Autor Tópico: Qual câmera devo comprar?  (Lida 3008 vezes)

felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:32:04
Estou meio por fora dos preços. Sugeri a BH por ser uma loja muito conhecida. Mas pelo que vi os preços estão mais ou menos nivelados com os preços daqui. Não sei quanto as lentes mas quanto as câmeras o Nelson (vendedor conceituado nos fóruns) tem preços bacanas.
Assim como o Felippe, dou a sugestão de pegar uma lente fixa clara. Como o pessoal fala, uma cinquentinha. É a lente essencial.

Quanto a fiscalização, ainda não tive a oportunidade de ir para fora (pretendo no próximo verão nos EUA), mas acompanhei este tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95263.0 e conversei com duas amigas que foram este ano.  Quanto a taxação e leis, dá para buscar as regras no site da receita federal. Na prática, estas amigas voltaram com produtos bem acima dos $500. Mas antes de embarcar deixaram os produtos com aparência de usados, no caso de câmeras colocaram fotos meio antigas no cartão de memória, no caso de notebook - arquivos pessoais, celulares no bolso, etc. Não que seja uma garantia, mas ajuda. Também tem um cara que trabalha comigo que no dia da volta (mês passado) furtaram todas as compras que estavam no carro dele em Miami, levaram tudo, só sobrou o carro.

Existe uma portaria da Receita Federal que diz que todo mundo pode trazer um relógio, um celular e uma câmera. Então não da problema. O que eles pegam as vezes no pé são as lentes extras (a do kit é considerada parte integrante). Também não adianta comprar um corpo barato e uma lente de 3000 dólares que eles sabem diferenciar.

Qto aos cuidados nos EUA, adotei a seguinte regra, a cada compra ia para o hotel e descarregava lá. Sempre parava o carro perto das entradas das lojas e observava o movimento antes de voltar ao carro (coisa que qualquer morador de cidade grande brasileira tira de letra)


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:51:14
a 55-250 é muito melhor que a 75-300.

Não deixe de trazer junto uma 50mm 1.8, é 100 dólares e vai te dar muitas alegrias... 18-55, 50 1.8 e 55-250 é um baita kit pra quem tá começando... Vai poder fazer de tudo. E recomendo pra situações de pouca luz (festas em família em locais fechados) um flash, se tiver sobrando grana. EU, como não dou muita importancia pra zoom, trocaria a 55-250 ou 75-300 por um flash yongnuo com ttl... Mas tem que ver o que vai ter mais utilidade pra ti
Tecpix + motorola do guga


renanctno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2013, 04:23:54
Olá a todos...

Acho que quase todos vocês que frequentam a tempo esse fórum e trabalham a mais tempo com fotografia, já devem ter visto algum tópico parecido com este...


Mas vamos lá:

Estou querendo começar nesse ramo de fotografia, óbvio, que por ora, algo amador, que possivelmente, poderia fazer parte da minha profissão, afinal, sou empresário no ramos de eventos esportivos e musicais, e tenho um fascínio muito grande por fotografia... Além de eu estar me formando em odontologia, ou seja, poderei futuramente usar nas minhas duas profissões .


Eu conversei com alguns amigos que são profissionais e perguntei a eles qual camera comprar inicialmente, dei uma pesquisada sobre algumas coisas básicas também sobre as câmeras, para que eu quando fosse comprar, não ficasse perdido e o vendedor enfiasse qualquer coisa...


Alguns me falaram da Cannon T3, que supriria minhas necessidades e é uma excelente câmera...
Outros falaram da Nikon D3100 .........

Ambas são DSLR correto? As duas teriam a possibilidade de trocar a lente?


Alguém recomendaria alguma outra marca/modelo de câmera?

Muito obrigado pela ajuda de vocês



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2013, 09:26:37
Acho que quase todos vocês que frequentam a tempo esse fórum e trabalham a mais tempo com fotografia, já devem ter visto algum tópico parecido com este...

Na verdade, várias vezes por dia... :hysterical:
Mas não faz mal, eu tbm comecei aqui abrindo um tópico perguntando sobre "qual equipamento?".

Muito bem, primeiramente, o que vc vai querer fotografar?

As 2 cams citadas por vc são DSLR sim, e trocam a lente.


jgsdantas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2013, 10:06:24
Não querendo atrapalhar muito, acredito que você também pode dar uma olhada nas mirrorless. Elas tem uma qualidade muito boa e tem um tamanho mais reduzido.

O problema é que é dificil de achar no Brasil, então só recomendo se você tiver a possibilidade de comprar no exterior. Se for o caso, posso indicar uns modelos.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2013, 12:17:28
Nota: Como conheço melhor o equipamento Canon, as sugestões abaixo devem levar isso em consideração. Para as opções dadas a Nikon tem equivalentes para a maioria dos itens.

Para foto no consultório odontológico, um corpo Canon com a lente EF 100 f2.8L IS USM Macro (ou a versão não L, EF 100 f2.8 USM, mas sem IS) ou um corpo nikon com a lente Nikkor 105mm Micro. Outras lentes dependeriam do que desejas fotografar. O que costumo sugerir é a pessoa adquirir o corpo que é possível e focar nas lentes, depois mudando para um corpo mais adequado ás necessidades espedcíficas (até lá a pessoa já terá uma boa idéia do que deseja para escolher um corpo adequadamente). Não conheço a T3 especificamente, mas a série T tem o layout de controles (botões) simplificado. Provavelmente uma Canon EOS 60D seria um melhor ponto de partida, mas uma T3i, T4i seriam opções interessanets. Se questões de custo são menos críticas, uma Canon EOS 70D seria uma escolha ainda melhor, já que, sendo o corpo mais recente da Canon, traz um pacote de funcionalidades impressionante (especialmente se vídeo também te interessa).

Com respeito a lentes, o básico em geral é uma lente versátil. Costumo sugerir que quando possível a pessoa busque uma lente Canon EF24-105 f4L, que é uma excelente primeira lente L a se adquirir, sendo bastante versátil e tendo uma qualidade excepcional, entretanto, a lente do kit da 70D (18-135 STM) é uma lente honesta também. As lentes de kit da série T (ou da 60D) são um bom começo, embora não sejam fantásticas. Uma lente 70-200 costuma ser um bom investimento, e as demais dependem do tipo de foto que a pessoa tem interesse.

Como mencionaste eventos esportivos isso reforça a sugestão da Canon EOS 70D, que tira 7 fotos por segundo, o que em fotografia de esporte é muito útil. Em eventos esportivos é também usual a necessidade de lentes tele ou supertele. A 70-200 (em corpo cropado) já permite resultados legais em esportes onde o espaço não é muito grante, mais uma lente mais para supertele, como a EF 400 f5.6L USM ajuda no caso de esportes onde o campo é grande e a ação ocorre a distãncias maiores.

Para eventos noturnos a necessidade muda. Tele continua importante já que usualmente não dá para ficar muito próxima dos artistas, mas a lente costuma precisar ser mais clara. Neste caso a 70-200 que sugeri poderia ser uma versão f2.8 (se possível com IS), mas uma f4 com IS já pode dar resultados legais tb. a 70-200 é uma das lentes com maior oferta. Só a Canon tem 5 modelos distintos disponíveis, com mais alguns da Sigma e Tamrom como opções.

Bom, acho que dá uma idéia inicial :)
JVc.


renanctno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:48:04
Nota: Como conheço melhor o equipamento Canon, as sugestões abaixo devem levar isso em consideração. Para as opções dadas a Nikon tem equivalentes para a maioria dos itens.

Para foto no consultório odontológico, um corpo Canon com a lente EF 100 f2.8L IS USM Macro (ou a versão não L, EF 100 f2.8 USM, mas sem IS) ou um corpo nikon com a lente Nikkor 105mm Micro. Outras lentes dependeriam do que desejas fotografar. O que costumo sugerir é a pessoa adquirir o corpo que é possível e focar nas lentes, depois mudando para um corpo mais adequado ás necessidades espedcíficas (até lá a pessoa já terá uma boa idéia do que deseja para escolher um corpo adequadamente). Não conheço a T3 especificamente, mas a série T tem o layout de controles (botões) simplificado. Provavelmente uma Canon EOS 60D seria um melhor ponto de partida, mas uma T3i, T4i seriam opções interessanets. Se questões de custo são menos críticas, uma Canon EOS 70D seria uma escolha ainda melhor, já que, sendo o corpo mais recente da Canon, traz um pacote de funcionalidades impressionante (especialmente se vídeo também te interessa).

Com respeito a lentes, o básico em geral é uma lente versátil. Costumo sugerir que quando possível a pessoa busque uma lente Canon EF24-105 f4L, que é uma excelente primeira lente L a se adquirir, sendo bastante versátil e tendo uma qualidade excepcional, entretanto, a lente do kit da 70D (18-135 STM) é uma lente honesta também. As lentes de kit da série T (ou da 60D) são um bom começo, embora não sejam fantásticas. Uma lente 70-200 costuma ser um bom investimento, e as demais dependem do tipo de foto que a pessoa tem interesse.

Como mencionaste eventos esportivos isso reforça a sugestão da Canon EOS 70D, que tira 7 fotos por segundo, o que em fotografia de esporte é muito útil. Em eventos esportivos é também usual a necessidade de lentes tele ou supertele. A 70-200 (em corpo cropado) já permite resultados legais em esportes onde o espaço não é muito grante, mais uma lente mais para supertele, como a EF 400 f5.6L USM ajuda no caso de esportes onde o campo é grande e a ação ocorre a distãncias maiores.

Para eventos noturnos a necessidade muda. Tele continua importante já que usualmente não dá para ficar muito próxima dos artistas, mas a lente costuma precisar ser mais clara. Neste caso a 70-200 que sugeri poderia ser uma versão f2.8 (se possível com IS), mas uma f4 com IS já pode dar resultados legais tb. a 70-200 é uma das lentes com maior oferta. Só a Canon tem 5 modelos distintos disponíveis, com mais alguns da Sigma e Tamrom como opções.

Bom, acho que dá uma idéia inicial :)

Muito obrigado pela ótima explicação, esclareceu muita coisa...
Andei vendo os preços dessa camera que voce citou, variam em torno de 3,500 a 4,000.

Isso para mim no momento é muito pesado....infelizmente eu disponho de uma questão financeira até 1,500, o que me deixa um pouco triste depois dessa aula . hehehe

Teria alguma outra marca nessa faixa de valor que suprisse minhas necessidades, e que futuramente eu pudesse trocar as lentes para uma muito melhor?


renanctno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2013, 14:50:48
Na verdade, várias vezes por dia... :hysterical:
Mas não faz mal, eu tbm comecei aqui abrindo um tópico perguntando sobre "qual equipamento?".

Muito bem, primeiramente, o que vc vai querer fotografar?

As 2 cams citadas por vc são DSLR sim, e trocam a lente.


Pretendo inicialmente fotografar eventos (de forma só para registrar os momentos) e também no consultório odontologico, ainda sou estudade, então o que me dificulta a questão financeira...

O que eu posso gastar seria até 1,500, como o amigo falou abaixo, me deixa com um leque de cameras muito reduzidos...

Procuro então, uma camera que possa subrir minhas necessidades iniciais, e que possivelmente eu possa então, trocar para uma lente muito melhor....e talvez caso eu goste dessa ideia de fotografia, um corpo também...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2013, 15:27:29
olha nos classificados... pega uma usada boa... tem sempre coisa legal aparecendo.
Tecpix + motorola do guga


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:31:46
A maioria das pessoas só quer o melhor (e não há nada de errado nisso!!!)
Tambem nao tem nada de errado em comecar com o basico e depois realizar upgrades.

Concordo com o colega, busque pelos equipamentos usados em bom estado e verá que investirá bem. Com o tempo poderá realizar seus upgrades.
Nikon ou Canon não importa tanto, ambas são muito boas.
D200


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2013, 10:54:57
Vão falar que sou Nikonzeiro, mas é o que conheço e queria dar minha opinião também...
Dê uma olhada na Nikon D3200... é um upgrade da D3100 muito bem-vindo (apenas um pouquinho mais caro).
Nikon ou Canon são bastante equivalentes em tudo.
Compre o kit mesmo pelo seu orçamento, ambos te entregarão lentes básicas que no futuro, poderão ser substituídas por melhores.
Você vai gostar muito delas. SE, novamente, SE puder, realmente compre uma 50mm 1.8G, por exemplo. Agora um aviso, quando ver as fotos desta lente, vai querer trocar urgentemente as do kit. A diferença é brutal.
Aí você vai entender como é difícil recomendar as lentes dos kits.
Mas também é o começo do víciante investimento $$$$$ em fotografia.... hehehe

Se não comprar a 50mm, vai ser só alegria...
senão é como dar um chocolate alemão para quem só experimentou sonho de valsa na vida...
D200


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2013, 11:07:19
Concordo com o colega eFilho. Procure uma panasonic GH2 (só tem usada, já saiu de linha), ou panasonic G6.
Para filmar com camera fotográfica, estas são imbatíveis na faixa de preço.
O difícil é encontrá-las. Tentei procurar uma G6 e até nos E.U.A não é fácil de se achar.
D200


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2013, 10:14:01
É verdade, aqui no Brasil vc só acha com facilidade Canikon. Até para vender Pana e Oly é difícil, pois tentei passar meu kit GH2 completo com várias lentes (12-35 inclusive) por bom tempo e ninguém apareceu. Acabei vendendo na B&H em NY por metade do preço...  >:(

Mas com R$ 1500 tem que ficar de olho nas lojas de usados ou aqui, pois é pouco mesmo...  :(\\

Abraço