Autor Tópico: Perdi as fotos de um evento social. E agora?  (Lida 11285 vezes)

ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:35:27
Falando com a advogada aqui de casa (patroa):
Estipular em contrato a perda das fotos, por qualquer motivo que seja, não livra de um processo, seja processo para devolução dos valores, já que parte do contrato não foi cumprido (entrega das fotos) ou o pior, que é o processo por dano moral, pois o contratante teve uma expectativa de imortalizar o momento através da fotografia e o rompimento contratual fez com que esta expectativa fosse frustrada.

Estipular no contrato que as fotos podem ser extraviada, perdidas, roubadas, etc ... Não é possivel trata-se de  direito indisponível, ou seja, o contratado não tem o direito de não entregar as fotos.

Além do que são inumeras as maneiras de você se proteger de perder as fotos: porque nao fez backup? Porque não utilizou mais de um cartao? Porque não armazenou as fotos on line?
OMD EM1


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:43:29
Comapnheiro se a patroa é advogada, é bom andar na linha...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Desculpem a piada...se o autor solicitar eu me modero...  :aua: :aua: :aua:
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 18:44:17 por Portela 2011 »


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:56:13
Comapnheiro se a patroa é advogada, é bom andar na linha...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Desculpem a piada...se o autor solicitar eu me modero...  :aua: :aua: :aua:

Pois é, nem dá pra pensar em sair da linha. To lascado :doh: :doh:
OMD EM1


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:08:09
Faço sempre fotos em Raw + Jpeg em cartões diferentes, assim que termina o evento, coloco os cartões no bolso, pra não correr o risco de ser assaltado e perder equipamento + fotos.
Assim que chego em casa, passo pro pc e pro hd externo.

... Tenho um dispositivo de backup portátil, onde copio os cartões. Daí deixo esse HD na mochila, junto com o equipamento, e os cartões de memória ficam no bolso da camisa, pra não correr risco de perder.
Uma excelente ideia a do Humberto


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:45:54
é, todas as precauções são poucas nesse momento,

e toda noite antes do evento faço minhas orações pra Nossa Senhora da Foto Digital me proteger................. pois quem tem C$ tem medo.....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 24 de Setembro de 2013, 08:25:26
Não fotografo social! Mas sempre vejo o pessoal recomendando ter 2 equipamentos e achei que era precaução demais.
Mas final de semana, minha câmera (uma Canon 5D MarkII) deu um tilt sabe-se lá porque. Fiz uma foto em Modo Bulb e depois, ao voltar o seletor pra outros modos, ela não entendeu a mudança. Tudo funcionava, só que o ao clicar o obturador abria e não fechava, como se estivesse em Bulb.. levei mais de 15 minutos tirando bateria, grip, cartão, trocando lente, até que uma hora ela destravou sozinha e não deu mais nenhum problema! Fiquei imaginando isso num evento social importante!!!!

Aqui na cidade tem várias histórias de perdas de imagens. Até onde sei não rolou processo por enquanto contra nenhum fotógrafo por enquanto! Um amigo perdeu metade das fotos de um casamento (a festa toda, ficou só com a igreja) ao usar um cartão micro SD de celular com adaptador numa T3i.. é pedir pra se ferrar!!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2013, 08:36:17
Meio James Bond... mas e se usar cartões WiFi tipo estes:

http://www.eye.fi/buy-now

http://www.sandisk.com.br/products/memory-cards/sd/eye-fi/

Fazendo backup em um LapTop ou Tablet... e este sincronizado na nuvem com uma conexão 3G/4G parruda.
Bate a foto e vai direto para nuvem... (jaja isso vai chegar nas DSRL nativamente... com toda certeza... ) seria uma das soluções mais seguras possível, abrangendo o problema do roubo do equipamento.

Meu colega tem uma conexão 4G da Claro e aqui em Alphaville da uns 7 Mbit por segundo
O duro é o tamanho da franquia... acho que o dele é 10 ou 20 gigas... pouco se for levar em conta as gigantescas fotos em RAW.

As igrejas poderiam ter um WIFI parrudo para este propósito e cobrar uma taxa do fotografo para utilizar-la :-)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2013, 08:39:57 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2013, 09:33:11
Jesiel, no no fórum principal tem um tópico sobre backup, acho que essa idéia foi levantada, mas a transferencia de dados é muito lenta, e se por algum acaso dez zica no cartão, as fotos iriam corrompidas, o que não resolve nada...

Acho que o mais seguro mesmo seria uma camera com dois slots de cartão, gravando simultaneamente.

Depois descarrega num note, vai ter três locais diferentes.

Esconde o SD na meia, o CF na cueca, e o note na bolsa.  :D

Só se o carro explodir no caminho de casa, né... MAs aí o cara vai estar livre do processo, hehehehehehe


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2013, 09:54:17
(...) Só se o carro explodir no caminho de casa, né... MAs aí o cara vai estar livre do processo, hehehehehehe


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2013, 10:07:22
Deve ser um tensão isso para os profissionais.

Mas será que não seria possível colocar no contrato algo do tipo: " Os equipamentos eletromecânicos utilizados são de alta qualidade e precisão e como toda máquina, estão sujeitos eventualmente a falhas embora isto seja extremente raro. Caso ocorra perda de fotos e vídeos por causa fortuita, impossível de controlar pelo fotógrafo e sua equipe, os valores eventualmente pagos serão imediatamente devolvidos integralmente ao contratante, não cabendo ao mesmo indenizar as horas efetivamente trabalhadas na seção de fotos/vídeos.

Entende como causa fortuita o roubo, o furto, a falha mecânica comprovada do equipamento. (Tem que por no contrato os números de série das máquinas...), catástrofe natural.


E na hora do evento, mostrar ao cliente ou seu representante que está com os cartões de memória.

Enfim, ser transparente e mostar boa fé, mas se garantir de um sinistro.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 24 de Setembro de 2013, 15:19:45
Meio James Bond... mas e se usar cartões WiFi tipo estes:

http://www.eye.fi/buy-now

http://www.sandisk.com.br/products/memory-cards/sd/eye-fi/

Fazendo backup em um LapTop ou Tablet... e este sincronizado na nuvem com uma conexão 3G/4G parruda.
Bate a foto e vai direto para nuvem... (jaja isso vai chegar nas DSRL nativamente... com toda certeza... ) seria uma das soluções mais seguras possível, abrangendo o problema do roubo do equipamento.

Meu colega tem uma conexão 4G da Claro e aqui em Alphaville da uns 7 Mbit por segundo
O duro é o tamanho da franquia... acho que o dele é 10 ou 20 gigas... pouco se for levar em conta as gigantescas fotos em RAW.

As igrejas poderiam ter um WIFI parrudo para este propósito e cobrar uma taxa do fotografo para utilizar-la :-)

Só 7mbit?

Aqui eu pego 6.5 com 3G da Vivo.


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #26 Online: 24 de Setembro de 2013, 23:14:58
E... como o Mike disse, o profissional, sabendo que está transportando um produto (serviço) que não tem como recompor, deve tomar o máximo de cuidados para que nada aconteça. Caso tenha tomado as devidas precauções e, ainda assim algo acontecer, tenho certeza que o próprio cliente entenderá. Ficará chateado, mas entenderá.  :ok:

 :ok:

Conheço uma pessoa que perdeu parte das fotos de um aniversário (da missa)... A mãe da aniversariante ficou chateada, mas entendeu... e o fotógrafo decidiu entregar um álbum em tamanho maior e com maior numero de fotos pra aniversariante...


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #27 Online: 25 de Setembro de 2013, 07:44:41
Nada melhor que 2 slots de memoria, depois de fazer o trabalho, " tudo copiado nas duas memorias", nunca deixo na maquina... uma fica no bolso e a outra na mochila, foi a melhor maneira que eu achei....


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 25 de Setembro de 2013, 08:06:41
Embora tenha trabalhado com seguros, mais de vinte anos, não haveria um seguro de responsabilidade civil para estes casos?


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Setembro de 2013, 09:24:24
Se existir esse seguro, contrato de olhos fechados!!!
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80