Para os menos "puritanos" como eu, uma forma de salvar ou dar uma melhorada na foto.
Veja, mas ponha-se no meu lugar... fotografo há 38 anos, há três com digital... não posso aceitar dar uma melhorada na foto.
-----------------------------------------------------------------
Mas se o fotográfo não estiver com a lente correta para conseguir determinado enquadramento, e clicar a foto de maneira ja sabendo que vai cropar e o que vai cropar,a percepção é ainda pré-clique....
Veja, você usa uma superzoom. O range da sua lente praticamente cobre todas as necessidades e todos os enquadramentos. O que você disse é verdade, mas não se aplica ao seu caso particular. Aplicar-se-ia ao meu, cuja lente mais longa que tenho equivale a 210mm, mas ela para mim também é suficiente.
------------------------------------------------------------------
e o resultado final for bom, o único problema será com os direitos autorais.
Se pensarmos como fotgrafo, Ivan está perfeitamentee correto, mas se pensarmos como artistas, não.
Mas jamais eu disse que isso impede que se faça arte A PARTIR DA FOTOGRAFIA. O que isso dificulta é FAZER ARTE FOTOGRÁFICA.
Veja, você pode fazer uma escultura plana, mas em determinado momento ela será mais pintura que escultura, e você perderá a legitimidade de se dizer escultor. A mesma coisa acontece aqui. Se seu objetivo é fazer ARTE na fotografia, é através da aceitação da fotografia em sua essência que você deve ficar. Se sua intenção é fazer artes visuais em geral, aí a fotografia é somente insumo, mas você não pode mais dizer-se completamente fotógrafo, mesmo que a use.
Por exemplo, já citei aqui as fantásticas colagens do David Hockney. Elas usam a fotografia como insumo, relacionam-se com a arte fotográfica, mas o Hockney não é fotógrafo, é artista plástico, e suas obras usando a fotografia não são fotografia, stricto-sensu, são colagens.
------------------------------------------------
O viewfinder da camera não mostra toda a imagem capturada não é?
De quanto é esta perda e como lidar com ela na composição?
Esta é uma questão interessante. mas o viewfinder mostra 85% da cena, e com experiência aprendemos a usar o que falta, prevendo, por exemplo, para onde apontará a diagonal e onde está o terço, a divisão áurea, etc. No caso do viewfinder da 300d, eu já estabeleci experimentalmente onde estão esses pontos, e uso como referência para localizar na foto os pontos de foco que aparecem no despolido.
---------------------------------------------------
Em Still, voce cropa indiscriminadamente para obter a composição harmonizada com o Lay-out da arte final.
Na fotografia autoral, transmite-se o sentimento que aflorou quando da visualização, ou pelo menos tenta-se transmitir, e todos os elementos são valiosos para este fim.
Exatamente
----------------------------------------------------
Alex, não se trata de colocar o instrumento acima da mensagem. Trata-se de um fato simple: para fazer cerãmica é preciso usar terra. Cerâmica é algo feito com terras, não feito com plástico. Isso não quer dizer colocar a terra acima da forma. A boa cerâmica é aquela que é bem cozida, durável, mas ela só é boa memso se for bonita (mensagem). Assim é a fotografia. Fotografia se faz com câmera fotográfica e pronto. Se faz com um dispositivo de captura de luz, da luz refletida pelos objetos. Fotografia -escrita com luz- não se faz com tesoura, cola e tela de computador. Esses meios são apenas parte do desenvolimento, e mantém a coisa como fotografia na dose exata em que não contrariam o click.
Não existe oposição entrre o meio e a mensagem, ficando a mensagem com o crop e o meio com o uso perito da câmera. Como ensina o McLuhan, meio É mensagem. O ato fotográfico é exatamente capturar uma visão do referente com a câmera, e não produzir uma imagem.
Com o desenvolvimento das técnicas de computação gráfica já é possível produzir um still de objetos não extremamente complexos que será indistinguível da fotografia feita em estúdio e com luz definida. Nem por isso o resultado da computação gráfica será fotografia, entende? Será bom, será ruim, será melhor ou pior que a fotografia, mas não será fotografia, pois não houve captura de um referente através da reflexão de luz. A luz e o referente são a terra da cerãmica chamada fotografia.