Autor Tópico: Processos no Lightroom  (Lida 1276 vezes)

Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Online: 27 de Setembro de 2013, 11:22:51
Amigos,

Estou mexendo a pouco tempo no LR e criei meu próprio processo, porém esbarrei em uma coisa.

Meu processo.
1 - Importo tudo
2 - Dou um rate (5 estrelas) nas imagens que mais gosto
3 - Cropo todas e ajusto a "iluminação"
4 - Edito (sharpness, effects, vignettes, noise, etc)
5 - Aqui é onde eu barrei. E explico a minha dúvida abaixo.
6 - Exporto os jpgs.

Dúvida.
Eu queria testar em todas as fotos, diferentes presets. Aí, criei uma subpasta com o nome "Tratamento I" e joguei todas as minhas imagens lá. Depois criei a "Tratamento II". Qual é a melhor maneira de duplicar os ítens pra lá?

Outra coisa.
Vocês sugerem algum outro processo? Pois o meu parece ser lento as vezes.

Agradeço a paciência com minha dúvida (talvez escrota).

Grande abraço!


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2013, 11:52:12
Se a intenção é salvar um estado em uma dado momento da edição, crie um 'instantâneo' da imagem e prossiga com a edição.

Se a intenção é tentar uma edição 'totalmente' diferente, crie um cópia virtual e faça a edição por lá.

Criar diversas pastas e duplicar (triplicar, .....) só vai deixar o aplicativo lento e a base de dados do software com tamanho desnecessário.

Links interessantes:
http://www.lightroom.com.br/2013/08/copias-virtuais-a-mesma-imagem-com-2-ou-mais-tratamentos/
http://help.adobe.com/pt_BR/lightroom/using/WSA58ABA51-5376-48e5-AD78-C4B453C57202.html#WS6C937893-DA01-41ed-98D9-44E51360DFB5
« Última modificação: 27 de Setembro de 2013, 11:55:41 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Bruno Custódio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Iniciando em uma área que gosto há algum tempo!
    • 500px
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2013, 11:56:07
Se a intenção é tentar uma edição 'totalmente' diferente, crie um cópia virtual e faça a edição por lá.

Obrigado Versiano! Isso foi o que eu fiz... mas na hora de exportar, como eu defino as imagens "cópias" sem ter que selecionar uma sim e outra não. Pois elas ficam em uma mesma pasta.

Abs.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2013, 11:56:27
Eu não duplicaria as fotos, também acho desnecessário.

Sugestão, crie copias virtuais e identifique as fotos tratadas através de tag's. Fica fácil de localizar, não aumenta o consumo em disco (pelo menos não de forma significante, principalmente comparado com a cópia de um RAW inteiro) e também tem muito menos impacto no catálogo. Além disso, vc pode agrupar as fotos assim fica fácil de comparar a foto original e os vários tratamentos.

PS: Respondendo à pergunta acima, selecione pela Tag  :ok:  Por exemplo, coloque a tag "Tratamento 1" em todas as fotos com este tratamento. Na hora de exportar, faça a seleção por texto, mande procurar todas as fotos com essa tag, selecione todas de uma só vez e exporte.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2013, 11:58:40 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460