Autor Tópico: Melhor Bang for the buck no sistema?  (Lida 2121 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 23 de Setembro de 2013, 08:27:11
Preciso de uma câmera pra estar comigo a todo instante,

Vou comprar no brasil, então preciso de uma ideia do que comprar...

Não precisa ter mais de 12mpx e a lente tem que ser equiv a 28mm ou 35mm em FX e de preferencia no min f1.8

A única exigência é que faça RAW, e tenha ao menos 1 controle manual de exposição.

O que me indicam? Não tenho pref por nenhuma marca...
E o mais "barato" possível.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 08:34:18
Preciso de uma câmera pra estar comigo a todo instante,

Vou comprar no brasil, então preciso de uma ideia do que comprar...

Não precisa ter mais de 12mpx e a lente tem que ser equiv a 28mm ou 35mm em FX e de preferencia no min f1.8

A única exigência é que faça RAW, e tenha ao menos 1 controle manual de exposição.

O que me indicam? Não tenho pref por nenhuma marca...
E o mais "barato" possível.

Olá Carlos!

Carlos converse via MP com o Tsouto pra ele explicar como adquiriu a E-PM2 dele, pedi pra que a explicação da aquisição seja via MP pra não ferir as regras do fórum. Creio que o valor que ele pagou seja o mais baixo que vc irá encontrar.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


jgsdantas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 14:56:24
Cara, corpo de câmera tem a série GF da Panasonic e E-PM da Olympus.

Os modelos que existem até agora e que são compactos são:

Panasonic: GF3, GF5 e GF6 (quanto menor o número, mais velha e mais barata). Eles nao fizeram uma GF-4 pq o número 4 em japones é sinal de azar. As GF1 e GF2 são um pouco maiores e nao se encaixam em câmera pequena na minha opinião.

Olympus: E-pm1 e E-pm2. O sensor da pm2 é bem melhor que o da pm1 (umas 2 gerações mais moderno).

Eu tenho uma GF3 e me atende bem. Também não tenho muito experiência com fotografia, então não sou tão exigente. Ela tem tela touch e consegue disparar a foto so tocando na tela. Acho que a desvantagem que ela tem para as Olympus é que ela nao tem hotshoe, entao nao da pra colocar flash externo (ela tem um embutido, igual de câmeras compactas) e nao dá para usar EVF.

Qualquer uma dessas se sai bem como uma câmera compacta, quase de bolso, se você usar uma pancake.

Lente:

Usando o raciocínio de ser uma lente pancake, acredito que só existem 3 opções:

Panasonic 20mm f1.7 (equiv. 40mm em FF): eu não tenho, mas todos elogiam a qualidade dela. Acabaram de lançar a versão II dessa lente. => mais cara

Panasonic 14mm f2.5 (equiv. 28mm em FF): eu também não tenho, mas sempre a citam como melhor custo benefício nessa distância focal. => melhor custo-benefício

Olympus 17mm f2.8 (equiv. 34mm em FF): eu tenho essa e me atende porque é compacta. A qualidade é meia boca, mas para o meu nível está ótima. => o preço é tão proximo ao da 14mm que não vale muito a pena, a não ser que você ache uma promoção ou seja apaixonado por essa distância focal.


Existe ainda a Olympus 17mm f1.8, que não é pancake, mas é f1.8, como você queria. Ela está no preço da Panasonic 20mm f1.7 ou um pouquinho mais cara. A qualidade também é ótima, não tanto quanto as top do sistema, mas é ótima.

Espero ter ajudado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 20:22:10
Carlos, o Pope tá vendendo uma E-P3, tem até mais controles manuais do que você precisa.
Se quiser algo mais novo me mande uma MP que te falo como comprei a minha E-PM2.

Uma outra possibilidade é a Canon EOS M, que ainda fica martelando na minha cabeça.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 21:37:16
Obrigado pessoal, vou dar uma investigada.


Vou falar com o Pope e dependendo te mando uma MP tsouto.


Agora essa EOS M já passou pela cabeça, o problema é encontrar aqui... até pq saiu de linha já.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:57:08
Obrigado pessoal, vou dar uma investigada.


Vou falar com o Pope e dependendo te mando uma MP tsouto.


Agora essa EOS M já passou pela cabeça, o problema é encontrar aqui... até pq saiu de linha já.
À disposição para responder a sua MP. A EOS M ainda não saiu de linha.
Há uns 40 dias atrás tinha um cara vendendo no ML por 1.500 reais com a lente 22 2.0 que é muito boa. Essa câmera tem uma imagem muuuuito boa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2013, 13:12:19
À disposição para responder a sua MP. A EOS M ainda não saiu de linha.
Há uns 40 dias atrás tinha um cara vendendo no ML por 1.500 reais com a lente 22 2.0 que é muito boa. Essa câmera tem uma imagem muuuuito boa.

O problema da EOS M é o autofoco, que é disparado o mais lento de todas as mirrorless. Era praticamente inutilizável (chegava a levar dois segundos para focar), com o update do firmware melhorou bastante, mas ainda é a mais lenta. E também o fato de só ter duas lentes nativas - dá pra usar lentes Canon EF com adaptador, mas perde o propósito de ser compacta.

A imagem dela, de fato, é muito boa, e o vídeo, excelente. Mas acho um sistema arriscado de investir - a Canon não vai querer uma concorrente interna para as suas DLSR.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


rilove

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2013, 17:10:03
Já tive uma sony nex f3 (que vc encontro por 899,00 nova em promoções). É uma ótima camera para seu proposito.
Fuji XT-1  -  XF18 F2


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2013, 02:07:37
Já tive uma sony nex f3 (que vc encontro por 899,00 nova em promoções). É uma ótima camera para seu proposito.

Sim, sim...e pra ter alguma coisa perto de f1.8 coloque uma lente de 7 cm na frente dela..... :shock: :aua: :aua: :aua:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


rilove

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2013, 09:47:48
"Não precisa ter mais de 12mpx e a lente tem que ser equiv a 28mm ou 35mm em FX e de preferencia no min f1.8"

De preferência não é necessariamente 1.8... Por isso a sugestão... ;). Há lentes pancake para o sistema NEX...
Fuji XT-1  -  XF18 F2


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2013, 10:48:45
O problema é q vc começa querendo gastar o mínimo e termina gastando o máximo possível. :D
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:08:56
O problema é q vc começa querendo gastar o mínimo e termina gastando o máximo possível. :D

Pois é, to vendo isso ae... eauhehuaehua

TEnho que responder a MP do pessoal, mas estou sem tempo também.