Autor Tópico: Qual seu filme favorito?  (Lida 3966 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 25 de Setembro de 2013, 08:31:43
Criei este tópico pois sempre que vou na loja fico tentado a comprar algum filme: Kidak proimage, neopan, ilford...

Enfim, se você em um favorito, diga-nos por quê, e se der, poste alguma foto feita com esse filme para ilustrar....  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2013, 09:15:06
não tenho grande experiênciacom filmes como muitos aqui, mas tenho alguns preferidos..

Ilford HP5 Plus 400 B&W - gosto dele pela praticidade.. posso usar até 1600 sem grandes problemas ao meu ver.. gosto muito da tonalidade dele. Uma opção que usei várias vezes é o Kodak Tri-X , mas gosto mais do Ilford sei lá porque, acho que pela textura.

Ilford Delta 100 B&W - gosto do grão desse filme..

Fuji Acros 100 B&W - tenho escolhido principalmente pela praticidade em exposições mais longas.. acho que é o que tem menor falha de reciprocidade no mercado.. Mas o grão extremamente fino que seria vantagem pra muitos, pra mim me incomoda um pouco..

Ilford Delta 3200 B&W - uso por causa da alta velocidade.. uso em ISO 3200 e 6400 pra condições de baixa luz.

Mas, como nunca comparei lado a lado nenhum deles, na mesma cena e condição de luz, minhas percepções podem ser um tanto subjetivas..
« Última modificação: 25 de Setembro de 2013, 09:16:44 por Luciano.Queiroz »


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2013, 15:15:29
Uso o ILford Pan 400 na minha Nikon FM, os negativos da ILford são ótimos.
Aguardo ansioso para fazer fotos com os negativos 120, pois até o momento só possuo os de 35mm.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2013, 17:02:53
não tenho grande experiênciacom filmes como muitos aqui, mas tenho alguns preferidos..

Ilford HP5 Plus 400 B&W - gosto dele pela praticidade.. posso usar até 1600 sem grandes problemas ao meu ver.. gosto muito da tonalidade dele. Uma opção que usei várias vezes é o Kodak Tri-X , mas gosto mais do Ilford sei lá porque, acho que pela textura.

Ilford Delta 100 B&W - gosto do grão desse filme..

Fuji Acros 100 B&W - tenho escolhido principalmente pela praticidade em exposições mais longas.. acho que é o que tem menor falha de reciprocidade no mercado.. Mas o grão extremamente fino que seria vantagem pra muitos, pra mim me incomoda um pouco..

Ilford Delta 3200 B&W - uso por causa da alta velocidade.. uso em ISO 3200 e 6400 pra condições de baixa luz.

Mas, como nunca comparei lado a lado nenhum deles, na mesma cena e condição de luz, minhas percepções podem ser um tanto subjetivas..

Já utilizei o Ilford Delta 3200, realmente é show de bola. Como você faz pra utilizar o 400 em 1600, fotometra pra 1600 e pede pra forçar na revelação??


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2013, 19:38:35
Como você faz pra utilizar o 400 em 1600, fotometra pra 1600 e pede pra forçar na revelação??

sim.. só compensar na revelação.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:49:10
sim.. só compensar na revelação.

O Luciano disse que é "seis" e eu vou dizer que é "meia-dúzia". Ou seja, vou dizer exatamente a mesma coisa, porém, com outras palavras (e já sendo chato pra caramba, é claro).

Você tem nas mãos um filme ISO 400. Esqueça que leu essa especificação, esqueça que ele é ISO 400. Faça de conta que ele é um ISO 1600.

Portanto, fotometre e exponha a ISO 1600. Na hora de revelar, pegue a especificação (tempo e temperatura) do próprio ISO 1600.

O termo usado para essa prática é "puxada".  Pode-se fazer isso, em tese, com qualquer tipo de filme. Mas, lógico, cada um vai ter uma resposta diferente. Uns toleram uma puxada mais severa, às vezes dois, três ou mais f/stop's. Outros, no entanto, não serão assim tão versáteis. Em todos os casos, vale a experimentação e uma criteriosa análise dos resultados pra ver se agrada o gosto do freguês.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2013, 20:51:35
Aproveitando o ensejo, acho que o link abaixo é bastante apropriado ao tema deste tópico. Vale a pena perder uns minutinhos.

http://chriscrawfordphoto.com/technical/index.php
-22.352971,-48.775582


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2013, 21:00:56
Atualmente é o que estiver mais barato  :hysterical:


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2013, 00:52:32
O Luciano disse que é "seis" e eu vou dizer que é "meia-dúzia". Ou seja, vou dizer exatamente a mesma coisa, porém, com outras palavras (e já sendo chato pra caramba, é claro).

Você tem nas mãos um filme ISO 400. Esqueça que leu essa especificação, esqueça que ele é ISO 400. Faça de conta que ele é um ISO 1600.

Portanto, fotometre e exponha a ISO 1600. Na hora de revelar, pegue a especificação (tempo e temperatura) do próprio ISO 1600.

O termo usado para essa prática é "puxada".  Pode-se fazer isso, em tese, com qualquer tipo de filme. Mas, lógico, cada um vai ter uma resposta diferente. Uns toleram uma puxada mais severa, às vezes dois, três ou mais f/stop's. Outros, no entanto, não serão assim tão versáteis. Em todos os casos, vale a experimentação e uma criteriosa análise dos resultados pra ver se agrada o gosto do freguês.
A minha dúvida seria o uso do filme  Iso100 p/b. Não ficaria melhor numa RF. e o Iso 400 para uma Oly por exemplo? Ganhei uma OM10 e estou usando filmes à cores. Mas estou pensando usar p/b e fiquei na dúvida. As velocidades não ficariam muito baixas? Não teria que usar o diafragma mais aberto, isso em Iso 100?  É pertinente a minha dúvida?




Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2013, 07:13:30
A minha dúvida seria o uso do filme  Iso100 p/b. Não ficaria melhor numa RF. e o Iso 400 para uma Oly por exemplo? Ganhei uma OM10 e estou usando filmes à cores. Mas estou pensando usar p/b e fiquei na dúvida. As velocidades não ficariam muito baixas? Não teria que usar o diafragma mais aberto, isso em Iso 100?  É pertinente a minha dúvida?

spa,

Esse pensamento está equivocado.

Se vc pegar uma câmera digital e ajustá-la para ISO 100, ela vai se comportar exatamente como uma câmera com filme ISO 100. Com a digital nessa configuração, se você conseguir fazer uma foto à mão levantada, isto significa que vc pode fazer exatamente a mesma coisa com filme. De outro modo, se você tiver a necessidade de usar tripé na digital em ISO 100, isto também vai valer para a câmera com filme.

O que o ISO nos diz é a respeito da sensibilidade, seja um sensor, seja uma câmera com película e emulsão química.

Então esqueça esse pensamento de que ISO 100 é para câmera RF e ISO 400 para câmera reflex. Não existe essa limitação, você pode usar ISO 100 até em lata de Nescau, lata de sardinha, em caixa de fósforo. Não, não é piada de mau gosto, estou falando de CÂMERA PINHOLE.

Pra você ter uma idéia, eu tenho no freezer filme PAN F, ISO 50, mas eu faço a exposição a ISO 32.  Mas, porém, contudo, todavia, é mais do que óbvio que o equipamento precisa estar apoiado em algum lugar. O uso do tripé é imprescindível nessa situação.

Você também falou sobre usar o diafragma aberto. Bem, depende do que se quer como resultado. Diafragma mais aberto significa menos DOF, com mais luz e velocidade mais alta.  À medida que vc fecha o diafragma, diminui a quantidade de luz que entra e é preciso compensar isso no tempo de exposição (aumentar o tempo, lógico).

Uma situação hipotética.

Se vc está com a seguinte configuração: ISO 100, 1/125s de velocidade e abertura f/1.4 (uma lente bem clara). Se precisar fechar para f/2, o tempo aumenta para 1/60s. Até aqui dá pra segurar na mão numa boa. Mas, lógico, se for uma lente de distância foca relativamente curta, até uma 50mm por exemplo. Não dá pra fazer isso aí com uma tele.

O bicho pega se precisar fechar em f/2.8 pois o tempo vai para 1/30s. A partir daqui, dependendo da lente a ser usada, já não dá mais pra fazer na mão, precisa do tripé. Se esse diafragma for fechado em f/8, a velocidade já cai para 1/4s. E aí, meu amigo, nem com mão-de-ferro a gente segura essa bronca.

Tem gente que bate no peito e diz que faz 1/15s, 1/8s, na mão e fica bom, com ISO baixo. Eu duvido. Para cópias de tamanho pequeno pode passar batido, quero ver a imagem numa grande ampliação.

Como vc poder ver, eu passei a falar aqui de ISO/VELOCIDADE/ABERTURA. Esse é conceito básico PARA QUALQUER CÂMERA, não importando se é digital ou se é de filme. Assim como também não importa se a gente vai usar ISO baixo nesta ou naquela câmera. O precisa saber é se naquela condição de ISO baixo a gente consegue fazer a foto na mão.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 07:18:09 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2013, 09:50:08
O Luciano disse que é "seis" e eu vou dizer que é "meia-dúzia". Ou seja, vou dizer exatamente a mesma coisa, porém, com outras palavras (e já sendo chato pra caramba, é claro).

Você tem nas mãos um filme ISO 400. Esqueça que leu essa especificação, esqueça que ele é ISO 400. Faça de conta que ele é um ISO 1600.

Portanto, fotometre e exponha a ISO 1600. Na hora de revelar, pegue a especificação (tempo e temperatura) do próprio ISO 1600.

O termo usado para essa prática é "puxada".  Pode-se fazer isso, em tese, com qualquer tipo de filme. Mas, lógico, cada um vai ter uma resposta diferente. Uns toleram uma puxada mais severa, às vezes dois, três ou mais f/stop's. Outros, no entanto, não serão assim tão versáteis. Em todos os casos, vale a experimentação e uma criteriosa análise dos resultados pra ver se agrada o gosto do freguês.

Que maravilha, fiquei com vontade de comprar um ilford 400 ali e testar em 1600!!!
Só uma dúvida, quando utilizo esse processo, o ruído aumenta?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:05:29
Que maravilha, fiquei com vontade de comprar um ilford 400 ali e testar em 1600!!!
Só uma dúvida, quando utilizo esse processo, o ruído aumenta?

Sim, aumenta. E quanto maior a "puxada", mais evidente fica a granulação. Veja: GRANULAÇÃO. No digital é RUÍDO, no filme é GRÃO.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3o_%28fotografia%29
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:32:42
Ah! lembrei...

Poderá alguém dizer: "Ruído e Grão são a mesma coisa: o primeiro no digital, o segundo no filme".

Importante deixar claro que, POR ANALOGIA, sim, podemos ter essa ideia como aceitável. Ela nos faz entender como funciona e o do que estamos falando. Porém, sob o aspecto técnico e conceitual, ruído e grão passam bem longe um do outro.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 10:33:11 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:39:19
Legal esse tópico.

Braga, valeu pela explicação. Foste muito didático e explicou as coisas com calma. Quando vejo isso aqui no fórum tenho vontade de bater palmas e dar um abraço na pessoa. Então considere-se aplaudido e abraçado.  :D

Não tenho muita experiência com filmes, mas atualmente gosto bastante do Superia 400. Quando preciso urgente e os Correios não ajudam, o Kodak Proimage 100 faz um excelente trabalho, mesmo. Gosto de COR, então no fim de semana coloquei um Ektar 100 e queimei ele rapidinho, mas confesso que ainda não sei se gostei ou não. O WB ficou puxado pro magenta. Em ISOs mais altos, tive uma experiência estranha com um Fuji Press 800. Vou confirmar ainda, mas acho eu que foi algum problema na digitalização do lab, pois o grão está muito mais pra ruído digital...

Resumindo: atualmente meus preferidos são o Superia 400 e o Proimage 100.

Abs. :ok:
fkuhne.tumblr.com


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:51:56
Ah! lembrei...

Poderá alguém dizer: "Ruído e Grão são a mesma coisa: o primeiro no digital, o segundo no filme".

Importante deixar claro que, POR ANALOGIA, sim, podemos ter essa ideia como aceitável. Ela nos faz entender como funciona e o do que estamos falando. Porém, sob o aspecto técnico e conceitual, ruído e grão passam bem longe um do outro.

nossa, só por analogia mesmo!!! ruído alto numa foto digital é horrível sempre... já o grão numa foto "analógica", mesmo que meio em excesso, e dependendo do contexto, é lindo!! (bom, eu acho né.. rs..)

Ilford Delta 3200, puxado pra ISO 6400 (a captura foi um pouquinho sub, e tive que subir no LR..)
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 11:03:39 por Luciano.Queiroz »