Autor Tópico: Por que não gosto de crop  (Lida 8242 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #75 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:17:15
AH, EU ADORO UPAR TÓPICOS!!   :laughing:


Citar
Eu acrescentaria: quando isso é na cena, é uma relação sexual com a cena, quando isso é no computador, é masturbação
A melhor maneira que tenho para conseguir explicar algo, ou para compreender, é por analogias. E essa foi ótima! u tava lendo, lendo... e também não sou dos maiores fãs de crop (mas também o faço), mas não conseguia ver nos argumentos dados algo que realmente externasse o que EU sinto. Essa aí do Ivan matou a charada.

Não acho o crop algo tão indesejável. Tá certo, não é "foto-grafia", a escrita foi antes. Tá mais para "tratamento fotográfico", "edição". Resulta uma imagem editada. Pode ser linda, louvável, e até de edição admirável. Mas é editada, seja lá qual for o motivo. Agora, o quanto isso importa, vai de cada um, do significado que a Fotografia tem pra cada um de nós.

Acho que disso de crop crop crop o mais perigoso é o vício. É sem se dar conta, tornar-se mais desleixado, ou menos atencioso, na hora do clique, deixando pra resolver "tudo" no tratamento. É a coisa do "falso conforto", que o Ivan disse. Ótimo.

Bom é você chegar num ponto que mesmo profissionalmente não precisa de crop, só raramente. No trabalho que tenho realizado, fotografando numa escola nos momentos mais diversos (recreio, aula, palestras, teatro), idades diversas, comprimentos focais diversos, como encargo de fazer "fotos que tansmitam sentimentos", vai 50, 60 fotos num dia, quase todas ja na composição, enquadramento desejado, sem pedir crop. Por quê? Porque não há uma pressão de ter que pegar essa ou aquela criança, por exemplo. Tenho total liberdade, posso fazer com muita calma tudo. Como se vivesse breves situações de "momento decisivo". E talvez essa liberdade seja o que falta na maioria dos trabalhos que se faz em fotografia (casamento, batizado, publicidade....). Tudo vem meio esquematizado, você tem q fazer isso, fazer aquilo. Parece que é mais simples, mas, pelo meu modo de ver as coisas, essa coisa (teoricamente) mastigada, pré-planejada demais, essa ausência de improviso, é que cria um gosto muito homogêneo e, consequentemente, tanta necessidade (ou banalização?) de crop.

Ou viajei na maionegggg's?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS