Autor Tópico: Como vender foto avulsa ?  (Lida 11053 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Setembro de 2013, 18:58:45
Olha só,

Hoje fui fotografar um batizado ( meu primeiro) e fui abordado por duas pessoas pedindo para fazer fotos de suas respectivas crianças. Obviamente recusei, pois já tinha um contrato para aquela ocasião, mas e se eu estivesse disponível e pudesse aceitar, como faria ? Cobraria por foto ? Poderia disponibilizar as fotos para serem baixadas mediante pagamento ( no site com senha)?

Dicas e sugestões, por favor  :)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2013, 19:42:25
Cara, contrato assinado e pagamento adiantado sempre, ou vai trabalhar de graça, por que depois que eles juntam as fotos das saboneteiras, já era.

Mas não entendi uma coisa, se você já estava la na igreja, por recusou a fotografar mais duas crianças? Foi especificado no contrato que você seria exclusivo do contratado?


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2013, 19:54:22
Cara, contrato assinado e pagamento adiantado sempre, ou vai trabalhar de graça, por que depois que eles juntam as fotos das saboneteiras, já era.

Mas não entendi uma coisa, se você já estava la na igreja, por recusou a fotografar mais duas crianças? Foi especificado no contrato que você seria exclusivo do contratado?

A mais pura verdade!! Acabei de deletar fotos de 03 crianças em um batizado que fui fotografar meu sobrinho. Me ligaram, dei o preço e nunca mais ligaram de volta. :no:
Não faço mais isso!! :fight:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2013, 20:25:05
Mas não entendi uma coisa, se você já estava la na igreja, por recusou a fotografar mais duas crianças? Foi especificado no contrato que você seria exclusivo do contratado?

Não sei você, mas me falta experiência para fotografar três batizados na mesma cerimônia. Aliás, foi meu primeiro batizado. Achei melhor me dedicar exclusivamente a apenas uma criança.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2013, 20:30:21
A mais pura verdade!! Acabei de deletar fotos de 03 crianças em um batizado que fui fotografar meu sobrinho. Me ligaram, dei o preço e nunca mais ligaram de volta. :no:
Não faço mais isso!! :fight:

Por que não combinaram o preço na hora ? Não é garantia que o cliente vá querer pagar depois, mas se ele achar caro, provavelmente iria recusar o serviço ali mesmo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2013, 20:39:10
Por que não combinaram o preço na hora ? Não é garantia que o cliente vá querer pagar depois, mas se ele achar caro, provavelmente iria recusar o serviço ali mesmo.

Ele não vai achar caro, vai concordar, você vai fazer várias fotos e ele nunca vai te ligar, e se você ligar ele vai dar mil desculpas. Depois que juntam as fotos das saboneteiras esqueça.

Meu primeiro casamento solo  8-) ... ahhhh meu primeiro casamento solo  :assobi: ... um amigo, sem contrato, para receber depois... nunca vi um centavo, e os noivos nunca viram as fotos. Isso porque era um casamento heim... imagina um batizado  :no: Mas isso é outra história.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2013, 20:54:50
Ele não vai achar caro, vai concordar, você vai fazer várias fotos e ele nunca vai te ligar, e se você ligar ele vai dar mil desculpas. Depois que juntam as fotos das saboneteiras esqueça.

Meu primeiro casamento solo  8-) ... ahhhh meu primeiro casamento solo  :assobi: ... um amigo, sem contrato, para receber depois... nunca vi um centavo, e os noivos nunca viram as fotos. Isso porque era um casamento heim... imagina um batizado  :no: Mas isso é outra história.

Minha ideia era tirar poucas fotos, apenas os principais momentos e pedir uns R$ 10,00 por foto. Iria disponibilizá-las em baixa resolução e/ou com marca d'água  para serem visualizadas/baixadas.  Se o cliente pagar, disponibilizaria as fotos em alta resolução.
Os ganhos não compensariam as desistências ?  :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2013, 21:06:11
Pois comigo aconteceu a mesma coisa,sou iniciante e fui fotografa o batizado do filho de minha prima,,familia melhor fui mais tranquilo,aí cheguei la mais três casais me pediram para fotografa os filhos,aí aproveitei e fiz o um preço 4,00 Reais por foto tamanho 10x15 e fecho.
Deu 6 fotos por casais,fotos com o padre.padrinhos,agua benta,oleo.etc..só as mais importantes,só os da minha prima q deu mais,deu em torno de 100 fotos,pois aí fui pra festinha do batizado termina.
mas taxei esse preço.acredito q foi um preço bom
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2013, 21:32:01
Pois comigo aconteceu a mesma coisa,sou iniciante e fui fotografa o batizado do filho de minha prima,,familia melhor fui mais tranquilo,aí cheguei la mais três casais me pediram para fotografa os filhos,aí aproveitei e fiz o um preço 4,00 Reais por foto tamanho 10x15 e fecho.
Deu 6 fotos por casais,fotos com o padre.padrinhos,agua benta,oleo.etc..só as mais importantes,só os da minha prima q deu mais,deu em torno de 100 fotos,pois aí fui pra festinha do batizado termina.
mas taxei esse preço.acredito q foi um preço bom

Fez contrato ? Eles pagaram adiantado ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2013, 21:39:17
Fez contrato ? Eles pagaram adiantado ?

Dos casais que pediram na igreja cobrei adiantado e de minha prima só de boca mesmo,combinei com ela ela o preço da fotos e ea escolheria quantas ia querer,pois como sou iniciente falei pra ela q fotografa para pegar pratica e aí ela escolheria as q achace melhor,,escolheu 100 fotos e até hoje ta pedindo copias..hehe
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2013, 00:09:31
....aí aproveitei e fiz o um preço 4,00 Reais por foto ....

 :ponder: :ponder:

Por esse preço eu tomo até injeção na testa.

 :aua: :aua:


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2013, 02:22:01
Desculpa parceiro, não fotografo por $$$ e admiro MUITO quem o faz. Mas R$ 4,00 por foto você está desmerecendo o seu próprio trabalho.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2013, 07:29:17
Longe de mim dar palpites na profissão dos outros, mas por ex. se vc leva o carro numa oficina eles te cobram por hora e mais as peças. Quanto valeria seu tempo naquelas horas e mais o uso do equipamento? Eu acho que vc devia cobrar dessa forma horas + fotos, senão vc  está fazendo o serviço por uma cervejinha, como dizem. Ah, seria bom pegar um sinal de entrada.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2013, 08:52:05
Ele não vai achar caro, vai concordar, você vai fazer várias fotos e ele nunca vai te ligar, e se você ligar ele vai dar mil desculpas. Depois que juntam as fotos das saboneteiras esqueça.

Meu primeiro casamento solo  8-) ... ahhhh meu primeiro casamento solo  :assobi: ... um amigo, sem contrato, para receber depois... nunca vi um centavo, e os noivos nunca viram as fotos. Isso porque era um casamento heim... imagina um batizado  :no: Mas isso é outra história.

Já aconteceu a mesma coisa comigo, fazer combinação de boca, e nunca receber um centavo. Por isso hoje, só saio de casa com contrato assinado, especificando todo o trabalho que vai ser feito, se só fotos no cd, reveladas ou album, e o $$$$$ já no bolso.
Quando estou em algum evento, sempre aparece algum engraçadinho (a) com a frase "tira uma foto minha que depois pego com você", no começo pensava, "opa, vai rolar uma grana extra", só que ninguém nunca procurava. Hoje se me pedem, simplesmente viro a máquina aperto o botão e pronto, perco um click rápido pra não perder meu tempo e nem ser desagradável e responder logo de cara "pra que tirar foto sua, se você nunca vai aparecer pra me pagar?


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2013, 11:24:18
Desculpa parceiro, não fotografo por $$$ e admiro MUITO quem o faz. Mas R$ 4,00 por foto você está desmerecendo o seu próprio trabalho.

Palmeida entendo sua posição,,,mas onde eu moro é uma cidade do interior de sc onde só tem duas loja de fotografia e o preço que eles cobram é esse,aí eu que to começando cobrar mais que eles não da né,rsrs
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II