Autor Tópico: Por que não gosto de crop  (Lida 8248 vezes)

Rainério Nogueira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #15 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:34:45
Bom... tudo isso ainda é muito recente, mas não poderia deixar de opnar nessa questão. Ao meu ponto de vista, a "arte fotografica" e "arte de edição" são distintas, porém não deixam de ser nem "menos" arte nem "mais" arte.
Até Michelangelo deu retocadas em suas pinturas depois de espostas com pinceis escondidos.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 21:35:52 por Rainério Nogueira »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:42:34
Pictus;

Fotografia tem na sua relação com o referente seu ponto de apoio, sua essência. Quando cropamos, a menos que este crop seja planejado dentro de uma determinada finalidade, caso da fotografia utilitária, etc, estamos NEGANDO O REFERENTE. Estamos negando o momento trnscendental da fotografia, o momento da captura, e a estamos trasnformando em ilustração, a estamos transformando em IMAGEM. Fotografia é uma coisa específica que tem no momento da captura seu climax. Eu não posso negar a captura sem afastar-me do cerne do conceito.

Mas, relativizando, não vejo isso como uma restrição absoluta. Há um milhão de intenções a seerem perseguidas com a fotografia, e não dá para colocar limites precisos. Mas, veja, no meu caso em que a composição é o cerne da minha busca, cropar é reconhecer que fali ao compor.

Veja, no seu sentido mais cru, fotografia é aquilo que pode ser feito em cromo ou em polaroide. Clicou, está definido e determinado o resultado. É esse momento meditativo no qual o fotógrafo deve ser uma máquina de interpretar o mundo e transcrev~e-lo de tal forma exata que se estiver com um rolo de cromo na câmera o resultado esteja pronto na revelação E6 padronizada.

O fato da fotografia digital não ter revelação padronizada obriga a alguma intervenção, mas essa intervenção tem de ser um aperfeiçoamento da foto, um desenvolvimento, como os americanos chamam revelação. A intervenção não pode ser uma negação da captura, o que acontece quendo inventamos uma foto dentro da outra.

Pelo menos, é assim que pretendo seguir.

Quanto às mudanças de ponto de vista, elas existem, e de fato jatualmente estou usando novamente polarizador, mas o polarizador não nega a captura, ele é apenas mais um elemento dela.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:42:39
Mais ou menos na linha do que já foi dito por alguns colegas, eu antes fazia crop direto, sem nem pensar. Depois que passei a estudar composição mais a sério, praticamente parei com isso. Faço só quando o que vale é o registro mesmo, como no caso do tópico que abri hoje com umas fotos de um pássaro que pousou no muro aqui de casa hoje. Como a intenção na hora foi só pegar a câmera o mais rápido possível, fazer o foco e disparar (usei prioridade de abertura mesmo, para não perder tempo e ver ele sair dali sem que eu conseguisse a foto, como tem acontecido com freqüência) para registar o animal, depois fiz os cortes que queria, pois não tinha mesmo qualquer preocupação com a composição. Mas quando eu penso a foto, analisando bem o enquadramento e a composição, aí detesto crop, pois a necessidade de utilizar tal recurso só serve para mostrar que eu errei na composição.  


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:52:38
Belas palavras Ivan  :clap:

Aqui no fórum mesmo acho que é proibido cropar nos concursos não é?

To vendo que no futuro, quando as câmeras terão lentes líquidas de 5000 MP, na verdade os fotógrafos serão bons cropadores, e não bons fotógrafos (fui longe agora...)

Abraços,
 
Jack db - Floripa


Rainério Nogueira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:59:30
Citar
To vendo que no futuro, quando as câmeras terão lentes líquidas de 5000 MP, na verdade os fotógrafos serão bons cropadores, e não bons fotógrafos (fui longe agora...)
Jack, se eisso for a busca da perfeição e daí? Nossos pensamentos mundam, nossa forma de exergar muda, isso faz parte da evolução.
O Ivan não exergou o que ele queria no momento que fotografou, mas ele exergou depois e neesse momento ele fotografou novamente, mas sem camera fotografica. É minha opnião...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:06:06
Exatamente, Bruno. Quando a composição se torna uma ação fundamental na nossa fotografia, adquirimos fobia de cropar. E também claríssimo que se queremos fotografar algo e esse algo é o que importa, não tem importância nenhuma cropar depois.

Esse aliás é o sentido deste tópico. Eu aprendi, por não ter visto na hora e depois sofrido com isso, que as sombras do capim fazem lindos desenhos, e que a terra erodida pelas chuvas faz lindas texturas e tons, e o sentimento de ter hoje reconhecido não ter visto isso completamente é o preço que estou pagando para fixar na minha mente essas orientações, e no futuro praticá-las na captura.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:08:18
Citar
O Ivan não exergou o que ele queria no momento que fotografou, mas ele exergou depois e neesse momento ele fotografou novamente, mas sem camera fotografica. É minha opnião...

É... mas fotografia se faz com câmera fotográfica, do contrário bastaria recortar qualquer imagem encontrada numa revista, tirar dela uma parte e fazer disso uma obra. Temos de enxergar é no momento da captura. Isso é que nos faz evoluir como fotógrafos.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:26:11
"Cropar" uma foto por não achá-la boa é auto-engano pois não foi uma fotografia que você fez. Fotos são feitas com a câmera, olhar, percepção, sentimento.

O crop até é justificável caso o fotógrafo já tenha isso em mente antes mesmo de fazer o click. Por exemplo, quando uma aproximação maior não é possível então você já faz o enquadramento pensando no crop que terá que fazer posteriormente.
É muito diferente do que o que aconteceu com o Ivan: como ele disse, a INTENÇÃO foi mostrar a bifurcação e só depois, já em casa, que ele percebeu as sombras em fiapos e a imagem que perdeu.

Abraços

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:28:54
Dogmas do passado...
“O sol gira em torno da Terra, que inclusive é o centro do universo...”  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:47:30
Não são dogmas do passado, Pictus. São demarcações de uma prática. Fotografia.... Escrita com luz. Escrevemos com luz na captura, não depois.

Isso em nada desvaloriza desenvolimentos gráficos e ilustrativos a partir da fotografia, nem desvaloriza um tranalho de construção de imagens a partir de fragmentos, mas é preciso entender que esses trabalhos estarão nas bordas do conceito fotografia, e que este terá seu cerne naquela simples equação: um homem, uma câmera, o mundo.

O momento da captura é o climax da fotografia, pois é nele que se realiza a escrita com luz.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:20:48
Que bom que não estamos em 1500!
Ou ia ser fogueira na certa...
:risada2:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 23:21:30 por Pictus »


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:41:05
Citar
Belas palavras Ivan  :clap:

Aqui no fórum mesmo acho que é proibido cropar nos concursos não é?

To vendo que no futuro, quando as câmeras terão lentes líquidas de 5000 MP, na verdade os fotógrafos serão bons cropadores, e não bons fotógrafos (fui longe agora...)

Abraços,
Vendo por esse lado eu tenho que dar a razão pra vocês  :thmbup:  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:48:50
Citar
Que bom que não estamos em 1500!
Ou ia ser fogueira na certa...
:risada2:
Não é caso para a fogueira. Acho que umas chibatadas já resolvem, além de prisão por uns anos para ter tempo de mudar de idéia...  :laughing:  :laughing:  :laughing:  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #28 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:06:17
Hauhauhahahauahu

Não faz sentido proibir crop em concurso, a não ser que limitem
os milímetros obrigando a todos fotografarem em digamos 50 mm...

Se não pode crop, tb não pode zoom...
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 00:07:35 por Pictus »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #29 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:30:00
Acho que vc trocou as bolas por assim dizer, Pictus.

Sob o ponto de vista puramente fotográfico e da linguagem, se entendi o que o Ivan quis dizer ao longo do tópico, uma lente zoom não interferiria, antes seria parte do momento decisivo, ao compor a foto.

Por outro lado o crop descaracteriza a composição mostrando que houve falha do fotógrafo no instante de pensar a foto.

Quanto aos concursos é outra história, pq realmente é complexo separar fotos de imagens a menos que se limitasse o comprimento focal à lentes fixas ou houvesse total controle do comprimento focal no EXIF em caso de permitir uso de zoom.

Concordo com esse ponto de vista do Ivan. Se vc fotografa um lago e depois percebe que descobriu um monstro, pode até cropar isso para fins de uso da imagem, mas dizer que fotografou o monstro do Lock Ness é forçar a barra, isso é no máximo sorte, mas não fotografia.

Como leitura suplementar seria interessante o "martelo das bruxas", o manual dos inquisidores, ao menos vc se salva da fogueira.

 :laughing:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 00:41:06 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear