Autor Tópico: A real resistencia dos sensores das cameras.  (Lida 4773 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2013, 16:12:27
Cada um sabe o quanto pode doer um sensor estragado! Acho que é importante frisar - Faça por sua própria conta e risco!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2013, 16:22:14
Foi-me perguntado se um tópico como este incentiva o usuário a tentar descuidadamente realizar ele mesmo a limpeza do sensor da câmera. A resposta é: se voce tiver coragem de correr o risco de inutilizar uma peça crucial para o funcionamento da sua CAM, sim.

Eu não aconselho a usar nenhum meio não aprovado pelo fabricante. Cada caso é um caso, cada sensor tem sua construção e resistências em valores diferentes. Resumindo: ou segue a norma ou não faz. Não seja estúpido o suficiente em seguir conselhos de gente sem capacitação técnica que nunca irá arcar com eventuais prejuízos, caso ele aconteçam. E se der m*rda, não venha aqui no forum chorar sua CAM detonada pois isso irá causar gargalhadas estrondosas e voce não receberá outra ajuda a não ser o conselho de não ser tão estúpido na próxima vez.

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2013, 20:55:17
Na boa, tanto você quanto o sri_canesh já vieram falando que o sensor tem um vidro protegendo, o que já está errado. Aquilo é um filtro dielétrico que tem um coating super-sensível.

Se a idéia é incentivar o pessoal a limpar, beleza. Tem que fazer com muito cuidado mesmo e não ficar achando que não vai arranhar nunca, que é o que vocês estão dando a entender com este vídeo ridículo. Vai acabar tendo pessoas que vão embarcar nessa e ter os sensores danificados por imperícia na limpeza.

Limpar é facil desde que feito com cuidado e produtos e métodos adequados. Do jeito que está o tópico dá um tipo de informação que induz ao leitor achar que não tem problema nenhum. Sejam mais responsáveis.

Acho que voce esta sendo um tanto intolerante no seu comentario porque ninguem aqui esta incentivando a fazer o que esta no video com sua camera, ninguem disse: "va e suje propositalmente e tente limpar que funciona depois" ou "limpe que é facil mesmo pra voce que nunca fez isso". Existem inumeros casos e relatos de danos a sensores no forum por inumeros motivos, inclusive a laser.

A ideia tambem nao é incentivar a limpar, embora seja extremamente facil pra quem tem um pouco de calma e o macete e acostumou-se a trabalhar com coisas sensiveis a riscos,  porem mostrar que uma sujeira ou um pouco de pó nao é o fim do mundo, cada um limpe por sua conta e risco, se fosse pra ensinar a limpar estaria nos tutoriais. O topico foi criado ontem,  mas quantos tantos antes disso ja danificaram por não saber ou tentar por conta propria limpar? Ninguem vai danificar um sensor por conta de um post, porque ja fazem isso desde a invenção das câmeras digitais e continuarão a faze-lo mesmo sem ler ou assistir o que esta escrito aqui.

Irresponsabilidade é ler ou assistir algo na internet ou TV e achar que pode fazer qualquer coisa em casa de qualquer maneira. Assim qualquer um poderia assistir um vídeo amarrar um elástico qualquer na perna e pular de um penhasco.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, 20:56:55 por pedromartins021 »


Karoll

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2013, 21:50:33
Pedro, entendo sua posição mas o problema foi o video.

É importante saber escutar ingles,
Para mim ficou claro que o autor do video assume que isto é uma trollagem, no final, quando vc escuta ele falando para usar as ferramentas certas e nao tentar limpar o sensor sem elas ("don't be a tool yourself" que é um trocadilho, em humor ingles com "fool" (idiota) ... e na sequencia, se vê um texto pedindo para clicar no botão SHOW MORE dos comentários do youtube que diz:

Leave sensor cleaning to professional, and do NOT attempt to clean your camera sensor yourself.
"deixe a limpeza do sensor para um profissional e NÃO tente limpar o sensor da sua camera sozinho"

É chato, mas este menino te enrolou, ele é um doente muito pior que o Ken Rockwell. É apenas um comediante no humor inglês (hong Kong foi da inglaterra por uns 150 anos e faz uns 15 que não é).  :ok: Vários videos deles se contradizem porque o objetivo e ser engraçado (no estilo inglês).


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2013, 23:10:46
Na boa, tanto você quanto o sri_canesh já vieram falando que o sensor tem um vidro protegendo, o que já está errado. Aquilo é um filtro dielétrico que tem um coating super-sensível.

Se a idéia é incentivar o pessoal a limpar, beleza. Tem que fazer com muito cuidado mesmo e não ficar achando que não vai arranhar nunca, que é o que vocês estão dando a entender com este vídeo ridículo. Vai acabar tendo pessoas que vão embarcar nessa e ter os sensores danificados por imperícia na limpeza.

Limpar é facil desde que feito com cuidado e produtos e métodos adequados. Do jeito que está o tópico dá um tipo de informação que induz ao leitor achar que não tem problema nenhum. Sejam mais responsáveis.

Pera lá, antes de me chamar de irresponsável veja bem o que falei: eu disse que o que está exposto é um vidro e não o sensor e não disse que a função deste vidro é proteger o sensor. Sei muito bem que esse vidro não tem a função de "proteger", mas mesmo assim, é um vidro, muito menos sensível que o sensor.

Por outro lado considero uma verdadeira paranóia que se faz em relação à limpeza do sensor. Aquilo não é a última virgem imaculada da Terra, não precisa-se de tantos dedos assim com aquilo. Já limpei vários sensores, sempre "espirrando" o grosso com ar e depois com os cotonetes prontos adequados, nunca detonei nenhum.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2013, 00:18:45
Pedro, entendo sua posição mas o problema foi o video.

É importante saber escutar ingles,
Para mim ficou claro que o autor do video assume que isto é uma trollagem, no final, quando vc escuta ele falando para usar as ferramentas certas e nao tentar limpar o sensor sem elas ("don't be a tool yourself" que é um trocadilho, em humor ingles com "fool" (idiota) ... e na sequencia, se vê um texto pedindo para clicar no botão SHOW MORE dos comentários do youtube que diz:

Leave sensor cleaning to professional, and do NOT attempt to clean your camera sensor yourself.
"deixe a limpeza do sensor para um profissional e NÃO tente limpar o sensor da sua camera sozinho"

É chato, mas este menino te enrolou, ele é um doente muito pior que o Ken Rockwell. É apenas um comediante no humor inglês (hong Kong foi da inglaterra por uns 150 anos e faz uns 15 que não é).  :ok: Vários videos deles se contradizem porque o objetivo e ser engraçado (no estilo inglês).


Exatamente por aí.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2013, 00:24:44
Pera lá, antes de me chamar de irresponsável veja bem o que falei: eu disse que o que está exposto é um vidro e não o sensor e não disse que a função deste vidro é proteger o sensor. Sei muito bem que esse vidro não tem a função de "proteger", mas mesmo assim, é um vidro, muito menos sensível que o sensor.


Sabe mesmo ? Aquele vidrinho é muito mais sensivel a riscos que a superficie do sensor em si. Pesquise sobre filtro dieletrico de filme fino e vai entender melhor.

Pra você ter uma idéia, ele é depositado ionicamente e tem menos de 1 micron de espessura. E ainda por cima o material depositado é mole. Uma limpeza mal feita e o dieletrico arranha mesmo. Se o produto de limpeza for errado, pode ate remover.

Já a janela do chip (sensor) é de quartzo e é mais resistente até que o filtro que fica por cima.

Mas tudo bem, já que disseram que a sua intenção não era de atiçar a galera a limpar. Antes tarde do que nunca.

 :)
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 00:26:09 por AFShalders »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2013, 01:21:25
Sabe mesmo ? Aquele vidrinho é muito mais sensivel a riscos que a superficie do sensor em si. Pesquise sobre filtro dieletrico de filme fino e vai entender melhor.

Pra você ter uma idéia, ele é depositado ionicamente e tem menos de 1 micron de espessura. E ainda por cima o material depositado é mole. Uma limpeza mal feita e o dieletrico arranha mesmo. Se o produto de limpeza for errado, pode ate remover.

Já a janela do chip (sensor) é de quartzo e é mais resistente até que o filtro que fica por cima.

Mas tudo bem, já que disseram que a sua intenção não era de atiçar a galera a limpar. Antes tarde do que nunca.

 :)

Procurei um monte e não achei muita coisa. Tem algum termo específico?

Durante a procura acabei caindo em um link interessante: http://cpn.canon-europe.com/content/education/infobank/capturing_the_image/sensor_cleaning.do?page=2

"The risk to the sensor is fairly small, because it is not actually the sensor that gets dirty. The sensor is protected by a glass filter and the dust settles on its surface. So removing the dust is rather like cleaning a lens filter - there is a risk of scratching the filter, but this risk is quite small if you follow the instructions carefully."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2013, 01:58:22
but this risk is quite small if you follow the instructions carefully[/u]."

Exato. Bobeie e f....


Depois te mando uns links sobre os filtros.
Esse aqui eu lembro de cabeça

http://www.uni-leipzig.de/~prichter/ts/z_uni_files/teaching/tarnok_cytometry/2_6_flow_cytometry_lecture_optical_filters.pdf
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 02:00:26 por AFShalders »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2013, 10:01:58
 :ok:


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2013, 21:32:08
O sensor é delicado sim eu que o diga. Tem uma proteção na frente, tem sim, mas ate mesmo essa proteção pode arranhar e prejudicar a captura da imagem. Recentemente fiz uma postagem sobre isso aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92059.0
Então mesmo que ocorra um dano na proteção o prejuízo será igual a que se fosse no proprio sensor, pois ele fica a frente do proprio.  Ja pesquisei muito e até agora não achei nenhuma informação sobre a troca do filtro. Pelo que descobri ate agora não ha possibilidade de trocar so essa proteção. Pra falar a verdade ainda não encontrei onde trocar o sensor com tudo. E, caso alguem tenha uma dica pra me dar será bem vinda.
Caso voce não se sinta confiante em limpar o sensor de sua camera aconselho a enviar para um profissional. O da minha eu mesmo limpo, e o que aconteceu não foi por falta experiencia e sim por falta de prevenção e desatento. Agora depois da me**da feita tô tomando cuidado. Suspeito que esse fungo passou da lente para o sensor.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 21:38:34 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Outubro de 2013, 21:47:02
O sensor é delicado sim eu que o diga. Tem uma proteção na frente, tem sim, mas ate mesmo essa proteção pode arranhar e prejudicar a captura da imagem. Recentemente fiz uma postagem sobre isso aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92059.0
Então mesmo que ocorra um dano na proteção o prejuízo será igual a que se fosse no proprio sensor, pois ele fica a frente do proprio.  Ja pesquisei muito e até agora não achei nenhuma informação sobre a troca do filtro. Pelo que descobri ate agora não ha possibilidade de trocar so essa proteção. Pra falar a verdade ainda não encontrei onde trocar o sensor com tudo. E, caso alguem tenha uma dica pra me dar será bem vinda.
Caso voce não se sinta confiante em limpar o sensor de sua camera aconselho a enviar para um profissional. O da minha eu mesmo limpo, e o que aconteceu não foi por falta experiencia e sim por falta de prevenção e desatento. Agora depois da me**da feita tô tomando cuidado. Suspeito que esse fungo passou da lente para o sensor.

Teu caso é "grávido", não é coisa de se meter a fazer sozinho se não tiver certeza. Primeiro deve-se ter certeza de onde está o problema.
Mas, se for no filtro low pass, existe ele para comprar avulso, googleia canon 50d low pass filter ebay (só tô passando para vc saber que existe a possibilidade de trocar, mas faça isso numa assistência).


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #27 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:32:42
Teu caso é "grávido", não é coisa de se meter a fazer sozinho se não tiver certeza. Primeiro deve-se ter certeza de onde está o problema.
Mas, se for no filtro low pass, existe ele para comprar avulso, googleia canon 50d low pass filter ebay (só tô passando para vc saber que existe a possibilidade de trocar, mas faça isso numa assistência).
Valeu pela dica, vou ver o que consigo. :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:46:00
Valeu pela dica, vou ver o que consigo. :ok:


Outra opção é tirar o filtro IR da frente do sensor e comprar um para a objetiva. Não são baratos e tem que comprar de acordo com os tamanhos que você precisar. Mas se você curtir fotografia em infravermelho, pode ser uma boa diversão.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/475092-REG/B_W_65_014685_43mm_486_Digital_UV_IR.html


Askenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Casei com a Canon mas a Nikon é minha amante...
Resposta #29 Online: 06 de Outubro de 2013, 19:46:18

Outra opção é tirar o filtro IR da frente do sensor e comprar um para a objetiva. Não são baratos e tem que comprar de acordo com os tamanhos que você precisar. Mas se você curtir fotografia em infravermelho, pode ser uma boa diversão.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/475092-REG/B_W_65_014685_43mm_486_Digital_UV_IR.html
Você conhece algum lugar legal que faça isso aqui em SP ? eu gostaria de ter uma camera modificada desta forma.
valeu !  :ok:
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000