Fala, Rafael!Assino em baixo das recomendações do Leo, principalmente da de fugir de kits "completos".Se não tiveres urgência em abrir o estúdio - i.e., puderes esperar uns dois meses - estuda a possibilidade de comprar as coisas fora do Brasil, do ebay mesmo ou de sites como o Gadget Infinity (http://www.gadgetinfinity.com/). Assim, tua fatura vai sair 1/3 do que se comprares aqui. Só como exemplo, o Atek citado pelo Leo custa mil pilas. O Jinbei QQ 250 (http://www.gadgetinfinity.com/pro-digital-studio-strobe-250ws-jinbei-qq250-110v.html), um pouco mais potente que o Atek e com o mesmo número de divisões de potência (é um dimer que vai até 1/16), mesmo com o dólar alto e o frete sai por 1/3 desse valor. Se buscares no Ebay vais ver que o mesmo serve para softbox, octo, strips, sombrinhas... A única coisa que acho que compensa comprar aqui são os tripés.Eu comprei esses flashes chineses porque estava começando, como tu, pensando em mais adiante trocá-los. Hoje, com quase dois anos de estúdio, seguem me servindo muito bem e nunca negaram fogo.Vou te dizer meio por alto o que eu compraria:FLASHES:03 Jinbei QQ25002 flashes de sapata, só com controles manuais, os mais simples e baratos que encontrares, como esse aqui http://www.gadgetinfinity.com/yongnuo-manual-flash-yn462.html . Eles são para, eventualmente, usar para luz de cabelo ou de preenchimento.MODIFICADORES (Atenção para o mount do flash. No caso dos Jinbei o mout é Bowens)Um octo: http://www.gadgetinfinity.com/jinbei-octagonal-studio-soft-box-120cm-w-bowens-s-type-mount.htmlUm softbox: http://www.gadgetinfinity.com/goldenshell-jinbei-sprite-s-180-soft-box-70cm-x-50cm.htmlDois refletores parabólicos com grid: http://www.gadgetinfinity.com/55-focus-reflector.html + http://www.gadgetinfinity.com/honeycomb-grid-for-20cm-diameter-reflector.htmlUm par de sombrinhas difusoras, um par de prateadas e uma dourada: http://www.gadgetinfinity.com/umbrella/Um snoot: http://www.gadgetinfinity.com/conical-snoot-with-honeycomb-for-jinbei-spark-400-qq250-strobe-light.html ou, se o dinheiro começar a apertar, um snoot flexível como este: http://www.gadgetinfinity.com/conical-snoot-for-portable-flash-in-silver.htmlUm rebatedor circular: http://www.gadgetinfinity.com/105cm-circular-foldable-multicolor-reflector-6-color.htmlCom isso, conhecimento (não deixa de comprar o Luz, ciência e magia http://www.lojaphotos.com.br/produto/3595856/LUZ-CIENCIA-E-MAGIA) e criatividade já fazes muita, muita coisa.Se tiver ainda um gás financeiro, investe em um beauty dish (http://www.ebay.com/itm/Beauty-Dish-42cm-16-Honeycomb-Grid-Bowens-Mount-w-Diffuser-for-Flash-Strobe-/251157286134?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a7a240cf6) e um par de strip (http://www.ebay.com/itm/Pro-2-pcs-9-x-36-Strip-Grids-Softbox-for-Bowens-Monolight-Studio-Soft-Box-/271218459756?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item3f25e1446c)TRIPÉS:Cinco tripés: três mais pesados, como os da Mako (http://www.makostore.com.br/fundos-suportes/tripes-para-iluminacao/tripe-medium.html) e dois podem ser mais leves, como esses "cadetes" que vendem no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493553805-tripe-iluminaco-estudio-altura-de-ate-2-metros-wt803-_JMDISPARADORES:Dois kits Cactus V5: http://www.gadgetinfinity.com/cactus-wireless-flash-transceiver-v5-duo.html Provavelmente só vais usar dois ou três, pois as fotocélulas fazem um ótimo trabalho, mas é sempre melhor ter sobressalentes para não ficar na mão na hora do ensaio.FUNDO INFINITOTrês fundos de papel, branco, preto e cinza escuro, da Mako p. ex. Apesar de serem mais caros, para meu jeito de trabalhar dão bem menos trabalho que tecido.Os meus eu uso com suporte de cortina mesmo (um tubo e dois ganchos) ou podes comprar suportes de parede específicos. Realmente economizam espaço, que é tua principal carência.LENTENão esquece que, num espaço 3x4, não vais enquadrar corpo inteiro com a 50mm. Mesmo correndo o risco da distorção tens que ter algo mais aberto: não sei se a 35mm já te serviria ou se terias que partir mesmo para uma zoom com GA (como a Tamron 17-50mm 2.8), o que ia te dar um trabalhaço na pós para corrigir distorções - além teres cuidado dobrado com o ângulo na hora de fotografar.Não esquece de ter tapadeiras ou cortinas escuras (ou pintura escura mesmo nas paredes) para controlares melhor a luz.Bem, o povo com mais conhecimento e experiência que eu vai corrigir ou acrescentar algo.Abs!