Autor Tópico: LIGHTSPHERE Collapsible - Gary Fong. Alguém já usou?  (Lida 965 vezes)

Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Online: 08 de Fevereiro de 2016, 09:58:11
Estava procurando algo para fotografar com uma luz mais suave e que obviamente fosse portátil. Estava de olho no Pixco, que é um softbox pequeno. Nessa busca me deparei com o Lighsphere do Gary Fong.

Os vídeos do Youtube impressionam pela qualidade da luz. Mas sempre resta aquela pulga atrás da orelha.

Alguém tem ou já usou algum modelo?  :ponder:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 11:12:54
O princípio do Lightsphere é o mesmo de um rebatedor normal, do tipo copinho. A ideia vai ser sempre espalhar a luz para diversas direções, de modo que ela rebata nas paredes e teto em volta e atinja o sujeito de modo suave. O Lighstsphere te dá um pouco mais de flexibilidade, primeiro porque o tamanho é relativamente grande, o que garante que mesmo a luz que sai direto seja um pouco mais suave. Segundo porque dá pra você usar sem a tampa e rebater nas paredes, permitindo que a luz atinja o sujeito lateralmente, dando volume.

Mas ele tem suas limitações. Primeiro que ele é grande e pesado, isso incomoda depois de algumas horas usando, como num casamento, por exemplo. E também chama muita atenção. Muita mesmo, rsrs. Segundo que ele é melhor aproveitado em ambientes internos, onde tem teto e paredes para rebater. Em ambientes externos ele faz pouca diferença, dependendo da distância em relação ao assunto.

E, se for pra usar apenas em ambientes internos, eu pessoalmente prefiro não usar nenhum acessório no flash e rebater ele diretamente nas paredes. Pra mim dá um resultado ótimo depois de algum treino, escolhendo de que lado você quer que a luz atinja seu sujeito. Dá uma luz ao mesmo tempo suave e direcional. É o ponto principal que costumo abordar nos nossos workshops de flash, essa questão da direção da luz.

Abraços