Autor Tópico: Perdi as fotos de um evento social. E agora?  (Lida 11197 vezes)

althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Setembro de 2013, 15:43:29
Não, calma, eu não perdi, é só uma situação hipotética.

Suponha que você fez sozinho  :shock: um casamento, 15 anos, 1º aninho ou qualquer evento que não dê pra repetir e por qualquer motivo (acidente, roubo, etc) as fotos vupt...... se foram.


E aí?

Existe cláusula contratual que se escreva para amenizar uma eventual situação dessas, ou é sentar, chorar, e esperar o processo?

 :doh:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 15:58:20
Rapaz, eu acho que é sentar e esperar o processo mesmo... Por isso é bom sempre tomar o máximo de precauções para evitar isso. Eu uso 4 cartões de memória nos meus casamentos, independente de eles estarem cheios ou não. Sempre troco periodicamente. Não adianta tanto, mas eu sempre fotografo em RAW + JPEG, pra ter 2 cópias de cada arquivo dentro do cartão. Além disso, eu sempre faço um backup no local do evento mesmo, pra ter pelo menos duas cópias dos arquivos em locais diferentes. Tenho um dispositivo de backup portátil, onde copio os cartões. Daí deixo esse HD na mochila, junto com o equipamento, e os cartões de memória ficam no bolso da camisa, pra não correr risco de perder. Chegando em casa, faço o backup das fotos pro computador, independente de que horas sejam, e só aí vou dormir tranquilo.

Ainda bem que eu nunca passei por esse tipo de situação, mas o fato é que um dia algum problema vai acontecer, seja com cartão corrompido, seja com assalto, acidente, etc... Então é sempre bom estar o mais preparado possível. Acho que o ideal seria baixar as fotos no computador e de lá jogar em algum site de armazenamento ou algo do tipo, on-line, porque aí é uma garantia a mais. Mas isso também demanda muito tempo após o término do evento, além de uma internet de boa conexão no local... Nem sempre é possível.

Mas enfim, voltando à sua pergunta, acho que não existe cláusula que amenize esse tipo de situação. Na verdade, você pode até colocar algo no seu contrato, mas é o tipo de coisa que cliente nenhum vai se sentir confortável de assinar com algo assim escrito lá... Eu pelo menos me sentiria muito desconfortável, e talvez nem assinasse, sei lá...

Abraços


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:15:04
ACHO que no caso de um evento imprevisível, não teria responsabilidade. Claro, ia queimar o nome pra sempre na praça, mas acho que um eventual processo não daria em nada... Mas falo algo do tipo "logo que deixou o local do evento caiu um meteoro na tua mochila"...  :D
Tecpix + motorola do guga


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:18:42
Um advogado pode falar melhor, mas eu acho que você não pode fazer uma cláusula no contrato que "tire o seu da reta".

Pelo meu contrato, eu devolvo todo o valor pago. E mesmo assim acho que corro o risco de tomar um processo.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:45:34
Uma cláusula simplismente seria considerada leonina e seria nula.
Claro, vc pode colocar clausulas relativos a imprevistos (eventos climáticos etc...). Porém... queimou meu HD não cola. Sua obrigação é ter backup.

Aqui no DF, já me contaram o milagre, mas não o santo. Um fotógrafo, foi fazer um casamento... e na hora de começar o trabalho adivinha??? Sem cartão de memória... tinha esquecido no escritório. O que fez??? Fechou o slot e ficou clicando todo o casório. Foi embora, colocou o equipo no carro, esperou anoitecer, foi lá e quebrou a janela do motorista. Foi a uma delegacia e registrou um BO. Ligou para o casal no dia seguinte e disse que haviam roubado seu equipamento, e que iria devolver a grana para o casal. Enfim, o casal não fez queixas, mas ao que sei o cidadão saiu da cidade e além disso, se queimou com os profissionais da área também.

Neste caso, foi malandragem. Mas a sorte dele é que quem soube, não contou para os noivos ou para nenhum cliente. Ficou no meio. Mas mesmo sem que a clientela saiba quem foi o santo, na época o fato o queimou geral no mercado. Foi o que soube.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 16:58:09
Aqui em Maringá teve uma equipe de foto e video, que se f**** de verde-e-amarelo, por causa disso.

O pessoal fez o evento, dois fotógrafos, dois cinegrafistas, e ao ir embora do evento, pararam num carrinho de cachorro-quente pra tirar a barriga da miséria. Acontece que o equipamento de TODOS eles estava no porta-malas do carro...

Pois é, roubaram duas filmadoras filé, duas cameras filé, e todos os arquivos do evento.

Foram processados, lógico, e a alegação da defesa foi o furto, que de fato houve.

Só que o advogado de acusação fez um laudo, apontando que o lugar onde eles estavam era periculoso, que eles haviam sido negligentes ao parar o carro ali pra comer, etc...

R$ 12.000,00 de indenização pro casal, que havia pago pouco mais de três mil pelo serviço. (Foi a algum tempo, já...)
O contratado se queimou de tal forma, que os 12 mil foram dinheiro de pinga perto do prejuízo dele. Saiu da cidade e nunca mais mexeu com foto...

_______________________________________________________________ ______

como minha camera só tem um slot, não tenho muito o que fazer... Se der pau no cartão, lascou-me...

Mas eu nunca deixo os cartões batidos junto da camera. Descarrego num netbook e guardo os cartões no bolso... Se roubarem o equip, os cartões ficam comigo. Especialmente se vou fotografar longe de mga...



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:02:32

Aqui no DF...


sem generalizar, mas esse tipo de comportamento é bem frequente aí. O noticiário político que o diga.

com relacao ao tópico, cobrou?? então agora aguenta o rojão!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:13:04
sem generalizar, mas esse tipo de comportamento é bem frequente aí. O noticiário político que o diga.

com relacao ao tópico, cobrou?? então agora aguenta o rojão!!

amador... vc é 47 já há algum tempo... não tá na hora de mudar para amador57?  :assobi:

Cara, não sou natural de Brasília.... maaasss, tenho de concordar com o pessoal daquí que sempre me lembra que os ratos vem em sua maioria dos outros estados (DF tem poucos deputados federais)... e que eles sóficam aqui de terça a quinta de manhão, ou seja, estão em suas bases durante a maior parte do tempo... por correlação... SP tem muito mais corrupto que o DF.  :D

E... como o Mike disse, o profissional, sabendo que está transportando um produto (serviço) que não tem como recompor, deve tomar o máximo de cuidados para que nada aconteça. Caso tenha tomado as devidas precauções e, ainda assim algo acontecer, tenho certeza que o próprio cliente entenderá. Ficará chateado, mas entenderá.  :ok:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:17:21
Acabou o evento, passa pra outra mídia e mantem o hd + cartão.

Se possível leve as mídias em 2 carros diferentes...



Ou esconde os cartões na cueca e nas meias :D :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:20:20
amador... vc é 47 já há algum tempo... não tá na hora de mudar para amador57?  :assobi:


Portela, 47 é o ano do nascimento,

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


E... como o Mike disse, o profissional, sabendo que está transportando um produto (serviço) que não tem como recompor, deve tomar o máximo de cuidados para que nada aconteça. Caso tenha tomado as devidas precauções e, ainda assim algo acontecer, tenho certeza que o próprio cliente entenderá. Ficará chateado, mas entenderá.  :ok:

Pois é, esse lance de evento, é muito sério.


Maluco acha que é paranóia, mas vixi, dá um rolo sem tamanho...



Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:32:27
Portela, 47 é o ano do nascimento,

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Pô Mike... deixa eu tirar um sarro do nome do rapaz...  :fight: :fight: :fight:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:36:19
Portela, 47 é o ano do nascimento,


47 é a idade mesmo (há 2 anos atrás quando entrei no fórum).
deveria ter sido mais prudente e colocar um nick atemporal  :(


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:39:01
Pior que até uma magnífica câmera como a Canon 6D tem só um slot para cartão de memória.


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:11:57
Pior que até uma magnífica câmera como a Canon 6D tem só um slot para cartão de memória.

Um dos motivos que me levou a comprar a 5d iii foram os dois slots.
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:22:58

Aqui no DF, já me contaram o milagre, mas não o santo. Um fotógrafo, foi fazer um casamento... e na hora de começar o trabalho adivinha??? Sem cartão de memória... tinha esquecido no escritório. O que fez??? Fechou o slot e ficou clicando todo o casório. Foi embora, colocou o equipo no carro, esperou anoitecer, foi lá e quebrou a janela do motorista. Foi a uma delegacia e registrou um BO. Ligou para o casal no dia seguinte e disse que haviam roubado seu equipamento, e que iria devolver a grana para o casal. Enfim, o casal não fez queixas, mas ao que sei o cidadão saiu da cidade e além disso, se queimou com os profissionais da área também.

Neste caso, foi malandragem. Mas a sorte dele é que quem soube, não contou para os noivos ou para nenhum cliente. Ficou no meio. Mas mesmo sem que a clientela saiba quem foi o santo, na época o fato o queimou geral no mercado. Foi o que soube.

Se acontece algo parecido comigo, eu não penso duas vezes: Vou atrás do primeiro convidado que eu achar pela frente com uma camerazinha e tomo o cartão de memória dele.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Resolvo dois problemas de uma só vez: consigo um cartão e tiro uma saboneteira da minha frente!  >:D >:D >:D





Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao