Humberto,

O LED, da forma como mostrado é o mesmo que usar um flash direto. Se diminuir a pontencia dele, vai subexpor as pessoas atrás do bolo.

O octobox é luz difusa, seria a melhor solução, sem dúvida alguma.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2013, 09:26:04
Humberto,

O LED, da forma como mostrado é o mesmo que usar um flash direto. Se diminuir a pontencia dele, vai subexpor as pessoas atrás do bolo.

O octobox é luz difusa, seria a melhor solução, sem dúvida alguma.

Rsrs, você respondeu pra pessoa errada, quem falou do LED foi o Fabio Pedro, e não eu...
E concordo com você, o iluminador de LED, se usado na sapata da câmera, vai ter o mesmo efeito do flash, ou seja, superexpor o primeiro plano e subexpor o que estiver mais afastado...


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2013, 16:33:29
Desculpa, Humberto.. Foi mal...


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2013, 16:57:15
só completando a foto de exibição do Humberto esta com o flash exatamente como ele falou  :ok:

sempre achei esses rebatedores de papel meio inútil,sempre luz dura e mau direcionada,prefiro mil vezes o difusor de plástico (eu ok).

Faço eventos e também não gosto dos rebatedores de papel. A luz sai muito mal distribuida, praticamente um degradê.

Também prefiro o difusor de plástico.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2013, 18:33:06
Desculpa, Humberto.. Foi mal...


rsrs, sem problemas  :ok:




Também prefiro o difusor de plástico.


Eu não gosto de usar cartolina no flash, não gosto de usar difusor de plástico, não gosto de usar nada na cabeça do flash (no máximo um gel para correção de cor). Eu sempre prefiro rebater direto na parede, porque aí a luz fica bem mais direcional. Eu gosto da luz atingindo o sujeito lateralmente, dá mais volume e fica um pouco mais natural. A luz vindo de frente dá uma chapada no rosto das pessoas, não curto muito não. Tem quem goste, eu não gosto...





paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2013, 07:57:42
Testes, testes e mais testes...

Botei o SB600 em um tripe de 1,8m, com suporte para sombrinha. Usei uma sombrinha branca difusora.
Deixei o SB600 em 1/4, disparando ele pelo radio flash. Perfeito !!

Fonte de luz grande, preservando detalhes, e dando bastante relevo.. É a solução prática e simples, por que posso deslocar o tripé para onde for necessário.


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2013, 08:13:38
Uso um half snoot "Tabajara", que fiz praticamente a custo zero. Utilizei uma folha de EVA, preta, daquelas bem fininhas e comprei uma tira de velcro dupla face. Encaixo ele no flash e a luz é direcionada para exatamente o lugar que eu desejo. Fica mais ou menos assim:

http://www.flickr.com/photos/kentkc/4766623543/
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2013, 09:25:05
Testes, testes e mais testes...

Botei o SB600 em um tripe de 1,8m, com suporte para sombrinha. Usei uma sombrinha branca difusora.
Deixei o SB600 em 1/4, disparando ele pelo radio flash. Perfeito !!

Fonte de luz grande, preservando detalhes, e dando bastante relevo.. É a solução prática e simples, por que posso deslocar o tripé para onde for necessário.

Só cuida, que tripé em festa de aniversário é um convite pra molecada acabar com tudo ,eheheheheheh

fica sempre de olho, porque as pessoas podem tropeçar nele, aí prejuizo certo...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2013, 10:05:11
Uso um half snoot "Tabajara", que fiz praticamente a custo zero. Utilizei uma folha de EVA, preta, daquelas bem fininhas e comprei uma tira de velcro dupla face. Encaixo ele no flash e a luz é direcionada para exatamente o lugar que eu desejo. Fica mais ou menos assim:

http://www.flickr.com/photos/kentkc/4766623543/


Perfeito! Dominando o uso do half-snoot, praticamente não tem tarefa que não se consiga fazer com o flash na câmera!


paimvideo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #25 Online: 18 de Setembro de 2013, 10:24:49
O tripé será mais para as fotos atrás do bolo (um saco, mas tem que fazer).

Nas demais, um difusor stofen da conta do recado.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2013, 22:49:31
Eu acho que a solução mais prática é incentivar o bolo de chocolate!  :D
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alexandre paulino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #27 Online: 19 de Setembro de 2013, 09:34:52
Isso acontece comigo, mais quando uso Canon. Com Nikon nao costuma acontecer. Sei la
Instagram:
@alexandre.alexandrefotografia


RetratoRoubado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Feminino
    • RetratoRoubado
Resposta #28 Online: 19 de Setembro de 2013, 13:30:18
Eu pensei que fosse o bolo explodindo.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #29 Online: 22 de Setembro de 2013, 16:42:51
ta vazando luz ai... o omnibounce espalha luz pra todos os lados, o cartao branco ajuda no preenchimento frontal da luz, uma coisa que gosto de fazer é por o assistente com um monopé segunrando o flash(que esta ligado em um radio) e por o omni no flash e disparar lateral/superior, assim espalha uma luz homogenea, lateralizada e que é mais facil de controlar... mas esse é meu estilo, sempre gosto de tirar o flash da camera pra fazer algo diferente e sempre tenho alguem me auxiliando(nem que seja minha namorada haha)


P.S.: Também achei que ia ter um bolo explodindo e as pessoas atras HAHA
@jacobfotografiacriativa