Autor Tópico: Ajuda jurídica com cliente safado  (Lida 2811 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Setembro de 2013, 17:42:14
Boa tarde amigos, tudo bem?
Estou com um problema com um vagabundo, por causa de R$ 200,00...
O cara, me contratou pra cobrir o evento de 15 da filha dele, em fevereiro. Assinamos o contrato em agosto, sendo que ele deveria pagar em parcelas em "carteira" até janeiro.
Pois bem, seriam 5 parcelas, e ele pagou só uma... Fiz o evento, porque tinha contrato assinado, etc...
Depois do evento, eu ligava pra ele, tal, cobrando, e ele finalmente começou a me pagar, parcelado. Fiz um novo parcelamento, e ele tava pagando certinho... Agora, faltam R$ 200,00, e o desgraçado disse que só vai me pagar quando entregar pra ele o material...

Eu disse que não, de jeito nenhum, que ele já estava em pendência, eu não tinha garantia nenhuma de que ele me pagaria depois.

Ele me disse que vai procurar os direitos dele.

Nesse caso, ele tem direitos?
OS duzentão não cobrem nem o custo da encadernação, mas eu não vou entregar material pra ele, acho uma cretinice sem tamanho.

Se alguém com conhecimento jurídico puder me dar uma mão, agradeço muito. Se precisar, mando o contrato por email.

Obrigado, abraço.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2013, 17:52:30
No Wedding Brasil 2013 eu vi uma palestra do Comodo [acho que é www.comodoecomodo.com/].

Ele disse que nenhuma parte do contrato pode exigir da outra parte o cumprimento de 100% do contrato se ele ainda não cumpriu 100% de sua parte.

Ou seja, você não pode exigir 100% do pagamento antes de entregar o serviço. Assim como o cliente não pode exigir 100% do serviço se ele não cumpriu 100% do pagamento.

Faça o seguinte: dinheiro na mão, calcinha no chão.

Combine um dia bom para os dois, um dia que ele possa levar o dinheiro e você entregar o material.

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:01:47
Já imaginou que ele pode estar pensando a mesma coisa que você? "Aquele fotógrafo enrolão só vai pegar a grana e sumir depois..."

Será que não da para vocês fazerem a "troca" ao mesmo tempo?

Afinal de contas, R$ 200,00 são 2 notas de R$ 100,00 ou 4 notas de R$ 50,00, não é um SACO de dinheiro que seja um empecilho pegar no banco e levar na carteira...

 :ok:
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 18:02:30 por Song »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:24:06
Só toma cuidado, caso faça um "toma la, da cá" escolha um local publico e movimentado para não acontecer como esse camarada aqui

http://www.youtube.com/watch?v=l1OAE9IW3_k


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:26:46
Concordo com o pessoal e acima de tudo tome cuidado com a propaganda negativa, se ele estiver mesmo pensando de você o que você pensa dele e isso ele comentar com outras pessoas, a negatividade desse caso pode sair mais caro a você do que os R$200,00.

Faça isso, demonstre interesse em resolver tudo, marque um local público como um shopping local bem descontraído e com seguranças é claro e proponha entregar lá o material todo com a condição do pagamento dos R$200,00.

Você deixa ele ver o material e depois disso entrega assim que ele te der as duas notas de R$100,00 ou as 4 notas de R$50,00... :D

E se ele ainda de malandragem querer alegar que as fotos não ficaram lá essas coisas, ai complica(pra mim pelo menos) porque nem sei o que eu faria nesse caso... já escutei falar que alguns "espertinhos" tentam depreciar o trabalho querendo conseguir baixar o valor. :ponder:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:46:49
Só toma cuidado, caso faça um "toma la, da cá" escolha um local publico e movimentado para não acontecer como esse camarada aqui

http://www.youtube.com/watch?v=l1OAE9IW3_k

é um merdão mesmo, querendo se impor com grave ameaça.... >:(


Assiste isso não MIKE.... kkkk..... :hysterical: :hysterical: Mike Castro mudando de profissão em 3..2..1... :D
Fábio Pedro.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2013, 18:59:10
Quando tenho essas encrencas por aqui eu materializo meu depto financeiro (usualmente é meu estomago) e explico que quero ajuda-lo mas infelizmente minha sócia (esposa) que cuida do financeiro não permite e ainda mais se tratando da encadernação tem as custas antecipadas

Se necessário, passe algumas referências (ligue antes)

Abs

Marcio

 


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2013, 19:42:29
Vc disse que tem contrato assinado.
O que dizem as cláusulas de pagamento e entrega do material???
Há alguma cláusula que condiciona a entrega do material a 100% do pagamento?
Se houver, vc está coberto.
EMHO, o fotógrafo deve receber ao menos 70% do pedido antes da entrega... nessa situação, vc pode condicionar a entrega ao pagamento final... tipo paga o final na retirada do álbum. Se o cliente não aparecer para retirar, teoricamente vc empatou tempo e lucro... ao menos não teve prejuízo.
Tudo depende do que está escrito.
Abs e boa sorte.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2013, 07:54:54
Pra evitar esse tipo de constrangimento com cliente, coloquei essa cláusula no meu contrato padrão:

Art. 7º – Nos casos de atraso de pagamento, ou de devolução de cheques, vencer-se-ão automaticamente os demais pagamentos e o serviço, se estiver em execução, será paralisado até a complementação total do preço ajustado.

O cliente já assina sabendo....


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2013, 10:15:10
Pra evitar esse tipo de constrangimento com cliente, coloquei essa cláusula no meu contrato padrão:

Art. 7º – Nos casos de atraso de pagamento, ou de devolução de cheques, vencer-se-ão automaticamente os demais pagamentos e o serviço, se estiver em execução, será paralisado até a complementação total do preço ajustado.

O cliente já assina sabendo....

É mas tem que saber se isso é legalmente amparado e não fica enquadrado com cláusula abusiva, ou beneficiente unilateral.
Fábio Pedro.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2013, 10:32:21
Gente, bom dia!

Então, meu contrato especifica o pagamento em cinco parcelas, sendo a ultima com vencimento em fevereiro. O evento foi dia 20 de janeiro.

No meu contrato eu especifico assim: Entrega do copião, em 7 dias, entrega do DVD e Bluray em 20 dias, o álbum como mando pro cliente aprovar, tem 15 dias para edição das fotos e demonstração do layout, depois mais 30 dias para encadernação.

O fato é que ele deveria ter pago, não pagou e agora tá arrumando chifre em cabeça de cavalo.

Sobre ameaças, etc, não temo, porque tenho minhas formas de defesa física, jurídica, etc...
Ele é conhecido meu, frequentamos a mesma igreja (Olha, vou dizer, trabalhar pra estranho é muuuuito melhor que trabalhar pra conhecido, PQP), e ele não é policial, kkkkkkkkk... Mas se fosse, eu dava um jeito nele tbm...

Ontem, a sua esposa, muitíssimo educada, me ligou. Ela me propôs exatamente o que vcs disseram, dinheiro numa mão, álbum e DVD na outra. Duzentão, não vai me falir, mas achei uma falta de sacanagem o que ele fez. Me atrasou o pagamento em mais de oito meses e ainda quer dar uma de durão.
Como a mulher dele é muito mais sensata, fechei com ela assim, mas com a condição de ele não vir ao meu estúdio. Disse a ela que se ele aparecer por lá eu tiro ele no tapa, só conversarei com ela a partir de agora.
Ainda não tinha entregue o video porque a menina não escolheu as músicas, pra videos dos menus, trailers, etc...
As fotos ela ainda não escolheu, não dá nem pra tratar...


Mas de toda forma, muito obrigado pelos conselhos e ponderações.


Grande abraço.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2013, 10:37:13
é um merdão mesmo, querendo se impor com grave ameaça.... >:(


Assiste isso não MIKE.... kkkk..... :hysterical: :hysterical: Mike Castro mudando de profissão em 3..2..1... :D

Se o fela faz isso comigo, ah, mano... eu juro pelo diabo, que eu acabo com a vida dele.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2013, 10:47:28
Sobre ameaças, etc, não temo, porque tenho minhas formas de defesa física, jurídica, etc...

 ...e ele não é policial, kkkkkkkkk... Mas se fosse, eu dava um jeito nele tbm...

...Disse a ela que se ele aparecer por lá eu tiro ele no tapa, só conversarei com ela a partir de agora.


Mike, vc por acaso é integrante da Legião Estrangeira?????  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2013, 11:50:07
Gente, bom dia!

Então, meu contrato especifica o pagamento em cinco parcelas, sendo a ultima com vencimento em fevereiro. O evento foi dia 20 de janeiro.

No meu contrato eu especifico assim: Entrega do copião, em 7 dias, entrega do DVD e Bluray em 20 dias, o álbum como mando pro cliente aprovar, tem 15 dias para edição das fotos e demonstração do layout, depois mais 30 dias para encadernação.

O fato é que ele deveria ter pago, não pagou e agora tá arrumando chifre em cabeça de cavalo.

Sobre ameaças, etc, não temo, porque tenho minhas formas de defesa física, jurídica, etc...
Ele é conhecido meu, frequentamos a mesma igreja (Olha, vou dizer, trabalhar pra estranho é muuuuito melhor que trabalhar pra conhecido, PQP) *1, e ele não é policial, kkkkkkkkk... Mas se fosse, eu dava um jeito nele tbm...

Ontem, a sua esposa, muitíssimo educada, me ligou. Ela me propôs exatamente o que vcs disseram, dinheiro numa mão, álbum e DVD na outra. Duzentão, não vai me falir, mas achei uma falta de sacanagem o que ele fez. Me atrasou o pagamento em mais de oito meses e ainda quer dar uma de durão.
Como a mulher dele é muito mais sensata, fechei com ela assim, mas com a condição de ele não vir ao meu estúdio. Disse a ela que se ele aparecer por lá eu tiro ele no tapa, só conversarei com ela a partir de agora*2.
Ainda não tinha entregue o video porque a menina não escolheu as músicas, pra videos dos menus, trailers, etc...
As fotos ela ainda não escolheu, não dá nem pra tratar...


Mas de toda forma, muito obrigado pelos conselhos e ponderações.


Grande abraço.

*1 - tenho uma amiga que diz preferir trabalhar para o pior inimigo que para o melhor amigo. O inimigo cobra o que é de direito... o amigo sempre pede desconto e no final, fala mal do serviço. >:(

*2 - o que tua mulher achou disso?  :assobi: :assobi: :assobi:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2013, 12:07:09
Mike, vc por acaso é integrante da Legião Estrangeira?????  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Não, infelizmente não sou, kkkkkk

MAs tenho as costas mornas aqui na city, kkkkkkkkkkk

E outra, punho por punho, posso apanhar, mas bato pelo menos um tiquinho, kkkkkkkkkkkkkk


*1 - tenho uma amiga que diz preferir trabalhar para o pior inimigo que para o melhor amigo. O inimigo cobra o que é de direito... o amigo sempre pede desconto e no final, fala mal do serviço. >:(


Pior que de todos os meus trabalhos, em mais de 12 anos, tive problema em três eventos, incluindo esse.
E todos eram de pessoas "amigas"...  :aua: :aua: :aua: :aua:


*2 - o que tua mulher achou disso?  :assobi: :assobi: :assobi:

Ah, ela é sussa, hehehehehe...

Minha baixinha me conhece, prefere me ver conversando com mulheres que brigando com homens, kkkkk

E pensa num cara idiota... A esposa dele, e a menina que fotografei, uns amores. Não sei como ele consegue ser tão ameba, PQP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk