Autor Tópico: Minha Primeira Prime  (Lida 2095 vezes)

Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Online: 26 de Setembro de 2013, 20:07:32
Olá! Tenho uma Rebel XT/350D e as kit lenses que vêm com ela (18-55mm, sem IS). Já estou fotografando com ela há mais de 1 ano, mas sinto que só agora estou começando a ser limitado pelo equipamento. Tenho pouca grana para investir até agora (~500 reais). Minha primeira ideia era vender o corpo da XT por 500 reais e comprar o corpo de uma T2i (usado) por uns 1000 reais e usar com as lentes que já tenho. Porém, acabei percebendo que não era uma boa jogada, já que o meu maior problema são as lentes mesmo. Além disso, não preciso mais de uma boa câmera que filme porque ganhei uma Canon Vixia R400 e estou bem satifeito com ela. Logo, por que não investir numa lente prime/fixa para a minha Rebel? A ideia inicial é manter as kit lenses, porque é sempre bom ter uma lente zoom, e eu não conseguiria mais de 150 reais por ela de qualquer jeito... Pesquisando um pouco, achei duas lentes no MercadoLivre que me interessaram. A 50mm f/1.8 II, por 340 reais, e a 40mm 1/2.8, por 640 reais. A princípio eu ficaria com a 50mm, porque ela cabe melhor no meu orçamento, e liberaria mais grana pra eu já ir juntando pra pegar um corpo melhor no futuro (uma 60D usada até, talvez, hehehe). Além disso, o diafragma abrindo até 1.8 facilitaria muito a minha vida, pois sofro pra tirar fotos em ambientes externos, já que a minha XT já começa a apresentar fotos comprometidas no ISO 800 e as minhas lentes só abrem até 3.5 em 18mm, ou 5.6 em 55mm.
Por outro lado, o fato de ela ser 50mm é um pouco chato, já que estou usando um crop sensor, logo teria uma equivalente a uns 80mm, digamos assim. Fora isso, vi relatos de que a performance da 50mm f/1.8 só começa a ficar boa à partir do f/2.8, que é a aperture máxima da 40mm, mas que segundo o que li já tem uma performance boa mesmo totalmente aberta. E aí? O que acham? Também aceito outras sugestões, e até consideraria pegar uma lente usada. Moro em São Paulo, então posso dar uma garimpada nas feirinhas caso achem que vale à pena. Outro dia encontrei um cara vendendo uma 28-80mm por 100 reais, quase comprei, mas fiquei com receio... Quando cheguei em casa vi que essa lente é uma porcaria! Ainda bem que eu não comprei  :D
Obrigado desde já!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2013, 20:28:24
Em relação a 50mm f/1.8 VS 40mm f/2.8:

A vantagem da 50mm 1.8 é a abertura f/1.8 contra f/2.8 da 40mm e o preço...

De resto a 40mm é bem superior:

Qualidade de imagem bem melhor, mesmo em 2.8 ela é super nítida, mais nítida que a 50mm na mesma abertura.
Motor de foco STM, muito mais silencioso e rápido que o motor de foco da 1.8.
Abertura com 7 laminas circulares que resulta em um bokeh muito mais bonito e agradável além de "sun stars" de 14 pontas... a 1.8 que tem só 5 laminas retas que da um formato pentagonal...
Construção bem melhor, encaixe de metal (a 1.8 é de plastico).
Menor, mais leve, discreta...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2013, 20:57:41
Em relação a 50mm f/1.8 VS 40mm f/2.8:

De resto a 40mm é bem superior:

Qualidade de imagem bem melhor, mesmo em 2.8 ela é super nítida, mais nítida que a 50mm na mesma abertura.
Motor de foco STM, muito mais silencioso e rápido que o motor de foco da 1.8.
Abertura com 7 laminas circulares que resulta em um bokeh muito mais bonito e agradável além de "sun stars" de 14 pontas... a 1.8 que tem só 5 laminas retas que da um formato pentagonal...
Construção bem melhor, encaixe de metal (a 1.8 é de plastico).
Menor, mais leve, discreta...
Há divergências, JRS.

Não acho a 40mm melhor que a 50mm em qualidade de imagem. Além disso, a 50tinha é BEM mais clara e, nas cópias que tive, era mais nítida que a 40mm (ambas em 2.8). Nesse tópico aqui há imagens comparativas e uma boa discussão sobre a questão: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83630.0

O que acho melhor da pancake é a construção, o foco mais silencioso e, para cropadas, ser mais GA - se bem que isso depende do interesse do fotógrafo pois a 50mm seria uma "retrateira" melhor em APS-C. De fato, mandei a 40mm em frente e fiquei com a 50mm.

Abs!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:05:36
 A 40mm é superior em construção e nitidez desde a maior abertura, porem o que ela faz uma boa zoom f2.8 também faz, eu particularmente acho a 40mm bonitinha, mas fora isso nada de atrativo. Existem muito relatos que ela é míope, a curta distancia sofre de CA.
 A graça da 50mm alem do preço é sua abertura f1.8, acho mais interessante pq com ela vc pode trabalhar junto com uma zoom f2.8.


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:22:42
É gente, obrigado, acho que neste caso vou ficar com a 50mm mesmo, e mais tarde vendo a minha 18-55 e pego uma zoom mais legal, uma 18-135, talvez, me ajudem porque sei pouco sobre lentes...
Só uma dúvida: algum de vocês já usou uma 50mm com um sensor APS-C? Tenho que me afastar muito? Retrato faço às vezes, mas quero uma lente que seja "pau pra toda obra", que sirva também para tirar fotos de prédios, paisagens, etc em viagens. Uma pena que a 35mm f/2.0 seja tão cara  :(
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 21:23:43 por Daguin »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:25:03
Há divergências, JRS.

Não acho a 40mm melhor que a 50mm em qualidade de imagem. Além disso, a 50tinha é BEM mais clara e, nas cópias que tive, era mais nítida que a 40mm (ambas em 2.8). Nesse tópico aqui há imagens comparativas e uma boa discussão sobre a questão: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83630.0

O que acho melhor da pancake é a construção, o foco mais silencioso e, para cropadas, ser mais GA - se bem que isso depende do interesse do fotógrafo pois a 50mm seria uma "retrateira" melhor em APS-C. De fato, mandei a 40mm em frente e fiquei com a 50mm.

Abs!

Bom, em relação a qualidade dá pra comprar por esse site: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=105&Camera=453&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=810&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


marktavares

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:30:38
50mm pau para toda obra não é não,
 ela vai ficar como 85mm na sua camera.
bem fechada,eu não gosto dela por causa disso.


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:40:52
Pô, nesse caso estou pendendo para a 40... Fiz alguns testes, tentando usar a minha lente zoom travada em 50mm. Realmente é fechado demais.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:42:38
Bom, em relação a qualidade dá pra comprar por esse site: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=105&Camera=453&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=810&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0
JRS, site é site: tem resultado para todo o gosto.

Do meu ponto de vista não há nada como ter os dois equipamentos nas mãos e ver por si mesmo.

Enfim, o que fiz foi isso: um contraponto baseado em minhas experiências reais, inserindo imagens feitas por mim, com intenção de ajudar o colega na escolha.

Lembra do que diz o colega Mark Tavares: em APS-C a 50mm é fechada e ótima para retratos - ruim para paisagem ou street. Ainda acho que a 40mm fica num meio termo que não é bom para uma coisa nem outra.

Abs!

PS: O Roger Cicala, do Lens Rentals, comenta várias vezes como esses sites com testes de lentes, que testam apenas uma ou poucas cópias, podem induzir a erros. Uma lida interessante sobre o assunto: http://www.lensrentals.com/blog/2013/02/optical-tune-ups


marktavares

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:43:48
se tiver em lugares mais fechados então, vai ser dificil fotografar 3 pessoas juntas,
ou pegar um angulo mais aberto de  uma paisagem.


marktavares

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:48:13
um tempo atras vi um cara que tinha postado um site que era só a pessoa colocar o modelo da camera ou lente(não me recordo)ai aparecia  varias fotos feitas com a camera.

alguém sabe que site é esse ??


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2013, 21:52:55
É gente, obrigado, acho que neste caso vou ficar com a 50mm mesmo, e mais tarde vendo a minha 18-55 e pego uma zoom mais legal, uma 18-135, talvez, me ajudem porque sei pouco sobre lentes...
Só uma dúvida: algum de vocês já usou uma 50mm com um sensor APS-C? Tenho que me afastar muito? Retrato faço às vezes, mas quero uma lente que seja "pau pra toda obra", que sirva também para tirar fotos de prédios, paisagens, etc em viagens. Uma pena que a 35mm f/2.0 seja tão cara  :(
Daguin, uma fixa que seja ""pau pra toda obra", que sirva também para tirar fotos de prédios, paisagens, etc em viagens" vai ser difícil, heim! As primes em geral têm uma vocação bem específica: street, paisagem, retratos, macro. "pau para toda obra" tem a sua 18-55 mesmo. Vê aí qual é tua prioridade e vai montando um set de fixas. Se precisar mesmo de GA numa câmera cropada vai ter que juntar $$$ e partir para as 28mm 24mm. Do jeito que está é mais negócio partires logo para substituir tua 18-55 por uma Tamrom 17-50mm 2.8 (sem VC), aí terás um vidro de ótima qualidade, relativamente claro e polivalente - custando o mesmo que uma 35mm e menos que as 28mm ou 24mm.


Daguin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2013, 22:32:40
Daguin, uma fixa que seja ""pau pra toda obra", que sirva também para tirar fotos de prédios, paisagens, etc em viagens" vai ser difícil, heim! As primes em geral têm uma vocação bem específica: street, paisagem, retratos, macro. "pau para toda obra" tem a sua 18-55 mesmo. Vê aí qual é tua prioridade e vai montando um set de fixas. Se precisar mesmo de GA numa câmera cropada vai ter que juntar $$$ e partir para as 28mm 24mm. Do jeito que está é mais negócio partires logo para substituir tua 18-55 por uma Tamrom 17-50mm 2.8 (sem VC), aí terás um vidro de ótima qualidade, relativamente claro e polivalente - custando o mesmo que uma 35mm e menos que as 28mm ou 24mm.
Parece ser legal essa lente. Teria que esperar mais uns 3 meses para comprá-la, mas parece que compensará.
Só me diga uma coisa: qual é a diferença entre a com e a sem VC? Não encontrei nenhuma sem VC à venda aqui no Brasil...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509467484-lente-canon-tamron-af-17-50mm-f28di-ii-xr-if-vc-sp-_JM


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2013, 22:39:45
Parece ser legal essa lente. Teria que esperar mais uns 3 meses para comprá-la, mas parece que compensará.
Só me diga uma coisa: qual é a diferença entre a com e a sem VC? Não encontrei nenhuma sem VC à venda aqui no Brasil...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509467484-lente-canon-tamron-af-17-50mm-f28di-ii-xr-if-vc-sp-_JM
Tive uma sem VC e era EXCELENTE! Dizem que as sem VC são um tiquinho mais nítidas - e mais baratas.

Vai juntando $ e fica de olho que de vez em quando aparece uma por aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92663.0


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2013, 08:20:30
Resumindo: lente fixa pau pra toda hora, ainda mais em cropada, é difícil. A não ser que as suas obras fiquem mais restritas a algum tipo de fotografia, mas somando paisagens e retratos, diria que impossível mesmo!

Ao meu ver, você pode:

1) Ficar com a lente do kit (18-55) mais a 50mm, tendo assim tanto uma GA quanto uma retrateira.
2) Investir um pouco mais e pegar apenas uma Tamron 17-50, ficando com uma ótima lente que realmente faz tudo o que você está imaginando.
3) Comprar apenas a lente do kit num primeiro momento e depois ir comprando novas fixas, desde uma GA, passando para uma retrateira de corpo inteiro, retratos fechados, e por aí vai (por exemplo, uma 15mm, 35mm e 85mm).

Com relação a Tamron, é unânime que o modelo sem VC é mais nítido, além de ser mais barato. Eu comprei a minha usada aqui mesmo no forum (classificados) no começo do mês. Peguei uma usadinha, bem zerada, na faixa dos mil reais. Afirmo que vale a pena, caso seja o caminho que você decidir seguir.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C