Autor Tópico: Dúvida - Uma lente 2.8 será sempre 2.8?  (Lida 10960 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 23 de Setembro de 2013, 20:58:57
Olá a todos

É uma dúvida besta que veio na cabeça, mas quero confirmar com vocês

Uma lente 2.8 sempre se comportará como uma 2.8, independente do corpo em que está instalada? Pergunto isso pois fiquei na dúvida se, por exemplo, uma lente MÉDIO FORMATO, 2.8, vai se comportar, a nivel de entrada de luz, da mesma maneira que uma lente 2.8 pra sensor cropado.

É isso =]


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 21:02:11
Sim, uma lente terá a mesma abertura independente do tamanho do sensor.


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 21:56:17
Na verdade nao é bem assim.
Ainda estou lendo bastante e tentando entender o assunto profundidade de campo -DOF. Sabe-se que a luz incide de maneira diferente dependendo do tamanho do sensor, sendo que tem menor angulacao de incidencia em sensores cropados ( principalmente com aberturas menores) e essa diferenca na incidencia da luz, associado a uma maior impressao da area desfocada no sensor (circulos de confusao), fazem com que o sensor maior tenha um menor DOF que um sensor cropado. Isso para imagens feitas com as outras variaveis do dof sem serem alteradas:
Fatores que diminuem o DOF:

Menor distancia do objeto
Maior abertura
Maior distancia focal da lente
Maior sensor da camera


Na verdade ainda estou tentando entender o tal do dof, mas eh mais ou menos isso

http://www.naturescapes.net/articles/techniques/the-mathematics-of-depth-of-field-part-two-crop-factor-magnification-and-the-13-myth/
 

Ou seja, a lente tem a mesma abertura (2.8) mas a luz não incide no sensor da mesma maneira
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 21:57:51 por ralgarve »
OMD EM1


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:00:06
Na verdade quanto menor o sensor, menor o DOF (se mantiver a mesma distância do objeto, mesma abertura e mesma distância focal).


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:13:27
Na verdade quanto menor o sensor, menor o DOF (se mantiver a mesma distância do objeto, mesma abertura e mesma distância focal).
Entende-se por DOF a distancia entre o ponto de foco mais proximal e o ponto de foco mais distal. As areas fora do DOF sao definidas por areas aonde o cisculo de confusao é maior que 0,2 mm.
Uma foto ( de mesmo tamanho) impressa de um sensor cropado, vai ter uma maior magnificaçao  que uma foto de um sensor full frame, portanto, se eu ampliar os circulos de confusao, estarei diminuindo o DOF. Portanto um menor sensor, na hora da magnificacao ele diminui o DOF, porem diminui em proporção quase aritmética.
Um sensor full frame (maior) tera uma captacao dos pontos fora de foco em uma maior area de sensor, portanto na hora da impressao da imagem ( seja impressao no papel ou na tela do pc) esses pontos de imagem fora de foco(circulos de confusao) serao impressos maiores pois foram captados maiores. Maaaaas esse aumento dos circulos de confusao, tem proporcao geometrica.

Resumo:
Enquanto o fator magnificacao do sensor cropado aumenta o circulo de confusao de maneira linear, o sensor full frame capta esses mesmo circulos com aumento exponencial.

Resumo 2
Sensor fulll frame tem menor dof que sensor cropado
OMD EM1


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:16:32
A abertura tem haver com a quantidade de luz que a objetiva deixa passar, resumindo.

Portanto, uma lente f/2.8 sempre será f/2.8 em sua abertura máxima.

DOF, nitidez, distancia de foco são outras variáveis

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:23:59
Pelo que eu sei:

Lente 2.8 sempre será lente 2.8. Lente 2.8 pra médio formato = Lente 2.8 pra 35mm

Mas Acredito que uma 2.8 pra médio formato, se comporte como uma lente mais aberta para 35mm, pois será maior, entrará mais luz.

A lente 2.8 de 35mm, se comportará como uma f4 em médio formato, por exemplo.  :ponder:


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2013, 22:24:24
A abertura tem haver com a quantidade de luz que a objetiva deixa passar, resumindo.

Portanto, uma lente f/2.8 sempre será f/2.8 em sua abertura máxima.

DOF, nitidez, distancia de foco são outras variáveis

Abcs

Talvez eu tenha entendido a pergunta de maneira errada. A LENTE realmente se comporta da mesma maneira. A qualidade da luz não.

Abcs
OMD EM1


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2013, 05:22:25
Talvez eu tenha entendido a pergunta de maneira errada. A LENTE realmente se comporta da mesma maneira. A qualidade da luz não.

Abcs

Na verdade é o conjunto, a questão é que dentro disso acredito que o DOF não tenha nada a ver (penso eu). Imaginei isso porque a área projetada num sensor por uma lente médio formato num sensor cropado é bem maior que a de uma lente cropada num sensor cropado, fazendo com que pegue a parte mais clara e nítida da imagem, sem vinhetas, por isso que veio a dúvida


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2013, 07:20:19
Na verdade é o conjunto, a questão é que dentro disso acredito que o DOF não tenha nada a ver (penso eu). Imaginei isso porque a área projetada num sensor por uma lente médio formato num sensor cropado é bem maior que a de uma lente cropada num sensor cropado, fazendo com que pegue a parte mais clara e nítida da imagem, sem vinhetas, por isso que veio a dúvida

É mais ou menos por aí.

Mas a abertura sempre será a mesma. Isso tem haver com quantidade e não qualidade.

E sim. Se vc paga uma lente MF e pluga numa cropada, vc terá só o centro da imagem, sem a parte com astigmatismo, vinheta e tudo o mais.
Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2013, 11:09:49
Não é bem assim nao. A abertura da lente vaira de acordo com o tamanho do sensor que a camera esta usando.

Vamos dizer que hipoteticamente uma camera compacta com sensor de 1.2/3 tenha uma lente 2.8 e que haja a possiblidade de trocala por uma lente para corpo APS-C atraves de um adaptador. Se voce abrir o diafragma, passará muito mais luz incidindo sobre o sensor de 1.2/3 doque num APS-C.

Se repararem bem uma lente para cameras full frame é mais grossa justamente porque o diafragma abre mais pra uma abertura equivalente em APS-C.

Resumindo, uma lente full de 2.8 nao sera 2.8 em APS-C, será mais clara. Esta passando mais luz pra banhar um sensor menor.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2013, 18:43:09
É mais ou menos por aí.

Mas a abertura sempre será a mesma. Isso tem haver com quantidade e não qualidade.

E sim. Se vc paga uma lente MF e pluga numa cropada, vc terá só o centro da imagem, sem a parte com astigmatismo, vinheta e tudo o mais.
Abcs

Entendo que seja isto, pq é o que vejo nas lentes MF que tenho, usando na minha aps-c ou na FF.
Tenho tb o contrário... lentes bem claras feitas para 16mm adaptadas para aps-c, dependendo da DF dá um vinheta e um astigmatismo grande, alias foi por isso que comprei, para poder brincar com esse tipo de resultado.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2013, 19:35:25
Resumindo, uma lente full de 2.8 nao sera 2.8 em APS-C, será mais clara. Esta passando mais luz pra banhar um sensor menor.

Não, essa informação não procede. Uma lente f/2.8 passará a mesma quantidade de luz, seja numa grande formato ou numa compacta.


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2013, 19:38:54
Não, essa informação não procede. Uma lente f/2.8 passará a mesma quantidade de luz, seja numa grande formato ou numa compacta.

Acho que não.. uma Nokton 25mm f/0.95 para m/43 tem uma abertura do diafrágma bem menor que uma Canon EF 50mm f/1.2  :ponder:

http://www.peterlueck.com/wp-content/uploads/2010/11/L1110038size1.jpg


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2013, 20:29:59
Acho que não.. uma Nokton 25mm f/0.95 para m/43 tem uma abertura do diafrágma bem menor que uma Canon EF 50mm f/1.2  :ponder:

http://www.peterlueck.com/wp-content/uploads/2010/11/L1110038size1.jpg


Cara, não é só o diâmetro do diafragma que vai decidir quanto passa ou deixa de passar de luz na lente. Se fosse só uma questão de tamanho estariam por aí fazendo lentes gigantes em valores F absurdos. Ambos sabemos que isso não é verdade. Além da abertura do diafragma você tem que analisar a capacidade de transmissão de luz dos elementos óticos da lente e a capacidade de manter as aberrações cromáticas em cheque. Tendo uma área pequena a se cobrir fica muito mais fácil fazer uma lente mais rápida - tanto que, se você colocar a 50mm 1.2 na Olympus, ela vai continuar sendo 1.2. Se você colocar a 0.95 na 5D, ela vai transmitir tudo isso de luz, ainda que venha a chegar numa vinheta que seja insuportável pela lente não cobrir todo o sensor.

O que vai mudar entre usar a 50mm 1.2 na Canon e na Olympus é o DOF para fotos tiradas com o mesmo enquadramento - supondo que você queira tirar uma foto de uma pessoa de pé com a 5D, você teria que estar a uns 4~5m da pessoa, mais ou menos, enquanto que com a Olympus teria que ser a uns 10m, mais ou menos. O DOF fica mais curto conforme você vai se aproximando do assunto, então, como o sensor maior de certo modo te permite a enquadrar mais com menos espaço usando determinada distância focal, a profundidade de campo vai ser menor. Se você pegar uma médio formato, você vai perceber que a maioria das lentes não tem aberturas tão grandes quanto estamos acostumados nas SLRs, mas é indiscutível que, 2.8 em uma 80mm numa Rolleiflex com uma profundidade de campo bem menor que uma SLR com uma lente igual se as duas forem fazer uma foto com um enquadramento quase que igual.

Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462