Autor Tópico: Dúvida - Uma lente 2.8 será sempre 2.8?  (Lida 10957 vezes)

pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Setembro de 2013, 19:48:41
Não adianta, Humberto.

Quem não quer entender, não entende.

Abcs

Admiro a capacidade e paciência dos colegas foristas em tentar nos fazer entender a questão, talvez haja algum ponto em que não estejamos nos sintonizando, não sei. Não é questão de não querer entender, é questão de achar a lógica nisso, talvez seja transparente pra você, pra mim não. Simples assim.

Obrigado aos demais pelas explicações vou pesquisar cada cenário explanado aqui pra entender melhor.

Abraços.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:13:59
Como eu disse, o mais legal é na prática, tenho lentes de Medio Formato, por exemplo 80/2.8 e uso em camera APS-C e FF, isso não muda a abertura.
Eu ficaria muito feliz se ela se transformasse na APS-C em uma 80/1.4, mas não ocorre.
Por outro lado vc ganha em nitidez, pq pega o centro da lente onde é mais nítida e tem pouco astigmatismo. Isso tb consigo ver claramente nas prática, independente da teoria por trás.
Se ocorre dessa forma a famosa Mamiya 80/1.9 para médio formato seria um sonho qdo adaptada em uma M4/3.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:30:56
A abertura da lente não tem nada a ver com o tamanho do sensor ou filme utilizado.

É uma característica da lente, independente de onde ela esteja "plugada".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:40:08
Como eu disse, o mais legal é na prática, tenho lentes de Medio Formato, por exemplo 80/2.8 e uso em camera APS-C e FF, isso não muda a abertura.
Eu ficaria muito feliz se ela se transformasse na APS-C em uma 80/1.4, mas não ocorre.
Por outro lado vc ganha em nitidez, pq pega o centro da lente onde é mais nítida e tem pouco astigmatismo. Isso tb consigo ver claramente nas prática, independente da teoria por trás.
Se ocorre dessa forma a famosa Mamiya 80/1.9 para médio formato seria um sonho qdo adaptada em uma M4/3.

Isso foi o mais esclarecedor para mim, agora tudo começou a fazer sentido, rs.

Ia ser muito bom, se alguém pudesse fazer um desenho simples, só demonstrando a forma em que o sensor capta a luz da objetiva, o caminho que a luz percorre, e o que as características da objetiva como os elementos ópticos e a abertura influenciam  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2013, 22:44:03
Moçada, se o interesse pelo assunto é tão grande assim, dêem uma lida sobre círculos de confusão e tentem entender os fundamentos (não precisa entender as fórmulas matemáticas). Daí vai dar uma luz sobre o assunto todo no geral.


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 25 de Setembro de 2013, 23:25:30
Tche, vou perguntar uma coisa que nao estou conseguindo entender....

Se voce usa a abertura da lente para cobrir o sensor.... Como pode voce diminuir a abertura e ainda assim cobrir todo o sensor.... Tipo.... Vc bate umafoto em  f1.4 e outra em f 5.6... A diferenca eh q na f 5.6 a abertura eh menor... Mas como que com essa abertura menor a luz pega todo o sensor?
OMD EM1


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #51 Online: 25 de Setembro de 2013, 23:25:37
Acho que ajuda: Esses numeros, são para ajudar o fotografo a saber o resultado. Não precisa estudar matematica/física entender. É só decorar como todo fotografo faz:
Geralmente as lentes F2.8 tem T-stop em torno de de 3.2, (variações de 3.1 para 3.3 mudarão bem levemente o resultado abaixo e podem ser desconsideradas no exemplo abaixo)
Veja,
Se
uma lente Médio Formato 2.8, aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera médio formato, pede para vc uma velocidade 1/60
então
uma lente 35mm 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera 35mm, pede para vc uma velocidade 1/60
e ainda
uma lente 24mm (APS-C) 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera 24mm, pede para vc uma velocidade 1/60
e também
uma lente 1/2.3"(compacta de 6.17mm) 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma compacta 1/2.3", pede para vc uma velocidade 1/60
e se quiser saber, sobre o Iphone e o Nokia de F2.2 é a mesma regra (aumentando de 1/60 para 1/90 a velocidade acima, ou seja perto de 1/3 de stop. seria 1/4 de stop, para ser exato)

Isso acima é fotografia,

Agora, vc nunca vai por uma lente Medio formato em uma M 4/3 mesmo  :D entao nao importa tanto, na pratica, o que aconteceria ;). E aí a discussão já não é fotografia... é apenas devagar em matematica/física teórica que nunca será aplicada na prática.

Para colocá-la em uma M 4/3seria necessário respeitar o flange focal distance. Que é de uns 6,33 cm em uma Mamiya. e 1,925cm em uma M 4/3 e 0,92cm em uma pentax Q. Ou seja, para colocá-la em uma pentax Q, que tem flange de 0,92cm, vc precisa, primeiro de um adaptador de 5,25cm (um túnel) o que já deixa a lente maior do que é.

Desta forma a idéia de que o tamanho do F/2.8 da Médio formato, seria maior que F 2.8 em uma M 4/3 e poderia chegar, digamos a um F/2.0 (por ex.) .. já se perde e cai por terra, porque ela obrigatoriamente tem que estar neste tunel de 5.23cm para dar foco. E este tunel faz o Fstop dela voltar ao que sempre foi  :ok:. Aí vc precisa devagar se é possivel trocar a lente de trás dela e se é possivel opticamente fazer uma lente Médio formato que dê foco fora deste tunel  :ok:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, 23:52:50 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 25 de Setembro de 2013, 23:52:34
Agora, vc nunca vai por uma lente Medio formato em uma M 4/3 mesmo  :D
Por que não?


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #53 Online: 25 de Setembro de 2013, 23:53:51
Por que não?
porque vc precisa fabricar o tunel que eu descrevi acima e toda a vantagem de tamanho da M 4/3 se perderia, uma vez que, a sua M 4/3 ficará do tamanho da Médio formato de novo (a camera volta a ter o tamanho (comprimento) da médio formato). Mas seria cropada, isso sim. Vc tem que respeitar o flange mas pode usar o sensor cropado. Só que, por ser obrigado a respeitar a distancia do flange (tunel) ela manterá o F-stop original
E, se vc nao respeitar o tunel, a lente não foca nunca mais (não importa o quando vc mexa no anel ou modifique ele).
Para focar sem o tunel, vc teria que retirar e fabricar todas as lentes entre o diafragma e a camera. (Fazendo isto, para conseguir focar, vc precisará fabricar lentes de diametro pequeno, 17,30 cm, do tamanho exato de uma M 4/3, o que faria com que, a sua lente Médio formato se transformasse em uma teleobjetiva M 4/3 (caso ela fosse uma lente normal em médio formato(não tele), ela vai virar uma teleobjetiva em M4/3), deixando de ser Médio Formato (diametro de 60cm em alguns modelos) e passando a ser uma M4/3 (diametro 17,30cm))
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 00:16:11 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 26 de Setembro de 2013, 00:00:00
porque vc precisa fabricar o tunel que eu descrevi acima e toda a vantagem de tamanho da M 4/3 se perderia
porque ela ficaria do tamanho da Médio formato de novo (a camera volta a ter o tamanho (comprimento) da médio formato). Mas seria cropada, isso sim. Vc tem que respeitar o flange mas pode usar o sensor cropado. Só que, por ser obrigado a respeitar a distancia do flange (tunel) ela manterá o F-stop original
E, se vc nao respeitar o tunel, ela não foca nunca mais (não importa o quando vc mexa no anel ou modifique ele.

Eu uso lente MF em APS..  :assobi:


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #55 Online: 26 de Setembro de 2013, 00:33:24
Explicando melhor (melhorei o texto):

Acho que ajuda: Esses numeros tipo F/2.8, são para ajudar o fotografo a saber o resultado. Não precisa estudar matematica/física entender. É só decorar como todo fotografo faz:
Geralmente as lentes F2.8 tem T-stop (entrada de luz) em torno de de 3.2, (variações de 3.1 para 3.3 mudarão bem levemente o resultado abaixo e podem ser desconsideradas no exemplo abaixo)
Veja,
Se
uma lente Médio Formato 2.8, aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera médio formato, pede para vc uma velocidade 1/60
então
uma lente 35mm 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera 35mm, pede para vc uma velocidade 1/60
e ainda
uma lente 24mm (APS-C) 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma camera 24mm, pede para vc uma velocidade 1/60
e também
uma lente 1/2.3"(compacta de 6.17mm) 2.8,  aberta em 2.8, com T-stop 3.2, em ISO 100, sobre uma luz X, em uma compacta 1/2.3", pede para vc uma velocidade 1/60
e se quiser saber, sobre o Iphone e o Nokia que são  F2.2 (que é 1/4 de stop mais claro que F2.8) é a mesma regra se a lente deles tiver T-Stop de 3.2 (aumentará 1/4 de stop acima de 1/60 que é 1/76. cameras DSLR nao tem esta medida porque nao se usa 1/4 de stop nelas. Usa-se apenas 1/2 e 1/3 por padrão)

Isso acima é fotografia,

________________________________________________
outro assunto:

Abaixo, óptica:

Para colocar a lente médio formato em uma M 4/3 será necessário respeitar o flange focal distance que foi projetado para a lente Médio Formato. O Flange Focal Distance é a distância entre a menor lente e o sensor e é fundamental para manter o foco (A lente, de fábrica, é projetada para focar respeitando esta distancia entre a menor lente e o sensor. A menor lente é a lente que define o padrão da camera. Em uma 35mm ela tem exatamente 35mm. Na 24mm ela tem 24mm e por aí vai). A distância do flange nos modelos abaixo é:
 6,33 cm em uma médio formato Mamiya
 1,925cm em uma M 4/3 
 0,92cm em uma Pentax Q.

Ou seja, para colocar a lente Médio Formato mamiya em uma Pentax Q, que tem flange de 0,92cm, vc precisa, primeiro de um adaptador de 5,41cm (que é um túnel, para compensar) o que deixará a camera com o comprimento próximo de uma Médio Formato e, aí, parte da vantagem de tamanho compacto da M 4/3 já se perderia, uma vez que, a sua M 4/3 ficará do comprimento perto da Médio Formato.
E seria cropada !!

Por ser obrigado a respeitar a distancia do flange (tunel), ela manterá o F-stop original que foi calculado na fábrica


Se vc desrespeitar este túnel, a lente não foca nunca mais nem modificando o anel de foco.

Para usar a lente Médio Formato no flange da M 4/3, e conseguir focar, a solução seria retirar e fabricar todas as lentes entre o diafragma e a camera no diametro compatível com uma lente final de 17,30 cm de diâmetro. Estes são os diâmetros compatíveis para as lentes entre o diafragma e a camera que a M 4/3 tem, o que faria com que, a sua lente Médio formato se transformasse em uma teleobjetiva M 4/3 (caso ela fosse uma lente normal em médio formato(não tele), ela vai virar uma teleobjetiva em M4/3)
Neste ponto, a sua lente deixou de ser uma Médio Formato (que tinha lente final no diametro cerca de 59cm em algumas Médio Formato) e se tornou uma lente M4/3 (com diametro 17,30cm). Parabens, vc acabou de fabricar uma lente M 4/3, usando uma lente Médio Formato como base !  :D
As partes entre o diafragma e a camera vc trocou todas, agora as parted que ficam após o diafragma ficam e serao subaproveitadas porque vc não usará mais toda a abrangencia da lente (será como se a parte do diafragma para frente estivesse cropada)
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 01:03:33 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #56 Online: 26 de Setembro de 2013, 02:30:12
Ah, esqueci de dizer, no ultimo exemplo acima, depois de ter trocado as lentes entre o diafragma e a camera, e substituido as lentes MF por M 4/3, as lentes apos o diafragma dicam cropadas se vc trocar o diafragma por um de M 4/3.
Se, no entando, vc manter o diafragma "gigante" original (agora ele é gigante), vc nao estará cropando as lentes após ele. Aí vc estará, finalmente, alterando o f-stop da lente.
Mas até aí, vc já trocou todas as lentes entre o diafragma e a camera.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 02:33:24 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 26 de Setembro de 2013, 08:13:12
porque vc precisa fabricar o tunel que eu descrevi acima e toda a vantagem de tamanho da M 4/3 se perderia, uma vez que, a sua M 4/3 ficará do tamanho da Médio formato de novo (a camera volta a ter o tamanho (comprimento) da médio formato). Mas seria cropada, isso sim. Vc tem que respeitar o flange mas pode usar o sensor cropado. Só que, por ser obrigado a respeitar a distancia do flange (tunel) ela manterá o F-stop original
E, se vc nao respeitar o tunel, a lente não foca nunca mais (não importa o quando vc mexa no anel ou modifique ele).
Para focar sem o tunel, vc teria que retirar e fabricar todas as lentes entre o diafragma e a camera. (Fazendo isto, para conseguir focar, vc precisará fabricar lentes de diametro pequeno, 17,30 cm, do tamanho exato de uma M 4/3, o que faria com que, a sua lente Médio formato se transformasse em uma teleobjetiva M 4/3 (caso ela fosse uma lente normal em médio formato(não tele), ela vai virar uma teleobjetiva em M4/3), deixando de ser Médio Formato (diametro de 60cm em alguns modelos) e passando a ser uma M4/3 (diametro 17,30cm))

Já tem o adaptador, a vantagem como eu disse é centro da lente, a desvantagem é que a lente + adaptador fica enorme comparado a camera m4/3:
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:20:03
Tche, vou perguntar uma coisa que nao estou conseguindo entender....

Se voce usa a abertura da lente para cobrir o sensor.... Como pode voce diminuir a abertura e ainda assim cobrir todo o sensor.... Tipo.... Vc bate umafoto em  f1.4 e outra em f 5.6... A diferenca eh q na f 5.6 a abertura eh menor... Mas como que com essa abertura menor a luz pega todo o sensor?

Sim... é matemático... em uma mesma condição de luz, para você mantenha a fotometria zerada, ou como você quiser, mas iguais, quanto emnor a abertura, maior o tempo de exposição.  :ok: Daí, a quantidade de luz é a mesma.

Uma lente de grande abertura é importante na questão de luz, em ambientes de baixa luminosidade, porque ajuda ao fotórafo manter iso mais baixo e/ou velocidade mais alta, do que com uma lente "escura", ou de abertura menor. Além disso a grande influência é o bokeh (ou desfoque do fundo).


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #59 Online: 26 de Setembro de 2013, 15:06:28
Tche, vou perguntar uma coisa que nao estou conseguindo entender....

Se voce usa a abertura da lente para cobrir o sensor.... Como pode voce diminuir a abertura e ainda assim cobrir todo o sensor.... Tipo.... Vc bate umafoto em  f1.4 e outra em f 5.6... A diferenca eh q na f 5.6 a abertura eh menor... Mas como que com essa abertura menor a luz pega todo o sensor?

É que o obturador não é igual um guarda chuva protegendo da água. A luz vem de todas as direções.

Você está com uma premissa equivocada, pois não é só a abertura máxima que cobre todo o sensor. A abertura mínima também cobre todo o sensor. Mas é normal que os cantos das fotos fiquem mais escuros (fall off, não sei como fala isso em português) por causa disso que você está pensando. :ok:
D600 - E-M10