Autor Tópico: Por que não gosto de crop  (Lida 8174 vezes)

DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 06 de Agosto de 2006, 12:48:41
Citar
Citar
Mas se o fotográfo não estiver com a lente correta para conseguir determinado enquadramento, e clicar a foto de maneira ja sabendo que vai cropar e o que vai cropar,a percepção é ainda pré-clique....

Veja, você usa uma superzoom. O range da sua lente praticamente cobre todas as necessidades e todos os enquadramentos. O que você disse é verdade, mas não se aplica ao seu caso particular. Aplicar-se-ia ao meu, cuja lente mais longa que tenho equivale a 210mm, mas ela para mim também é suficiente.
 
E eu to falando do teu lado mesmo...rs
E do meu...
futuramente....
quando comprar uma Dslr e não puder comprar todas as lentes que quiser....:cry_1: :huilen:

abs
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Rainério Nogueira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #46 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:21:19
Citar
Citar
e o resultado final for bom, o único problema será com os direitos autorais.
Se pensarmos como fotgrafo, Ivan está perfeitamentee correto, mas se pensarmos como artistas, não.

Mas jamais eu disse que isso impede que se faça arte  A PARTIR DA FOTOGRAFIA. O que isso dificulta é FAZER ARTE FOTOGRÁFICA.

Veja, você pode fazer uma escultura plana, mas em determinado momento ela será mais pintura que escultura, e você perderá a legitimidade de se dizer escultor. A mesma coisa acontece aqui. Se seu objetivo é fazer ARTE na fotografia, é através da aceitação da fotografia em sua essência que você deve ficar. Se sua intenção é fazer artes visuais em geral, aí a fotografia é somente insumo, mas você não pode mais dizer-se completamente fotógrafo, mesmo que a use.

Por exemplo, já citei aqui as fantásticas colagens do David Hockney. Elas usam a fotografia como insumo, relacionam-se com a arte fotográfica, mas o Hockney não é fotógrafo, é artista plástico, e suas obras usando a fotografia não são fotografia, stricto-sensu, são colagens.
Entendi Ivan, perfeitamente. Você é um fotografo, você faz fotografias sua arte é fotografar.
Parabéns cara... Esse tópico foi muito válido pra mim... :)


chris74

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
  • https://picasaweb.google.com/alveschris
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:54:55
Otimo tópico.

Discussão realmente instigante.

Parabéns aos foristas......  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:

Abraços


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #48 Online: 06 de Agosto de 2006, 14:13:52
Citar
Entendi Ivan, perfeitamente. Você é um fotografo, você faz fotografias sua arte é fotografar.
Parabéns cara... Esse tópico foi muito válido pra mim...

É exatamente isso, Rainério.
Creia, o brinquedo (fotografia) só tem graça se você é cada vez mais exigente.
 


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #49 Online: 06 de Agosto de 2006, 17:37:05
Citar
Confesso que quando fotografo com as máquinas de filme a preocupação com os detalhes é muito maior e cada click é muito mais carregado de tensão.

Admiro essa busca pela perfeição e pelo estado mais "puro" da arte de fotografar.
Está ai um bom ponto para se pensar, só apontar e atirar até um macaco consegue fazer amarrando uma câmera na mão dele. Agora ficar tenso se preocupando com luz e enquadramento é o que vai realmente refinar os olhos de alguém que quer ser um bom fotógrafo um dia, pelo menos penso assim ;)

Abraços,
Jack db - Floripa


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #50 Online: 06 de Agosto de 2006, 17:54:38
Citar
Acho que todas as práticas são livres, e bons resultados em qualquer delas devem ser notados. Somente que se o objetivo da pessoa é desenvolver-se COMO FOTÓGRAFO ele deve dar a máxima atenção à relação fotógrafo-cãmera-amebiente, e evitar as práticas que enfraquecem essa relação fundamental, como o crop.

Acho que isso resume toda a discussão.

Um bom exemplo é a foto do Celso Pimentel, neste tópico. O crop deu um charme especial a foto.  
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #51 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:12:54
o Celso Pimental acabou de postar a foto sem crop, e, adivinhem... na minha opinião bem melhor que a original. Mordi a língua... hehe
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #52 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:21:16
Mordeu a língua, Marcos - risos. Aliás, eu nem entendo porque ele cropou, se a foto estava tão boa. Linda foto mesmo, composição muito bem feita e bonita.

Mas exatamente, se o enquadramento anteriror tivesse nascido de um crop isso denotaria que a fotografia mesma não era tão boa. Felizmente não foi o caso.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #53 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:22:13
Acho que as pessoas não podem ocupar uma postura radical diante do crop. Às vezes faço a foto pensando em um corte quadrado, em um corte 16:9, e não acredito que por isso minha foto seria desvalorizada.

O fato é que isso é um terreno perigoso, pois pra saber se aquele crop foi pensado antes ou depois da foto, ou sequer existe crop (quando guardadas as devidas proporções), é necessário que quem fez a foto fale o que aconteceu. O que nem sempre é possível...

Quanto ao horizonte torto, eu prefiro fazer corretamente quando estou fazendo a foto. Se, por um acaso, errei, ou se não atingi o horizonte da maneira que me agradava, corto sem peso na consciência.  


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #54 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:23:55
Em tempo, gostei da foto do Celso Pimentel sem crop. Enquadramento muito bom...  


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #55 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:27:22
Tb prefiro sem crop a foto do Celso  :thmbup:  
Jack db - Floripa


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #56 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:37:05
Realmente interessante esse caso da foto do Celso! Ficou bem melhor sem o crop.  Acho interessante ver as posturas do pessoal contra e a favor dos crops... Como eu não possuo esse olhar aguçado para tentar uma composição perfeita, depois se necessário eu também cropo a foto sem dó... rssss...

Mas, com certeza, é muito mais gratificante, olhar a foto no monitor pela primeira vez, e ver que ficou uma composição dentro do esperado...

abraços!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #57 Online: 06 de Agosto de 2006, 20:38:42
Roberto, Marcos, Jack

Eu acho que é preciso distinguir duas dimensões nesse debate. Uma delas é se sabemos ou não que alguém cropou. Não é impossível saber, mas não é fácil também, e para crops pequenos é impossível se mantidas as proporções. No caso do meu inicial, me parece evidente.

Mas eu acho que o mais importante é o fotógrafo para ele mesmo. Assumo aqui algumas premissas... A primeira é ser desejo comum a evolução constante, a segunda ser impeditivo ou atrapalhante dessa evolução práticas que dêm falso fconforto ao fotógrafo sobre sua real perícia.

Nesse plano, a crop vitima principalmente o fotógrafo que o pratica, e no caso mostrado pelo Marcos, da prática de um crop não só inútil como nocivo pelo Celos Pimentel, uma vez que sua foto cheia é linda, isso mostra uma espécie de costume, e na minha opinião, um costume nocivo PARA O FOTÓGRAFO.

Mão me importo de ser enganado ou não, pois ver e gostar não é engano. Se o resultado é bonito e sugestivo, ao v~e-lo eu nunca sou enganado, ele sempre me mostrará algo. Mas na hora em que não sou observador mas estou fotografando, aí seria engano, seria auto-engano, seria uma espécie de permissividade deseducadora que iria contra as premissas acima enunciadas.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #58 Online: 06 de Agosto de 2006, 21:04:23
Citar
Roberto, Marcos, Jack

Eu acho que é preciso distinguir duas dimensões nesse debate. Uma delas é se sabemos ou não que alguém cropou. Não é impossível saber, mas não é fácil também, e para crops pequenos é impossível se mantidas as proporções. No caso do meu inicial, me parece evidente.

Mas eu acho que o mais importante é o fotógrafo para ele mesmo. Assumo aqui algumas premissas... A primeira é ser desejo comum a evolução constante, a segunda ser impeditivo ou atrapalhante dessa evolução práticas que dêm falso fconforto ao fotógrafo sobre sua real perícia.

Nesse plano, a crop vitima principalmente o fotógrafo que o pratica, e no caso mostrado pelo Marcos, da prática de um crop não só inútil como nocivo pelo Celos Pimentel, uma vez que sua foto cheia é linda, isso mostra uma espécie de costume, e na minha opinião, um costume nocivo PARA O FOTÓGRAFO.

Mão me importo de ser enganado ou não, pois ver e gostar não é engano. Se o resultado é bonito e sugestivo, ao v~e-lo eu nunca sou enganado, ele sempre me mostrará algo. Mas na hora em que não sou observador mas estou fotografando, aí seria engano, seria auto-engano, seria uma espécie de permissividade deseducadora que iria contra as premissas acima enunciadas.
Exato, é esse o ponto mesmo.


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2006, 21:23:21
Estou quase me rendendo  ^_^

Uma frase que vi na assinatura do paranito, membro do digiforum:

"Photography is the power of observation, not the application of technology"
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ