Autor Tópico: Bateria PX625 1.35v VS. Bateria PX625A 1.5v + compensação (e adaptador MR-9).  (Lida 9129 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Tenho uma Praktica MTL-3 e uma Minolta Hi-Matic 7s e ambas usam a PX625 de 1.35v.

Minha dúvida é: usar uma PX625A de 1.5v pode danificar as câmeras?

Minha vontade de fazer isso é:
1) Não depender mais de comprar baterias no eBay (ok, não o faço toda semana, mas mesmo assim);
2) Querendo ou não, os modelos da Wein Cell de 1.35v são mais caros (dá pra comprar umas 5 PX625A com o preço de 1 PX625);

Eu lembro de ter lido que a voltagem da PX625A vai decaindo com o tempo. E isso é péssimo, pois exigiria um ajuste contínuo na compensação e não só decorar quantos f-stops preciso compensar. Isso é real?

Outra coisa: alguém já ouviu falar ou já usou o adaptador MR-9? Esse adaptador permite usar uma bateria bem comum (386/SR43W) pois reduz a tensão de 1.5v para 1.35v. O valor é salgado, mas talvez compense a longo prazo...



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2013, 16:18:24
O problema das adaptações é que as baterias alcalinas, ainda que tenham a voltagem rebaixada, mantém a curva de descarga progressiva, o que afeta a leitura do fotômetro ao longo do tempo.

A solução com o melhor custo/benefício é mesmo a bateria de zinco/ar, pois tem voltagem e descarga muito semelhantes à bateria de mercúrio. A desvantagem é que depois de ativada, ela dura aproximadamente um ano, tenha sido usada ou não.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


brunosurian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Olá

Estou com dificuldade de encontrar bateria pra Canonet QL17.

Não encontro a PX625 a venda.
Alguém sabe onde posso encontrar uma substituta?


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Olá

Estou com dificuldade de encontrar bateria pra Canonet QL17.

Não encontro a PX625 a venda.
Alguém sabe onde posso encontrar uma substituta?

Bateria 675 air zinc: https://www.google.com.br/search?q=bateria+675&client=opera&hs=xGP&source=univ&tbm=shop&tbo=u&sa=X&ved=0ahUKEwj_3dOErYfXAhXFjJAKHep3DxwQsxgIKA&biw=1560&bih=800


brunosurian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
O problema dessa de zinco é o tamanho.
Ele é bem menor do que a PX625.

Há algum adaptador?

Na minha Canonet eu fazia isso aqui: http://masafinaloqueequesepassaaqui.blogspot.com.br/2009/05/yashica-electro-35-substituicao-da.html
Tem várias coisas parecidas que dá pra fazer, basta saber que vc tem que fazer a bateria encostar na tampa através de algum pedaço de metal.


anderson.carlosb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2017, 18:00:48
No ebay existe um vendedor russo que vende bateria px625 de 1.35 volts


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Bom dia. Tenho uma Olympus OM1 e to usando bateria 675 de aparelho auditivo. Dura menos, mas é baratinha também.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta