Autor Tópico: [DÚVIDA] Digitalização de Negativos  (Lida 1820 vezes)

Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Setembro de 2013, 15:38:03
Hoje revelei o primeiro filme das fotos que fiz com uma analógica. Como foi um teste, não cuidei muito com enquadramento e foco, queria ver se a câmera funcionava. Pedi para o laboratório digitalizar as imagens e também fiz o teste de digitalizar com uma DSLR e uma caixa de sapato (como vi em outro tópico).

Minha dívida é a seguinte. Digitalizando com a DSLR não consegui chegar nas mesmas cores da digitalizada no laboratório, ficou muito diferente. Como faço para chegar a cores mais próximas depois de inverter (ctrl+I) no photoshop?

Abaixo a diferença em uma das imagens.




Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2013, 15:43:35
A do laboratório tá carregada no magenta e a sua, nesse quesito, tá muito melhor. Volta lá e mostra pra eles como é que se faz.
-22.352971,-48.775582


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2013, 09:44:42
A do laboratório tá carregada no magenta e a sua, nesse quesito, tá muito melhor. Volta lá e mostra pra eles como é que se faz.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Boa! Valeu!

Queria saber como chego na cor do laboratório, pois de certa forma ela está mais próxima da cor real dos objetos... Tem como?


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2013, 13:26:00
Mais um exemplo:

Digitalizado pelo laboratório:



Digitalizado por mim com a DSLR:


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 20:41:51
Up


Zarastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2013, 10:37:08
É bom lembrar que cada tipo de negativo tem uma "cor" própria, dada pela quantidade de pigmento laranja que aparece após a revelação.

Se você tiver acesso a um scanner de mesa que digitalize negativos, usar o VueScan é uma boa pedida porque ele já tem calibrados diversos tipos de filme em sua base de dados e aplica as correções relativas a essa pigmentação automaticamente. Dependendo do modelo de câmera, ele também pode ser usado como conversor de arquivos RAW, e aí aplicar essas definições nas fotos de negativo que você fizer com a câmera que você já tem.


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2013, 15:38:25
Marco, eu tneho muito interesse no assunto, pois tentei digitalizar com a minha câmera e levei uma grande surra para inverter os negativos e corrigir as cores. Todos ficaram com um véu azul e poquíssimo contraste.

O mais próximo que cheguei foi isso:

Longa da Varanda por MarioFreitasNeto, no Flickr

Você pode me explicar como foi o seu processo?

Abraço


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2013, 20:33:26
Galera, manjo pouquíssimo disso, mas vi um "tutorial" no canal do DigitalRev no Youtube. Ele basicamente fotografou a foto sobre uma tela de computador com um fundo branco. Pelo que eu entendi não foi preciso inverter a cor posteriormente. O vídeo é meio tirando um sarro, pois ele faz um"passa filme" com um copo de café. Depois se eu achar o link eu mando. Até pensei em fazer isso aqui, só não experimentei ainda porque só tenho laptop então ficaria complicado para colocar a parte da tela apoiada na mesa. Outra dica que ele dá é não encostar o filme no monitor, ele usou um rolo de fita crepe pra dar a distância.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2013, 11:11:28

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76772.msg755628#msg755628

Obrigado, Braga. Já li esse de cabo a rabo, mas mesmo assim ainda estou levando um couro. Vou esperar meu tubo extensor chegar pra tentar de novo com um crop menor, pois acho que isso pode estar denegrindo a qualidade a ponto de impossibilitar a conversão adequada.

Acho que vou usar a zuiko 50mm f1.4 com um anel adaptador no tubo, pois nao vou ter como focar ou mudar a aberturad as minhas lentes com o tubo que comprei. So me toquei nisso depois...  :doh: