Autor Tópico: FOTOGRAFAR FESTA INFANTIL SOMENTE COM O FLASH NIKON D5100 É RUIM?  (Lida 13074 vezes)

dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
olá, estou iniciando no mundo da fotografia, e apareceu uma oportunidade de fotografar festa infantil, deixei bem claro p a mãe que estou aprendendo, então aceitei mais pela experiência e para ver quais serão minhas dificuldades.
Tenho uma nikon d5100, mas ainda não tenho flash externo, vou fotografar com a lente 50mm 1.8 é possível ter um bom resultado mesmo sem o flash?
pensei em comprar esses baratinhos da yongnuo Yn- 560ex serve na minha máquina, e com esse é possível ter um bom resultado.

aguardo... e aceito opiniões de flash mais em conta.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2013, 11:52:16
Dá pra ter resultados interessantes, mas isso irá depender da iluminação do local que irá fotografar.
Se for a noite, veja se o local está bem iluminado se caso não estiver procure uma fonte de luz mais forte e priorize fotografar as pessoas lá.

Você irá usar somente a 50mm? Ideal é que vc tenha uma grande angular para fotografar as mesas com os convidados. Uma 18-55mm do kit já resolve.
A 50mm 1.8 é bem clara, então ela será sua lente ideal para fazer retratos das famílias. (Tenha muita atenção na hora de fotografar muitas pessoas, veja se elas estão na mesma linha de foco, pois em 1.8 a profundidade de campo é muito pequena e se tiver alguém um pouco a frente do assunto focado, sairá desfocado).
Quando eu uso lentes claras assim, dificilmente eu uso flash. então vc conseguirá resultados legais sem ele.

Se vc tem e vai utilizar a 18-55mm, que é uma lente bem fechada, o flashinho da câmera será importante (novamente, irá depender da iluminação, mas geralmente para esse caso não há solução). Não é muito legal utiliza-lo ao invés de um flash externo devido a sua potência e por ser direto e não rebatido para cima (inclusive há um gadget para isso, basicamente é um espelho que joga a luz do flash pop-up para cima).

Sobre o flash, eu comprei esse YN-560, é um flash muito bom porém não tem o modo automático (TTL) o que pode ser um problema para você que está começando.
Recomendo o YN 565, ele tem o TTL e é um ótimo custo-benefício.
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2013, 12:02:39
Adorei sua resposta, eu tenho a do kit também, meu medo era não sair fotos legais, como nunca fiz, mas vou levar outra máquina e fotografar no automático, caso algo não de certo.
Então, fico com dúvidas quanto ao flash, esse que vc me indicou, é muito difícil?


dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2013, 12:10:19
EDILSON!
Vi esse flash Yongnuo YN467 II, ele é em TTL, será uma boa para iniciar, pois estou com $$ para investir muito.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2013, 13:20:38
Somente com 50mm não da, vai passar literalmente um aperto.


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2013, 13:27:12
EDILSON!
Vi esse flash Yongnuo YN467 II, ele é em TTL, será uma boa para iniciar, pois estou com $$ para investir muito.

É uma boa sim. Flashs da YN são muito bons, e esse sendo TTL é melhor ainda!
Mas vc não nos respondeu sobre a lente, vc irá usar somente a 50mm?
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2013, 13:27:47
Somente com 50mm não da, vai passar literalmente um aperto.

Com certeza, Nattis!
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2013, 14:46:08
Sim, respondi, tenho a do kit também 18-55 vou incluir no dia.... espero que dê certo!  Meu Deus!


dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2013, 14:47:17
QUAL OUTRA LENTE SERIA IDEAL EU TER PARA ESSES TIPOS DE TRABALHOS?


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2013, 16:08:44
É verdade, vc respondeu mesmo.

Então na verdade com essas duas lentes você estará bem servida, mas algo de suma importância é o Flash,
não vá sem um ou isso te trará vários desafios.
Como disse anteriormente, melhor um TTL seja o YN467 ou YN565, mas se não tiver como
pode ir de YN460 ou YN560, flashs manuais (depende muito do ambiente mas a potencia média é 1/4).

Fique tranquila, vc já avisou que não tem experiência. Tudo vai dar certo =)

Dicas:
- Para fotos retrato de pessoas que não estejam sentadas nas mesas, tente fazer com a 50mm 1.8 ou em 55mm na lente do kit. Isso para não distorcer a pessoa, você irá ter que andar mais para trás, mas irá manter a real forma da pessoa. Para essa dica, salvo os casos onde várias pessoas se reunem para tirar fotos juntas (4 ou mais pessoas), ai recomendo usar mais grande angular.
- Para fotos na orientação paisagem (camera na horizontal) Flash apontado para cima com o rebatedor dele para fora. Para fotos na orientação retrato (câmera na vertical) o flash fica em 90º e virado para direita, conforme ele aponte também para o teto mesmo estando com a câmera na vertical.
- Chegue mais cedo e pegue as mesas sem pessoas, faça muito detalhes da mesa do bolo.
- Ao fotografar crianças abaixe para que a foto saia no nível dos olhos dela, você verá que suas fotos ficaram ótimas. Nesse tipo é bacana usar a 50mm 1.8 sem flash (não é uma regra, é só pq em 1.8 o flash não costuma ser necessário).
- Converse bastante com os pais e se entrose com o pessoal, chame as pessoas para serem fotografadas e faça muitas fotos posadas. Para as crianças faça fotojornalismo (que é a técnica onde vc fotografa o que vê, sem que o assunto perceba que está sendo fotografado), e tente pegar sorrisos e a hora que estiverem brincando.
- Seja atenta a todos os detalhes principalmente no aniversariante, crianças são imprevisíveis e pegar momentos difíceis de serem fotografados serão seu diferencial.

e última dica:

Relaxe, pode parecer muita coisa, mas o que estou te falando é um resumo de anos de experiência. Não se culpe se algo não sair como planejado, aprenda com os erros.
=)
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


dayse_1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2013, 16:23:59
É verdade, vc respondeu mesmo.

Então na verdade com essas duas lentes você estará bem servida, mas algo de suma importância é o Flash,
não vá sem um ou isso te trará vários desafios.
Como disse anteriormente, melhor um TTL seja o YN467 ou YN565, mas se não tiver como
pode ir de YN460 ou YN560, flashs manuais (depende muito do ambiente mas a potencia média é 1/4).

Fique tranquila, vc já avisou que não tem experiência. Tudo vai dar certo =)

Dicas:
- Para fotos retrato de pessoas que não estejam sentadas nas mesas, tente fazer com a 50mm 1.8 ou em 55mm na lente do kit. Isso para não distorcer a pessoa, você irá ter que andar mais para trás, mas irá manter a real forma da pessoa. Para essa dica, salvo os casos onde várias pessoas se reunem para tirar fotos juntas (4 ou mais pessoas), ai recomendo usar mais grande angular.
- Para fotos na orientação paisagem (camera na horizontal) Flash apontado para cima com o rebatedor dele para fora. Para fotos na orientação retrato (câmera na vertical) o flash fica em 90º e virado para direita, conforme ele aponte também para o teto mesmo estando com a câmera na vertical.
- Chegue mais cedo e pegue as mesas sem pessoas, faça muito detalhes da mesa do bolo.
- Ao fotografar crianças abaixe para que a foto saia no nível dos olhos dela, você verá que suas fotos ficaram ótimas. Nesse tipo é bacana usar a 50mm 1.8 sem flash (não é uma regra, é só pq em 1.8 o flash não costuma ser necessário).
- Converse bastante com os pais e se entrose com o pessoal, chame as pessoas para serem fotografadas e faça muitas fotos posadas. Para as crianças faça fotojornalismo (que é a técnica onde vc fotografa o que vê, sem que o assunto perceba que está sendo fotografado), e tente pegar sorrisos e a hora que estiverem brincando.
- Seja atenta a todos os detalhes principalmente no aniversariante, crianças são imprevisíveis e pegar momentos difíceis de serem fotografados serão seu diferencial.

e última dica:

Relaxe, pode parecer muita coisa, mas o que estou te falando é um resumo de anos de experiência. Não se culpe se algo não sair como planejado, aprenda com os erros.
=)

Adorei as dicas, eu nunca fotografei com flash externo, vou comprar sim, acho que terei uma qualidade melhor, vou te fala a verdade, FOTOGRAFIA é difícil! hein!

Esse flash manual é muito difícil, terei que fzr todos os ajustes, e caso eu fotografe sem o flash vc acha bom aumentar um pouco o ISO?
Vou postar depois uma foto dessa aventura! kkkkkkk


Angélica Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Feminino
    • Angélica Ferreira Fotografia
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2013, 20:45:15
Eu trabalho com a Canon T2i + 50mm 1.8 + 18-55 e o flash 580exii, quando o local é bem iluminado nem utilizo o flash, pelo menos com a 50mm, acho que nao há necessidade, utilizo mais quando o lugar é escuro, ou quando a 18-55 vai ser utilizada e abertura vai ser menor. Mas, é sempre bom ter.

Quanto ao ISO, não vejo problema em aumentar, só precisas conhecer o limite da tua câmera, na minha o máximo que eu utilizo é em 800, já usei em 1600,mas foram pra fazer umas poucas fotos e achei melhor do que usar o flash naquele momento.

Vá sem medo, como já avisasse que estas aprendendo, fica tranquila. Treina bastante os controles da sua câmera, dominar o equipamento que tem é  bem importante.

Uma observação, eu particularmente, não gosto muito de usar a 50mm em abertura máxima 1.8, utilizo mais em 2.8, a nitidez é bem bem melhor e não corre tanto risco de focar no lugar errado, por causa da grande abertura. Mas se precisares usar na abertura máxima, use =)
Canon 70D | Canon T2i | 50mm 1.8 | 18-55mm | 17-50 2.8 Sigma | 580exii | 430 ex


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:03:27
acompanhando
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


edilsonfb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
    • Edilson Borges
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2013, 10:37:44
Adorei as dicas, eu nunca fotografei com flash externo, vou comprar sim, acho que terei uma qualidade melhor, vou te fala a verdade, FOTOGRAFIA é difícil! hein!

Esse flash manual é muito difícil, terei que fzr todos os ajustes, e caso eu fotografe sem o flash vc acha bom aumentar um pouco o ISO?
Vou postar depois uma foto dessa aventura! kkkkkkk

Por nada, estamos aqui para nos ajudar. O flash manual é complicado de ajustar mesmo, mas se o ambiente não tiver muitas alterações de iluminação dá pra usar de boa.
Se vc quiser pode fotografar no modo 'A' que a câmera calcula pra vc só a velocidade, o resto fica travado.
Pode aumentar um pouco o ISO sim, ainda mais com o flash externo. Acredito que na d5100 dê pra usar 800 ou até 1600.
Quero ver mesmo!

Abraços
Digital: Canon 5D mark III + Canon 6D + Canon T1i + Canon 24-70mm f/2.8L II + Canon 24-105mm f/4L + Sigma 35mm f/1.4 DG Art + Canon 85mm f/1.8 + Canon Fisheye 15mm f/2.8 + Canon 40mm f/2.8 Pancake + Filtros + Grip  + Time-Lapse + ETTL Flash Trigger YN622 + Inúmeros Gadgets.
Analógico: Nikon FM + Nikkor 55mm f/2.8 micro + Negativos ILFORD PAN400.
Meu perfil no 500px.
Canal no YouTube (Sobre Foto).


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2013, 11:44:39
Por nada, estamos aqui para nos ajudar. O flash manual é complicado de ajustar mesmo, mas se o ambiente não tiver muitas alterações de iluminação dá pra usar de boa.
Se vc quiser pode fotografar no modo 'A' que a câmera calcula pra vc só a velocidade, o resto fica travado.
Pode aumentar um pouco o ISO sim, ainda mais com o flash externo. Acredito que na d5100 dê pra usar 800 ou até 1600.
Quero ver mesmo!

Abraços

Limito o ISO da minha D5100 até 1600. Até 1600 acho que ela segura bem.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.