Autor Tópico: Ajude um iniciante a comprar a primeira câmera.  (Lida 4009 vezes)

Leotelles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 26 de Setembro de 2013, 02:11:00
 Olá a todos, desculpe se esta área for a incorreta para o assunto.

 Caros amigos, estou nos últimos dias realizando um sonho de finalmente me inteirar na arte fotográfica e estou pesquisando muito sobre o assunto. Até agora não domino muitas coisas complexas, apenas definições simples, e cada vez mais sei que nada sei e que tenho muito a pesquisar. Estou com um caixa de 1000 reais para comprar uma câmera e talvez o faça em qualquer cidade do Paraguai.

 Estarei realizado um mochilão em breve e queria uma ótima máquina para realizar imagens de extrema qualidade, que capte a natureza, praias e a neve. Também queria uma máquina que permitisse uma ótima abertura e no modo manual que desse para configurar um ótimo e grande tempo de exposição além de um iso bom quando voltasse a vida urbana.

 Desculpe se falei alguma bobagem, estou ainda tomando conhecimento. Posso estender o caixa até no máximo R$1200, mas não queria isto como primeira opção. Estou pensando na câmera CANON POWERSHOT SX50HS, por ser 800 reais no mercado negro (paraguai).

 Espero não ter desrespeitado nenhuma regra,
 Grande abraço!
 
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 02:11:55 por Leotelles »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2013, 08:08:09
... imagens de extrema qualidade...
... uma ótima abertura e no modo manual que desse para configurar um ótimo e grande tempo de exposição além de um iso bom quando voltasse a vida urbana...

Lamento dizer, mas com a SX50 vai ficar complicado preencher esses quesitos...
O que você quer é o que todo mundo quer, rs...  o problema é o orçamento.
Talvez uma NEX lhe atenda melhor, vamos esperar outras opiniões...



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2013, 08:20:32
Com 1200 reais você consegue uma T3i com a lente do kit (18-55mm). Sem dúvida alguma é uma das melhores compras que se poderia fazer e atenderia a todos os requisitos que você está propondo. Teria a possibilidade de incrementar depois com novas lentes, flash externo e demais acessórios. Outra opção no mesmo sentido seriam as Nikons série D3000 e D5000.

Agora se a sua intenção é uma câmera compacta (já que postou nesta área do forum), que não troca de lentes, aí poderia indicar alguns modelos melhores que a SX50, da própria Canon inclusive. Sugiro alguma compacta premium, como a Canon G15 (ou alternativamente mais barata S110) e a Panasonic LX7. Estas saem por cerca de 400 dólares por lá...

Se quisesse algo ainda mais em conta, aí poderia ser a própria SX50, ou a série SX200 da Canon, como a SX240 ou SX270.

Alternativamente, pode procurar pelo meio termo, que seriam as mirrorless, como a Sony NEX F3.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2013, 08:25:44
Qual tipo de câmera? (tentei simplificar abaixo)

.Reflex (as grandonas, que trocam lente e tem vários controles manuais, no valor proposto, estão as com sensor "cropado), que são as mais comuns. Neste valor você deve achar uma câmera de entrada ou uma usada (aqui mesmo nos classificados do forum), com a lente do kit;

.Mirrorless (trocam lente, mas o corpo da câmera é bem menor que as reflex, tem as mesmas funções da reflex, ajustes manuais, etc, mas no geral os ajustes são menos intuitivos, você precisa entrar no menu várias vezes para ajustar), usam sensores maiores que as compactas (no caso da NEX, citada pelo colega acima, usa sensor de câmera reflex);

.Compactas: que tem sensores menores (teoricamente fazer fotos piores em condições de iluminação precária, note que eu disse teoricamente, tem alguns fotógrafos que são mágicos e se viram bem até com o celular), mas que para maioria dos usos é adequada, tendo ajustes manuais na maioria. As câmeras ultrazoom são todas compactas, ou seja, apesar do tamanho, tem sensor pequeno;

Lembrando que as definições acima são para dar uma idéia, hoje já existe câmera com tamanho de compacta e sensor full frame (sony RX1, a um preço proibitivo para a maioria) (sensor full frame: sensor das máquina "profissionais" mega power)

Não escolha a câmera pela quantidade de mega pixels (quanto mais mega pixel em um sensor pequeno mais ruído - que são as imperfeições da imagem que aparecem principalmente com pouca luz)

Não escolha pensando só no zoom (é legal para brincar, mas no geral a abertura é menor quanto maior o zoom e as fotos acabam ficando escuras)


Leotelles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:16:47
Qual tipo de câmera? (tentei simplificar abaixo)

.Reflex (as grandonas, que trocam lente e tem vários controles manuais, no valor proposto, estão as com sensor "cropado), que são as mais comuns. Neste valor você deve achar uma câmera de entrada ou uma usada (aqui mesmo nos classificados do forum), com a lente do kit;

.Mirrorless (trocam lente, mas o corpo da câmera é bem menor que as reflex, tem as mesmas funções da reflex, ajustes manuais, etc, mas no geral os ajustes são menos intuitivos, você precisa entrar no menu várias vezes para ajustar), usam sensores maiores que as compactas (no caso da NEX, citada pelo colega acima, usa sensor de câmera reflex);

.Compactas: que tem sensores menores (teoricamente fazer fotos piores em condições de iluminação precária, note que eu disse teoricamente, tem alguns fotógrafos que são mágicos e se viram bem até com o celular), mas que para maioria dos usos é adequada, tendo ajustes manuais na maioria. As câmeras ultrazoom são todas compactas, ou seja, apesar do tamanho, tem sensor pequeno;

Lembrando que as definições acima são para dar uma idéia, hoje já existe câmera com tamanho de compacta e sensor full frame (sony RX1, a um preço proibitivo para a maioria) (sensor full frame: sensor das máquina "profissionais" mega power)

Não escolha a câmera pela quantidade de mega pixels (quanto mais mega pixel em um sensor pequeno mais ruído - que são as imperfeições da imagem que aparecem principalmente com pouca luz)

Não escolha pensando só no zoom (é legal para brincar, mas no geral a abertura é menor quanto maior o zoom e as fotos acabam ficando escuras)

 Eu entendo um pouco já, disse superzoom apenas para não citar "semi-profissional". Vi em outro lugar que detestam que chamem de semi-profissional hahaha. Estou olhando os resultados da SX50 e estou gostando, vou ver esta t3i também... muito obrigado!


Gijun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2013, 10:23:45
Para o que você quer uma T3i seria a opção mais barata, depois vc compra mais lentes, tente trazer o melhor kit de lente. Se conseguir 18-135mm acho que te servirá melhor que 18-55mm. O povo sabe dizer melhor. Uma T3i com 18-135mm vai te custar os R$ 1.500. Acho que são US$ 730. Senão experimente trazer o de 18-55mm

Não esqueça do imposto alfandegário, vai ver com o imposto, pode compensar comprar no Nelson Nakamura que o pessoal aqui tanto fala. Pesquise e compra em loja confiável, sei que há uma variação grande de preços por lá. MAs dê preferência a lojas confiaveis.

na falta de grana e se vc quiser a SX50hs aproveite para trazer também uns filtros hoya de 67mm (UV e Polarizador), para sol e adaptador, quanto ao filtro traga o melhor que vc puder trazer, não sei quanto é os Hoya HD por lá, mas é HD ou Pro1.

Pesquise no google "Lojas confiáveis no paraguai" e olhe os sites dela, eu conheço a master10 mas tem sites tipo buscapé paraguaio, ou seja, vc compara preços lá.

Na falta de grana e se vc quiser a SX50hs aproveite para trazer também uns filtros hoya de 67mm (UV e Polarizador), parasol e adaptador, quanto a versão do filtro traga o melhor que vc puder trazer, não sei quanto é os Hoya HD por lá, mas é HD ou Pro1.

Para ter um maior poder de compra a dica é trocar se dinheiro por dólares, mas faça isso lá no PY mesmo, porque aqui tem mais impostos. Justificativa é que o preço lá é em dólares e para converter para real usam uma cotação para lá de alta, geralmente a do dólar paralelo.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 10:34:31 por Gijun »


Leotelles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2013, 11:29:15
Para o que você quer uma T3i seria a opção mais barata, depois vc compra mais lentes, tente trazer o melhor kit de lente. Se conseguir 18-135mm acho que te servirá melhor que 18-55mm. O povo sabe dizer melhor. Uma T3i com 18-135mm vai te custar os R$ 1.500. Acho que são US$ 730. Senão experimente trazer o de 18-55mm

Não esqueça do imposto alfandegário, vai ver com o imposto, pode compensar comprar no Nelson Nakamura que o pessoal aqui tanto fala. Pesquise e compra em loja confiável, sei que há uma variação grande de preços por lá. MAs dê preferência a lojas confiaveis.

na falta de grana e se vc quiser a SX50hs aproveite para trazer também uns filtros hoya de 67mm (UV e Polarizador), para sol e adaptador, quanto ao filtro traga o melhor que vc puder trazer, não sei quanto é os Hoya HD por lá, mas é HD ou Pro1.

Pesquise no google "Lojas confiáveis no paraguai" e olhe os sites dela, eu conheço a master10 mas tem sites tipo buscapé paraguaio, ou seja, vc compara preços lá.

Na falta de grana e se vc quiser a SX50hs aproveite para trazer também uns filtros hoya de 67mm (UV e Polarizador), parasol e adaptador, quanto a versão do filtro traga o melhor que vc puder trazer, não sei quanto é os Hoya HD por lá, mas é HD ou Pro1.

Para ter um maior poder de compra a dica é trocar se dinheiro por dólares, mas faça isso lá no PY mesmo, porque aqui tem mais impostos. Justificativa é que o preço lá é em dólares e para converter para real usam uma cotação para lá de alta, geralmente a do dólar paralelo.

 Muito obrigado pela ajuda.

 Infelizmente estou com um caixa de 1000 reais, a câmera vi várias lojas vendendo por R$870 (já convertido). Não sabia desta dos filtros, é muito recomendado mesmo? Não queria ultrapassar 1000 reais, na verdade, não queria nem ultrapassar 800 reais, mas vi que não tive como. Nota: ainda preciso comprar cabo usb e cartão de memória, preferencialmente um de 32gb por lá. Então, é caso de vida ou morte o os filtros?

 Eu tenho um cartão Cash Passport, deposito meu dinheiro na agência e já cai como dólar. Não há tarifa, resta saber se lá passa VISA :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2013, 11:51:40
Minha opinião: se fosse para comprar uma SX50, compraria uma SX240 ou SX270 que tem exatamente a mesma qualidade de imagem, montada num corpo mais compacto e que caberia no seu bolso, por um preço melhor! A menos que você queira o corpo maior da SX50 para impressionar alguém, ou precise do zoom maior para fotografia sei lá, digamos de pássaros ou animais selvagens, não vejo vantagens em pagar a mais por ela.

Se for pra gastar entre 800~1000 reais e quer algo com mais qualidade, teriam os caminhos que já citei: compacta premium (G15 e LX7, entre outras), mirroless (como a NEX-3) ou alguma DSLR de entrada, sendo que a única que se encaixaria na sua verba é a Nikon D3100 ou D3200.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Gijun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2013, 13:26:24
Muito obrigado pela ajuda.

 Infelizmente estou com um caixa de 1000 reais, a câmera vi várias lojas vendendo por R$870 (já convertido). Não sabia desta dos filtros, é muito recomendado mesmo? Não queria ultrapassar 1000 reais, na verdade, não queria nem ultrapassar 800 reais, mas vi que não tive como. Nota: ainda preciso comprar cabo usb e cartão de memória, preferencialmente um de 32gb por lá. Então, é caso de vida ou morte o os filtros?

 Eu tenho um cartão Cash Passport, deposito meu dinheiro na agência e já cai como dólar. Não há tarifa, resta saber se lá passa VISA :)

As lojas grandes aceitam VISA internacional sim, mas é que nem aqui, tem um acréscimo de 10% no valor do produto. Melhor sacar a grana mesmo, por lá todo mundo anda com grana no bolso só precisa tomar cuidado.

Quanto a alfandega é fácil escapar, só vc ir com uma mochila, joga a caixa fora e coloca a câmera na mochila.  A dica é fazer tudo parecer que é gosto pessoal. Tênis tu vai com um velho e volta calçado com o novo joga o velho fora, relógio já vem com ele no pulso. Se vc jogar a caixa da câmera fora ainda pode ser taxado mas o risco é menor.

Quanto aos filtros para a SX50hs, não é obrigatório ter, só dá uma melhorada em algumas fotos na situação que vc citou acima: natureza, praias e a neve. Dependendo da situação será útil.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 13:36:59 por Gijun »


Gijun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2013, 13:33:46
Minha opinião: se fosse para comprar uma SX50, compraria uma SX240 ou SX270 que tem exatamente a mesma qualidade de imagem, montada num corpo mais compacto e que caberia no seu bolso, por um preço melhor! A menos que você queira o corpo maior da SX50 para impressionar alguém, ou precise do zoom maior para fotografia sei lá, digamos de pássaros ou animais selvagens, não vejo vantagens em pagar a mais por ela.

Se for pra gastar entre 800~1000 reais e quer algo com mais qualidade, teriam os caminhos que já citei: compacta premium (G15 e LX7, entre outras), mirroless (como a NEX-3) ou alguma DSLR de entrada, sendo que a única que se encaixaria na sua verba é a Nikon D3100 ou D3200.

Aí vc está exagerando. E o macro? Para mim que amo fotos macro tem uma diferença muito grande entre 1cm e 5 cm. E o  Raw? Flip-out (que é útil pra caramba)? Suporte a flash externo? Sem falar o zoom já citado.
A SX50hs não é só um corpo maior para impressionar. Se tivesse todas essas funções em uma de corpo menor, numa espécie de SX299. Vc logicamente indicaria a SX299 ao invés da SX240 ou SX270.



btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2013, 15:36:23
cara se não for ir de t3, ou t3i, qualidade mesmo você vai conseguir na nex f3 que esta dentro do seu orçamento, e eh mais compacta que uma dslr. agora não tem como saber o que você chama de extrema qualidade sem saber seu verdadeiro nível de exigência, pois o que é excelente pra você pode não ser pra nos e vice versa. a sx270 é uma boa pedida tbm, mais versatil, porem com uma perda de qualidade considerável, que você só teria com a dslr ou a mirrorless.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Gijun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2013, 16:24:16
 btortelli

A SL1 lá está bem mais barato, o que vc tem a dizer desta câmera? Será uma boa opção para ele? Eu não a conheço.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino




Gijun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2013, 16:52:49
Tipo a T3i por lá com lente 18-135mm está US$700
Enquanto a SLI com lente 18-55mm está US$ 400.