Autor Tópico: interessada em ingressar na carreira...  (Lida 6376 vezes)

@nn@I

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Agosto de 2006, 12:25:00
Oi gente...  :bye1:
sou leiguíssima no assunto, mas não gostaria de ser por muito tempo... pretendo fazer um curso de fotografia. Gostaria de dicas de cursos que são bem reconhecidos no mercado. Gostaria também de conversar, saber experiências, dificuldades destes profissionais, áreas de atuação, o que vocês vêem de bom e ruim no trabalho... obrigada pela paciência... :thmbup:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2006, 13:19:54
Você não acha que primeiro deve aprender a fotografar, saber se gosta, se faz razoavelmente bem, e somente depois pensar em "ingressar na careira"? Parece-me colocar os carros adiante dos bois alguém se dizer "leiguíssima" e dizer que quer trabalhar com a coisa.


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2006, 16:44:19
Senac tem um ótimo curso de fotografia.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2006, 18:24:44
Ué, mas ela não está querendo estudar o assunto, pesquisar, saber sobre a área antes de tudo? Parece que ela quer entender primeiro da coisa e saber como é a profissão para quem sabe "ingressar na carreira", por isso ela se diz "interessada" e não que está ingressando no momento, não é!?
Quando a gente faz uma faculdade, por exemplo, a gente está interessado em ingressar naquela carreira, mas não quer dizer que estejamos ingressando, não?
Acho que ela só queria saber de um bom curso e pesquisar sobre a área, só.

Não sei de cursos legais nessa área, mas acredito que tenha no senac e seja bom, e vi que sugeriram aqui, e algumas faculdades também dispõem de curso de fotografia, tipo desenho industrial, jornalismo... Vale a pena também dar uma olhada se você estiver na faculdade, se você pode pegar essas matérias como eletivas. Quando estava na faculdade, por exemplo tive duas disciplinas obrigatórias de fotografia e podia pegar várias eletivas que tinham relacionadas. Se você não está na faculdade, pode dar uma olhada se há curso de extensão. Nunca vi curso de fotografia em universidades para externos, mas pode ser que tenha.
Agora, é bom ter uma câmera bacana para fazer um curso. Na faculdade por exemplo, não tinha câmera para os alunos, e eu também não tinha minha mesmo, então ficou bem mais difícil. Mas pode ser que alguns cursos tenham câmeras disponíveis para alunos, não sei. Em todo caso, é bom ter uma sua para treinar em casa.
Beijinhos
Renata


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2006, 18:31:54
Tem razão, Renata. Eu é que fui chato!

Desculpe-me @nn@i.



 


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:03:01
Tranqüilo, Ivan!  :thmbup:  


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:18:13
Comece lendo uns livros básicos como o Guia prático de fotografia na National geographic
link  [/b][/u]
Interessante vc participar e acompanhar as discussões deste e de outros fóruns de fotografia:
www.brfoto.com.br
www.fotografiabrasil.com
Melhor ainda é vc participar de passeios fotográficos, é onde vc conhece os equipamentos diversos, troca umas idéias etc..
Abraços,
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:51:55
Citar
Comece lendo uns livros básicos como o Guia prático de fotografia na National geographic
link  [/b][/u]
Interessante vc participar e acompanhar as discussões deste e de outros fóruns de fotografia:
www.brfoto.com.br
www.fotografiabrasil.com
Melhor ainda é vc participar de passeios fotográficos, é onde vc conhece os equipamentos diversos, troca umas idéias etc..
Abraços,
Isso que o Edu disse e mais uns... 20.000 cliks (bem usados) de experiência :photo:  
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2006, 10:48:19
Citar
Comece lendo uns livros básicos como o Guia prático de fotografia na National geographic
link  [/b][/u]
Interessante vc participar e acompanhar as discussões deste e de outros fóruns de fotografia:
www.brfoto.com.br
www.fotografiabrasil.com
Melhor ainda é vc participar de passeios fotográficos, é onde vc conhece os equipamentos diversos, troca umas idéias etc..
Abraços,
Ótimo Ikeda, mas lembre que fotografar por hobbie não é o mesmo que fotografar em profissão.

Hobbie = prazer e fotografar o que quer e gosta.

Profissão = muitas vezes fotografar o que o cliente exige e não a sua visão.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 10:55:41 por Takami »
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2006, 19:31:21
Olá @nn@I , tudo bem ?

  Em São Paulo há o Curso Superior Tecnológico de Fotografia na UNIP com duração de 2 anos.  Mensalidade por volta de R$ 450,00.

  Há também alguns cursos livres :

  Danilo Russo

  Foto Cine Clube Bandeirantes

  Fotoforma

  Fotograma

  Newton Medeiros

  Next-Photo

  Senac São Paulo

  Techimage

  Focus Foto

  Infelizmente não tenho referências sobre estes cursos, somente os links, mas espero ter ajudado.
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:49:41
Citar
Ótimo Ikeda, mas lembre que fotografar por hobbie não é o mesmo que fotografar em profissão.

Hobbie = prazer e fotografar o que quer e gosta.

Profissão = muitas vezes fotografar o que o cliente exige e não a sua visão.

Tu tens razão!
Você tem que agradar o cliente!
Não pode entregar o trabalho sempre da mesma forma, sempre a mesma quantidade de fotos, do mesmo tamanho, no mesmo álbum.
Há sim de se fazer um "padrão", mas meramente para não se perder e nunca ficar limitado a ele.

E toda vez que for fotografar, use as manias antigas, mas sempre tente adquirir uma nova heheh

Sobre fotografar o que o cliente exige é um fato. Porém, você pode tentar tirar algumas fotos de uma visão sua, "exclusiva" e expor junto com as que o cliente aparente quis.
Lembrando que o ideal é o cliente gostar!
Você tem que tirar foto para agradá-lo e creio que a felicidade da pessoa é a nossa alegria hehehe

Citar
Oi gente... 
sou leiguíssima no assunto, mas não gostaria de ser por muito tempo... pretendo fazer um curso de fotografia. Gostaria de dicas de cursos que são bem reconhecidos no mercado. Gostaria também de conversar, saber experiências, dificuldades destes profissionais, áreas de atuação, o que vocês vêem de bom e ruim no trabalho... obrigada pela paciência... 

Olá!
Td jóia?
ok! Tente ler o máximo de informações referentes a fotografia. Leia sempre várias opinióes sobre o mesmo fato também.
Há quem diga por exemplo que tirar foto com flash é a melhor "coisa". Porém, há quem diga que o flash tira toda a "magia" da foto e que a luz quebra as cores naturais da foto, etc...
Este é somente um exemplo que vocÊ verá divergências. E o que é o certo? O certo é você pegar uma forma e fazer dela a melhor maneira, passando para seu cliente o seu ponto de vista, mas sem forcá-lo. Oras, depois de mostrar um pouco de suas fotos, ele terá uma idéia de como é o seu trabalho.

Aqui no fórum creio que já falamos de tudo  :laughing:
E para participar é só escrever, perguntar. Sempre tem alguém por aqui que irá te ajudar.

Para o começo, te indico a praticar com qualquer câmera manual que vc conseguir, de preferencia digital.
A melhor maneira de aprender é pegando um livro (pode ser antigo) sobre os princípios básicos da fotografia, como distância focal, iso, velocidade, etc... e ir aplicando na câmera e vendo os resultados. Você tem que se familiarizar com tudo isso. São linguagens aparentemente simples, mas que confundem quem está no início.

Eu não trabalho exclusivamente com fotos (creio que ainda seja um "defeito" meu haha), mas nos fins de semana a gente se vê por aí (hahah - fazendo propaganda da rede globo).
Sobre a profissão então eu não sou o mais ideal para te orientar. (também não fiz um curso prolongado - outro "defeito" meu  :laughing: )

O que eu posso te falar é que nesta área, tem sucesso quem tem visão, criatividade e um diferencial (seja no equipamento, seja porque fez cursos, seja por isto ou aquilo).
E a concorrencia é grande, mas tem trabalho para todo mundo.
Basta querer e mostrar trabalho.

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2006, 07:54:55
Citar
Você não acha que primeiro deve aprender a fotografar, saber se gosta, se faz razoavelmente bem, e somente depois pensar em "ingressar na careira"? Parece-me colocar os carros adiante dos bois alguém se dizer "leiguíssima" e dizer que quer trabalhar com a coisa.
Concordo com o Ivan, acho prematuro demais "querer ingressar na carreira" sem conhecer nada de fotografia.
Mas a vontade já é o primeiro passo, basta seguir o processo todo, quem sabe não se forme uma grande profissional?
Boa sorte.
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2006, 09:17:01
Paulo, embora eu tenha me arrependido por dizer a coisa assim muito secamente, eu acho que como toda profissão que exige certa habilidade artesanal e artística é preciso que a pessoa tenha uma mínima prática anterior para escolher esse rumo.

Veja, eu acho que tudo se aprende, e quem tem vontade aprende a fotografar, etc. Mas esse aprender em profissões artísticas-artesanais não é assim coisa completamente automática, é preciso certa inclinação da personalidade favorável, e só se sabe disso com uma mínima prática.


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2006, 11:45:53
Citar
Paulo, embora eu tenha me arrependido por dizer a coisa assim muito secamente, eu acho que como toda profissão que exige certa habilidade artesanal e artística é preciso que a pessoa tenha uma mínima prática anterior para escolher esse rumo.

Veja, eu acho que tudo se aprende, e quem tem vontade aprende a fotografar, etc. Mas esse aprender em profissões artísticas-artesanais não é assim coisa completamente automática, é preciso certa inclinação da personalidade favorável, e só se sabe disso com uma mínima prática.
Pois é, normalmente se escolhe uma profissão quando se conhece algo sobre a atividade.
O sucesso de alguma atividade, na minha opinião, vem sempre atrelado à habilidade natural, conhecimento técnico profundo e uma grande dose de sorte tambem.

Na minha resposta anterior, eu pensei em fazer uma analogia com a Formula 1, onde temos Barichello e Schumacher, quando companheiros de equipe.
As mesmas ferramentas para os dois, mas os resultados são frutos da habilidade natural, do talento e da competência de Michael, visívelmente superior.

Até estranhei a sua resposta mais ou menos brusca, pois embora não seja profissional, conhece os meandros desta atividade e entendeu ser audaciosa a pretensão da moça, o que não a impede se ser uma fotografa profissional de sucesso.


Só o tempo dirá...

Abraços
 
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2006, 15:02:31
Citar
Citar
Comece lendo uns livros básicos como o Guia prático de fotografia na National geographic
link  [/b][/u]
Interessante vc participar e acompanhar as discussões deste e de outros fóruns de fotografia:
www.brfoto.com.br
www.fotografiabrasil.com
Melhor ainda é vc participar de passeios fotográficos, é onde vc conhece os equipamentos diversos, troca umas idéias etc..
Abraços,
Ótimo Ikeda, mas lembre que fotografar por hobbie não é o mesmo que fotografar em profissão.

Hobbie = prazer e fotografar o que quer e gosta.

Profissão = muitas vezes fotografar o que o cliente exige e não a sua visão.
Eu sei disso, agora se queres agilidade a sugestão é mesmo fazer um curso de fotografia, a maneira mais direcionada. Porém como profissão também terá que direcionar tal área, como estúdio, fotojornalismo ou eventos.
O único problema é que vai dinheiro....
 :bomb:
Outro detalhe é que discordo da questão do cliente, e o olhar, a técnica e seu estilo? Vão parar onde? Claro que tudo tem seu meio termo, na minha opinião vc tem que conciliar as duas coisas.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 15:06:13 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda